sexta-feira, 23 de abril de 2010

SHABAT SHALOM MAIL - PARASHIOT ACHAREI MÓT E KEDOSHIM 5770

BS"D

BONDADE SOB MEDIDA – PARASHIOT ACHAREI MÓT E KEDOSHIM 5770 (23 de abril de 2010)

"Um homem que viajava pela estrada viu dois pássaros brigando em um galho. Um deles então caiu no chão e não mais se moveu. O primeiro pássaro tentou empurrar e animar o pássaro caído, mas ele não se mexia, estava morto. Então o primeiro pássaro voou e voltou algum tempo depois com uma erva em seu bico. Ele colocou a erva sobre o corpo do pássaro morto e algo espantoso aconteceu: o pássaro morto voltou à vida e os dois levantaram vôo, deixando no chão aquela erva milagrosa.

- Isto é incrível! - exclamou o homem enquanto corria para pegar a erva. Ele pensava em quanta bondade poderia fazer ressuscitando os mortos.

O homem colocou a preciosa erva na sua mochila e continuou seu caminho. Pouco depois avistou uma raposa morta num campo. Colocou a erva sobre a raposa para testar se realmente funcionava. A raposa abriu os olhos e saiu andando. O homem ficou maravilhado. Logo passou por um leão morto à beira da floresta e pensou:

- Se a erva puder trazer um leão de volta à vida, saberei que é realmente poderosa.

Colocou então a erva sobre o leão. Este levantou-se com um estrondoso rugido. Quando o leão viu o homem, abriu a boca e imediatamente devorou-o."

Muitas vezes precisamos tomar cuidado com as nossas características. Mesmo boas características, se utilizadas da forma incorreta, podem ser muito prejudiciais para nosso crescimento espiritual.

********************************************

Nesta semana lemos duas Parashiot juntas, Acharei Mót e Kedoshim. Um dos pontos em comum entre as duas Parashiot é que elas nos ensinam sobre os relacionamentos íntimos proibidos pela Torá. Enquanto a Parashá Acharei Mót menciona quais são os casos proibidos, a Parashá Kedoshim traz as punições previstas para cada um deles. E um dos casos, na Parashá Kedoshim, nos chama a atenção: "O homem que tomar sua irmã, a filha do seu pai ou a filha da sua mãe, e ele vir a nudez dela e ela vir a nudez dele, é um Chessed e eles devem ser espiritualmente desligados diante dos filhos do seu povo..." (Vayikrá 20:17). Em geral a palavra Chessed denota bondade, doação, mas neste versículo a Torá a utiliza para se referir a uma abominação. Qual a relação entre a característica de Chessed e as relações ilícitas?

Para responder esta pergunta precisamos antes de tudo entender exatamente o que significa o conceito de Chessed. O Chessed é mais do que apenas fazer bondades. Representa um transbordamento, derrubar os limites e as divisões. Um lado positivo da característica de Chessed é a vontade de dividir o que temos com os outros, quebrando as barreiras do egoísmo. O direcionamento positivo do Chessed deve levar a pessoa ao cumprimento da Mitzvá de "Veahavta Lereecha Kamocha" (Ame ao teu próximo como a ti mesmo), pois quando conseguimos derrubar todas as barreiras do egoísmo, conseguimos entender que somos todos parte de uma mesma alma, e cada vez que estamos ajudando ao próximo na verdade estamos ajudando a nós mesmos.

A palavra "característica" em hebraico é "Midá", que também significa "medida". Quando utilizamos o sal na medida correta ele tempera e melhora o gosto da comida, mas em excesso ele estraga os alimentos. Assim também são as nossas características: mesmo aquelas que aparentemente são boas, somente nos trazem benefícios quando são bem dosadas, mas se forem mal dosadas podem nos levar para um péssimo caminho.

Isto podemos observar em Lot, o sobrinho de Avraham, que vivia na cidade de Sdom, onde era proibido receber pobres em casa. Quando os anjos disfarçados de beduínos foram visitá-lo, após saíres da casa de Avraham, ele os recebeu e ofereceu casa e comida. Mas quando os moradores de Sdom souberam, exigiram que Lot os entregassem para que fossem castigados. Lot, querendo proteger seus convidados, ofereceu à população enfurecida as suas próprias filhas para que eles deixassem os beduínos em paz. Este é certamente um exemplo de Chessed negativo, pois ultrapassou os limites racionais e saudáveis. Qual foi a fonte do erro de Lot? Ele nunca se esforçou para adquirir a característica de Chessed. Ele aprendeu assistindo como Avraham recebia seus convidados com total dedicação, mas Lot nunca aprendeu a dosar. Seu Chessed desmedido o fez avançar os limites além do ideal.

E é isso o que a Torá ressaltou utilizando a palavra "Chessed" nas relações ilícitas, pois quando os limites são derrubados mas a pessoa não tem nenhum tipo de "freio", ela pode chegar a extremos completamente negativos. É o que chamamos de "efeitos colaterais" das nossas boas características quando não são bem direcionadas.

Avraham representa o Chessed, Yitzchak representa a justiça estrita e Yaacov representa a Torá, o equilíbrio. Avraham teve um filho Tzadik e um filho Rashá, para nos ensinar que o extremo de Chessed pode ser prejudicial. Yitzchak teve um filho Tzadik e um filho Rashá, para nos ensinar que o extremo de justiça estrita também pode ser prejudicial. Yaacov teve doze filhos Tzadikim, que deram origem às doze tribos do povo judeu, para nos ensinar a importância do equilíbrio nos nossos atos.

A Torá nos foi entregue justamente para nos ensinar a medida ideal em nossos atos, nos ajudando a definir quando é o momento e a situação para cada tipo de comportamento. Todas as nossas características podem ser utilizadas para o bem, pois todas elas D'us nos deu como ferramentas para cumprirmos nosso trabalho espiritual neste mundo. Apenas precisamos aprender a usar cada uma destas ferramentas com equilíbrio, para que elas possam realmente nos ajudar e não venham a nos atrapalhar.

SHABAT SHALOM

Rav Efraim Birbojm