sexta-feira, 10 de setembro de 2021

NÃO DEIXE A TRANSGRESSÃO GRUDAR - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHÁ VAYELECH E YOM KIPUR 5782


Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, entrar em contato através do e-mail 
efraimbirbojm@gmail.com.
 
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT


PARASHÁ VAYELECH



         São Paulo: 17h39                  Rio de Janeiro: 17h26 

Belo Horizonte: 17h29                  Jerusalém: 18h16
ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
YouTube
YouTube
Twitter
Twitter
VÍDEOS DA PARASHÁ NITZAVIM
ASSUNTOS DA PARASHÁ VAYELECH
  • Preparação para nova liderança.
  • Yehoshua.
  • Hakel e a leitura do Sefer Devarim pelo Rei de Israel.
  • Preparativos finais de Moshé.
  • A Torá é colocada como testemunha.
BS"D

NÃO DEIXE A TRANSGRESSÃO GRUDAR - PARASHÁ VAYELECH E YOM KIPUR 5782 (10/set/2021)

 
Nas corridas de Fórmula Indy, há um carro chamado "pace car" (carro-madrinha), que entra na pista quando ocorre um acidente. Neste momento, os pilotos formam uma fila indiana, mantendo a colocação em que se encontravam antes do acidente. Porém, os tempos de distância entre os carros é anulado. De nada adianta se o primeiro colocado estava quase uma volta à frente do segundo colocado. O "pace car" dá algumas voltas, seguido pelos outros carros, enquanto aguardam a limpeza da pista. Após a pista ser liberada, o "pace car" sai e a corrida é reiniciada.
 
O que acontece no decorrer da corrida? A diferença que havia entre os carros normalmente volta a surgir, mais ou menos na mesma proporção de antes. No entanto, há pilotos que conseguem corrigir seus erros e realizam uma ótima corrida, melhorando muito suas posições.

Em Yom Kipur ocorre algo semelhante. É dada a oportunidade de consertarmos os nossos erros. Nossos Sábios dizem que quem realmente se arrepende dos erros cometidos e perde perdão se iguala, em parte, à um Tzadik. Se a pessoa passou o ano inteiro cometendo transgressões e, na época de Yom Kipur fez uma Teshuvá sincera, todos seus pecados são perdoados. Um Tzadik, que também tenha feito Teshuvá pelas suas poucas transgressões, também é perdoado. Os dois ficam "zerados", sem pecados.

No entanto, se no decorrer do ano esta mesma pessoa voltar a transgredir e mostrar que não fez uma Teshuvá sincera, voltará novamente para o final da fila, longe do Tzadik que estava tão perto.

Nesta semana lemos a Parashá Vayelech (literalmente "E foi"), que traz o último discurso de Moshé diante do povo judeu, no dia de sua morte, quando ele completou 120 anos. Moshé garantiu ao povo que, da mesma forma que eles haviam feito transgressões no deserto, se rebelando contra D'us, isto se repetiria muitas vezes durante nossa história. Então como o povo judeu pôde sobreviver acumulando tantas transgressões? E, em nossas vidas, como não desistir depois de passar um ano cometendo tantos erros?
 
A resposta está na próxima parada do Calendário Judaico, Yom Kipur, o Dia do Perdão, que começamos a reviver na próxima 4ª feira de noite (15 de setembro). Uma única vez no ano todos os nossos pecados podem ser limpos, como está escrito: "Pois neste dia Ele providenciará expiação para você, para te purificar. Diante de D'us, você será purificado de todos as suas transgressões" (Vaykira 16:30). Nesse dia, na época do Templo Sagrado, eram lançados sorteios sobre dois bodes idênticos. Um deles era oferecido como sacrifício para D'us, enquanto o outro era enviado para as colinas e empurrado de um penhasco, para Azazel. Mas esta cerimônia precisa de alguns esclarecimentos. O que representavam os dois bodes? E o que representava jogar um bode para Azazel?
 
Para obter uma visão mais profunda do que acontecia, antes precisamos ter uma compreensão adequada de como o perdão funciona. O Midrash, ao explicar como funciona o perdão do Yom Kipur, traz uma parábola interessante. Uma pessoa cabeluda, com muitos cachos, e uma pessoa careca, estavam ao lado de um silo no momento em que soprou um forte vento, carregando muita palha. Quando a palha caiu sobre o sujeito cabeludo, ela grudou firmemente em seu cabelo, ao passo que, quando caiu sobre a cabeça do careca, ele apenas precisou passar a mão para que a palha se soltasse da cabeça dele.
 
Os dois personagens representados no Midrash são Essav e Yaacov. A Torá descreve Essav como uma pessoa que tinha muitos pelos, enquanto Yaacov é descrito como uma pessoa lisa. Essav, o perverso, se torna imundo o ano todo, pois as transgressões "grudam" nele e, portanto, ele não tem como expiar seus pecados. Yaakov, o Tzadik, é representado pela pessoa "lisa". A palha representa a sujeira espiritual que vem com a transgressão. Yom Kipur pode lavar tudo, contanto que a pessoa não tenha muitos "pelos" que prendam as transgressões. Yaakov, que era um homem liso, foi capaz de limpar seus pecados. Para ele e seus descendentes, Yom Kipur funciona como limpeza de seus erros. Já Essav e seus descendentes, que tinham muitos pelos, não puderam se limpar de suas transgressões.
 
Outro ponto interessante é que Rabi Akiva é apontado como o arqui-inimigo de Essav. Mas qual era a conexão entre eles? Rabi Akiva veio de uma família de convertidos. Alguns comentaristas dizem que ele era descendente de Essav, mas conseguiu superar seu estilo de vida decadente. O Arizal explica que quando Yaakov "agarrou o calcanhar de Essav" no caminho para fora do útero, ele agarrou a alma de Rabi Akiva que estava lá no calcanhar de Essav e levou aquela alma para o seu lado.

A palha também representa pecados e vanidades. Ela é usada pelo Zohar para descrever as coisas negativas neste mundo. Para fingir que era Tzadik, Essav perguntava ao pai: "Como posso tirar Maasser (dízimo) da palha?", mesmo sabendo que estamos isentos de tirar Maasser da palha. A razão pela qual não se tira o Maasser da palha é porque ela não pode ser santificada, já que representa as coisas no mundo que devemos nos distanciar espiritualmente. Essav queria mostrar ao pai que tinha a habilidade de trazer coisas mundanas e vãs para um contexto sagrado. Porém, era apenas uma trapaça para enganar seu pai. Por outro lado, Rabi Akiva e sua esposa Rachel viviam imersos em pobreza, dormindo sobre um monte de palha. O Talmud (Nedarim 50a) nos revela que Rabi Akiva retirava a palha do cabelo de sua esposa. A palha representa as coisas supérfluas, e o cabelo representa a parte que mais se apega às vanidades. Rabi Akiva removeu tudo isso, enquanto Essav as abraçou.
 
Há uma razão pela qual foi Rabi Akiva quem encontrou a missão de sua vida em ser o oposto de Essav, e dedicar sua vida a "tirar palha do cabelo". Rabi Akiva começou como um homem simples, longe de ser um Tzadik. Ao contrário. Ele afirmava que não queria apenas morder qualquer estudioso da Torá que pudesse encontrar, mas que ele queria mordê-los como um burro, cuja mordida é tão forte que quebra ossos. Essav também tentou morder Yaakov, aquele que se sentava e estudava Torá. Rabi Akiva começou como uma pessoa parecida com Essav, ele também sentia ódio pelos estudiosos da Torá. Mas ele acabou se tornando maior do que todos os sábios. Ele era a essência do Baal Teshuvá, a pessoa que despertou e, ao descobriu para que estava realmente neste mundo, aproveitou ao máximo o tempo que lhe restava. Nossos sábios nos dizem que quando D'us mostrou a Moshé uma palestra do Rabi Akiva, ele não conseguiu entender. Havia coisas que não foram reveladas a Moshé, mas que foram reveladas a Rabi Akiva. Como ensina o Talmud (Brachót 34b), o nível que um Baal Teshuvá pode chegar é maior do que o de um Tzadik. Moshé era um Tzadik Gamur, um homem perfeitamente justo desde sua juventude, e ele simplesmente não conseguia se conectar ao nível que Rabi Akiva havia alcançado.
 
Os dois bodes de Yom Kipur são chamadas "seirim", que literalmente significa "peludos". Os bodes de Yom Kipur nos ensinam que o destino do povo judeu é para D'us, e que as coisas negativas podem ser enviadas para Azazel. Quando Yaakov voltou para casa, ele enviou para Essav muitos animais, para acalmá-lo. Entre eles foram enviados 20 bodes. Ele fez isso para compensar os 20 anos em que esteve na casa de Lavan e não teve como enviar o bode de Yom Kipur para Azazel. Pois enviar a cabra para Azazel é realmente enviá-la para Essav.
 
A cada Yom Kipur afirmamos que somos pessoas inerentemente boas. Somos como o homem liso, sem pelos, em quem nada pode grudar. De acordo com o Midrash, o próprio nome "Essav" está associado com a palavra "Shav", que significa "Vanidade". Essav escolheu as luxúrias e vanidades deste mundo, escolheu se identificar com o mal. Ele é chamado de "pessoa com muitos pelos" pois optou por não arrancar os fios de palha, como fez Rabi Akiva, mas sim manter aqueles pedaços de palha presos em seus pelos. Nós enviamos nossas transgressões para Azazel, onde talvez elas encontrem um lugar para ficar, e ficamos limpos das transgressões que cometemos.
 
Explica o Rav Elchanan Shoff que a principal mensagem de Yom Kipur é que, como somos descendentes de Yaacov, nada se gruda à nossa alma, não importa o quanto a pessoa tenha transgredido. Enquanto a pessoa for espiritualmente "lisa", ela pode superar qualquer coisa, como aprendemos com o Rabi Akiva. Ele era a raiz da Torá Oral, da mesma forma que Moshé era a raiz da Torá Escrita. A Torá escrita é sobre a revelação de D'us, enquanto a Torá Oral é sobre nosso esforço e energia. É nossa chance de "dialogar" com D'us. É isso o que Rabi Akiva personifica e trouxe ao mundo.
 
A Guematria de "HaSatan", que é o anjo da guarda de Essav, é 364. Isto significa que ele tem controle sobre nós 364 dias no ano. Mas há um dia no qual estamos imunes a ele. Esse dia é Yom Kipur. É o dia em que nos lembramos que aquele homem com muitos pelos pode ser nosso irmão gêmeo, mas é completamente diferente de nós. Os dois bodes são parecidos por fora, mas não há nada mais diferente no mundo do que aqueles dois bodes, um que vai para D'us e outro que vai para Azazel. Yom Kipur nos recorda que nossa essência é pura e única, e era isso que Rabi Akiva representava.
 
Assim nos ensina o Talmud (Yoma 85b) "Disse Rabi Akiva: 'Quão afortunado você é Israel. Diante de Quem você se torna puro e Quem o purifica? Seu Pai Celestial. Assim como um Mikve purifica o impuro, Hashem purifica Israel'". A própria história de Rabi Akiva nos ensina que não importa o que alguém tenha feito de errado, sua essência permanece pura, e tudo o que ele tem a fazer é limpar qualquer palha que tenha caído em sua alma "lisa", e ela ficará limpa mais uma vez.
 

Que sejamos selados no Livro da Vida
 
SHABAT SHALOM E SHANÁ TOVÁ

 

R' Efraim Birbojm

Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l.
--------------------------------------------

Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm@gmail.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp

domingo, 5 de setembro de 2021

MENSAGEM SHANÁ TOVÁ 5782

BS"D

MENSAGEM SHANÁ TOVÁ 5782
 
Baruch Hashem, temos diante de nós a incrível alegria de chegarmos ao fim de mais um ano. Se estamos lendo este texto, temos infinitos motivos para comemorar. Em primeiro lugar, estamos vivos. Em segundo lugar, estamos lutando e vencendo as dificuldades. Novamente não foi um ano fácil. Perda de parentes queridos e amigos, e o constante medo de uma doença que até agora não conseguimos entender. Mas para ilustrar como devemos lidar com este momento, encontrei uma linda história que gostaria de compartilhar:

 -------------------------------------------------------------------------
 
"Um famoso escritor estava em sua sala de estudo. Pegou a caneta e começou a escrever:

'No ano passado precisei fazer uma cirurgia para a retirada da vesícula biliar. Tive que ficar de cama por um bom tempo. Nesse mesmo ano, cheguei à idade de 60 anos e tive que renunciar ao meu trabalho favorito. Havia permanecido 30 anos naquele editorial. No mesmo ano, experimentei a dor pela morte de meu pai e meu filho fracassou em seu exame médico porque teve um acidente de automóvel e ficou hospitalizado por vários dias. A destruição do carro foi outra perda'.
 
Ao final, ele escreveu: "FOI UM ANO MUITO RUIM!"

Quando a esposa do escritor entrou na sala, o encontrou triste em meio aos seus pensamentos. Por trás dele, leu o que estava escrito no papel. Saiu da sala em silêncio e, algum tempo depois, voltou com outro papel, que colocou ao lado do papel do seu marido. Quando o escritor viu o papel, encontrou escrito o seguinte:

'No ano passado finalmente me desfiz de minha vesícula biliar, depois de passar anos com dor. Completei 60 anos com boa saúde e me retirei do meu trabalho. Agora posso utilizar meu tempo para escrever com maior paz e tranquilidade. No mesmo ano, meu pai, com a idade de 95 anos, sem depender de nada e sem nenhuma condição crítica, conheceu seu Criador. No mesmo ano, D'us abençoou o meu filho com uma nova oportunidade de vida. Meu carro foi destruído, mas meu filho ficou vivo sem nenhuma sequela'.

Ao final, ela escreveu: "ESSE ANO FOI UMA GRANDE BENÇÃO"

Eram os mesmos acontecimentos, mas com pontos de vista diferentes. Se refletirmos bem, temos inúmeras razões para ser gratos a D'us. Não é a FELICIDADE que nos torna GRATOS, mas, sim, a GRATIDÃO que nos faz FELIZES! Sempre há algo para agradecer! Você escolhe como escrever sua história!"

 
 -------------------------------------------------------------------------
 
Mais um ciclo que se fecha em nossas vidas. Um ano cheio de mudanças e aprendizados. A vida nos dá a incrível oportunidade de aprendermos sempre, com as boas notícias e com as dificuldades, com as alegrias e com as decepções, com as conquistas e com os fracassos. Em especial, nosso maior aprendizado neste ano foi o quanto precisamos confiar em D'us e enxergar Sua mão em cada pequeno detalhe do que ocorre. Nem sempre enxergamos imediatamente, mas se prestarmos atenção, ao menos podemos sentir que é Ele que está direcionando nossas vidas, e isto é suficiente para que possamos ficar tranquilos. A confiança em D'us espanta sentimentos negativos como o medo, a angústia, a preocupação e a tristeza.
 
Muitas vezes as bondades de D'us vêm escondidas, vêm de maneira que precisamos refletir para percebê-las. Por isso, desejamos "Shaná Tová Umetuká", isto é, que o ano não seja apenas bom, mas que também possamos perceber as infinitas bondades de D'us em nossas vidas e que possamos sentir a doçura da Sua bondade. Muitas vezes isto não ocorre naturalmente. É necessário refletir, perceber, procurar.
 
Apesar das dificuldades, precisamos enxergar as infinitas bondades que recebemos durante o ano, começando pelo simples ato de podermos abrir os olhos a cada manhã, por cada respiração, por cada batimento do nosso coração. Que presente maravilhoso é poder acordar todos os dias de manhã e enxergar as maravilhas do mundo, ou poder levantar da cama e caminhar com as nossas próprias pernas. Quanto vale ter saúde? Quanto vale ter uma família e amigos? Somos milionários! O simples fato de estarmos vivos por si só já vale o agradecimento e o reconhecimento a D'us.
 
Além de agradecer imensamente a D'us por todas as oportunidades que Ele mandou neste ano, tenho muito a agradecer a vocês, leitores do Shabat Shalom M@il. Sinto o quanto este e-mail já virou parte central da minha vida, uma fonte de muito aprendizado. Uma incrível oportunidade de aprender e poder transmitir deliciosos ensinamentos de Torá. Me alegra muito poder dividir com vocês a sabedoria da Torá, que nos preenche e ilumina o nosso caminho em um mundo com cada vez mais escuridão espiritual.
 
Aproveito a oportunidade para agradecer por todo o apoio, pelos elogios, incentivos e sugestões que recebi durante o ano. É gratificante escutar pessoas que compartilham estes ensinamentos nas Seudót de Shabat. Esta alegria, de poder estar dando uma pequena contribuição para que os ensinamentos da Torá possam ser passados para as futuras gerações. Espero que os ensinamentos que compartilhei durante o ano possam ter ajudado todos a melhorarem e crescerem espiritualmente, da mesma maneira que certamente me ajudaram.
 
Agradeço a cada um dos leitores, por serem a minha fonte de inspiração e motivação para continuar este trabalho. Agradeço à minha esposa e filhos, pela alegria que me trazem e por abrirem mão do tempo que eu dedico para escrever o Shabat Shalom M@il. Agradeço aos meus pais, por toda a dedicação, pelo amor que recebi, pela excelente educação que me deram e pelos valores que me transmitiram. E, acima de tudo, agradeço a D'us, pela bondade infinita de ter me colocado em um caminho de Torá e Mitzvót e pela força que Ele me dá todos os instantes.
 
Que possamos aproveitar estes últimos dias do ano para aumentar ainda mais os nossos méritos. Como estamos todos de coração mais aberto, é hora de reconstruir relacionamentos abalados e pedir perdão àqueles que possamos ter magoado. Nestes últimos dias do ano abrem-se os portões da Misericórdia de D'us e recebemos uma ajuda especial para o nosso crescimento espiritual.
 
Aproveito a oportunidade para pedir perdão a qualquer um que possa ter se sentido ofendido pelas mensagens que eu enviei ou por alguma atitude que eu tenha tomado. Se alguém tiver alguma mágoa ou reclamação, por favor, me avise para que eu possa pedir perdão pessoalmente. Também perdoo de coração a qualquer um que possa ter me causado sofrimentos.
 
Que possamos ser inscritos no Livro da Vida, com muita saúde, sustento, alegrias, paz e espiritualidade. E que neste ano de 5782 possamos continuar nos encontrando, semanalmente, neste incrível mundo dos conhecimentos da Torá.
 
SHANÁ TOVÁ UMETUKÁ, KETIVÁ VE CHATIMÁ TOVÁ
 
Com muito carinho,
 
R' Efraim Birbojm






This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp