sexta-feira, 28 de setembro de 2012

SHABAT SHALOM M@IL - PARASHÁ HAAZINU E SUCÓT 5773

BS"D

PEQUENOS VASOS VALIOSOS - PARASHÁ HAAZINU E SUCÓT 5773 (28 de setembro de 2012)

"Gabriel era um homem muito piedoso e cuidadoso com a observância das Mitzvót. Mas ele era tão pobre que não tinha dinheiro nem mesmo para comprar uma bacia e uma caneca para lavar suas mãos quando acordava de manhã. Certa noite, Gabriel sonhou que D'us havia se comovido com a sua pobreza extrema e o havia presenteado com uma bacia e uma caneca. Quando Gabriel acordou de manhã, viu que no chão, ao lado de sua cama, estavam a bacia e a caneca com os quais ele havia sonhado. Não tinha sido um sonho, D'us realmente havia lhe dado um presente, e ele apreciou muito.

Então algo incrível aconteceu, pois a partir daquele dia a sorte de Gabriel mudou. Ele enriqueceu e logo decidiu fazer uma enorme reforma em sua casa. Quando o serviço estava terminando, Gabriel foi supervisionar o trabalho e percebeu que a caneca e a bacia haviam desaparecido. Ele ordenou aos trabalhadores que parassem tudo e não continuassem até que aqueles objetos fossem encontrados. Após muita procura, eles finalmente encontraram, mas ficaram perplexos. Eles acharam que se tratava de algo muito valioso, feito de ouro ou prata, de valor inestimável. Mas quando encontraram a caneca e a bacia, e viram que eram feitas de um metal barato, algo que poderia ser encontrado em qualquer camelô, não entenderam por que o homem havia ficado tão angustiado com a perda. Gabriel então explicou:

- Se D'us pessoalmente tivesse dado algo a vocês de presente, vocês não considerariam este o objeto mais valioso de suas casas?"

Assim se comportam os Tzadikim (Justos). Eles valorizam tudo o que possuem, pois sabem que cada coisa que têm na vida é um presente que receberam diretamente de D'us. Por isso não desprezam nada.

********************************************

Neste Shabat lemos a Parashá Haazinu, um cântico entoado por Moshé que expressa o reconhecimento da harmonia da Criação. E no domingo de noite (30/09) começa a festa de Sucót, também conhecida como "Zman Simchateinu" (O tempo da nossa alegria). Por uma semana comemos e dormimos na Sucá, uma habitação temporária e desprotegida até mesmo das intempéries, coberta apenas por bambus, galhos e folhas. Qual é a essência desta festa tão especial que, como o nome já indica, nos ensina a verdadeira fonte da felicidade?

Explica o Tur Shulchan Aruch (Orach Chaim 417) que os "Shalosh Regalim" (Pessach, Shavuót e Sucót) correspondem aos nossos três patriarcas, Avraham, Yitzchak e Yaacov. O Tur continua e explica que a festa de Sucót corresponde ao patriarca Yaacov, pois assim está escrito no versículo: "E para o seu gado ele (Yaacov) construiu "Sucót" (cabanas)" (Bereshit 33:17). Mas será que esta é a única conexão entre Yaacov e a festa de Sucót?

Para enxergar a verdadeira conexão, é preciso entender o contexto do versículo trazido pelo Tur Shulchan Aruch. No primeiro livro da Torá, Bereshit, está descrito o difícil relacionamento de Yaacov com seu irmão Essav. Embora Essav tivesse vendido a sua primogenitura para Yaacov, ele ficou furioso ao saber que Yaacov havia recebida a Brachá (Benção) de primogenitura em seu lugar, obrigando Yaacov a fugir para salvar sua vida. Mais de 30 anos depois, no caminho de volta para casa, Yaacov foi atacado pelo anjo da guarda de Essav. Apesar de sair ferido, Yaacov venceu a luta com o anjo. Depois disso, com muita apreensão, Yaacov encontrou-se com Essav, mas saiu deste encontro ileso. Então cada irmão seguiu seu caminho, e assim diz o versículo sobre Yaacov: "E Yaacov viajou para Sucót, e construiu para ele uma casa, e para o seu gado ele fez cabanas (Sucót). E por isso chamou o nome do lugar de 'Sucót' " (Bereshit 33:17).

O Talmud (Chulin 91a) descreve que Yaacov estava sozinho quando foi atacado pelo anjo da guarda de Essav. Por que, se ele estava viajando com toda a família? Pois ele lembrou-se que havia esquecido no local do acampamento anterior alguns pequenos utensílios e voltou sozinho para buscar. Eram pequenos vasos, de pouco valor monetário, mas Yaacov dava muito valor às suas posses. O Talmud aprende do ato de Yaacov que para os Tzadikim (Justos), seu dinheiro é mais querido do que seu corpo. Mas este ensinamento do Talmud nos deixa um grande questionamento: por que Yaacov, e todos os Tzadikim, acham suas posses tão preciosas? Eles não deveriam dar mais valor à espiritualidade do que aos bens materiais?

A resposta está na continuação da explicação do Talmud: "Eles (os Tzadikim) não estendem sua mão para roubar". Explica o Rav Chaim Vital que os Tzadikim apreciam cada pequeno objeto que possuem, cada centavo que ganham, não pelo valor intrínseco dos objetos e do dinheiro, mas porque sabem que foi D'us quem deu para eles, para que possam utilizar para cumprir seu trabalho espiritual no mundo. Os Tzadikim não roubam, eles não querem utilizar nada do que D'us não deu para eles. Por isso eles valorizam cada pequena coisa com as quais D'us os abençoou, pois eles sabem que podem utilizá-las para cumprir as Mitzvót da Torá. Eles valorizam cada centavo que recebem, pois sabem que é um verdadeiro presente entregue pessoalmente por D'us.

Sucót é a festa na qual nós abandonamos o conforto de nossas casas e passamos a semana na Sucá, uma moradia temporária. E da mesma forma que a Sucá é uma moradia temporária, devemos nos lembrar que nossa vida neste mundo material é apenas temporária e provisória. E mais do que isso, da mesma maneira que D'us nos fez habitar em Sucót no deserto e nos proveu de tudo o que necessitávamos, assim também Ele provê tudo o que é necessário para nossas vidas.

Mas por que o versículo diz que Yaacov construiu Sucót (cabanas) para seu gado, isto é, suas posses, mas para si ele construiu uma casa? Explica o Targum Yonatan que o versículo não está falando literalmente sobre uma casa, e sim sobre uma "casa de estudos" (Beit Midrash). Isto demonstra que Yaacov tinha muita claridade de seu papel no mundo. Ele valorizava suas posses pelos motivos corretos, não utilizava seu dinheiro em coisas passageiras, investia em coisas permanentes, como na construção de uma casa de estudo de Torá. Já as suas posses temporárias ele guardava em Sucót, cabanas temporárias.

Este é o propósito da nossa Sucá. Ela deve nos ensinar a mesma lição que aprendemos com Yaacov. Nós devemos ter claridade sobre nosso propósito neste mundo material passageiro. Nós devemos ter claridade sobre quais são as nossas prioridades na vida. Devemos ter apreço por nossos bens, cuidar do que é nosso, mas não pelo que eles representam e sim pela forma como eles podem ser investidos no nosso crescimento espiritual. Devemos entender que o roubo e a inveja são tolices, pois recebemos de D'us tudo o que necessitamos para o nosso trabalho, não precisamos de nada que pertence aos outros.

Somente quando tivermos esta claridade, de que cada centavo e cada pequeno objeto que temos na vida é um presente vindo de D'us, então chegaremos à felicidade de Sucót, a felicidade de saber que somos milionários com cada um dos bens que possuímos.

SHABAT SHALOM e CHAG SAMEACH.

R' Efraim Birbojm

**************************************************************************
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT (PARASHÁ HAAZINU):
São Paulo: 17h47  Rio de Janeiro: 17h29  Belo Horizonte: 17h35  Jerusalém: 16h48

HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE YOM TOV (1º dia de Sucót) 
São Paulo: 17h47 Rio de Janeiro: 17h30 Belo Horizonte: 17h36 Jerusalém: 16h45

HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE YOM TOV (2º dia de Sucót) 
acender depois de São Paulo: 18h39 Rio de Janeiro: 18h22 Belo Horizonte: 18h27 
**************************************************************************
Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Frade (Fanny) bat Chava, Chana bat Rachel, Léa bat Chana; Pessach ben Sima, Eliashiv ben Tzivia; Israel Itzchak ben Sima; Eliahu ben Sara Chava; Avraham David ben Reizel; Yechezkel ben Sarit Sara Chaya; Sara Beila bat Tzvia; Estela bat Arlete; Ester bat Feige; Moshe Yehuda ben Sheva Ruchel; Esther Damaris bat Sara Maria; Yair Chaim ben Chana; Dalia bat Ester; Ghita Leia Bat Miriam; Chaim David ben Messodi; David ben Beila; Avraham ben Linda; Tzvi ben Liba; Chaim Verahamin ben Margarete; Rivka bat Brucha; Sara Adel bat Miriam, Mordechai Ghershon Ben Malia Rachel, Pinchas Ben Chaia, Yitzchak Yoel Hacohen Ben Rivka, Yitzchak Yaacov Ben Chaia Devora, Avraham Ben Dinah, Avraham David Hacohen Ben Rivka, Bracha Chaya Ides Bat Sarah Rivka, Tzipora Bat Shoshana, Levona Bat Yona e Havivah Bat Basia, Daniel Chaim ben Tzofia Bracha, Chana Miriam bat Chana, Yael Melilla bat Ginete, Bela bat Sima; Israel ben Zahava; Nissim ben Elis Shoshana; Avraham ben Margarita; Sharon Bat Chana; Rachel bat Nechama, Yehuda ben Ita, Latife bat Renee, Avraham bem Sime, Clarisse Chaia bat Nasha Blima, Tzvi Mendel ben Ester, Marcos Mordechai Itschak ben Habibe, Yacov Eliezer ben Sara Masha, Yossef Gershon ben Taube, Manha Milma bat Ita Prinzac, Rachel bat Luna, Chaim Shmuel ben Sara, Moshe Avraham Tzvi ben Ahuva, Avraham ben Ahuva, Miriam bat Yehudit, Alexander Baruch ben Guita, Shmuel ben Nechama Diná, Avracham Moshe ben Miriam Tobá, Guershon Arie ben Dvora, Mazal bat Miriam, Yadah ben Zarife, Shmuel Ben Chava, Mordechai ben Malka, Chaim Dov Rafael ben Esther, Menachem ben Feigue, Shmuel ben Liva, Hechiel Hershl ben Esther, Shlomo ben Chana Rivka, Natan ben Sheina Dina, Mordechai Ghershon ben Malia Rochel, Benyomin ben Perl, Ytzchok Yoel haCohen ben Rivka, Sarah Malka ben Rivka, Malka bat Toibe, Chana Miriam bat Sarah, Feigue bat Guitel, Gutel bat Slodk, Esther bat Chaia Sara, Michael ben Tzivia, Ester bat Lhuba, Brane bat Reize, Chaya Rivka Bat Miriam Reizl, Michele Chaia  bat Eny, Avraham ben Chana, Chaia Sluva bat Chaika, Esther bat Arlette, Bentzion ben Chana, Chaia Feigue bat Ides, Rachel bat Adele, Itzhak ben Faride, Pessach ben Chani, Menusha bat Hana, Sarah bat Reizel, Yossef ben Dinah, Bentzion ben Chana, Yossef ben Mazal, Dvora bat Stera, Miriam bat Dvora Simcha, Isaac Ben Chava, Miriam Bat Lea, Yossef ben Simcha, Moshe ben Rachel, Ida bat Mazal Fortunée, Israel Rafael ben Sara Nesha, Amalia Mili bat Luciana, Guitel (Gretta) bat Miriam, Fiszel Czeresnia, Aviva (Jackelin) bat Mirta, Daniel ben Monique, Shimshon ben Nechuma.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) do meu querido e saudoso avô, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L, que lutou toda sua vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possa ter um merecido descanso eterno.

Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.

Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Avraham ben Ytzchak, Joyce bat Ivonne, Feiga bat Guedalia, Chana bat Dov, Kalo (Korin) bat Sinyoru (Eugeni), Leica bat Rivka, Guershon Yossef ben Pinchas; Dovid ben Eliezer, Reizel bat Beile Zelde, Yossef ben Levi, Eliezer ben Mendel, Menachem Mendel ben Myriam, Ytzhak ben Avraham, Mordechai ben Schmuel, Feigue bat Ida, Sara bat Rachel, Perla bat Chana, Moshé (Maurício) ben Leon, Reizel bat Chaya Sarah Breindl; Hylel ben Shmuel; David ben Bentzion Dov, Yacov ben Dvora; Moussa HaCohen ben Gamilla, Naum ben Tube (Tereza); Naum ben Usher Zelig; Laia bat Morkdka Nuchym; Rachel bat Lulu; Yaacov ben Zequie; Moshe Chaim ben Linda; Mordechai ben Avraham; Chaim ben Rachel; Beila bat Yacov; Itzchak ben Abe; Eliezer ben Arieh; Yaacov ben Sara, Mazal bat Dvóra, Pinchas Ben Chaia, Messoda (Mercedes) bat Orovida, Avraham ben Simchá, Bela bat Moshe, Moshe Leib ben Isser, Miriam bat Tzvi, Moises ben Victoria, Adela bat Estrella, Avraham Alberto ben Adela, Judith bat Miriam, Sara bat Efraim, Shirley bat Adolpho, Hunne ben Chaim, Zacharia ben Ytzchak, Aharon bem Chaim, Taube bat Avraham, Yaacok Yehuda ben Schepsl, Dvoire bat Moshé, Shalom ben Messod, Yossef Chaim ben Avraham, Tzvi ben Baruch, Gitl bat Abraham, Akiva ben Mordechai, Refael Mordechai ben Leon (Yehudá), Moshe ben Arie, Chaike bat Itzhak, Viki bat Moshe, Dvora bat Moshé, Chaya Perl bat Ethel, Beila Masha bat Moshe Ela, Sheitl bas Iudl, Boruch Zindel ben Herchel Tzvi, Moshe Ela ben Avraham, Chaia Sara bat Avraham, Ester bat Baruch, Baruch ben Tzvi, Renée bat Pauline, Menia bat Toube, Avraham ben Yossef, Zelda bat Mechel, Pinchas Elyahu ben Yaakov, Shoshana bat Chaskiel David, Ricardo ben Diana, Chasse bat Eliyahu Nissim, Reizel bat Eliyahu Nissim, Yossef Shalom ben Chaia Musha, Amelia bat Yacov, Chana bat Cheina.
--------------------------------------------
Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com

(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).