sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

FAÇA PARTE DA SOLUÇÃO, NÃO DO PROBLEMA - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHÁ ITRÓ 5784

BS"D
O e-mail desta semana é dedicado à Refua Shleima (pronta recuperação) de 

Avraham Yaacov ben Miriam Chava

--------------------------------------------------------

O e-mail desta semana é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de 
Sr. Gabriel David ben Rachel zt"l 
    Aharon Yitzhack ben David Calman z"l 

--------------------------------------------------------

Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, entrar em contato através do e-mail 
efraimbirbojm@gmail.com.
NEWSLETTER R' EFRAIM BIRBOJM
NEWSLETTER EM PDF
NEWSLETTER EM PDF
 
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT


PARASHÁ ITRÓ 5784



         São Paulo: 18h33                  Rio de Janeiro: 18h19 

Belo Horizonte: 18h16                  Jerusalém: 16h38
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
YouTube
YouTube
Twitter
Twitter
Spotify
Spotify

MENSAGEM DA PARASHÁ ITRÓ

ASSUNTOS DA PARASHÁ ITRÓ
  • A chegada de Itró
  • O Conselho de Itró
  • Requerimento para a liderança
  • Chegada ao Monte Sinai
  • Preparação para receber a Torá
  • A revelação de D'us
  • Os Dez Mandamentos
  • Leis sobre a construção de um Altar.
ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
BS"D
FAÇA PARTE DA SOLUÇÃO, NÃO DO PROBLEMA - PARASHÁ ITRÓ 5784 (02/fev/24)
 
"As pessoas de uma pequena cidade do interior tinham o hábito de visitar um homem idoso muito sábio, que sempre tinha excelentes conselhos e era uma incrível fonte de inspiração para todos os que escutavam suas sábias palavras. Porém, com o passar do tempo, aquele senhor começou a perceber que as pessoas vinham se queixando sempre dos mesmos problemas. As pessoas, que antes eram tão alegres, haviam se tornado muito amargas. E o pior é que parecia ser algo contagioso.
 
Certo dia, o senhor sábio decidiu reunir em um salão todos os que costumavam frequentar sua casa. Estavam todos muito curiosos para saber o que aquele sábio senhor tinha para dizer. Foi então que ele entrou no salão e contou uma piada. A piada era realmente muito engraçada, tão engraçada que todos eles caíram na gargalhada. Mas, para o espanto de todos, o senhor pediu licença e saiu do salão, deixando todos ali sem saber o que fazer. Passados alguns minutos, o sábio novamente voltou e, após esperar que todos ficassem em silêncio total, contou a mesma piada. Porém, desta vez, já não era tão engraçada, e apenas alguns sorriram. Novamente, e sem nenhum tipo de explicação, o sábio saiu do salão. Algum tempo depois o sábio voltou novamente e contou, pela terceira vez, a mesma piada. Desta vez, ninguém nem mesmo sorriu. A verdade é que ninguém estava entendendo o comportamento do sábio. Não era costume dele contar piadas, e muito menos repetir tantas vezes a mesma piada. Já não tinha mais graça nenhuma! O homem sábio então sorriu e disse:
 
- Estou tentando ensinar para vocês hoje uma das lições mais importantes de suas vidas. Vocês perceberam que não podem rir da mesma piada repetidamente. Então, por que vocês acham que resolverá algo na vida vocês ficarem sempre reclamando por causa dos mesmos problemas? Ao invés desta postura negativa, parem de focar somente nos problemas e comecem a pensar também em soluções. Somente assim vocês voltarão a ser alegre como eram antes"
 
As reclamações normalmente não resolvem nossos problemas, apenas causam desperdício do nosso tempo e da nossa energia. Ao reclamar, ofereça também soluções. Isso pode evitar muitas dores de cabeça.

Nesta semana lemos a Parashá Itró, que começa descrevendo o reencontro de Moshé com sua família. Quando D'us se revelou a Moshé e comandou-o a ir para o Egito, com o objetivo de iniciar o processo de libertação do povo judeu, Moshé foi aconselhado por seu irmão Aharon a deixar sua esposa Tzipora e seus filhos, Guershom e Eliezer, em segurança com seu sogro Itró. Somente agora, mais de um ano depois, Moshé pôde reencontrar sua família no deserto.
 
Porém, Itró não se juntou ao acampamento do povo judeu apenas para trazer de volta a família de Moshé. Ele também veio para se aproximar mais de D'us, em sua busca pela verdade. Após passar uma vida inteira buscando a verdade em todas as idolatrias, finalmente ele tinha encontrado o que tanto procurava. E, após escutar de Moshé todos os detalhes dos milagres que haviam ocorrido na salvação do povo judeu, tanto no Egito quanto no deserto, Itró percebeu que realmente não havia nenhuma força fora D'us.
 
Sabemos que nesta Parashá também está descrito o momento mais importante da história do povo judeu: a revelação de D'us diante de todo o povo e a entrega da Torá no Monte Sinai. Mas por que Itró teve o mérito de seu nome estar associado a esta Parashá tão especial?
 
