sexta-feira, 3 de junho de 2022

QUEM É QUEM NA HORA DO TESTE - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHÁ BAMIDBAR E SHAVUÓT 5782

Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, entrar em contato através do e-mail 
efraimbirbojm@gmail.com.
 
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT


PARASHÁ BAMIDBAR



         São Paulo: 17h07                  Rio de Janeiro: 16h56 

Belo Horizonte: 17h04                  Jerusalém: 19h05
ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
YouTube
YouTube
Twitter
Twitter
MENSAGEM DA PARASHÁ BAMIDBAR / SHAVUÓT
ASSUNTOS DA PARASHÁ BAMIDBAR
  • O comando do censo do povo judeu (20 a 60 anos)
  • Escolha dos líderes de cada Tribo.
  • Início do censo por Tribos.
  • Os Leviim.
  • O acampamento.
  • O Mishkan durante as viagens.
  • Genealogia de Moshé e Aharon.
  • Status dos Leviim.
  • Censo dos Leviim.
  • Censo dos Primogênitos.
  • Redenção dos Primogênitos.
  • Funções para Kehat: carregar utensílios do Mishkan.
  • Precauções para os Kehatim.
BS"D

QUEM É QUEM NA HORA DO TESTE - PARASHÁ BAMIDBAR E SHAVUÓT 5782 (03/Jun/22)


Há alguns meses, o rabino Israel Meir Lau conversou com os alunos da Yeshivá Ort Maalot pelo Zoom. Haviam pedido que ele transmitisse uma mensagem aos jovens que estavam na idade de Bar-Mitzvá, mas que tiveram que abrir mão das comemorações por causa do coronavírus. Ele contou uma história surpreendente:

"Por meses eu me preparei e treinei a Parashá Shelach, aguardando o meu Bar-Mitzvá - contou o rabino, que chegou a Israel como órfão e sobrevivente do holocausto, tendo sido criado por seu tio - Porém, na sinagoga em Kiriat Motzkin havia um judeu que sempre lia a Torá, conhecido como Reb Moishe. Os diretores da sinagoga se esqueceram de dizer a ele que naquele Shabat ele estaria liberado, pois o jovem Bar-Mitzvá se encarregaria da leitura. Assim, enquanto eu subia ao púlpito por um lado, ele subiu pelo outro lado. O Gabai da sinagoga lhe disse: "Moishe, hoje você não vai ler, o jovem Bar-Mitzvá cuidará disso". O Reb Moishe ficou ofendido, argumentando que ninguém o havia avisado. O Gabai da sinagoga pediu desculpas por não ter avisado antes, mas reforçou a ideia de que ele não leria a Torá naquele Shabat. O Reb Moishe ficou arrasado. E assim ele disse em voz baixa: "Há anos eu leio voluntariamente a Torá nessa sinagoga, e logo hoje, que o lugar está cheio e vieram muitas visitas em honra do Bar-Mitzvá, você me diz para descer do púlpito e não ler?".

- Percebi que ele disse isso quase chorando - continuou o rabino - Eu já estava postado ali, vestido com o Talit, mas vi como ele estava sentido. Fui para o lado dele e disse: "Reb Moishe, eu ainda sou jovem e espero ainda ter muitas outras oportunidades na vida para ler a Torá. Eu não quero privá-lo desse mérito. Por favor, leia você". Após dizer isso, desci do púlpito. Eu estava sentado em uma das cadeiras da sinagoga enquanto ele lia a Parashá no Shabat do meu Bar-Mitzvá. Porém, como vocês sabem, D'us me deu desde então inúmeras oportunidades de falar e ler a Torá em público.

- Eu acho que essa foi a primeira Mitzvá que eu cumpri como um jovem comprometido com a Torá: a Mitzvá de abrir mão, de renunciar - concluiu o rabino - Vi um judeu em uma situação de aperto, que toda a sua honra e prazer dependiam de ver a sinagoga cheia. Lembrem-se: quem abre mão, nunca perde com isso. Mazal Tov".

Nesta semana começamos o quarto livro da Torá, Bamidbar (literalmente "No deserto"), que retoma as narrativas do povo judeu no deserto e descreve os acontecimentos mais importantes e os erros mais graves que eles cometeram, entre eles o erro dos espiões, que despertou a fúria de D'us e causou o decreto de ficarem 40 anos no deserto. Sabemos que não existem coincidências, e sempre a nossa Parashá é lida antes da Festa de Shavuót, que começa no próximo Motsei Shabat (04 de junho). Qual é a conexão entre elas?

Shavuót também é conhecida como "Chag Matan Torateinu", a Festa da entrega da nossa Torá, e não como "Chag Kabalat Torateinu", a Festa do recebimento da nossa Torá. Isso significa que D'us nos entrega novamente a Torá em Shavuót, mas depende da pessoa o quanto ela vai conseguir captar e receber. Aprendemos isso da linguagem usada no Primeiro Mandamento da Torá: "Eu sou Hashem, teu D'us". Se D'us estava falando com todo o povo judeu, mais de três milhões de pessoas, por que está escrito no singular, "teu D'us"? Pois todos recebem a Torá de D'us de uma forma ou de outra, mas cada um recebe de maneira única e particular, de acordo com a sua preparação. Então, qual é a preparação necessária para recebermos a Torá?

Além disso, em Shavuót lemos a Meguilat Ruth, que nos conta a história de como Ruth, a bisavó de David HaMelech, decidiu se converter ao judaísmo e receber sobre si, com amor e coragem, as Mitzvót da Torá. Mas como a história de Ruth nos ajuda a nos prepararmos para Shavuót?

A Parashá Bamidbar começa com as seguintes palavras: "E disse D'us a Moshé no deserto do Sinai" (Bamidbar 1:1). Destas palavras nossos sábios aprendem que D'us poderia ter entregue a Torá em qualquer lugar, mas fez questão de entregá-la no meio do deserto. Isso significa que o deserto é uma condição necessária para podermos receber a Torá. A preparação verdadeira para receber a Torá é que a pessoa se faça um "deserto". Mas o que isso significa? Para entendermos, precisamos olhar para dois incríveis exemplos da Torá.

O primeiro exemplo está justamente na Meguilat Ruth. Ruth e Orpá, duas irmãs, que já haviam sido princesas em Moav, estavam voltando com sua sogra Naomi para Israel, depois que seus maridos faleceram. Naomi falou para elas voltarem para casa e viverem uma vida normal, pois não tinha mais nada a oferecer para elas, nem filhos e nem uma vida digna, já que havia perdido tudo o que tinha. Orpá no começo hesitou, mas depois decidiu voltar para casa. Isso significa que ela também voltou para suas antigas idolatrias, sua vida de luxúrias e de imoralidades. Já Ruth quis ficar com a Naomi. Ela não se importava com a pobreza, queria se conectar com a verdade. Mas qual foi a diferença entre as duas irmãs, que começaram do mesmo ponto, tomaram a mesma atitude no início, mas no final foram para caminhos tão diferentes?

O segundo exemplo é do nosso patriarca Avraham, que recebeu o difícil comando de D'us de "saia da sua terra... e vá para o lugar que Eu te mostrarei". Era um teste gigantesco, de largar tudo o que ele conhecia, sua zona de conforto, seu país e sua família, para ir a um lugar desconhecido. Avraham conseguiu reunir forças para vencer este teste. Porém, ele não foi sozinho. Seu sobrinho Lót também saiu para o exílio junto com ele. Lót também abandonou tudo e seguiu o comando de D'us. Mas qual foi o fim da história? Lót foi morar em Sdom, um lugar cheio de impureza, crueldade e materialismo, enquanto Avraham se elevou e ficou com mais santidade e pureza, tornando-se um dos pilares do mundo. Nossos sábios definem que "Os discípulos de Avraham Avinu possuem um bom olhar, um espírito humilde e um apetite moderado" (Avót 5:19). Avraham era humilde, se contentava com pouco. Já Lót se tornou o oposto, um homem ambicioso e egoísta. Se Avraham e Lót começaram juntos em sua caminhada espiritual, qual foi o ponto que os fez se distanciarem tanto?

