sexta-feira, 7 de julho de 2017

FOCANDO NAS QUALIDADES - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHÁ BALAK 5777

BS"D
O E-mail desta semana foi carinhosamente oferecido pela Família Lerner em Leilui Nishmat de: 
Miriam Iocheved bat Mordechai Tzvi z"l

O E-mail desta semana foi carinhosamente oferecido pela Sra. Cláudia em Leilui Nishmat de:
Avraham ben Leib z"l 
ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
VÍDEO PARASHÁ 1
VÍDEO PARASHÁ 1
VÍDEO PARASHÁ 2
VÍDEO PARASHÁ 2

FOCANDO NAS QUALIDADES - PARASHÁ BALAK 5777 (7 de julho de 2017)

"Cláudio e Ronaldo, que eram vizinhos e bons amigos, queriam plantar em seus quintais um lindo jardim para suas esposas. Como não conheciam nada sobre flores, foram até uma floricultura se aconselhar. O vendedor disse a eles que a rosa era a mais bela das flores e crescia com facilidade, sem precisar de muitos cuidados. Convencidos de que aquela era a melhor opção, compraram as sementes e plantaram uma roseira em seus jardins, sem que suas esposas soubessem. Com paciência, eles as regavam constantemente. Cláudio observou com alegria quando os primeiros pequenos e delicados botões de rosa começaram a surgir. Porém, ao se aproximar das flores, notou também que cresciam espinhos sobre o talo. Muito triste, ele pensou:

- Que decepção! Se fosse uma flor tão linda como disseram, certamente ela não nasceria rodeada de espinhos em seu caule! 

Entristecido por este pensamento, Cláudio deixou de regar sua roseira. Sem os cuidados mínimos, as rosas secaram e morreram antes mesmo de estarem prontas para desabrochar. Algum tempo depois, Cláudio foi visitar Ronaldo e viu uma belíssima roseira no quintal dele. Cláudio comentou com Ronaldo que as suas sementes estavam estragadas, pois ao invés de flores haviam nascido espinhos. Ronaldo, ao escutar aquilo, deu uma sonorosa gargalhada e explicou:
 
- Como você foi tolo. No início a única coisa que enxergamos são os espinhos. Mas se continuamos cultivando as rosas, depois de um tempo nascem estas flores maravilhosas..."

Assim acontece conosco. Dentro de cada pessoa existe uma rosa, que são as suas qualidades. Mas também dentro de cada um existem os espinhos, que são os seus defeitos. Muitos enxergam apenas os defeitos dos outros e deixam de enxergar o que eles têm de bom, seus verdadeiros potenciais. Todos têm defeitos, mas ao invés de focar nos defeitos, devemos saber perceber as qualidades de cada um.

Nesta semana lemos a Parashá Balak, que descreve as tentativas do rei do povo de Moav, Balak, de evitar o avanço esmagador do povo judeu em direção à Terra de Israel. Balak contratou, a peso de ouro, o renomado profeta Bilaam, que tinha enormes poderes espirituais e podia até mesmo amaldiçoar um povo inteiro. Balak sabia que a vitória na guerra contra o povo judeu não dependia da força física, e sim dos méritos espirituais. Por isso, ele considerou que, com as maldições de Bilaam, poderia vencer a guerra.
 
Ensina o Talmud (Brachót 7a) que D'us conduz o mundo com Misericórdia. Porém, todos os dias, há um curtíssimo instante no qual D'us fica "furioso" e julga o mundo de forma estrita e rigorosa. Um dos poderes espirituais de Bilaam era saber identificar exatamente qual era este momento. E justamente neste momento Bilaam amaldiçoaria o povo judeu.
 
Como as maldições envolvem forças espirituais e tudo está sob o controle de D'us, Bilaam pediu para que Balak oferecesse alguns Korbanót (sacrifícios) como uma forma preparação, como está escrito: "E disse Bilaam para Balak: 'Construa para mim 7 altares'" (Bamidbar 23:1). E estes Korbanot não passaram de despercebidos aos olhos de D'us. De acordo com o Talmud (Sotá 47a), como recompensa pelos 42 Korbanót que Balak ofereceu, dele saiu Ruth, a mulher do povo de Moav que se converteu ao judaísmo e foi a tataravó de Shlomo Hamelech, sobre quem está escrito: "Mil oferendas de elevação ofereceu Shlomo naquele altar" (Melachim I 3:4). O Talmud então chega à seguinte conclusão: "A pessoa deve sempre se ocupar com Torá e Mitzvót, mesmo que seja 'Ló Lishmá' (ato sem a intenção correta, com motivos egoístas), pois através do 'Ló Lishmá' virá o 'Lishmá' (ato com a intenção correta, de apenas se conectar a D'us)".
 
Talvez este ato de Balak seja um dos exemplos mais fortes de uma Mitzvá feita 'Ló Lishmá'. Todo o propósito dos Korbanót oferecidos era preparar o caminho espiritual para que as maldições de Bilaam pudessem recair sobre o povo judeu. Segundo os nossos sábios, o momento de "fúria" de D'us resume-se a apenas alguns poucos instantes, e neste intervalo não é possível pronunciar muitas palavras. Bilaam então disse apenas uma única palavra: "Extermine". O propósito dos Korbanót, portanto, era exterminar todo o povo judeu. Certamente não há um ato 'Ló Lishmá' maior do que este.
 
E qual foi a consequência deste ato? A conversão de Ruth ao judaísmo. Toda a conexão que ela criou com sua sogra, Naomi, foi apenas com os propósitos mais elevados, somente para cumprir a vontade de D'us e se conectar a Ele. O Midrash (parte da Torá Oral) nos ensina: "Por que seu nome era Ruth? Pois ela viu (em hebraico "Raatá") as palavras de sua sogra". A outra nora de Naomi, Orpá, ao contrário de Ruth, abandonou sua sogra e voltou para a casa de seus pais em Moav. O Midrash nos ensina: "Por que seu nome era Orpá? Pois ela deu as costas (a palavra "nuca", em hebraico, é "óref") às palavras de sua sogra.
 
Porém, há algo que nos chama a atenção neste Midrash. A que palavras de Naomi o Midrash se refere? Após a morte de seu marido e de seus dois filhos, quando Naomi decidiu voltar para Israel, ela falou para suas noras: "Voltem (para suas casas), minhas filhas" )Ruth 1:11). Mas aparentemente o Midrash inverteu a reação das noras de Naomi. Enquanto Orpá escutou e obedeceu sua sogra, voltando para a casa de seus pais, foi Ruth que "deu as costas" às palavras de Naomi e se recusou a deixá-la. Então por que o Midrash descreveu o contrário do que realmente aconteceu?
 
A resposta é que Naomi, quando pediu para que Ruth e Orpá voltassem para a casa de seus pais, estava apenas testando o quanto suas noras estavam conectadas a ela. Ela queria ver qual seria a reação delas quando pedisse para que fossem embora. Se Orpá estivesse realmente conectada com Naomi, ela teria insistido em ficar junto com ela, mesmo que Naomi a tivesse expulsado com força. Porém, apenas o pedido de Naomi foi suficiente para que Orpá fosse embora. Isto demonstra que Orpá já tinha dentro de si a vontade de voltar para a casa de seus pais, isto é, para as idolatrias e promiscuidades do seu povo, o que certamente não era a vontade de Naomi. Já Ruth, apesar de sua sogra ter insistido para que ela fosse embora, manteve-se firme em sua decisão de ficar com ela. Por isso está escrito no Midrash que Ruth "viu as palavras de sua sogra", isto é, Ruth viu o que estava por trás das palavras de Naomi. Isto demonstra quão puros e elevados foram os atos de Ruth.
 
Há ainda alguns detalhes que demonstram que o ato de Ruth foi completamente 'Lishmá'. Em primeiro lugar, ela fez um enorme esforço para receber sobre si todas as Mitzvót da Torá, algo que não era sua obrigação por ser uma mulher não judia. Além disso, ela casou-se com Boaz, um homem velho, ao invés de procurar um marido jovem, apenas porque Boaz era da família de Naomi e isto traria benefícios para sua sogra. Isto demonstra que a escolha de Ruth, de continuar com sua sogra e de se unir ao povo judeu, não envolvia nenhum interesse pessoal e material, era apenas voltado à conexão sincera e verdadeira com D'us, um ato completamente 'Lishmá'. Portanto, o Talmud quis ressaltar algo incrível: um ato tão 'Ló Lishmá' como o de Balak acabou desencadeando um incrível ato 'Lishmá' de Ruth. E é por isso que o Talmud conclui que devemos sempre fazer as Mitzvót, mesmo por motivos egoístas, pois no final nossos atos se tornarão puros.
 
Porém, há outra forma de entender o conceito de "Através do 'Ló Lishmá' virá o 'Lishmá'. Está escrito no Tanach: "Se houver um anjo sobre ele, um intercessor, um em mil, para declarar sobre um homem sua retidão, D'us é misericordioso com ele, e Ele diz: 'Salve-o de descer à cova. Eu encontrei resgate'" (Yov 33:23,24). Deste versículo nossos sábios aprendem que se uma pessoa faz uma Mitzvá que contém 999 partes ruins e apenas uma parte boa, D'us encontra salvação para a pessoa nesta única parte boa que existe na Mitzvá. Isto explica por que os Korbanót oferecidos por Balak tiveram uma consequência tão positiva, que foi a conversão de Ruth para o judaísmo de uma maneira completamente pura. E dela saíram os grandes reis de Israel, David e Shlomo, que trouxeram tanta luz ao povo judeu e ao mundo. Dentro de tanto 'Ló Lishmá' de Balak, D'us encontrou uma pequena partícula 'Lishmá', suficiente para o enorme mérito da conversão de Ruth.
 
Percebemos algo muito grandioso na Misericórdia de D'us. Aos olhos Dele, apenas uma gota de bondade vale muito. O versículo não está ensinando que D'us ignora os nossos maus atos, mas nos ensina que cada bom ato, por menor que seja, tem um incrível impacto nos mundos espirituais. E se isto se aplica a uma pequena gota de bondade dentro de muitos atos feitos com más intenções, quão valioso aos olhos de D'us é um bom ato completo, feito apenas com as melhores intenções?
 
Se pararmos para refletir sobre o comportamento misericordioso de D'us, fica para nossas vidas um incrível ensinamento. Devemos aprender de D'us a maneira de nos comportarmos em relação ao próximo. Da mesma forma que D'us é Misericordioso conosco e olha mesmo uma única parte boa dentre 999 partes ruins, assim devemos nos comportar com as outras pessoas. Todos têm defeitos e cometem erros, mas o nosso foco não deve ser nos defeitos, e sim nas qualidades, o que os outros têm de melhor, seus verdadeiros potenciais. Quem procura apenas os defeitos enxergará a vida como se ela estivesse cheia apenas de espinhos, enquanto aquele que procura as qualidades enxergará a vida como um belíssimo jardim de rosas.

Shabat Shalom

R' Efraim Birbojm

************************************************************************
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT - PARASHÁ BALAK 5777:

                   São Paulo: 17h14  Rio de Janeiro: 17h03                    Belo Horizonte: 17h10  Jerusalém: 19h13
***********************************************************************
Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima, Rachel bat Luna, Eliahu ben Esther, Moshe ben Feigue.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l, Eliezer ben Arieh z"l; Arieh ben Abraham Itzac z"l, Shmuel ben Moshe z"l, Chaia Mushka bat HaRav Avraham Meir z"l, Dvora Bacha bat Schmil Joseph Rycer z"l, Alberto ben Esther z"l, Malka Betito bat Allegra z"l.
--------------------------------------------
Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by MailChimp