Certamente a sua inspiradora busca pela verdade é um pré-requisito para o recebimento da Torá no Monte Sinai. Porém, a Parashá nos ensina outra caraterística impressionante de Itró, que também pode nos inspirar a sermos pessoas melhores. Assim começa a Parashá: "E ouviu Itró, sacerdote de Midian, o sogro de Moshé, tudo o que D'us fez a Moshé e a Israel, Seu povo, que D'us tirou Israel do Egito" (Shemot 18:1). Rashi nos ensina que Itró tinha sete nomes: Reuel, Yeter, Itró, Hovav, Hever, Keini e Putiel. Rashi explica o motivo de cada um dos nomes, mas o que mais chama a atenção é a razão pela qual ele é chamado de "Yeter", que literalmente significa "extra, algo a mais". Este nome foi dado a Itró pois uma porção extra foi adicionada à Torá por causa dele. Que porção é esta? Rashi diz que são alguns versículos que aparecem na continuação da nossa Parashá, que começam com as palavras "E você verá..." (Shemot 18:21-23).
 
Estes versículos se referem ao conselho que Itró deu a Moshé, de estabelecer um sistema hierárquico de juízes. A intenção de Itró era aliviar um pouco a pesada carga de Moshé, que precisava pessoalmente ouvir e decidir sobre as disputas de todo o povo, e também aliviar o povo, que precisava enfrentar filas quilométricas para resolver seus assuntos diretamente com Moshé.
 
Porém, se prestarmos atenção nos detalhes da explicação de Rashi, imediatamente surge um grande questionamento. Por que Rashi diz que a porção que Itró foi responsável por adicionar à Torá eram os versículos que começam com as palavras "E você verá...", que introduzem a solução proposta por Itró para o problema de ineficiência causado por Moshé ter que ouvir pessoalmente todos os casos? Rashi deveria ter dito que a porção que Itró foi responsável por adicionar eram as palavras que aparecem sete versículos antes, quando ele está mostrando o problema para Moshé, como está escrito: "O que é isso que você faz ao povo? Por que você se senta sozinho, enquanto todo o povo fica em pé ao seu redor, desde a manhã até a noite?" (Shemot 18:14). Como entender estas palavras de Rashi?
 
Muitas vezes encontramos situações nas quais não concordamos com o que outras pessoas fazem, pois parecem erradas aos nossos olhos. O que as pessoas normalmente fazem? Elas reclamam. Elas criticam. Elas fazem Lashon Hará. Elas acabam contaminando todos em volta com um sentimento negativo. Pessoas que até aquele momento não haviam percebido os defeitos também se juntam ao coro dos reclamões. Mesmo aqueles que estavam contentes passam a se sentir incomodados. Será que, de acordo com a Torá, esta é a atitude correta que devemos ter diante de algo que não gostamos ou não concordamos?
 
Explica o Rav Yssocher Frand que qualquer um pode apontar problemas e reclamar. O diferencial é se preocupar em também ajudar e contribuir para buscar soluções, oferecendo conselhos práticos que possam ajudar a resolver o problema. A astúcia não é, portanto, encontrar problemas, isso qualquer um pode fazer. A grande sabedoria é fazer parte da solução.
 
Esse foi o comportamento magnífico de Itró. Ele era um forasteiro, tinha acabado de chegar de Midian. Ele não quis apenas apontar um problema que alguém vindo de fora tinha identificado. Ele não disse apenas: "Isso não está certo, Moshé. Mude o sistema!". Ele também disse: "Vou lhe sugerir o que fazer a respeito. Estou aqui para ajudar". Esta é a sugestão contida nos versículos apontados por Rashi: "E você verá de todo o povo, homens capazes, tementes a D'us, homens de verdade, que desprezam o dinheiro, e você os designará como líderes de milhares, líderes de centenas, líderes de cinquenta e líderes de dez..." (Shemot 18:21-23).
 
É por isso que Rashi disse que a porção que foi adicionada à Torá em mérito a Itró foi a seção que começa com a sugestão de como melhorar, a solução do problema. Itró não recebeu esse crédito, nem o mérito de uma porção extra na Torá, apenas por apontar um problema. Ele recebeu esse crédito especificamente por propor uma boa solução.
 
Todos sabem reclamar e criticar. Para enxergar isso na prática, basta ler os jornais. Jornalistas se tornam, do dia para a noite, os maiores especialistas em saúde, guerra e religião. Eles têm as críticas na ponta da língua, sabem apontar em seus textos todos os erros cometidos pelos maiores especialistas. Discutem medicina com médicos com mais de 30 anos de experiência. Criticam atitudes de oficiais com mais de 40 anos de experiência no exército. A mídia, de forma geral, tem nos ensinado a como nos tornarmos pessoas mais críticas e reclamonas. Se tentarmos buscar na mídia as soluções que foram sugeridas, teremos uma grande surpresa. Eles são ótimos para apontar as falhas, para criticar, mas nenhum deles sabe realmente qual seria a solução para o problema.
 
A Torá está nos ensinando, portanto, que é meritório apresentar uma solução, não apenas criticar o problema. Se você não concorda com algo, se esforce também para oferecer uma sugestão de como consertar e como melhorar. Os 40 anos do povo judeu no deserto foram marcados por muitas queixas, reclamações e críticas, tanto a Moshé quanto a D'us. O que não encontramos são sugestões ou pessoas se voluntariando a ajudar. Talvez por isso foram castigados de forma tão dura.
 
Itró não concordou com o sistema de justiça do povo judeu e criticou, mas ofereceu uma solução, que foi adotada por Moshé. Itró refletiu, buscou opções e veio com uma solução pronta. Não somos obrigados a concordar com tudo. Temos o direito de expressar o nosso descontentamento. Mas, antes de criticar o outro, reflita se você saberia fazer melhor.

SHABAT SHALOM 

R' Efraim Birbojm

 

Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima.
 
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l.
--------------------------------------------

Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp