sexta-feira, 30 de novembro de 2018

ENXERGANDO A MÃO DE D’US - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHAT VAIESHEV E CHANUKÁ 5779

BS"D
Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, favor entrar em contato através do e-mail efraimbirbojm@gmail.com.
ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
VÍDEO DA PARASHAT VAIESHEV

ENXERGANDO A MÃO DE D'US - PARASHAT VAIESHEV E CHANUKÁ 5779 (30 de novembro de 2018)

Avraham estava passando pelo inferno do Holocausto. Ele estava no Campo de Concentração de Bergen-Belsen, em uma parte para onde também eram enviados prisioneiros de guerra. Por isso, junto com os judeus, também havia alguns soldados russos. Avraham havia passado muitos anos de sofrimentos e privações. Os prisioneiros praticamente não recebiam comida, faziam trabalho escravo pesado desde a madrugada e eram duramente castigados por qualquer motivo banal. Não havia mais esperanças e o cheiro de morte pairava no ar.
                            
Porém, certo dia, algo diferente aconteceu. No fim da tarde, os guardas nazistas mandaram todos os prisioneiros fazerem uma fila. Sobre uma mesa eles colocaram uma grande caixa cheia de pães. Eles explicaram que os aliados estavam rapidamente se aproximando e que a guerra estava chegando ao fim. Por isso, eles estavam dispostos a dar aos prisioneiros pão e comida todos os dias se, em troca, eles dissessem aos aliados que haviam sido bem tratados. Os judeus estavam tão desesperados de fome que já não pensavam mais. Eles estavam dispostos a qualquer coisa por um pouco mais de comida.
 
Avraham esperava ansioso na fila. Porém, uma preocupação começou a invadir seu coração. Havia muitas pessoas e parecia que não havia pães suficientes. Ele começou a tremer e a suar frio com a possibilidade de ficar sem pão. Para o seu alívio, quando chegou a sua vez, ele recebeu o último pão da caixa. Mas, ao contrário do que ele pensava, a caixa vazia foi retirada da mesa e uma nova caixa, cheia de pães, foi colocada. Haveria pão para todos.
 
Avraham percebeu que a desatenção dos guardas na troca das caixas seria uma oportunidade para que ele pegasse mais um pão. Se os nazistas percebessem, certamente ele seria morto, mas sua fome era tanta que por mais um pão valia a pena o risco. Ele entrou novamente na fila, estendeu a mão e conseguiu receber mais um pão. Avraham não cabia em si de felicidade. Ele até tremia de emoção e ansiedade.
 
Enquanto caminhava feliz em direção ao seu barracão, sentiu uma mão no seu ombro e escutou uma voz dizendo "Eu vi o que você fez!". Avraham gelou, achou que era o seu fim. Porém, quando olhou para trás, viu que não era um guarda nazista, e sim um prisioneiro russo, que exigia que ele lhe desse o pão a mais que havia pegado. Mas Avraham não quis dar. O russo era tão prisioneiro quanto ele, não daria a ninguém aquele pão, que ele havia arriscado a vida para conseguir. Porém, o soldado russo chamou outro russo e, juntos, bateram em Avraham. Ferido, ele caiu no chão e achou que morreria. Percebeu então que os russos haviam roubado seus dois pães. Com os olhos cheios de lágrimas, ele olhou para o céu e disse:
 
- D'us, Você já teve tantas oportunidades para me matar nestes anos, por que não me matou? E se não me matou até agora, por que vai me matar desta maneira, na véspera da minha libertação? Por que???
 
Avraham desmaiou. Acordou no dia seguinte, com o sol no rosto. Algo estranho estava acontecendo. Nunca acordava com a luz do sol, pois os nazistas faziam questão de despertar os judeus antes do amanhecer, para que começassem cedo seu trabalho escravo. O silêncio no Campo de Concentração também era estranho. Com dificuldade e muitas dores, Avraham conseguiu se levantar. Ele percebeu que na torre de vigilância não havia guardas. Também os carros e caminhões dos nazistas tinham sumido. Era um milagre, os nazistas tinham fugido, eles estavam livres. Porém, para a sua tristeza, em todos os barracões nos quais ele entrava, se deparava com a mesma cena terrível: todos mortos.
 
Avraham então entendeu a enorme bondade que D'us havia feito com ele. Os nazistas, em um último ato de crueldade, antes de fugirem diante do avanço aliado, haviam distribuído aos prisioneiros pães envenenados. Avraham teria comido e morrido. Porém, quando o russo roubou seus pães, salvou sua vida. Naquele momento Avraham recebeu a resposta do seu questionamento e entendeu que tudo o que D'us faz é para o nosso bem.

Nesta semana lemos a Parashat Vaieshev (literalmente "E se assentou"), que conta a história de Yossef, o filho de Yaacov, que passou por muitos altos e baixos na vida. Ele foi vendido como escravo ao Egito por seus próprios irmãos. No Egito, ele subiu na vida trabalhando na casa de Potifar, um dos ministros do Faraó. Porém, falsamente acusado de ter atacado a esposa do Potifar, Yossef foi mandado para a prisão, onde ficou 12 anos. Por que D'us permitiu que Yossef, um grande Tzadik, passasse por tantas injustiças? Por que D'us não o protegeu e não o salvou das mãos daqueles que quiseram fazer mal a ele?
 
Sempre a Parashat Vaieshev é lida na época de Chanuká, a próxima Festa do calendário judaico, que começa no domingo de noite (02 de dezembro). Chanuká é a data na qual nos recordamos a grande bondade de D'us, que nos salvou da mão dos gregos, o maior império da época. Qual é a conexão entre a Parashat Vaieshev e Chanuká?
 
Além disso, nas duas festas instituídas pelos nossos sábios, Purim e Chanuká, uma reza, chamada "Al Hanissim" foi acrescentada na Amidá. Porém, há algumas diferenças entre o Al Hanissim recitado em Purim e o recitado em Chanuká. Por exemplo, em Chanuká falamos "Veatá Berachamecha Harabim Amadta Lachem Beet Tzaratam" (E Você, em Sua grande misericórdia, se levantou por eles no momento de sofrimento). Porém, em Purim este trecho não é mencionado. Por que está diferença?
 
O Rav Chaim Kanievsky shlita responde esta pergunta mencionando uma impressionante história trazida no Talmud (Sucá 56b), sobre uma mulher judia chamada Miriam bat Bilga, da família dos Cohanim, que se surpreendeu com a música e com a cultura grega. Mas o que mais a surpreendeu foi ver que os gregos faziam o que queriam. Eles fizeram decretos proibindo os judeus de cumprirem as Mitzvót e condenavam à morte aqueles que cumpriam o Shabat, estudavam Torá ou faziam Brit Milá, e ninguém podia impedi-los. Após ver tantas injustiças acontecendo, Miriam bat Bilga se revoltou contra D'us, traiu seu povo e se casou com um oficial grego. Quando os gregos finalmente conseguiram conquistar o Beit HaMikdash, ela entrou calçando suas sandálias, um grande desrespeito com a santidade do Templo, já que todos deviam tirar o sapato antes de entrar lá. Ela se dirigiu ao Mizbeach, o altar onde eram oferecidos os Korbanót (sacrifícios) e chutou o altar. Ela então olhou com desprezo para o Mizbeach e disse: "Lukus, Lukus (que em grego significa "lobo"), até quando você vai acabar com o dinheiro do povo judeu e não vai se levantar para protegê-lo no momento de sofrimento e necessidade?".
 
Por que Miriam bat Bilga comparou o altar de sacrifícios a um lobo? Pois da mesma forma que o lobo consome as ovelhas e não traz nenhum benefício, assim também o altar "consumia" os Korbanót sem trazer nenhum benefício ao povo judeu quando eles mais precisavam. Qual foi o problema de Miriam bat Bilga? Ela não teve a paciência para esperar. O fato de ela estar inconformada com os sofrimentos do povo judeu e a aparente injustiça com os Tzadikim é compreensível. Porém, se ela tivesse confiado em D'us, teria visto um milagre gigantesco acontecendo, quando 13 Chashmonaim, que eram Cohanim (sacerdotes), se levantaram contra a dominação grega. O milagre não foi apenas a quantidade de pessoas que conseguiram derrotar o maior exército da época, bem equipado e bem treinado. Eles eram Cohanim, pessoas que não participavam do exército, que não sabiam nem mesmo segurar uma arma. Estes 13 homens saíram para a guerra e venceram. Com qual mérito eles venceram? O mérito dos Korbanót que haviam sido oferecidos no Mizbeach. D'us estava apenas aguardando o momento certo para usar aqueles méritos em prol do povo judeu.
 
Quando D'us abençoou Avraham, Ele disse: "Farei seus descendentes como a areia da praia" (Bereshit 32:13). Por que D'us comparou o povo judeu à areia da praia, que aparentemente é algo sem valor? Pois desde a criação do mundo, e a cada instante, grandes ondas se formam no mar. Elas se propagam em direção à terra com força e velocidade. Poderosas ondas, com mais de 10 metros de altura, assustadoras, vão ameaçadoramente em direção aos edifícios. Parece que vão destruir tudo, nada pode deter estas poderosas ondas. Porém, o que ocorre na prática? As ondas "morrem na praia". Elas vão perdendo a força lentamente, até que chegam mansas e sem força. Mas quem conseguiu frear a força descomunal destas ondas? Aqueles pequenos e insignificantes grãos de areia. Esta era a Brachá que D'us estava dando ao povo judeu. Muitos impérios iriam se levantar contra o povo judeu, tentando destruí-lo. Porém, mesmo sendo impérios poderosos, que conquistam o mundo inteiro, não poderiam vencer o povo judeu. Os grandes impérios que tentaram nos exterminar estão nos museus e nos livros de história, mas nós continuamos aqui.
 
Porém, atualmente, que não temos mais os Korbanót, qual é o mérito que nos protege? Explica o Rav Shlomo Levinstein shlita que alguém que fez Teshuvá e precisou abrir mão de muitos prazeres, e algumas vezes precisou até mesmo se afastar dos antigos amigos, oferece para D'us Korbanót todos os dias. Alguém que se dedica a estudar Torá o dia inteiro, mesmo recebendo um salário que mal sustenta sua família, também está oferecendo Korbanót. Uma mulher que gostou muito de uma roupa, mas que não compra porque não é suficientemente recatada, mesmo que as amigas se vestem desta maneira, está oferecendo Korbanót. Estes são os Korbanót dos nossos dias. D'us vê todos os nossos Korbanót e eles são guardados, para o nosso benefício e para o benefício de todo o povo judeu.
 
É isto o que nos ensina David HaMelech: "Feliz é a pessoa que não andou no caminho dos Reshaim" (Tehilim 1:1). Por que está escrito "que não andou", e não "que não anda"? Pois no momento em que fazemos as escolhas corretas, quando oferecemos nossos "Korbanót", nem sempre vemos os resultados imediatamente. Muitas vezes, somente muitos anos depois, quando as escolhas corretas fazem a diferença em nossas vidas, então olhamos para trás e agradeceremos pela força de não termos ido no caminho dos Reshaim.
 
Em Chanuká dizemos "Amadta Lachem Beet Tzaratam", pois esta é a resposta da pergunta de Miriam bat Bilga. É o reconhecimento de que cada Korban fez diferença, só foi necessário um pouco de paciência para enxergar. Esta também é a conexão com a Parashat Vaieshev. Yossef passou por muitas dificuldades, mas terminou se tornando o vice rei do Egito e salvou toda a sua família de uma terrível fome. D'us estava apenas semeando as bondades futuras ao povo judeu. Yossef, o Tzadik, confiava em D'us e sempre teve a paciência para esperar os bons frutos. Que em Chanuká possamos resgatar a nossa Emuná completa em D'us e ajudar a trazer mais luz para o mundo inteiro.

SHABAT SHALOM

R' Efraim Birbojm

***********************************************
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT - PARASHAT VAIESHEV 5779:

São Paulo: 19h19  Rio de Janeiro: 19h04  Belo Horizonte: 19h00  Jerusalém: 16h00
*****************************************
Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima, Rachel bat Luna, Eliahu ben Esther, Moshe ben Feigue, Laila bat Sara, Chana Mirel bat Feigue, Eliezer ben Shoshana.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l, Eliezer ben Arieh z"l; Arieh ben Abraham Itzac z"l, Shmuel ben Moshe z"l, Chaia Mushka bat HaRav Avraham Meir z"l, Dvora Bacha bat Schmil Joseph Rycer z"l, Alberto ben Esther z"l, Malka Betito bat Allegra z"l, Shlomo ben Salha z"l.
--------------------------------------------
Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat, favor mandar um E-mail para efraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp