sexta-feira, 16 de maio de 2025

APROVEITE A OPORTUNIDADE - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHÁ EMOR 5785

BS"D
O e-mail desta semana é dedicado à Refua Shleima (pronta recuperação) de 

Avraham Yaacov ben Miriam Chava

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O e-mail desta semana é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de

Sr. Moishe Eliezer ben David Mordechai zt"l 
Camille bat Renée z"l    
Sr. Avraham ben Rivka Goldberg z"l    

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Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, entrar em contato através do e-mail 
efraimbirbojm@gmail.com.
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HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT


PARASHÁ EMOR 5785



         São Paulo: 17h12                  Rio de Janeiro: 16h59 

Belo Horizonte: 17h07                  Jerusalém: 18h50
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ASSUNTOS DA PARASHÁ EMOR
  • As Leis Sacerdotais.
  • Cohen Gadol.
  • Cohanim Defeituosos.
  • Pureza dos Cohanim.
  • Terumá.
  • Animais defeituosos.
  • Animais aceitáveis.
  • Korban Todá.
  • Kidush Hashem e Chilul Hashem.
  • Dias Especiais: Shabat, Pessach, Omer, Contagem, Shavuót, Rosh Hashaná, Yom Kipur, Sucót, Shemini Atseret.
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APROVEITE A OPORTUNIDADE - PARASHÁ EMOR 5785 (16/mai/25)

"Durante os tempos de perseguição religiosa na União Soviética, o Rav Yitzchak Zilber zt"l (Rússia, 1917 – Israel, 2004) foi preso e enviado para um campo de trabalhos forçados na Sibéria por manter sua prática religiosa e ensinar Torá em público, algo que era considerado ilegal. Mesmo sob condições extremas de frio, fome, falta de sono e trabalhos pesados, ele nunca desistiu de cumprir as Mitzvót. E, apesar do risco de vida que isso envolvia, ele fazia questão de rezar com Minian sempre que possível. Ele organizava Minianim com outros prisioneiros judeus, mesmo que precisassem se reunir em segredo, à noite, e às vezes com pessoas que nem sabiam rezar direito. Ele os ensinava para que pudessem completar o Minian.
 
Em certa ocasião, alguns guardas descobriram o Minian e ameaçaram severamente os envolvidos. Um dos participantes quis recuar, o que causaria com que faltasse um homem, mas o Rav Zilber disse para ele:
 
- A Tefilá BeTsibur (com Minian) é nossa alma aqui. Se tirarmos isso de nossas vidas, estaremos tirando o que nos faz continuarmos vivos.
 
Isso foi suficiente para convencer o homem a voltar ao Minian, mesmo sob risco de vida. E o mais incrível foi que todos aqueles que participaram do Minian sobreviveram ao campo de trabalhos forçados. Já outros, que se afastaram das rezas e não quiseram participar do Minian, não resistiram. O Rav Zilber considerava a Tefilá BeTsibur um dos pilares que sustentaram sua vida espiritual, e até física, durante aquela época infernal."
 
A Tefilá BeTsibur tem uma força espiritual que ultrapassa o entendimento humano. Mesmo em situações de risco extremo, Tzadikim a valorizavam tanto que estavam dispostos a arriscar tudo por ela. Há um poder na Tefilá feita com sinceridade e com Minian que, segundo o Talmud (Brachót 8a), "nunca é rejeitada".

Nesta semana lemos a Parashá Emor (literalmente "Diga"), que começa a descrever algumas leis especiais referentes aos Cohanim e ao Cohen Gadol, nos ensinando que conforme aumenta o nível espiritual de uma pessoa, assim também aumentam suas responsabilidades. Por isso, em muitos aspectos, os Cohanim devem se comportar com mais santidade do que o resto do povo, pelo importante papel espiritual que representam, em especial por serem os responsáveis por oferecer os Korbanót.
 
Desde a destruição do Beit Hamikdash o Serviço dos Korbanót não pôde mais ser realizado e foi substituído pelas nossas Tefilót. Podemos entender, portanto, a responsabilidade que temos diante de nós quando fazemos Tefilá diariamente, que se compara com a oferenda de um Korban.
 
A Torá muitas vezes traz ensinamentos diretos e explícitos. Porém, outras vezes, ela nos transmite ensinamentos importantes de forma indireta. Há, por exemplo, uma transmissão oral de certas leis que aprendemos de um assunto para outro na Torá através do uso de uma palavra em comum em ambos os versículos. É o que ocorre em um versículo da nossa Parashá: "E Eu serei santificado no meio dos Filhos de Israel" (Vayikrá 22:32). Este versículo é trazido logo após a Torá ensinar leis sobre os Korbanót. O Talmud Yerushalmi (Berachot 7:3) ensina que a expressão "Filhos de Israel" também aparece em outro versículo: "Então os filhos de Israel foram comprar entre os que tinham vindo, porque havia fome na terra de Knaan" (Bereshit 42:5). Este versículo se refere aos irmãos de Yossef indo ao Egito comprar comida. O Talmud ensina que da mesma forma que lá eram 10 pessoas, já que eram 12 irmãos, mas Yossef estava no Egito e Biniamin havia ficado em casa, e está escrito "Filhos de Israel", então no nosso versículo, que também está escrito "Filhos de Israel", implica que são dez pessoas. O Talmud conclui que daqui aprendemos que coisas sagradas, como Kadish e Kedushá, não podem ser ditas com menos de dez pessoas. Por isso, algumas partes da Tefilá somente podem ser pronunciada quando há um Minian.
 
O Rav Isroel Meir HaCohen zt"l
(Bielorússia, 1838 - Polônia, 1933), mais conhecido como Chafetz Chaim, explica que, além do fato de que na Tefilá BeTsibur a honra de D'us é muito mais elevada do que na Tefilá individual, a pessoa também tem o mérito de cumprir muitas outras Mitzvót, tais como responder "Amén" e "Yehei Shemei Rabá", entre outras. Essas Mitzvót são extremamente preciosas aos olhos de D'us e não podemos nem mesmo medir sua importância. Há algumas fontes dos nossos sábios que nos ajudam a ter ao menos uma vaga noção do impacto que uma Tefilá BeTsibur causa nos mundos espirituais.
 
O Midrash traz palavras incríveis: "Quando D'us vê os judeus rezando BeTsibur, Ele diz: 'Pois Eu não sinto prazer em todo o Meu mundo como naquele momento em que os olhos deles estão voltados aos Meus olhos, e Meus olhos estão voltados aos olhos deles, quando dizem 'Kadosh'. Pois o sopro que sai da boca deles nesse instante sobe e se eleva diante de Mim como um aroma suave'".
 
Sobre o que ocorre nos Céus no momento em que o povo judeu responde "Amén, Yehei Shemei Rabá" no Kadish, conta o Talmud (Brachót 3a): "Disse Rabi Yossi: Certa vez eu andava pelo caminho e entrei em uma das ruínas de Jerusalém para rezar. Veio Eliahu Hanavi e guardou a entrada... Quando terminei, ele me perguntou: "Meu filho, o que voz você ouviu nesta ruína?" E eu lhe respondi: "Ouvi uma Voz Celestial, como o gemido de uma pomba, dizendo: 'Ai dos filhos que, por causa de seus pecados, destruí Minha casa, queimei Meu Santuário e os exilei entre as nações'. E o Eliahu Hanavi me disse: 'Não é apenas neste momento que esta Voz Celestial diz isso, mas todos os dias, três vezes por dia. E não apenas isso, mas quando o povo judeu entra nas sinagogas e nas casas de estudo e diz: "Yehei Shemei Rabá", D'us balança a cabeça e diz: 'Felizes os filhos do Rei que O louvam assim em Sua casa! Coitado do Pai que exilou Seus filhos e coitado dos filhos que foram exilados da mesa de seu patriarca Avraham'" (Brachót 3a). Segundo o Rav Elazar Rokeach zt"l (Polônia, 1665 - Israel, 1742) há uma continuação das palavras do Rabi Yossi. A Voz Celestial acrescentou: "Quando retornarei ao Meu Santuário? Quando reunirei o restante do Meu povo, de entre as nações idólatras, para que Me glorifiquem e santifiquem o Meu grande Nome? Tudo isso ocorre nos Céus no momento em que dez judeus estão reunidos na sinagoga dizendo: 'Yehei Shemei Rabá'". Isso significa que nossa Tefilá BeTsibur traz para D'us um pouco de consolo pela destruição do nosso Beit Hamikdash e apressa a sua reconstrução.
 
O Talmud (Shabat 119b) descreve as palavras do Rabi Yehoshua ben Levi: "Aquele que responde 'Amén, Yehei Shemei Rabá' com toda força, isto é, com toda Kavaná, rasgam para ele o decreto do seu julgamento". De acordo com o Rabi Yohanan, mesmo que haja nele um traço de idolatria, ele é perdoado.
 
Finalmente, há outro Midrash que nos desperta para uma importante reflexão: "Há dezenas de milhares de anjos que estão diante de D'us e santificam o Seu grande Nome. Todos os dias, desde o nascer do sol até o pôr do sol, dizem: "Kadosh, Kadosh, Kadosh", e desde o pôr do sol até o nascer do sol dizem: "Baruch Kevod Hashem Mimkomo" (Bendita seja a honra de D'us em Seu lugar)". Quão envergonhado ficará o ser humano quando chegar ao Mundo Vindouro e ver o imenso estrondo que sai das bocas de dezenas de milhares de anjos sagrados, que santificam e louvam o Nome de D'us. E quando se lembrar que, durante sua vida no mundo material, D'us lhe deu essa oportunidade maravilhosa de santificar e exaltar Seu grande Nome como os exércitos Celestiais fazem, mas que, ao invés de aproveitar essa oportunidade sublime, ele foi negligente e a deixou de lado com indiferença, quanta vergonha cobrirá seu rosto! E, mais ainda, conforme explicado no Talmud (Chulin 91b), mesmo entre os anjos não é comum eles terem o mérito de recitar a Kedushá com frequência. Há anjos que só têm esse mérito uma vez por mês, outros apenas uma vez por ano, e há até os que só têm este mérito uma única vez em toda a sua existência! Mas nós recebemos o direito de recitar o louvor da Kedushá todos os dias de nossas vidas. Será que estamos aproveitando da forma adequada a oportunidade e o mérito que recebemos?
 
O Rav Shlomo Zalman era conhecido por sua humildade, sabedoria e devoção completa à Torá. Um de seus alunos certa comentou que tinha muito mais Kavaná quando rezava sozinho em casa. Ele perguntou se, nesse caso, não seria melhor ele rezar sozinho do que com Minian. O Rav Shlomo Zalman respondeu, com um sorriso: "Você sabe o que é Tefilá BeTsibur? Quando um judeu reza com Minian, a Tefilá sobe ao Céu junto com todas as demais, como uma só voz. Mesmo que sua Kavaná seja pequena, ela é elevada junto com a força do grupo. Porém, quando você reza sozinho, mesmo com muita Kavaná, é como alguém tentando empurrar uma pedra enorme sozinho. Pode ser que ela se mova um pouco, mas não chegará muito longe. A Presença Divina habita onde há um Minian. Isso por si só já é uma razão suficiente para nunca perder uma Tefilá BeTsibur". E ele não falava isso da boca para fora. O Rav Shlomo Zalman era tão cuidadoso com a Tefilá BeTSibur que mesmo quando tinha dores ou dificuldades, fazia questão de comparecer à sinagoga. Em certa ocasião, ele foi visto indo rezar mesmo com uma febre leve. Quando lhe disseram que ele poderia ter rezado em casa com mais Kavaná, ele respondeu: "Minha Kavaná não é mais importante do que a santidade da Tefilá BeTsibur".
 
Portanto, é importante que cada pessoa se fortaleça e se cuide para não negligenciar a recitação da Kedushá e do "Amén, Yehei Shemei Rabá" diariamente. O Yetzer Hará, que conhece bem o valor e o mérito dessa santificação do Nome de D'us, faz de tudo para nos afastar dessa preciosidade e da recompensa imensa que a pessoa pode alcançar por meio desse Serviço sagrado. Por isso, a pessoa deve se apressar para afastar de si o Yetser Hará e aproveitar, com reverência e temor, esse maravilhoso presente dos Céus, enquanto tem oportunidade. Pois, quando passar o momento, se não tivermos aproveitado, sobrará só a vergonha e o arrependimento.

SHABAT SHALOM

 R' Efraim Birbojm

 

Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima.
 
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Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
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Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l.
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Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
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