A resposta para os dois questionamentos é a mesma. Às vezes uma pessoa quer mudar, de coração, mas não consegue, pois talvez a pessoa não percebe que, na realidade, ela não conseguiu mudar por dentro, não mudou suas ideias, sua forma de ver a vida. Mesmo que fale que vai mudar, se for da boca para fora, na hora de reagir, reage conforme seus pensamentos antigos. Por isso, quando surge um teste, a pessoa tropeça novamente.

Para uma pessoa mudar de verdade, ela precisa se trabalhar, mudar seu interior, seus pensamentos. Como ilustra o Rav Yaacov Kranz zt"l (Lituânia, 1741 - Polônia, 1804), mais conhecido como Magid MiDuvno, através da parábola de um homem que vai ao alfaiate para fazer uma roupa nova. No dia em que a roupa fica pronta, o homem experimenta e fica decepcionado ao descobriu que a roupa está pequena. O alfaiate não acredita e vai ver o que estava acontecendo. Ao olhar para o seu cliente vestido, rapidamente entende. O homem, ao vestir as novas roupas, não tirou as antigas.

Da mesma forma que não dá para vestir roupas novas sem tirar as antigas, também não há como absorver novas ideias se continuarmos com as antigas. Se a pessoa quer sair da sua situação atual e chegar "no lugar que Eu te mostrarei", o lugar onde D'us quer que cheguemos, como fez Avraham Avinu, temos que entender e perceber o que há de errado conosco. Se conseguirmos mudar nosso interior, conseguiremos absorver novas ideias, mais elevadas. Porém, se admirarmos as novas ideias, mas não mudarmos o nosso interior, então certamente não vamos conseguir absorver isso e, na prática, continuaremos vivendo com as ideias erradas.

Essa é a diferença entre Avraham e Lót. Avraham abandonou todas as ideias velhas que tinha para que pudesse chegar à vida que D'us queria lhe proporcionar, para abraçar novas ideias, mais puras e sagradas. Lót, infelizmente, não conseguiu. Mesmo que ele também se levantou para ir ao lugar onde D'us queria que ele fosse, ele fez isso sem mudar por dentro, sem reflexões. Lót continuou com seus ideais errôneos e não largou suas ideias antigas. Ele queria ficar com os dois lados, os desejos materiais e o elevado nível espiritual. Ele não havia entendido que é impossível viver em dois mundos tão diferentes, e que aquele que escolhe viver nos dois mundos, em última instância, está escolhendo apenas o mundo dos desejos e do materialismo, e certamente tropeçará diante dos testes da vida. É o que observamos em Lót, que diante do teste de se separar de Avraham, sucumbiu perante o amor que sentia pelo dinheiro, maior que o amor que sentia pelo mundo espiritual, e por isso ele abandonou Avraham e foi morar em Sdom, uma cidade de pessoas perversas e imorais.

São nos momentos de crise que podemos ver os valores verdadeiros das pessoas. No dia a dia, as pessoas se esforçam para fazer a coisa certa. Mas nos momentos de crise vemos quem realmente persegue o bem verdadeiro. Lót acabou indo para o caminho da idolatria e, no final, abandonou o caminho de D'us. Há pessoas que sabem da verdade, mas mesmo assim não mudam. Esses são discípulos de Lót. Mas os que se esforçam para mudar são discípulos de Avraham Avinu. No caso de Orpá, ela também voltou para a luxúria, para a idolatria e para a imoralidade, pois nunca havia conseguido tirar do coração os desejos, remanescentes de sua vida anterior. No momento decisivo da sua vida, ela não passou no teste e acabou abandonando tudo.

Este é o conceito de "se fazer um deserto para receber a Torá". Temos que ser como um deserto, nos purificar, tirar de dentro de nós todos os desejos que vão contra os princípios da Torá. Só assim a pessoa poderá crescer e absorver Torá. Que neste Shavuót possamos nos iluminar e crescer espiritualmente.
 

SHABAT SHALOM E CHAG SAMEACH
 

R' Efraim Birbojm

Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l.
--------------------------------------------

Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp