quinta-feira, 12 de agosto de 2021

PROCURANDO DESCULPAS - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHÁ SHOFTIM 5781

O email desta semana é dedicado à elevação da alma de

CHANA BAT REINA Z"L

Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, entrar em contato através do e-mail 

efraimbirbojm@gmail.com.
 
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT


PARASHÁ SHOFTIM



         São Paulo: 17h30                  Rio de Janeiro: 17h18 

Belo Horizonte: 17h23                  Jerusalém: 18h49
ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
YouTube
YouTube
Twitter
Twitter
VÍDEOS DA PARASHÁ SHOFTIM
Rabino Efraim Birbojm - Parashat Shoftim: "Manual de instruções da vida" - Hidabroot Brasil (2021)
ASSUNTOS DA PARASHÁ SHOFTIM
  • Estabelecimento de Tribunais de Justiça.
  • Proibição de colocar árvores e pilares perto do Mizbeach.
  • Sacrifícios com defeito.
  • Castigos por idolatria.
  • Juiz rebelde.
  • Escutando os sábios de cada geração.
  • O rei de Israel.
  • A porção dos Cohanim.
  • Adivinhação e Astrologia.
  • Profecia.
  • Cidades de Refúgio.
  • Assassino intencional.
  • Preservando os limites das terras.
  • Testemunhas.
  • Preparando para a guerra.
  • Cohen de guerra.
  • Pessoas dispensadas da guerra.
  • Abertura para a paz.
  • Bal Tashchit (Destruição de árvores frutíferas).
  • O Assassinato não-solucionado.
BS"D

PROCURANDO DESCULPAS - PARASHÁ SHOFTIM 5781 (13 de agosto de 2021)

 
"João Carlos era um homem bom. Porém, o vício da bebida estava destruindo sua vida. Havia perdido o emprego após chegar várias vezes bêbado ao trabalho, sua esposa havia saído de casa e o dinheiro estava sendo todo gasto em bebidas. Os filhos, desesperados, queriam muito ajudá-lo, mas não sabiam como.
 
Um dos filhos de João Carlos teve uma ideia. Ele sabia que seria impossível simplesmente cortar a bebida do pai, então fez um acordo com ele. Daquele dia em diante, o pai se comprometeria a nunca mais beber sozinho. Acompanhado, seria mais fácil para ele se controlar. João Carlos concordou, e fizeram até mesmo um contrato assinado, para que fosse levado a sério.
 
Certo dia, tarde da noite, João Carlos estava com muita vontade de beber sua pinga, mas não tinha ninguém para beber junto com ele. Desesperado, ele olhava pela janela, na esperança de encontrar uma companhia, mas não vinha ninguém. Ele pensou em talvez já ir adiantando, para quando alguém aparecesse. Então ele colocou a pinga na mesa e dois copos. Mais alguns minutos passaram e ninguém apareceu. João Carlos já estava ficando desesperado. Olhou novamente pela janela, mas a rua estava deserta. Pensou então em deixar um pouco mais preparado, para quando alguém chegasse. Encheu os dois copos com pinga e ficou sentado na mesa, esperando. Justamente naquele momento passou por ali uma mosca. Ela acabou pousando na borda de um dos copos de pinga. Quando João Carlos viu a mosca no copo, abriu um enorme sorriso e disse:
 
- Bem vinda, minha querida amiga mosca. Fique à vontade, a casa é sua. É um grande prazer recebê-la. Vamos beber juntos para comemorar sua visita.
 
João Carlos virou o copo de pinga de uma vez na boca, feliz por não ter quebrado o acordo, já que havia bebido acompanhado. Alguns instantes depois, a mosca voou. João Carlos olhou para o segundo copo cheio e disse:
 
- Minha amiga mosca quase não bebeu nada. É um pecado desperdiçar tanta pinga boa. Vou beber, mas é apenas para não jogar fora..."
 
Parece engraçado o comportamento de João Carlos, mas é assim que também nos comportamos na vida. Muitas vezes sabemos que fazemos atitudes erradas, mas ao invés de tentarmos consertar nossos atos, procuramos desculpas e justificativas para continuar repetindo nossas más condutas.

Nesta semana lemos a Parashá Shoftim (literalmente "Juízes"). Moshé reforçou alguns pontos muito importantes, como estabelecer um sistema de justiça, a importância de escutarmos os sábios de cada geração, a proibição de procurarmos formas de adivinhar o futuro, e a Emuná necessária para o momento em que começassem as guerras de conquista da Terra de Israel. Moshé também ensinou leis éticas que deveriam ser aplicadas até mesmo nos momentos de guerra.
 
A Parashá começa falando sobre a importância de uma sociedade buscar a justiça através do estabelecimento de Tribunais Rabínicos em cada cidade, compostos por juízes retos e honestos, que não aceitem suborno, não favoreçam nenhuma das partes envolvidas e sejam profundos conhecedores das leis, para que estejam aptos a fazer um julgamento justo. Além do mandamento de termos juízes em nossas cidades, a Torá também nos instrui a mantermos uma força policial, com papel principal de manter a ordem e aplicar as determinações do Tribunal Rabínico. Somente desta maneira podemos viver de forma harmônica, com cada um respeitando os direitos dos outros.
 
Manter uma sociedade baseada em valores de justiça e honestidade é tão importante que a Torá enfatiza: "Tsedek, Tsedek tirdof" (Justiça, Justiça, persiga) (Devarim 16:20). Devemos nos esforçar para buscar a justiça no mundo, ou seja, é algo que não conseguimos com facilidade, precisa ser buscado sempre. A responsabilidade não é apenas dos juízes e policiais, e sim de toda a sociedade, que não pode aceitar injustiças, corrupção e desonestidade.
 
A Parashá começa com as seguintes palavras: "Juízes e policiais você deve colocar em todos os portões que D'us dará a vocês" (Devarim 16:18). Porém, destas palavras surge uma grande pergunta. Está escrito "Juízes e policiais", mas há algo estranho nesta ordem. Normalmente os policiais devem primeiro prender o suspeito de ter cometido algum crime, e somente depois ele será julgado. A ordem, portanto, deveria ser "policiais e juízes", e não "juízes e policiais". Por que a Torá inverteu a ordem?
 
Explica o Rav Yeshayahu Horowitz zt"l (República Checa, 1555 - Israel, 1630), mais conhecido como Shelá Hakadosh, que quando não queremos ouvir o que é certo, ou quando não estamos completamente conscientes sobre os nossos atos, mesmo que alguém nos chame a atenção e nos aponte o que estamos fazendo de errado, não conseguimos internalizar, pois não estamos abertos para ouvir o que é certo. E assim vive a maioria das pessoas, repetindo constantemente os mesmos erros por não perceber que estão errados. Mas como pode ser que fazemos tantas coisas erradas e não conseguimos perceber? A resposta está nas palavras do mais sábio de todos os homens, Shlomo Hamelech: "O caminho da pessoa é reto aos seus olhos" (Mishlei 21:2). Mesmo aquele que anda em caminhos tortos sempre acha que está fazendo o que é correto. Sempre temos as desculpas e justificativas na ponta da língua. Sempre temos em quem colocar a culpa pelos nossos tropeços.
 
Este fenômeno não ocorre apenas com pessoas de pouca espiritualidade. Também ocorre às vezes com gigantes espirituais, como um dos maiores rabinos da época dos Tanaim, Elisha ben Abuia. Apesar de seu elevado nível espiritual, ele acabou fazendo escolhas erradas na vida, que o levaram a se desviar dos caminhos da Torá e ser conhecido como "Acher" (outro). Seu maior aluno, Rabi Meir, tentava constantemente incentivá-lo a voltar aos caminhos da Torá, mas seu esforço era em vão. Por que Elisha ben Abuia não se arrependia? Com tanto conhecimento, por que ele não voltava aos caminhos corretos?
 
Explicam os nossos sábios que Elisha sempre tinha respostas na ponta da língua. Por exemplo, ele dizia que quando era bebê, muitos dos grandes rabinos da geração foram convidados para o seu Brit Milá. Seu pai percebeu em certo momento que havia um fogo na sala. Logo ele descobriu que a fonte daquele fogo eram dois rabinos que estavam estudando Torá. Quando o pai de Elisha viu o nível de santidade daqueles homens, ele decidiu dedicar seu filho totalmente ao estudo da Torá. Porém, como o pai fez aquele ato com intenções impróprias, em busca de honra, sua dedicação para a Torá não foi duradoura. Outra resposta que Elisha sempre utilizava era que, quando ele ainda estava no ventre de sua mãe, certa vez ela passou por uma casa de idolatria, sentiu o cheiro de um incenso de idolatria e teve desejo de ter proveito daquele cheiro. Ele dizia que aquele cheiro o havia afetado como o veneno de uma cobra. Finalmente, Elisha dizia que não se arrependia pois certa vez havia escutado uma Voz Celestial que dizia: "Se arrependam, filhos desviados! Todos podem se arrepender de seus pecados, exceto Acher".
 
Em outras palavras, por que Elisha ben Abuia não se arrependia? Pois ele não enxergava seus erros como sendo consequência de seus maus atos. Ele sempre tinha em quem colocar a culpa por seus tropeços. A culpa era de seu pai, de sua mãe, até mesmo de D'us, mas nunca dele. Se a falha não era dele, então por que mudar?
 
Explica o Shelá HaKadosh que quando a Torá fala sobre colocar juízes e policiais sobre seus portões, não se refere apenas aos portões das cidades, lugares onde costumavam se sentar os juízes para fazer os julgamentos. A Torá também se refere aos portões que temos no nosso corpo: os olhos, os ouvidos, as narinas e a boca. Devemos tomar cuidado com o que vemos, com o que escutamos, com o que cheiramos e com o que falamos. O juiz, neste caso, é o conhecimento das leis da Torá. Quem não conhece as leis da Torá nunca conseguirá fazer o que é correto e evitar as transgressões. Não por maldade, mas por desconhecimento. Somente conhecendo bem as leis da Torá conseguimos nos policiar e colocar freios que nos impeçam de transgredir.
 
É por isso a Torá escreveu juízes primeiro e só depois policiais. Não adianta colocar "policiais" em nossas vidas, nos obrigando a fazer o que é certo, enquanto não internalizarmos este conceito. Devemos primeiro ter o juízo próprio, analisando nossos atos, e assim os "policiais" nos ajudarão a manter tudo em ordem.
 
Há dois tipos de "policiais", externos e internos. Certamente é importante, de vez em quando, recebermos broncas e advertências que nos despertam de nossa sonolência, pois a natureza do ser humano é se acomodar com o tempo. Porém, melhor do que broncas externas é quando conseguimos fazer uma autoavaliação de forma frequente, procurando e consertando nossos erros. Devemos procurar os erros em nós mesmos, não nos outros. Somente desta maneira, com muita reflexão e honestidade, poderemos aprimorar nossas qualidades e consertar os nossos erros.
 

"Tolo é aquele que, mesmo ao ver seus navios naufragando diversas vezes, ao invés de reforçar seus navios, continua culpando o mar".
 
Que sejamos inscritos e selados no Livro da Vida
 
SHABAT SHALOM
 

R' Efraim Birbojm

 

Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l.
--------------------------------------------

Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm@gmail.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp