sexta-feira, 2 de outubro de 2015

A ALEGRIA DA TORÁ - SHABAT SHALOM M@IL - SHEMINI ATSERET, VEZÓT HABRACHÁ E SIMCHÁ TORÁ 5776

ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
BS"D

A ALEGRIA DA TORÁ - SHEMINI ATSERET, VEZÓT HABRACHÁ E SIMCHAT TORÁ 5776 (02 de outubro de 2015)

Você já se perguntou o que aconteceria se tratássemos a Torá como tratamos o nosso celular?

Se a carregássemos o dia inteiro em nossas bolsas ou bolsos?
Se abríssemos para dar uma olhada várias vezes ao dia, o dia inteiro?
Se fosse a última coisa que checamos antes de dormir?
Se voltássemos para buscá-la quando percebemos que a esquecemos em casa?
Se a usássemos para receber mensagens?
Se a tratássemos como se não pudéssemos mais viver nem um único dia sem ela?
Se a déssemos como um presente especial aos nossos filhos?
Se sempre a levássemos, e usássemos, quando viajamos?
Se sempre pensássemos em usa-la em caso de emergência?
 
Porém, diferente do nosso telefone celular, não precisaríamos nos preocupar com a Torá, pois ela nunca se desconecta, numa fica fora de serviço e nunca fica sem bateria. E o melhor de tudo é que com a Torá nunca há nenhuma chamada perdida...
 
Esta reflexão nos ajuda a pensar: onde estão as nossas prioridades? 

************************************************** 

Este Shabat coincide com a festa de Sucót, e por isso não é lida a Parashat semanal, e sim um trecho especial relacionado com Sucót. E no Domingo de noite (04 de outubro) começa a festa de Shemini Atseret, que apesar de vir logo após Sucót, é uma festa independente, que representa o imenso amor que D'us sente pelo povo judeu. Este amor pode ser percebido através de um detalhe interessante: durante os 7 dias de Sucót eram oferecidos 70 Korbanót (sacrifícios), enquanto em Shemini Atseret apenas um Korban era oferecido. Por que esta diferença tão gritante?
 
O Rav Yaacov Kranz zt"l (Bielorrúsia, 1740 - Polônia, 1804), mais conhecido como Maguid MiDuvno, responde utilizando um Mashal (parábola). Ele explica que a diferença entre os Korbanót se compara a um homem muito rico, com muitos enteados e filhos, que precisou fazer uma longa viagem. Durante o tempo em que esteve longe, ele fez questão de comprar muitos presentes. Mas quando voltou para casa, deu aos seus enteados muitos presentes, enquanto para seus próprios filhos ele deu apenas algumas lembrancinhas. Quando questionado sobre sua atitude, ele explicou que para deixar seus enteados felizes era necessário muitos presentes, mas seus filhos já estavam tão felizes com a sua volta que não era necessário mais do que algumas lembrancinhas para alegrá-los. O mesmo conceito de aplica em relação aos Korbanót. Durante Sucót, os Korbanót eram oferecidos em nome de todas as nações do mundo, não apenas em nome do povo judeu, como se fosse uma grande confraternização universal. Mas em Shemini Atseret é como se D'us pedisse mais um dia de festa, mas desta vez a sós com o povo judeu. Para o povo judeu a felicidade da proximidade de D'us já é algo tão grande e especial que não é mais necessário uma grande quantidade de Korbanót para nos alegrar.
 
E foi justamente por causa desta alegria de nos sentirmos próximos de D'us que nossos sábios fixaram a festa de Simchá Torá junto com Shemini Atseret (fora de Israel, que são dois dias de festa, Simchá Torá é comemorada apenas no 2º dia). Em Simchá Torá foi fixado o término do ciclo de leitura da Torá, sendo lida a última Parashat, Vezót HaBrachá, que traz as Brachót (Bençãos) dadas por Moshé para cada uma das tribos de Israel antes de sua morte. Imediatamente após o termino da Torá nós a recomeçamos, lendo os versículos iniciais da Parashat Bereshit, que descrevem a criação do mundo.
 
Em Simchá Torá comemoramos por termos completado um ciclo completo de leitura da Torá e pelo seu recomeço. Costumamos cantar e dançar abraçados com o Sefer Torá, expressando nossa alegria por termos recebido de D'us a Torá e pela oportunidade de podermos estudar e aprender seus incríveis ensinamentos. Damos sete voltas em torno da "Bimá", o lugar onde o Sefer Torá é lido, que normalmente fica bem no centro da sinagoga. Assim demonstramos que a Torá está no centro das nossas vidas.
Mas não é apenas de hoje que a Torá está no centro de nossas vidas. Desde quando estávamos no deserto, o povo viajava de maneira organizada, dividido em tribos, e o Mishkan (Templo Móvel) viajava no centro. No Mishkan havia o "Aron Hakodesh", a Arca Sagrada na qual estavam guardadas as Tábuas com os 10 Mandamentos entregues por D'us ao povo judeu no Monte Sinai. Além do Aron Hakodesh, no Mishkan havia alguns outros utensílios, como a "Menorá" de ouro, a "Shulchan" (mesa de ouro, onde eram colocadas 12 Chalót de oferenda para D'us) e o "Ktoret" (altar onde eram oferecidos incensos).
 
Porém, há diferenças interessantes entre o Aron Hakodesh e os outros utensílios, que nos ensinam importantes lições sobre o nosso relacionamento com a Torá. Por exemplo, na construção da Shulchan está escrito: "E você deve fazer uma mesa" (Shemot 25:23), e na construção da Menorá está escrito: "E você deve fazer a Menorá de ouro puro" (Shemot 25:31). Mas em relação ao Aron Hakodesh há uma mudança na linguagem: "E eles devem fazer a Arca" (Shemot 25:10). Enquanto o comando da construção dos outros utensílios foi dirigido diretamente a Moshé, aparentemente o comando da construção do Aron Hakodesh foi dirigido ao povo inteiro.
 
Havia também uma diferença no transporte dos utensílios. Durante as viagens no deserto, todas as partes do Mishkan precisavam ser carregadas. D'us ordenou que fossem feitas argolas nos utensílios, e por dentro das argolas eram passadas barras revestidas de ouro. Eram estas barras que sustentavam os utensílios do Mishkan durante seu transporte. Mas isto só ocorria quando o povo judeu viajava, pois quando o povo acampava e os utensílios repousavam, as barras eram retiradas das argolas. Porém, em relação ao Aron Hakodesh está escrito: "Nas argolas do Aron devem estar as barras, elas não devem ser removidas dali" (Shemot 25:15). Por que estas diferenças e o que elas nos ensinam?
 
Explica o Sefer HaChinuch (Mitzva 96) que o motivo desta proibição de retirar as barras do Aron Hakodesh está no fato do Aron, que continha as Tábuas com os 10 Mandamentos, representar a Torá. A Torá é o centro das nossas vidas, é o que temos de mais valioso. Nós temos a obrigação de tratar a Torá com todo o respeito e honra possíveis. Caso surgisse alguma necessidade de mover o Aron HaKodesh rapidamente, na pressa as pessoas poderiam esquecer de checar se as barras estavam bem encaixadas, causando o risco do Aron Hakodesh cair. Em uma demonstração de muito respeito, as barras do Aron Hakodesh deveriam ficar fixas o tempo inteiro nas argolas. Isto nos ensina o quanto devemos nos preocupar em respeitar e honrar a nossa Torá.
 
Além disso, ensina o Midrash (parte da Torá Oral) que quando D'us comandou ao povo inteiro a construção do Aron HaKodesh, é como se Ele estivesse dizendo para Moshé: "Os outros utensílios você construirá, mas o Aron Hakodesh deixe que o povo inteiro participe, para que todos possam ter parte no mérito da Torá". Como o Aron representa a Torá, sua construção foi dada para todo o povo, para que todos também tivessem uma parte na Torá e pudessem se dedicar ao seu estudo e aprofundamento.
 
Portanto, do Aron HaKodesh aprendemos duas lições importantes, para Simchá Torá e para nossas vidas: a primeira lição é que precisamos entender que a Torá é um presente incrível de D'us, algo de valor inestimável, mas que está ao alcance de todos. A segunda lição é que todos os nossos atos em relação à Tora devem ser de respeito e veneração. As viagens do Aron HaKodesh nos ensinam que devemos levar a Torá para todos os lugares para onde formos, porém sempre garantindo que ela será sempre querida e protegida, não importando onde estivermos e o que estivermos fazendo. A Torá não deve estar guardada apenas na sinagoga, ela deve fazer parte da nossa vida, do nosso cotidiano.
 
Em Simchá Tora temos a incrível oportunidade de dançar com o Sefer Torá. Mesmo aqueles que ainda não se dedicam ao estudo da Torá, neste dia podem ter a oportunidade de se ocupar com ela, da mesma maneira que todo o povo se ocupou com a construção do Aron Hakodesh. Abraçamos o Sefer Torá e o seguramos com carinho e respeito, demonstrando nossa alegria e nosso amor. Uma dança que durará por toda a eternidade.
 
Que Simchá Torá possa nos inspirar e nos ajudar a levar os ensinamentos da nossa sagrada Torá para o nosso cotidiano, para que possamos deixar a Torá nos transformar, a cada dia, em pessoas melhores.
 
SHABAT SHALOM e CHAG SAMEACH
 
Rav Efraim Birbojm 

************************************************************************
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT:

                   São Paulo: 17h45  Rio de Janeiro: 17h32                     Belo Horizonte: 17h33  Jerusalém: 17h48
***********************************************************************
Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima, Rachel bat Luna, Avraham ben Chana, Bentzion ben Chana, Ester bat Rivka, Rena bat Salk, Duvid ben Rachel, Chaia Lib bat Michle, Michle bat Enque, Miriam Tzura bat Ite, Fanny bat Vich, Zeev Shalom ben Sara Dvorah, Pece bat Geni, Salomão ben Sara, Tamara bat Shoshana, Yolanda bat Sophie, Chai Shlomo ben Sara, Eliezer ben Esther, Lea bat Sara, Debora Chaia bat Gueula, Felix ben Shoshana, Moises Ferez ben Sara, Zelda bat Sheva, Yaacov Zalman bat Tzivia, Yitzchak ben Dinah, Celde bat Lea, Geni bat Ester, Lea bat Simi, Ruth bat Messoda, Yaacov ben Ália, Chava bat Sara, Moshe David ben Chaia Rivka, Levi Itzchak ben Reizel, Lulu Chana bat Rachel, Haia Yona bat Sara, Shulem ben Chaia Sara, Daniel ben Yonit, Chai bat Rivka, Nitzchia bat Yafa.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Avraham ben Ytzchak, Joyce bat Ivonne, Feiga bat Guedalia, Chana bat Dov, Kalo (Korin) bat Sinyoru (Eugeni), Leica bat Rivka, Guershon Yossef ben Pinchas; Dovid ben Eliezer, Reizel bat Beile Zelde, Yossef ben Levi, Eliezer ben Mendel, Menachem Mendel ben Myriam, Ytzhak ben Avraham, Mordechai ben Schmuel, Feigue bat Ida, Sara bat Rachel, Perla bat Chana, Moshé (Maurício) ben Leon, Reizel bat Chaya Sarah Breindl; Hylel ben Shmuel; David ben Bentzion Dov, Yacov ben Dvora; Moussa HaCohen ben Gamilla, Naum ben Tube (Tereza); Naum ben Usher Zelig; Laia bat Morkdka Nuchym; Rachel bat Lulu; Yaacov ben Zequie; Moshe Chaim ben Linda; Mordechai ben Avraham; Chaim ben Rachel; Beila bat Yacov; Itzchak ben Abe; Eliezer ben Arieh; Yaacov ben Sara, Mazal bat Dvóra, Pinchas Ben Chaia, Messoda (Mercedes) bat Orovida, Avraham ben Simchá, Bela bat Moshe, Moshe Leib ben Isser, Miriam bat Tzvi, Moises ben Victoria, Adela bat Estrella, Avraham Alberto ben Adela, Judith bat Miriam, Sara bat Efraim, Shirley bat Adolpho, Hunne ben Chaim, Zacharia ben Ytzchak, Aharon bem Chaim, Taube bat Avraham, Yaacok Yehuda ben Schepsl, Dvoire bat Moshé, Shalom ben Messod, Yossef Chaim ben Avraham, Tzvi ben Baruch, Gitl bat Abraham, Akiva ben Mordechai, Refael Mordechai ben Leon (Yehudá), Moshe ben Arie, Chaike bat Itzhak, Viki bat Moshe, Dvora bat Moshé, Chaya Perl bat Ethel, Beila Masha bat Moshe Ela, Sheitl bas Iudl, Boruch Zindel ben Herchel Tzvi, Moshe Ela ben Avraham, Chaia Sara bat Avraham, Ester bat Baruch, Baruch ben Tzvi, Renée bat Pauline, Menia bat Toube, Avraham ben Yossef, Zelda bat Mechel, Pinchas Elyahu ben Yaakov, Shoshana bat Chaskiel David, Ricardo ben Diana, Chasse bat Eliyahu Nissim, Reizel bat Eliyahu Nissim, Yossef Shalom ben Chaia Musha, Amelia bat Yacov, Chana bat Cheina, Shaul ben Yoshua, Milton ben Sami, Maria bat Srul, Yehoshua Reuven ben Moshe Eliezer, Chaia Michele bat Eni, Arie Leib ben Itschak, Chaia Ruchel bat Tsine, Malka bat Sara, Penina bat Moshe, Schmuel ben Beniamin, Chaim ben Moshe Leib, Avraham ben Meir, Shimshon ben Baruch, Yafa bat Salha, Baruch ben Yaacov, Sarita bat Miriam, Michael Ezra ben Esther, Clarice Chaia bat Israel, Moshe ben Yaacov, Dov ben Michel, Alberto ben Michel, Malaka bat Chalom, Ita bat Avraham, Meir ben Avraham, Miriam bat Iechiel, Avraham ben Meir, Shirley Mary bat Avraham Israel.
--------------------------------------------
Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2014 All rights reserved.

Our mailing address is:
efraimbirbojm@gmail.com

unsubscribe from this list    update subscription preferences 






This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by MailChimp