sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

VOCÊ ACHA QUE FAZ SOZINHO? - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHÁ TERUMÁ 5781

Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, entrar em contato através do e-mail 
efraimbirbojm@gmail.com.
  
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT

PARASHÁ TERUMÁ



São Paulo: 18h23                  Rio de Janeiro: 18h09 
Belo Horizonte: 18h08                  Jerusalém: 16h53
ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
YouTube
YouTube
Twitter
Twitter
VÍDEO DA PARASHÁ TERUMÁ
ASSUNTOS DA PARASHAT TERUMÁ
  • Doações para a construção do Mishkan.
  • Aron Hakodesh e a Kaporet.
  • Shulchan.
  • Menorá.
  • 3 coberturas do Ohel Moed.
  • Tábuas (estrutura do Ohel Moed).
  • Parochet e Tela de entrada.
  • Mizbeach.
  • Pátio.
BS"D

VOCÊ ACHA QUE FAZ SOZINHO? - PARASHÁ TERUMÁ 5781 (19 de fevereiro de 2021)

 
"Thiago era um menino muito esperto. Ele gostava muito de aventuras e de novidades. Um dos melhores momentos do ano era quando ele viajava de trem nas férias, para ir à cidade vizinha onde morava sua avó. Ele viajava sempre com seus pais e gostava de correr pelos vagões e explorar cada pequeno pedaço daquele trem.
 
Os anos se passaram e Thiago, apesar de ter apenas 12 anos, achou que já era grande o suficiente para viajar sozinho de trem até a cidade da sua avó. Seus pais não gostaram da ideia, mas ele insistiu muito, argumentando que já conhecia bem o trem e a viagem, que podia ir sozinho. Finalmente os pais concordaram.
 
No dia da viagem, Thiago estava bastante agitado. O pai foi com ele até a estação, para se despedir. No momento do embarque, o pai começou a dar alguns conselhos, mas Thiago não queria nem escutar. Ele já era um menino grande, já sabia viajar sozinho, não precisava ficar escutando tudo aquilo novamente.
 
Finalmente, chegou o momento do embarque. O pai deu um forte abraço em Thiago, desejou boa viagem, colocou um bilhete em seu bolso e disse:
 
- Querido, se você se sentir sozinho ou com medo, e precisar de ajuda, leia este bilhete.
 
Thiago não deu muita bola. Não teve nem curiosidade de saber o que estava escrito. Pegou sua mala, sentindo-se um adulto independente, e embarcou sozinho. Sentou-se no seu lugar, confiante. Lentamente o trem começou a se movimentar, afastando-se da estação. Agora ele estava completamente sozinho. Aos poucos, sua autoconfiança começou a diminuir. E se ele adormecesse e perdesse a estação? E se a avó não estivesse esperando na estação, o que ele faria? Para onde iria? E se alguém começasse a puxar conversar, ele deveria responder? Começou a olhar para as pessoas em volta, parecia que todos olhavam para ele sem parar. Thiago começou a sentir medo. Estava inseguro, sentiu vontade de chorar. Queria que seus pais estivessem ali, mas agora ele estava sozinho e não havia ninguém para ajudá-lo. Foi então que ele se lembrou do bilhete que seu pai havia colocado em seu bolso. Com as mãos tremendo, ele tirou o bilhete do bolso, abriu e leu o que estava escrito em letras bem grandes: "Querido Thiago, se você sentir medo ou precisar de algo, quero que saiba que eu estou aqui, no último vagão, te acompanhando. Com amor, do seu pai".
 
Muitas vezes, em momentos em que o orgulho nos domina, também achamos que podemos fazer tudo sozinhos. Mas quando as coisas ocorrem de forma diferente do que esperávamos, começamos a nos desesperar. Nestes momentos, D'us nos diz: "Filho, não se preocupe. Mesmo que você queria ir sozinho, Eu estou aqui com você, para te acompanhar".

 

Nesta semana lemos a Parashá Terumá (literalmente "Porção"), que começa trazendo a lista de materiais necessários para a construção do Mishkan e para a confecção das roupas dos Cohanim. Entre os materiais listados, há alguns muito caros, como o ouro e a prata, e outros mais simples. Os materiais estão listados aparentemente em ordem de valor, pois começa com os metais mais caros, e depois aparecem os materiais mais baratos, como madeira e azeite. Porém, o que chama a atenção é o último item da lista: pedras preciosas. Eram pedras como rubi, safira e esmeralda, de valor muito alto, certamente mais valiosas que o ouro. Então por que as pedras preciosas foram mencionadas por último, se os materiais estavam em ordem de valor?
 
Todos os materiais listados no início da Parashá foram doados pelo povo. Apesar de ser uma doação voluntária, as pessoas correram para participar, empolgados, a ponto de Moshé precisar pedir para que eles parassem de doar. Eles doaram com alegria os objetos de valor que haviam recebido de seus vizinhos egípcios no momento em que saíram do Egito. A única exceção foram as pedras preciosas, que foram doadas pelos Nessiim, os príncipes das Tribos, pessoas muito ricas e influentes, como está escrito na Parashá Vayekel, que descreve os trabalhos de construção do Mishkan: "E os Nessiim trouxeram as pedras de Shoam e as pedras de preenchimento para o Efod e para o Choshen" (Shemot 35:27).
 
Porém, se esta doação foi deixada por último na lista de materiais, apesar de seu altíssimo valor, significa que havia algo de errado com ela. Rashi (França, 1040 - 1105) explica que, quando o povo começou a trazer as doações, os Nessiim generosamente ofereceram completar o que faltasse após todos trazerem suas contribuições. D'us reprovou este comportamento, o que ficou explicito no fato de a palavra "Nessiim" neste versículo ter sido escrita de forma diferente do usual, sem a letra "Yud". Segundo Rashi, isto foi uma punição pela falta de entusiasmo dos Nessiim em participar na Mitzvá de doar materiais para o Mishkan.
 
Mas fica difícil entender exatamente qual foi o erro dos Nessiim. O que havia de errado na atitude deles, de se oferecerem para cobrir tudo o que faltasse? Parece uma atitude louvável, pois mesmo se o povo não tivesse se empolgado em doar, os Nessiim doariam uma quantidade muito grande de materiais caros. Qualquer responsável em arrecadar fundos para uma instituição sonharia em receber uma oferta como a que os Nessiim fizeram. Seria uma situação perfeita ter um doador que garantisse cobrir tudo o que faltasse para fechar as contas após o esforço da arrecadação ter sido concluído. Então por que D'us reprovou a atitude dos Nessiim? O que havia de errado com a oferta deles?
 
A resposta está nas palavras do começo da Parashá: "Fale aos Filhos de Israel para que tomem para Mim uma oferenda. De todo homem cujo coração deseja, você deve pegar para mim uma oferenda" (Shemot 25:2). Mas por que a Torá utiliza a linguagem "tomar uma oferenda", ao invés de "dar uma oferenda"?
 
Explica o Rav Yssocher Frand que quando uma pessoa está doando dinheiro para a construção do Mishkan, para uma instituição de Torá ou para um ato de Chessed, a pessoa não está realmente "dando", e sim está "recebendo". Por que? Pois D'us tem muitos agentes para cumprir a Sua vontade. Ele tem o mundo inteiro ao Seu dispor para que Seus decretos se cumpram. D'us fará com que, de uma forma ou outra, a instituição ou a pessoa necessitada consigam o que necessitam. A questão é: quem terá o mérito de ser o agente de D'us.
 
Isto significa que não existe "déficit" para o Criador do Universo. É por isso que a atitude dos Nessiim estava tão equivocada. O que os Nessiim pensaram quando ofereceram cobrir o "déficit"? Que o Mishkan não poderia ser construído sem a ajuda deles. Esse foi um pensamento errado. D'us não tem déficit, Ele não precisa da ajuda de ninguém. É um mérito que Ele nos dá de podermos participar. Se não formos nós, outros virão e farão acontecer, e nós ficaremos sem participar.
 
Esta foi a mensagem que Mordechai transmitiu para Esther, na história de Purim. Quando nosso arqui-inimigo Haman fez um decreto de destruição do povo judeu, Mordechai pediu para que Esther, que naquele momento já era a rainha da Pérsia, intercedesse junto ao rei pela salvação do povo judeu. Em um primeiro momento ela não quis se arriscar, pois entrar diante do rei sem ter sido chamada poderia resultar em sua morte. Mordechai então mandou uma dura mensagem para Esther: "Não imagine que você vai escapar na casa do rei dentre todos os judeus. Pois se você permanecer em silêncio neste momento, o alívio e o resgate virão para os judeus de outro lugar, e você e a família de seu pai irão perecer" (Esther 4:13,14). Mordechai estava dizendo a Esther que D'us não precisava dela para salvar o povo judeu, Ele faria isto de qualquer maneira. Ela poderia escolher fazer parte dos planos de D'us ou ser esquecida, pois certamente a salvação viria de outro lugar.
 
Qual deveria ter sido a atitude correta dos Nessiim? Se eles realmente quisessem parte do mérito na construção do Mishkan, eles deveriam ter saltado, entusiasmados, e oferecido suas doações antes de todos. Caso faltasse algo no final, eles poderiam ter doado novamente. Mas eles acabaram demonstrando orgulho, como se o Mishkan dependesse deles. D'us mostrou que não dependia de ninguém, pois é Ele quem faz tudo acontecer. Os Nessiim acabaram ficando sem ter o que doar. Como eles se arrependeram, D'us permitiu que doassem as pedras preciosas. Porém, apesar de ter um imenso valor material, aos olhos de D'us aquela doação já não valia tanto, e por isso foi mencionada apenas no final.
 
Este conceito vale para todas as áreas da nossa vida. Todas as vezes que temos oportunidade de ajudar uma pessoa, devemos saber que é um mérito poder fazer isto, pois se foi decretado que esta pessoa receberá ajuda, D'us fará acontecer, e se nós não ajudarmos, simplesmente perderemos o mérito de sermos os agentes de D'us. Assim ensina o Midrash: "Mais do que o rico faz pelo pobre, o pobre faz pelo rico". A capacidade que a pessoa pobre tem para transformar o doador em uma pessoa mais generosa e sensível é muito maior do que o doador pode fazer pelo pobre, pois os pobres terão ajuda Divina de qualquer maneira.
 
Este é um dos principais ensinamentos desta Parashá para a vida: para D'us não há déficit. Infelizmente sentimos que não precisamos de D'us, vivemos achando que somos nós que fazemos as coisas acontecerem. Precisamos melhorar a nossa Emuná, saber ver a vida da maneira correta. Quando entendermos que é D'us que faz tudo acontecer, aproveitaremos as oportunidades de doar, de ajudar, de participar em bons atos. É isso que D'us espera de nós. Se não aproveitarmos, Ele fará a coisa acontecer de qualquer maneira, e seremos nós que perderemos. Da mesma forma que Esther foi cumprir o seu papel e gravou seu nome para sempre na história, assim também nós, ao fazermos o que devemos fazer, estaremos gravando nosso nome na história para sempre.
                                                                        

SHABAT SHALOM
 

R' Efraim Birbojm

 

Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima, Rachel bat Luna, Eliahu ben Esther, Moshe ben Feigue, Laila bat Sara, Eliezer ben Shoshana, Mache bat Beile Guice, Feiga Bassi Bat Ania, Mara bat Chana Mirel, Dina bat Celde, Celde bat Lea, Rivka Lea bat Nechuma, Mordechai Ben Sara, Simcha bat Shengle.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l, Eliezer ben Arieh z"l; Arieh ben Abraham Itzac z"l, Shmuel ben Moshe z"l, Chaia Mushka bat HaRav Avraham Meir z"l, Dvora Bacha bat Schmil Joseph Rycer z"l, Alberto ben Esther z"l, Malka Betito bat Allegra z"l, Shlomo ben Salha z"l, Yechiel Mendel ben David z"l, Faiga bat Mordechai HaLewy z"l, Reuven ben Alexander z"l, Mechel ben Haim z"l, Yaacov ben Israel z"l.
--------------------------------------------

Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp