quinta-feira, 7 de junho de 2018

TIRANDO A SUJEIRA DE CASA - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHAT SHELACH LECHÁ 5778 






BS"D

Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, favor entrar em contato através do email efraimbirbojm@gmail.com.

ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF

BLOG
BLOG

INSCREVA-SE
INSCREVA-SE

Vídeo da Parashat Shelach Lechá

TIRANDO A SUJEIRA DE CASA - PARASHAT SHELACH LECHÁ 5778 (08 de junho de 2018)
"Alberto morava em uma cidade que, após muitos dias contínuos de chuva, passou por um enorme alagamento. A água, misturada com muito barro, entrou na maioria das casas da cidade, causando muitos estragos. Todos os que moravam na cidade precisaram sair às pressas e só puderam retornar quando as águas haviam baixado.

Quando Alberto entrou em casa, quase desmaiou. Todos os seus móveis caros e chiques estavam arruinados. Apesar de não haver mais água na casa, a lama havia manchado tudo. Desesperado, ele jogou todos os móveis manchados fora e comprou novos. Porém, mesmo quando os novos móveis chegaram, a casa não voltou à mesma beleza anterior e ele não sabia mais o que fazer. Quando um amigo veio visitá-lo, Alberto desabafou:

- Não sei o que acontece. Desde aquela enchente minha casa não foi mais a mesma. Já troquei todos os móveis, mas parece que a casa continua ainda com um aspecto feio...

O amigo deu uma sonora gargalhada e explicou:

- Querido Alberto, acho que você não entendeu o problema. Você percebeu a quantidade de lama que ainda está na sua casa? Não adianta você trocar os móveis e colocar peças caríssimas enquanto você não limpar toda esta lama que ficou acumulada. Enquanto esta lama estiver aqui, ela estará sempre ofuscando o brilho dos seus móveis maravilhosos"

Explica o Chafetz Chaim que o mesmo ocorre em nossas vidas. As Mitzvót se comparam com móveis caros e chiques. Porém, enquanto nossos pensamentos não estiverem envolvidos em pureza, nossas Mitzvót serão como móveis lindos em uma sala cheia de lama.

Nesta semana lemos a Parashat Shelach Lechá (literalmente "Envie para você"), que começa descrevendo o terrível erro dos Meraglim (espiões), que foram espionar a Terra de Israel e voltaram com notícias negativas, falando mal da terra e decididos que não era possível conquista-la. O povo se desesperou e chorou, causando com que D'us ficasse furioso. Ele já havia prometido dar a Terra de Israel ao povo judeu desde Avraham e havia garantido que aquela era uma terra muito boa, a terra onde fluía o leite e o mel. Por isso, D'us decretou que aquela geração inteira, que havia perdido sua Emuná (fé), não teria mais o mérito de entrar em Israel.

No final da Parashat, a Torá traz o último parágrafo que compõe o "Shemá Israel", uma das nossas maiores expressões de Emuná de que D'us é Um e que tudo está nas Suas mãos. Porém, se prestarmos atenção nas palavras do Shemá Israel, há algo que nos chama a atenção, pois está escrito: "E vocês se lembrarão de todas as Mitzvót de D'us e as cumprirão. E não sigam atrás dos seus corações e atrás dos seus olhos" (Bamidbar 15:39). Logo no versículo seguinte a Torá repete exatamente as mesmas informações, como está escrito: "Para que vocês se lembrem e cumpram todas as Minhas Mitzvót e sejam sagrados para D'us" (Bamidbar 15:40). Por que a Torá precisou repetiu as mesmas informações?

Explica o Rav Israel Meir HaCohen (Bielorússia, 1838 - Polônia, 1933), mais conhecido como Chafetz Chaim, que a Torá está nos revelando algo muito profundo. Muitos pensam que, para uma pessoa ser completa, tudo o que ela necessita é cumprir as Mitzvót da Torá, pois o cumprimento das Mitzvót a leva automaticamente ao nível de "sejam sagrados". Porém, com estes versículos a Torá está nos ensinando que isto não é verdade. Apesar de as Mitzvót certamente aumentarem a nossa conexão espiritual, uma pessoa não consegue ser completa e chegar nos maiores níveis de santidade a não ser que duas condições sejam preenchidas, que estão presentes na continuação do versículo: "Não siga atrás dos seus corações e atrás dos seus olhos".

O Midrash (parte da Torá Oral) nos ensina que "atrás dos seus corações" se refere à heresia, enquanto "atrás dos seus olhos" se refere à promiscuidade. Isto significa que, mesmo que uma pessoa cumpra toda a Torá, para que as Mitzvót possam adquirir seu brilho verdadeiro, ainda é necessário preencher duas condições: a primeira é a pessoa se afastar das heresias, que inclui qualquer tipo de pensamento que contradiz os ensinamentos e fundamentos da Torá. A heresia inclui também qualquer pensamento que vá contra a Emuná completa de que D'us é Um e tem controle sobre todo o Universo com Supervisão Particular. Outra condição é a pessoa se santificar através do controle dos desejos físicos. O autocontrole, não apenas no que é proibido, mas até mesmo no que é permitido, vai nos elevando, nos purificando e nos transformando em pessoas com alto nível de santidade. Uma pessoa que come coisas gostosas, mas que sabe impor limites para os seus desejos, que sabe algumas vezes dizer "não" mesmo para o que é permitido, causa uma enorme purificação em sua alma e em seu corpo. Nossos olhos são a abertura para o Yetser Hará (má inclinação) e é por isso que a Torá nos adverte a termos cuidado com o que olhamos, pois nossos olhos fazem com que os desejos despertem dentro de nós e muitas vezes se tornem incontroláveis.

A importância de nos santificarmos nos pensamentos e nos olhos foi ressaltado pela ordem na qual os versículos foram escritos na Torá. Primeiro a Torá escreveu "E vocês se lembrarão de todas as Mitzvót de D'us e as cumprirão". Porém, a Torá não fica satisfeita com isto e acrescenta "E não siga atrás dos seus corações e atrás dos seus olhos". Somente então a pessoa pode alcançar o mérito de "e sejam sagrados para D'us". Isto significa que, apenas quando a pessoa alcançar a pureza, através do cuidado com seus pensamentos e seus olhos, então ela terá o grande mérito de, junto com o cumprimento das Mitzvót, ser sagrado diante de D'us, conforme mencionamos no início de todas as Brachót (bênçãos) que pronunciamos "Asher Kideshanu BeMitzvotav VeTzivanu" (Que nos santificou com suas Mitzvót e nos comandou).

Porém, ao contrário, se a pessoa segue atrás de seu coração e dos seus olhos, não serão suficientes nem todas as Mitzvót para santificá-la completamente, conforme nos ensinou o profeta: "Passem o arado no campo e não
semeiem[e1]  sobre os espinhos" (Yirmiahu 4:3). Se alguém planta sobre um terreno que não foi previamente limpo de espinhos e ervas daninhas, então a produção crescerá junto com "concorrentes", que competirão pelos nutrientes do solo. A consequência é que os produtos que nascem deste solo, além de estarem misturados com ervas daninhas e espinhos indesejáveis, não terão a mesma qualidade e vitalidade. Por isso, quando alguém vai plantar, o primeiro trabalho é arar o campo, pois assim é possível eliminar pela raiz todos os espinhos e ervas daninhas. Desta maneira, com o terreno completamente limpo, podemos fazer com que a plantação cresça bonita e saudável, livre de qualquer influência negativa. Os nossos maus pensamentos e a busca descontrolada pelo preenchimento dos nossos desejos materiais são como uma lama que mancha a nossa casa, enquanto as Mitzvót são como móveis caros e chiques. Sem santidade, nossos atos ficam imersos em um terrível mar de lama, que certamente ofusca o brilho das Mitzvót que fazemos.

Isto também está indicado em um interessante detalhe dos versículos do Shemá Israel. Inicialmente a Torá escreve a mensagem "Lembrem-se das Mitzvót de D'us". O termo "Mitzvót de D'us" está associado apenas à linguagem "lembrem-se", isto é, à lembrança das Mitzvót, e não à sua execução. O motivo é que o primeiro versículo se refere a uma pessoa que ainda encontra-se em um estágio no qual não conseguiu chegar na pureza de pensamentos no cumprimento das Mitzvót para que sejam consideradas "Mitzvót de D'us". Somente depois de um trabalho espiritual de purificação, através do "não sigam atrás dos seus corações e atrás dos seus olhos" é que a Torá diz "e cumpram todas as Minhas Mitzvót". Somente neste segundo nível, no qual o cumprimento das Mitzvót ocorre em um nível de total santidade, então é considerado que nossos atos são o cumprimento das Mitzvót de D'us, e isto nos levará ao nível de "sejam sagrados".

Apesar deste ensinamento da Torá ser extremamente importante e profundo, ressaltando a importância de purificarmos nossos pensamentos e nossos olhos, precisamos tomar cuidado para que isto não cause um efeito inverso sobre nós, isto é, não nos desanime. É muito difícil viver uma vida na qual estamos o tempo todo imersos em santidade, conseguindo guardar nossos pensamentos e nossos olhos de tudo o que nos impurifica. Porém, não devemos desanimar nem desistir de chegarmos em níveis mais altos. Nossos sábios ensinam uma importante regra: "Todo aquele que vem se purificar, o ajudam". Isto significa que, mesmo para aqueles que ainda não atingiram este nível de santidade em seus pensamentos, se eles desejarem de verdade retirar os maus pensamentos de seu coração, certamente serão ajudados pelos Céus.

Portanto, mesmo não estando em níveis elevados de santidade, mesmo não conseguindo cumprir as Mitzvót em um estado de pureza completa, devemos continuar cumprindo as Mitzvót de qualquer maneira. Sobre isto ensinam os nossos sábios: "A pessoa deve sempre cumprir as Mitzvót da Torá, mesmo que não sejam com as intenções corretas, pois através das intenções não corretas virá a intenção correta". A santidade da Torá nos auxiliará a cumprirmos as Mitzvót e a estudarmos Torá com as intenções corretas, nos possibilitando continuar o nosso crescimento, para que um dia possamos chegar à perfeição de "sejam sagrados".
Shabat Shalom

R' Efraim Birbojm
***********************************************
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT - PARASHAT SHELACH LECHÁ 5778:

São Paulo: 17h07  Rio de Janeiro: 16h56  Belo Horizonte: 17h04  Jerusalém: 19h08
*****************************************

Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima, Rachel bat Luna, Eliahu ben Esther, Moshe ben Feigue, Laila bat Sara.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.

Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.

Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l, Eliezer ben Arieh z"l; Arieh ben Abraham Itzac z"l, Shmuel ben Moshe z"l, Chaia Mushka bat HaRav Avraham Meir z"l, Dvora Bacha bat Schmil Joseph Rycer z"l, Alberto ben Esther z"l, Malka Betito bat Allegra z"l.
--------------------------------------------
Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com

(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).


Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by MailChimp