sexta-feira, 26 de setembro de 2008

SHANÁ TOVÁ

BS"D

No final da Parashá passada, Ki Tavô, estão escritas as terríveis Klalót (maldições) condicionais, que podem recair sobre o povo judeu. E no meio das Klalót está explícito o motivo: "Porque vocês não serviram D'us com alegria e com bom coração, mesmo quando vocês tinham tudo" (Devarim 28:47).

Por isso, todos temos que dizer com alegria e com toda nossa força "Shehecheianu Vekiimanu Vihiguianu Lazman Hazé" (Obrigado a D'us, que nos deu vida, nos manteve e nos fez chegar até este dia). Estamos terminando mais um ano, e precisamos agradecer muito ao Criador por todas as oportunidades e bons momentos que passamos neste ano. E olhando para trás, vemos que mesmo as dificuldades também nos fizeram mais fortes, revelaram forças que nem mesmo nós conhecíamos.

Em especial, agradeço a D'us pela oportunidade de conseguir completar mais um ciclo anual do Shabat Shalom Mail, já em seu sexto ano, e atualmente com mais de mil leitores. Muitas vezes o trabalho foi até tarde da noite, e D'us me deu forças, para que todos pudessem receber em casa um pouquinho da doçura da Torá. É gratificante saber que, em milhares de lares judaicos, as famílias voltaram a se sentar juntas na mesa de Shabat para iluminar a noite com palavras de Torá.

Agradeço a todos os que durante o ano incentivaram, elogiaram e enviaram suas críticas construtivas e sugestões, mas principalmente a todos os que leram o Shabat Shalom Mail e foram a minha fonte de inspiração, neste trabalho que a cada semana me preenche mais espiritualmente.

Aproveito a oportunidade de pedir perdão para qualquer pessoa que tenha se sentido ofendida por qualquer coisa que eu tenha escrito. Certamente não foi minha intenção. Também peço perdão para aqueles que me escreveram mas que eu não pude responder. Não foi por descaso, e sim por motivo de total falta de tempo. Mas nunca deixo de ler os comentários e as sugestões, e tento adotá-las quando possível. Por isso, peço que continuem sempre me escrevendo.

Desejo a todos um ano de muito crescimento espiritual, que possamos dar cada vez mais valor para os ensinamentos da Torá e, passo a passo, começar a vivenciá-los em cada detalhe, para trazer muita luz para nossas vidas, tanto neste mundo quanto no Mundo Vindouro.

SHANÁ TOVÁ para todos, que seja um ano muito doce, com muitas alegrias e saúde.

Com carinho,

Rav Efraim Birbojm

SHABAT SHALOM MAIL - ROSH HASHANÁ 5769

BS"D
EMPREGO NOVO, VIDA NOVA - PARASHÁ NITZAVIM 5768 E ROSH HASHANÁ 5769

"Após muito tempo procurando uma oportunidade, Carla finalmente foi contratada para um novo emprego, com um bom salário. No primeiro dia de trabalho ela foi muito ansiosa, com uma grande expectativa. Carla chegou cedo na empresa e, para sua surpresa, não havia nenhum gerente para dizer quais seriam suas funções. E o mesmo ocorreu no dia seguinte, e mais um dia, e outro dia, e ninguém aparecia para dizer o que ela deveria fazer.

Após alguns dias de total ociosidade, Carla decidiu que precisava fazer algo. Ela queria se mostrar eficiente, queria mostrar suas habilidades, mas não sabia como aproveitar seu tempo de forma produtiva. Tomou coragem e começou a perguntar para seus colegas de trabalho qual seria a função dela na empresa. A grande maioria não sabia, e deu risada por causa da sua inquietação. Terminou o mês e Carla recebeu seu alto salário, ainda sem saber o que deveria fazer.

Mas ela não desistiu. Começou a olhar em volta, para tentar entender como o trabalho do escritório funcionava, mas percebeu, um pouco chocada, que ninguém sabia exatamente o que fazer, e o mais incrível é que poucos pareciam preocupados com isso. Procurou maneiras de ser útil, dando uma mão aqui e ali. Tentou fazer coisas que, conforme ela sentia, poderiam talvez ajudar a empresa como um todo, mas não tinha certeza se seus esforços estavam realmente valendo a pena.

Depois de passar alguns meses nestas condições, Carla recebeu uma carta informando que em três dias o presidente da empresa viria para avaliar seu trabalho e decidir se seu tempo havia sido bem aproveitado ou não. A continuidade do trabalho dela dependia da avaliação do presidente, e por isso Carla ficou muito nervosa. Estava tentando ajudar, mas como saber se realmente estava fazendo um bom trabalho ou não?"

Todos nós também temos um "emprego": a vida. D'us nos deu um corpo, e tudo o que precisamos para mantê-lo forte e saudável: ar, água, comida, etc. Mas para que? O que devemos fazer com o nosso tempo? Qual é o nosso trabalho? São perguntas que devemos nos fazer, pois em Rosh Hashaná o "Presidente" nos visita, para saber se estamos sendo produtivos, para saber se estamos utilizando nossos esforços para cumprir o nosso trabalho. E desta avaliação depende se continuaremos ou não no nosso trabalho no próximo ano...
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Na próxima segunda-feira de noite (29 de setembro) começa Rosh Hashaná, o ano novo judaico. Muitos pensam que Rosh Hashaná é o dia da criação do mundo, mas na verdade o que comemoramos em Rosh Hashaná é o dia da criação do ser humano. Rosh Hashaná, é portanto, o aniversário do ser humano.

Como em todo o aniversário, esperaríamos receber um grande presente em Rosh Hashaná. Mas que presente nós recebemos? Parece justamente o contrário, pois Rosh Hashaná também é o Dia do Julgamento, dia em que todos os nossos atos passam diante de D'us e é decretado tudo o que acontecerá no próximo ano: dinheiro, saúde, filhos, casamentos, momentos alegres e momentos tristes. Portanto, Rosh Hashaná é um dia que nos causa medo e apreensão. Afinal, durante todo o ano nos desviamos em busca dos nossos desejos, é difícil encontrar quem possa chegar no momento do julgamento tranquilo. E por acaso é um presente D'us nos julgar se estamos cumprindo o nosso propósito na vida ou não?

Acordamos todos os dias, tomamos café, vamos ao trabalho ou à faculdade, almoçamos, mais trabalho, trânsito, televisão, banho, jantar e cama. Todos os dias vivemos nossa vida nessa rotina quase inalterada, e quando chega o final de semana olhamos para trás e sentimos que não vivemos a semana. Os psicólogos explicam que isso causa uma grande ansiedade no ser humano, e é o motivo pelo qual quase 30% da humanidade sofre de uma terrível doença chamada depressão.

Segundo o judaísmo, tudo o que ocorre em um nível material tem um paralelo espiritual. Então qual é a explicação espiritual para a depressão? Ensinam os nossos sábios que o homem é composto por duas partes opostas: um corpo material e uma alma espiritual. O corpo busca os prazeres materiais, e se preenche com eles. Mas a alma busca prazeres espirituais, e não se sacia com prazeres materiais. Portanto, mesmo com todos os esforços de distração, nossa alma busca um propósito. E até que a alma receba este "alimento", o homem não encontrará tranquilidade duradoura na vida.

Infelizmente o ser humano tem a capacidade viver nesta inércia por toda a vida. Em alguns poucos casos isolados as pessoas despertam e passam a buscar algum propósito na vida, principalmente em momentos em que a pessoa sai de sua vida agitada, como em casos de desemprego ou doenças. Mas será que é isso que D'us quer, que a humanidade desperte apenas com "pedradas"? Certamente que não. Como um pai misericordioso, D'us gostaria que voltássemos aos caminhos corretos sem precisar passar por sofrimentos e privações.

Portanto, este é o grande presente que D'us nos dá uma vez por ano, em Rosh Hashaná: um momento em que, sob a pressão do julgamento iminente, paramos para refletir e buscar as áreas em nossa vida em que erramos e precisamos consertar. Se soubermos aproveitar este momento, não apenas garantiremos mais um ano de vida, mas também evitaremos futuros sofrimentos.

A Parashá desta semana, Nitzvim, ressalta o quanto D'us aguarda e deseja a nossa volta: "E vocês vão voltar para D'us, e vão escutar Sua voz... e Ele vai voltar, e vos reunirá dentre todos os povos onde Hashem, vosso D'us, espalhou vocês" (Devarim 30:2, 30:4). Cada passo que damos em direção a Ele, Ele dá um passo em nossa direção.

Em Rosh Hashaná D'us não nos julga pelo passado, e sim pelo presente, isto é, pelas nossas aspirações e decisões para o ano que vai começar. É a oportunidade de apresentar para D'us nossas metas e planos para o próximo ano. Não precisamos chegar de uma só vez ao topo da montanha, mas temos que apresentar o nosso plano de escalada. E a principal parte do plano é mostrar o quanto nós valorizamos a vida e o quanto queremos vivê-la com propósito.

SHABAT SHALOM e SHANÁ TOVÁ

"SHETICATEV VETECHATEM BESSEFER CHAIM TOVIM" (QUE SEJAMOS INSCRITOS E SELADOS NO LIVRO DA VIDA).

Rav Efraim Birbojm