quinta-feira, 29 de julho de 2021

INSPIRE-SE NO PASSADO E CONFIE NO FUTURO - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHÁ EKEV 5781

Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, entrar em contato através do e-mail 
efraimbirbojm@gmail.com.
 
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT


PARASHÁ EKEV



         São Paulo: 17h21                  Rio de Janeiro: 17h09 

Belo Horizonte: 17h16                  Jerusalém: 19h06
ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
YouTube
YouTube
Twitter
Twitter
VÍDEOS DA PARASHÁ EKEV
ASSUNTOS DA PARASHÁ EKEV
  • Recompensas pela obediência.
  • A garantia de D'us da vitória sobre os inimigos.
  • As lições do Man.
  • Perigos da prosperidade e advertência contra a idolatria.
  • Advertência contra autoconfiança demasiada.
  • Lembrança dos erros cometidos no deserto.
  • As Segundas Tábuas.
  • Seguindo o caminho de D'us.
  • A Terra de Israel exigente.
  • Jugo dos Mandamentos.
  • Promessa de vitória.
BS"D

INSPIRE-SE NO PASSADO E CONFIE NO FUTURO - PARASHÁ EKEV 5781 (30 de julho de 2021)

 
Shmuel, um próspero comerciante, tinha uma loja com a qual sustentava sua família. Ele ficou muito chateado quando um concorrente abriu uma loja bem em frente à sua, vendendo exatamente os mesmos produtos. Será que aquele desalmado não poderia montar sua loja em outro lugar? Agora como ele conseguiria sustentar sua família?
 
Certo dia, no auge da sua angústia, Shmuel tomou uma decisão. Pegou seu cavalo e viajou até a longínqua cidade de Tzans. Ele visitou o Rebe de Tzans e, com o coração machucado, começou a reclamar do dono da loja concorrente, dizendo que ele estava acabando com seu sustento. Ele pediu para que o Rebe intervisse e pedisse para que o concorrente fechasse a loja o mais rápido possível. O Rebe escutou o relato do homem e perguntou:
 
- Você mora muito longe. Provavelmente você veio até Tzans de cavalo. E certamente o cavalo bebeu água diversas vezes durante esta longa viagem. Você prestou atenção se acontecia algo esquisito todas as vezem em que seu cavalo bebia água no rio?  
 
- Não vi nada de anormal – respondeu Shmuel, sem saber aonde o Rebe queria chegar.

- Talvez você não percebeu, mas toda vez que o cavalo inclina a cabeça para beber água no rio, ao invés de beber a água imediatamente, antes ele dá algumas patadas nela, e só depois começa a beber - disse o Rebe -  E qual é o motivo disso? Quando o cavalo inclina a cabeça para beber nas límpidas águas do rio, ele vê na sua frente um outro cavalo, que também está se posicionando para beber da mesma água. Na realidade, o que ele está vendo é a sua própria imagem refletida na água. Porém, como ele é um cavalo, não sabe que é a sua própria imagem que ele está vendo e, portanto, pensa que há outro cavalo querendo beber da "sua" água. Ele pensa assim: "Esse cavalo atrevido vem aqui no meu pedaço justamente na hora em que eu quero beber. Tanto lugar sobrando e ele tinha que vir beber justamente aqui?". O cavalo então pensa que seu "concorrente" vai beber toda a água e, por isso, começa a dar patadas na água até ela ficar enlameada. Ao não conseguir mais ver seu reflexo, ele pensa que conseguiu expulsar o outro cavalo. Só então ele se acalma e começa a beber a água.

- Veja bem - continuou o Rebe - O cavalo não tem a capacidade de entender que não há outro cavalo, que tudo é apenas uma ilusão. E mesmo se houvesse outro cavalo, que diferença faria se ele bebesse também? Por acaso no rio não há água suficiente para centenas de cavalos? No final das contas, a única coisa que ele ganhou foi ter bebido lama ao invés de uma água cristalina.

- Assim sendo - concluiu o Rebe - gostaria de lhe perguntar: o que importa se o outro comerciante abriu uma loja perto da sua? Você acha que ele está tirando seus clientes e seu sustento? Nós sabemos que o sustento de uma pessoa é decretado em Rosh Hashaná, e sabemos que nenhuma pessoa encosta no que está destinado a outra pessoa, nem mesmo um fio de cabelo. Também sabemos que o "rio" do Criador do mundo é infinito. A verdade é que seu sustento não está sendo afetado. No entanto, sua preocupação e angústia fazem com que você acabe "bebendo lama". Portanto, confie em D'us e volte tranquilo para sua loja!"

Nesta semana lemos a Parashá Ekev (literalmente "Se"), que continua com os discursos finais de Moshé, tentando preparar o povo, espiritualmente e psicologicamente, para a tão esperada entrada na Terra de Israel. Moshé advertiu o povo a não ter contato com os povos idólatras da Terra de Israel, ressaltando a importância de destruir todos os tipos de idolatria, para que não recebessem nenhum tipo de influência espiritual negativa.
 
A Parashá começa com Moshé relembrando a recompensa que recebemos quando cumprimos a vontade de D'us, que inclui todos os tipos de Brachót e proteção contra sofrimentos e dificuldades. Entre as Brachót condicionais prometidas por D'us está a vitória na guerra contra os nossos inimigos. Quando Moshé mencionou o assunto das guerras de conquista da Terra de Israel, ele quis fortalecer a Emuná do povo judeu, e tinha um forte motivo para isso. Logo após terem recebido a Torá no Monte Sinai, o povo judeu deveria ter entrado imediatamente na Terra de Israel, uma terra com muita santidade, onde poderiam cumprir a Torá em sua totalidade. Porém, um dos piores erros do povo judeu foi ter enviado espiões para olhar a Terra de Israel, não como uma missão estratégica, e sim por falta de Emuná, por não terem confiado em D'us, apesar de Ele ter garantido que a Terra de Israel era boa e que eles conseguiriam conquista-la. A consequência foi que 10 espiões voltaram falando mal da Terra de Israel, argumentando que seria impossível conquistá-la, pois os habitantes eram muito fortes e as cidades muito fortificadas. O povo teve medo e chorou, novamente demonstrando sua falta de confiança em D'us, e aquela geração recebeu o terrível decreto de nunca mais entrar na Terra de Israel. Quase 40 anos depois, Moshé teve medo que o mesmo sentimento de medo e apreensão se repetiria. Por isso ele sentiu a necessidade de dar um reforço na Emuná do povo, como está escrito: "E você vai falar no seu coração: 'Estas nações são mais numerosas que nós, como é que que poderei conquistá-las?'. Não as tema, lembre-se do que Hashem, teu D'us, fez com o Faraó e com todo o Egito" (Devarim 7:17-18).
 
Porém, destas palavras de Moshé surge uma pergunta. Por que Moshé não deu seu reforço de Emuná simplesmente dizendo que D'us poderia fazer milagres e os ajudaria na conquista da Terra de Israel? Por que foi necessário mencionar o que havia acontecido na saída do Egito?
 
Para responder este questionamento, antes de tudo precisamos entender qual é o principal motivo das nossas preocupações. A preocupação normalmente é resultado do medo que temos de situações com as quais não saberemos lidar. É o medo do desconhecido, dos problemas que não estamos acostumados a resolver. Temos a tendência de querer ficar na nossa zona de conforto, e qualquer desafio que nos obriga a sair da zona de conforto nos preocupa. Pessoas chegam a ficar sem dormir antes de uma entrevista de emprego, quando estão endividadas ou preocupadas com o casamento dos filhos. Então qual é a solução para as nossas preocupações e medos?
 
Moshé nos ensinou que a solução para as preocupações é a Emuná, a confiança em D'us. Se a preocupação é o medo de não conseguir resolver uma situação nova, então a solução é lembrarmos como D'us já nos ajudou em situações similares no passado, e desta maneira será mais fácil lidar com os problemas atuais. Foi justamente isso que Moshé quis despertar no coração do povo judeu ao sugerir que, caso novamente surgisse o medo do desconhecido no coração deles e eles começassem a questionar se seriam capazes de derrotar as nações que viviam na Terra de Israel, eles deveriam se lembrar das experiências passadas, da forma como D'us os havia ajudado em situações semelhantes de dificuldade, como ocorreu quando estavam escravizados no Egito, imersos em sofrimentos. Nunca um escravo havia conseguido fugir do Egito. Os judeus já estavam há mais de 200 anos, sem nenhuma perspectiva de conseguir sua tão sonhada liberdade. E quando ninguém esperava, D'us veio, com Mão forte e Braço estendido, com milagres e com sinais, e os retirou do Egito, no meio do dia, diante dos olhos dos egípcios que nada podiam fazer. O mesmo D'us que havia feito tantos milagres aos olhos de todo o povo certamente poderia fazer novamente milagres na conquista da Terra de Israel, então não havia nada a temer.
 
Explica o Rav Zelig Pliskin que este ensinamento de Moshé não foi apenas para a geração do deserto, mas uma regra que podemos utilizar em todos os momentos da vida nos quais estivermos passando por dificuldades. Sempre que surgirem preocupações, imediatamente devemos parar e lembrar tudo o que D'us já fez por nós no passado, de como Ele nos ajudou a lidar com as dificuldades e a superar desafios que pareciam instransponíveis. Desta maneira garantiremos que nosso coração ficará tranquilo, livre de preocupações. Sempre que estivermos preocupados com o futuro, devemos perguntar a nós mesmos: "De que forma D'us já me mostrou no passado que Ele pode me ajudar a superar uma situação como essa?".
 
Podemos utilizar esta regra, de lembrar dos sucessos do passado, em todas as áreas da vida. Por exemplo, ao nos depararmos com dificuldades financeiras, devemos nos lembrar de como já ficamos preocupados no passado com assuntos financeiros e, no final das contas, conseguimos lidar com eles. Ao ficar com medo de não ir bem em um teste ou em uma entrevista de emprego, devemos nos lembrar de como já nos sentimos assim no passado e, apesar das preocupações, conseguimos ter sucesso. Sempre que tememos novas situações, devemos nos lembrar de outras novas situações com as quais já ficamos preocupados, mas que, no final, conseguimos lidar bem com elas.
 
Toda preocupação é, em última instância, uma demonstração de falta de Emuná. Para superar esta falha, devemos lembrar de duas coisas. Em primeiro lugar, D'us é Onipotente e, portanto, pode nos ajudar a vencer qualquer obstáculo, mesmo aqueles que parecem intransponíveis. Foi D'us que criou todas as leis da natureza e Ele pode, sempre que desejar, quebrar estas leis, como já fez diversas vezes na história. Além disso, precisamos lembrar que a grande maioria das coisas que tanto tememos nunca acontecem. Criamos temores em nossas cabeças e corações, mas que, na prática, acabam nunca se concretizando. Por exemplo, quando uma pessoa vai a um lugar novo, já começa a se preocupar e se questionar: "E se eu não encontrar o lugar?", "E se eu não conseguir encontrar vaga para estacionar?", "E se eu não souber voltar?". Na prática, a pessoa acaba encontrando facilmente um lugar para estacionar ao lado do lugar onde precisava ir e volta tranquilamente para casa. Quantas preocupações desnecessárias, que nunca se materializaram! O correto seria tomar as precauções necessárias, como utilizar um aplicativo de orientação e identificar estacionamentos na região, mas sempre com a tranquilidade de saber que, na realidade, não é o "waze" que nos guia, e sim D'us.
 

SHABAT SHALOM
 

R' Efraim Birbojm

 

Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l.
--------------------------------------------

Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp