quinta-feira, 5 de agosto de 2021

FAZENDO BONDADES COM ALEGRIA - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHÁ REÊ 5781

Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, entrar em contato através do e-mail 
efraimbirbojm@gmail.com.
 
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT


PARASHÁ REÊ



         São Paulo: 17h27                  Rio de Janeiro: 17h15 

Belo Horizonte: 17h21                  Jerusalém: 18h56
ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
YouTube
YouTube
Twitter
Twitter
VÍDEOS DA PARASHÁ REÊ
ASSUNTOS DA PARASHÁ REÊ
  • A Brachá e a Klalá.
  • Santidade da Terra de Israel / Destruição das idolatrias.
  • Altares particulares.
  • Permissão de comer oferendas redimidas.
  • Comidas sagradas consumidas apenas em Jerusalém.
  • Permissão de comer comidas não consagradas.
  • Princípios gerais.
  • Proibição de copiar os rituais dos Knaanim.
  • O falso Profeta.
  • "Missionários"idólatras.
  • A Cidade Apóstata.
  • Responsabilidade do"Povo Escolhido".
  • Animais proibidos para o consumo: Criaturas aquáticas e Pássaros.
  • O Segundo Dízimo.
  • Dízimos para o pobre.
  • O Ano de Shmitá.
  • Emprestando dinheiro.
  • O Escravo judeu.
  • Animais primogênitos.
  • Shalosh Regalim: Pessach, Shavuót e Sucót.
BS"D

FAZENDO BONDADES COM ALEGRIA - PARASHÁ REÊ 5781 (06 de agosto de 2021)

 
"O Rav Yeshayahu Heber zt"l, que faleceu recentemente devido ao Covid, foi o fundador da instituição "Matnat Chaim", uma organização israelense que incentiva e facilita as doações de rins. Eles ajudam pessoas que precisam de transplante de rim a encontrar um doador compatível e já fizeram mais de oitocentos transplantes. Diferente de outros órgãos, doar um rim é possível até mesmo para pessoas vivas, já que nascemos com dois rins, mas é possível viver com apenas um. Com muita dedicação, a instituição "Matnat Chaim" consegue tocar o coração das pessoas e sensibilizá-las a ponto de conseguir até mesmo doações de rins para receptores que não são familiares dos doadores.
 
Certa vez o Rav Yeshayahu colocou no jornal um anúncio emocionado, procurando alguém que pudesse doar um rim para uma moça que tinha onze filhos e precisava urgentemente de um rim. Na sexta-feira de manhã tocou o telefone do escritório dele. O rabino atendeu e percebeu, pela voz da mulher do outro lado da linha, que tratava-se de uma senhora idosa. Ele não entendeu porque uma senhora idosa estava ligando para aquela instituição. Será que ela gostaria de doar um rim? Porém, sendo uma senhora idosa, certamente não poderia ser uma potencial doadora. Para a surpresa do rabino, a senhora disse:
 
- Rabino, eu vi o seu anúncio no jornal, sobre a doação de um rim para essa mãe de onze crianças, e fiquei muito sensibilizada. Sabe, rabino, eu tenho 92 anos. Infelizmente, apesar de querer muito, eu sei que não posso doar um rim para ela. Então por que estou ligando? Pois mais tarde, se D'us quiser, eu vou acender as velas de Shabat, e gostaria muito de poder ajudar esta moça. Então, por favor, ao menos me fale qual é o nome dela, para que eu possa rezar por ela logo após o acendimento das velas de Shabat.
 
Naquele momento o rabino fez uma incrível reflexão. Existem muitas formas de fazer bondade. Normalmente, em relação à instituição "Matnat Chaim", as pessoas pensam: "Se eu não posso doar meu rim, então não posso fazer nada pelo doente". Mas isso não é verdade. Há outras formas de ajudar as pessoas que estão precisando de um transplante.
 
O gesto daquela senhora foi muito nobre. Foi uma das maiores doações de órgãos que alguém poderia fazer, pois ela doou seu coração."
 
Da próxima vez em que você ouvir falar de alguém que está precisando de algo, mesmo que você não tenha como fornecer o que esta pessoa precisa, ainda assim você pode ajudar. Sempre que possível, anote o nome dessa pessoa e reze por ela. Esta já é uma gigantesca ajuda.

Nesta semana lemos a Parashá Reê (literalmente "Veja"), na qual Moshé continua preparando o povo judeu para a entrada na Terra de Israel. Novamente Moshé ressaltou a santidade da Terra de Israel e os cuidados no contato com os povos que já viviam lá, idólatras e imorais. Além disso, Moshé reforçou o cumprimento de algumas Mitzvót importantes, como as leis de Kashrut, as leis de Shemitá (Ano Sabático, o fim de um ciclo de sete anos, no qual as terras "descansavam") e a obrigação de fazermos bondades com os menos afortunados.
 
Na Terra de Israel se aplicam algumas leis diferentes em relação aos produtos agrícolas. Por exemplo, algumas partes da colheita precisam ser separadas e destinadas a alguns fins específicos. Por exemplo, aproximadamente 2% da produção era separada e presenteada aos Cohanim, sendo esta porção conhecida como "Terumá Guedolá" (literalmente "Grande porção"). Do que sobrou, 10% era separado e presenteado aos Leviim, sendo esta porção conhecida como "Maasser Rishon" (literalmente "Primeiro dízimo"). Já a Parashá desta semana traz mais duas porções, o "Maasser Sheni" e o "Maasser Ani". Do que havia sobrado da colheita após a retirada da Terumá Guedolá e do Maasser Rishon, mais 10% era separado, mas a destinação desta porção dependia de qual era o ano em relação ao ciclo de Shemitá. No primeiro, segundo, quarto e quinto anos do ciclo de Shemitá, esta porção era chamada de "Maasser Sheni" (literalmente "Segundo dízimo") e deveria ser levada e consumida pelo dono da colheita em Jerusalém, já que tratava-se de frutas com santidade. Já no terceiro e no sexto anos do ciclo de Shemitá, esta porção era chamada de "Maasser Ani" (literalmente "Dízimo do pobre") e deveria ser entregue aos pobres.
 
À primeira vista, parece que a ordem do Maaasser Sheni e do Maaasser Ani deveria ter sido invertida. Por que os proprietários de terras não eram obrigados em primeiro lugar a compartilhar parte da sua colheita com os pobres, para somente depois desfrutar de sua colheita em Jerusalém? Em outras palavras, por que D'us não determinou que o Maaasser Ani fosse dado aos pobres no início do ciclo de Shemitá, e só depois de alimentar os pobres os donos poderiam ter proveito do seu Maasser Sheni em Jerusalém?
 
Explica o Rav Zev Leff que uma das atitudes mais honrosas de um ser humano é a preocupação com o próximo, em especial com os menos afortunados. Porém, D'us não se importa apenas com a quantidade que uma pessoa doa, mas também com a qualidade deste ato de doação. A pessoa que doa deve fazer a doação de todo o coração, com alegria pela possibilidade de estar ajudando o próximo. Isso é muito importante, pois o necessitado sente quando a doação é feita de má vontade, e isso é humilhante, pois a doação é acompanhada de um sentimento negativo, como se o pobre estivesse sendo um grande peso para o doador. Doar com alegria é algo tão importante que o Rambam (Maimônides) (Espanha, 1135 - Egito, 1204) afirma que a Tzedaká deve ser dada com um semblante alegre, pois aquele que dá Tzedaká com um semblante descontente está anulando a Mitzvá. Isso significa que a atitude com a qual alguém dá Tzedaká é intrínseca à própria Mitzvá.
 
D'us não quer que façamos bondades apenas como robôs, querendo somente nos isentar da nossa obrigação. Assim o profeta define o que D'us quer de nós: "Que façam justiça, amem o Chessed (bondade) e andem modestamente com D'us" (Michá 6:8). Em relação à justiça está escrito apenas que devemos ser justos. Porém, em relação ao Chessed, D'us exige o amor pelo Chessed. Quando amamos algo, não medimos esforços, mergulhamos de cabeça. É isso que D'us espera de nós em relação à bondade com os necessitados, que seja um ato de amor e compaixão, não um ato mecânico. Não basta fazer Chessed, precisamos amar o Chessed.
 
Mais do que qualquer outra Mitsvá, a Tzedaká é parte da essência do povo judeu e a fonte de nossa futura redenção. Qual é a melhor qualidade que uma pessoa pode possuir? De acordo com nossos sábios, é um bom coração, pois incluiu todos os outros bons traços de caráter (Pirkei Avót 2:9). Ter um bom coração se expressa justamente nas atitudes de Chessed e na preocupação com o bem estar do próximo.
 
O objetivo do nosso esforço neste mundo é o aperfeiçoamento das nossas almas. As Mitzvót são o meio para atingir esse objetivo. Existem duas Mitzvót que nos permitem emular D'us e, desta maneira, nos conectarmos a Ele de uma maneira mais forte. A primeira Mitzvá é o estudo da Torá e a segunda Mitzvá é o Chessed. Quando D'us nos entregou a Torá, nos entregou algo além do "manual de instruções" de como viver a vida. Através do estudo da Torá nos ligamos à "mente" de D'us, como se estivéssemos entendendo como Ele pensa. É uma oportunidade de conexão única.
 
A segunda Mitzvá é o Chessed. A base de toda a existência é o desejo de D'us de fazer o bem à Sua criação. Portanto, quando fazemos atos de Chessed com vontade e amor, seguimos os passos de D'us. Avraham descobriu D'us justamente através da característica de Chessed, ao reconhecer a bondade inerente à criação. Ele desejava tanto realizar atos de Chessed que, mesmo quando sentia terríveis dores após seu Brit Milá aos 99 anos, sofreu ainda mais quando nenhum convidado apareceu. Nossa matriarca Rivka também se distinguia por seu amor pelo Chessed, e foi através dessa qualidade que Eliezer, o servo de Avraham, a testou, para saber se ela era apropriada para fazer parte da família de Avraham.
 
Desta maneira é possível entender a ordem do Maasser Sheni e do Maasser Ani. Ao ordenar que trouxéssemos um décimo das nossas colheitas para Jerusalém, para consumirmos e nos alegrarmos lá, D'us nos ensinou duas lições vitais. A primeira é que nossos bens materiais são um presente de D'us e Ele pode ditar as regras de como devemos usar essa generosidade material. A segunda é que usar a riqueza material da maneira ensinada por D'us gera sentimentos de alegria e santidade.
 
Uma vez que tenhamos internalizado essas duas lições nos primeiros dois anos do ciclo de Shemitá, podemos oferecer essa generosidade aos pobres no terceiro ano, não de uma maneira superficial, mas com alegria e com um verdadeiro sentimento de amor pelo Chessed.
 
Estamos entrando no último mês do ano, Elul. É o último mês de preparação para Rosh Hashaná, o Dia do Julgamento. As letras de Elul estão indicadas nas iniciais das palavras do versículo "Ani Ledodi VeDodi Li", que significa "Eu sou para o meu Amado e o meu Amado é para mim". Isto nos ensina que nosso relacionamento com D'us pode ser intensificado neste momento do ano. Para conseguir isso, devemos aumentar o nosso estudo de Torá e nos condicionarmos não apenas a fazer Chessed, mas a amá-lo. Desta maneira, a conexão espiritual criada em Elul poderá ser levada para o ano inteiro.
 

SHABAT SHALOM
 

R' Efraim Birbojm

 

Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l.
--------------------------------------------

Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp