quinta-feira, 1 de setembro de 2016

ELEVANDO O CORPO E A ALMA - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHÁ REÊ 5776 

ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
BS"D

ELEVANDO O CORPO E A ALMA - PARASHÁ REÊ 5776 (02 de setembro de 2016)

"Aharon era um aluno esforçado, mas para ele o estudo de Torá parecia muito difícil e pesado. Ele estudava, demorava para entender, e logo esquecia o que havia aprendido. Desanimado, foi questionar ao rabino:
 
- Por que devemos estudar Torá, se é tão difícil entender? E mesmo quando conseguimos entender, com o passar do tempo acabamos esquecendo tudo! Isto não é um esforço em vão?
 
O rabino escutou com atenção a pergunta, mas não respondeu imediatamente. Ficou olhando para o horizonte por alguns instantes e depois pediu para Aharon:
 
- Por favor, você poderia pegar aquele cesto de junco, descer até o riacho e encher o cesto de água para mim?
 
O discípulo olhou para o cesto, cheio de furos e completamente sujo, e achou muito estranho o pedido do rabino. Apesar disso, ele obedeceu. Pegou o cesto, desceu a enorme escadaria que levava até o riacho, encheu o cesto de água e começou a subir de volta. Como cesto era furado, a água foi escorrendo. Quando Aharon chegou até o rabino, já não restava quase nada de água. O rabino perguntou o que ele havia aprendido com aquela atividade. Aharon olhou para o cesto quase vazio e disse, de forma debochada, que a única coisa que ele havia aprendido era que um cesto de junco não servia para carregar água. O rabino pediu a Aharon que repetisse o processo de novo. Quando Aharon voltou com o cesto novamente quase vazio, o rabino outra vez perguntou o que ele havia aprendido. Aharon, já um pouco irritado, novamente respondeu com sarcasmo que um cesto furado não servia para carregar água. O rabino, sem se alterar, continuou pedindo que Aharon repetisse a tarefa, e Aharon continuou dando sempre a mesma resposta. Depois da décima vez, Aharon estava completamente exausto de tanto descer e subir as escadas. Desta vez, quando o rabino perguntou o que ele havia aprendido, Aharon olhou por alguns instantes para o cesto, refletiu e percebeu, admirado, que o cesto estava completamente limpo. Apesar do cesto não segurar a água, a repetição do ato de tentar enchê-lo acabou lavando o cesto completamente. O rabino, satisfeito, concluiu:
 
- Mesmo que você demore a aprender e não consiga decorar tudo o que estuda na Torá, saiba que este processo de esforço no estudo vai limpando aos poucos o seu corpo e a sua alma. Mesmo que não conseguimos enxergar, cada palavra de Torá que estudamos nos purifica e nos aproxima um pouco mais de D'us".
 
Conhecemos os efeitos positivos da Torá para nossa alma infinita. Mas esquecemos que a Torá também ajuda a purificar o nosso corpo e a nos conectar, mesmo estando em um mundo físico, a uma realidade espiritual. 

***********************************************

Na Parashá desta semana, Reê, a Torá traz assuntos extremamente importantes para a nossa vida: os "Shalosh Regalim" (três vezes no ano em que todos os homens tinham a obrigação de ir ao Beit Hamikdash - Pessach, Shavuót e Sucót), a nossa obrigação de cuidar dos pobres e necessitados, e as leis de Kashrut. Além disso, a Torá traz uma série de leis que se aplicam ao nosso cotidiano.
 
Uma das leis trazidas nesta Parashá nos chama a atenção: "Vocês são filhos de Hashem, teu D'us. Não causem cortes sobre vocês" (Devarim 14:1). O versículo está nos ensinando que uma pessoa, diante da perda de um parente próximo e querido, não pode se desesperar ao ponto de causar feridas em seu próprio corpo. Mas por que antes de a Torá nos ensinar esta proibição de se autoflagelar, o versículo escreve "vocês são filhos de D'us"? Explica Rashi (França, 1040 - 1105) que não devemos desfigurar nosso corpo justamente por sermos filhos de D'us. Por isso, é apropriado que cuidemos bem do nosso corpo para mantê-lo com uma boa aparência.
 
Porém, esta explicação de Rashi é aparentemente contraditória com um ensinamento do Talmud (Nidá 31a), que afirma que há três sócios na criação do ser humano: o pai, a mãe e D'us. Enquanto os pais provêm à criança suas características físicas, D'us provê à criança uma alma. Então por que este versículo descreve nossa relação com D'us como sendo "filhos" em um contexto de cuidar do nosso corpo, e não da nossa alma?
 
Além disso, o Talmud (Yevamot 13b) aprende das palavras "não causem cortes" outro ensinamento. É proibido, em uma mesma comunidade, as pessoas se dividirem em "facções" e cumprirem as Halachót (leis judaicas) de forma divergente, dando a impressão que existem várias Torót, e não apenas uma Torá para todo o povo judeu. Mas por que ambos os ensinamentos derivam do mesmo versículo? Qual é a conexão entre não causar cortes no corpo e não dividir o povo em facções que cumprem a Halachá de maneira divergente?
Explica o Rav Yohanan Zweig que a resposta está no "Shemá Israel", onde nós somos comandados a ensinar Torá aos nossos filhos, como está escrito: "E ensinem aos seus filhos" (Devarim 6:7). Rashi comenta que a linguagem "seus filhos" se refere, na verdade, aos seus alunos, pois os alunos de uma pessoa são considerados como se fossem seus filhos. Para dar suporte à sua opinião, Rashi menciona justamente o versículo da nossa Parashá, "vocês são filhos de D'us". Através deste comentário de Rashi no "Shemá Israel" podemos entender que ele opina que através do estudo da Torá de D'us nos tornamos "Seus alunos" e, portanto, podemos ser chamados de "Seus filhos".
 
O Talmud (Baba Metsia 33a) ressalta ainda mais esta elevação que o estudo de Torá traz ao ser humano. Existe a Mitzvá de "Ashavat Aveidá", que cumprimos ao devolver um objeto perdido ao seu dono. O Talmud nos ensina que, quando uma pessoa está diante de um objeto perdido de seu professor de Torá e um objeto perdido de seu pai, ela está obrigada a devolver primeiro o objeto ao seu professor de Torá e somente depois ao seu pai. Mas por que devemos devolver nesta ordem, que aparentemente vai contra a nossa lógica? O pai, a pessoa que nos deu a vida, não deveria ter a prioridade?
 
O Talmud traz uma justifica incrível. O pai dá ao filho apenas uma existência física e finita no mundo material, enquanto o professor que ensina Torá dá ao seu aluno, além de uma existência infinita para sua alma no Mundo Vindouro, também uma elevação para o corpo físico dado por seu pai. Quando uma pessoa consegue elevar seu corpo material, ela passa de uma existência física e finita a um estado espiritual eterno. Obviamente que temos uma enorme obrigação de honrar nossos pais e demonstrar eterna gratidão por tudo o que eles fizeram e fazem por nós, mas o Talmud deixa claro que aquele que nos ensina Torá "completa" o que nossos pais nos deram, ao nos ajudar a transformar um corpo que era apenas físico em algo repleto de espiritualidade.
 
Com este conceito podemos entender qual é a relação entre não dilacerar o corpo e o fato de sermos "filhos de D'us". O corpo e a alma foram criados com naturezas opostas. Enquanto a alma busca naturalmente a conexão com D'us e a espiritualidade, o corpo busca naturalmente a conexão com os prazeres materiais, dando a impressão de que vieram de fontes diferentes. Porém, embora o Talmud afirme que D'us é a Fonte da nossa alma, enquanto os pais são a fonte do nosso corpo, o estudo da Torá permite que o corpo se eleve e também possa ser percebido como um produto da mesma Fonte Divina, isto é, que deixa de ser algo apenas material e seja visto como algo espiritual e infinito. Por isso, aquele que quer se comportar como "filho de D'us" deve se esforçar para que seu corpo, que também demonstra a grandeza de D'us, seja cuidado da maneira correta. Cuidar do corpo, neste caso, é uma forma de ressaltar ainda mais a Divindade que está por trás da Criação do ser humano, tanto fisicamente quanto espiritualmente.
 
Quando conseguimos alcançar a reconciliação entre o corpo e a alma, damos a maior prova de que tudo vem de uma única Fonte. Mas como podemos fazer esta reconciliação? Como criações com naturezas tão opostas podem trabalhar juntas? A única "ferramenta" capaz de realizar esta reconciliação é a Torá, que nos ensina a como canalizar os prazeres físicos para um propósito espiritual. E pelo fato de a Torá ser a única "ferramenta" que faz esta reconciliação, é muito importante que ela seja vista também como vinda de uma única Fonte. Qualquer ação que venha distorcer esta verdade debilita a eficácia da Torá em unir e reconciliar todas as aparentemente divergentes forças da Criação. É por isso que deste mesmo versículo o Talmud aprende a grave proibição de se formarem facções separadas que, na mesma comunidade, cumprem a Halachá de forma divergente, pois isto destrói o espírito de união da Torá.
 
Realmente o estudo da Torá é difícil, e guardar seus conhecimentos exige muita dedicação, Chazarót (revisões) constantes e concentração. Estudar Talmud, por exemplo, é um grande desafio ao nosso intelecto. Porém, um dos efeitos mais importantes do nosso estudo de Torá é a purificação que ele traz para a nossa alma e para o nosso corpo. Estamos sempre tão conectados com os nossos desejos que esquecemos que é necessário canalizar também a parte material para o lado espiritual. Às vezes esquecemos que devemos ser espirituais também fora da sinagoga, mesmo nos menores e mais simples atos do cotidiano. O estudo da Torá nos ajuda, pois ao purificar nosso corpo e nossa alma, nos conecta com o espiritual mesmo nas atividades mais mundanas. Pois a mesma Fonte que criou a nossa alma também criou o nosso corpo, para que juntos, corpo e alma, possamos nos elevar e atingir a perfeição.

SHABAT SHALOM

R' Efraim Birbojm

************************************************************************
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT - PARASHÁ REÊ:

                   São Paulo: 17h34  Rio de Janeiro: 17h23                     Belo Horizonte: 17h27  Jerusalém: 18h26
***********************************************************************
Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima, Rachel bat Luna, Bentzion ben Chana, Ester bat Rivka, Rena bat Salk, Chaia Lib bat Michle, Michle bat Enque, Miriam Tzura bat Ite, Fanny bat Vich, Zeev Shalom ben Sara Dvorah, Pece bat Geni, Salomão ben Sara, Tamara bat Shoshana, Yolanda bat Sophie, Chai Shlomo ben Sara, Eliezer ben Esther, Debora Chaia bat Gueula, Felix ben Shoshana, Moises Ferez ben Sara, Zelda bat Sheva, Yaacov Zalman bat Tzivia, Yitzchak ben Dinah, Celde bat Lea, Geni bat Ester, Lea bat Simi, Yaacov ben Ália, Chava bat Sara, Moshe David ben Chaia Rivka, Levi Itzchak ben Reizel, Lulu Chana bat Rachel, Haia Yona bat Sara, Shulem ben Chaia Sara, Daniel ben Yonit, Chai bat Rivka, Sara Ite bat Michle, Ben Tsion ben Chaya Ruchel, Yaacov Baruch ben Chaya Lib, Masha Fratke bat Chaya Lib.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Avraham ben Ytzchak z"l, Joyce bat Ivonne z"l, Feiga bat Guedalia z"l, Chana bat Dov z"l, Kalo (Korin) bat Sinyoru (Eugeni) z"l, Leica bat Rivka z"l, Guershon Yossef ben Pinchas z"l; Dovid ben Eliezer z"l, Reizel bat Beile Zelde z"l, Yossef ben Levi z"l, Eliezer ben Mendel z"l, Menachem Mendel ben Myriam z"l, Ytzhak ben Avraham z"l, Mordechai ben Schmuel z"l, Feigue bat Ida z"l, Sara bat Rachel z"l, Perla bat Chana z"l, Moshé (Maurício) ben Leon z"l, Reizel bat Chaya Sarah Breindl z"l; Hylel ben Shmuel z"l; David ben Bentzion Dov z"l, Yacov ben Dvora z"l; Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Naum ben Tube (Tereza); Naum ben Usher Zelig; Laia bat Morkdka Nuchym; Rachel bat Lulu; Yaacov ben Zequie; Moshe Chaim ben Linda; Mordechai ben Avraham; Chaim ben Rachel; Beila bat Yacov; Itzchak ben Abe; Eliezer ben Arieh; Yaacov ben Sara, Mazal bat Dvóra, Pinchas Ben Chaia, Messoda (Mercedes) bat Orovida, Avraham ben Simchá, Bela bat Moshe, Moshe Leib ben Isser, Miriam bat Tzvi, Moises ben Victoria, Adela bat Estrella, Avraham Alberto ben Adela, Judith bat Miriam, Sara bat Efraim, Shirley bat Adolpho, Hunne ben Chaim, Zacharia ben Ytzchak, Aharon bem Chaim, Taube bat Avraham, Yaacok Yehuda ben Schepsl, Dvoire bat Moshé, Shalom ben Messod, Yossef Chaim ben Avraham, Tzvi ben Baruch, Gitl bat Abraham, Akiva ben Mordechai, Refael Mordechai ben Leon (Yehudá), Moshe ben Arie, Chaike bat Itzhak, Viki bat Moshe, Dvora bat Moshé, Chaya Perl bat Ethel, Beila Masha bat Moshe Ela, Sheitl bas Iudl, Boruch Zindel ben Herchel Tzvi, Moshe Ela ben Avraham, Chaia Sara bat Avraham, Ester bat Baruch, Baruch ben Tzvi, Renée bat Pauline, Menia bat Toube, Avraham ben Yossef, Zelda bat Mechel, Pinchas Elyahu ben Yaakov, Shoshana bat Chaskiel David, Ricardo ben Diana, Chasse bat Eliyahu Nissim, Reizel bat Eliyahu Nissim, Yossef Shalom ben Chaia Musha, Amelia bat Yacov, Chana bat Cheina, Shaul ben Yoshua, Milton ben Sami, Maria bat Srul, Yehoshua Reuven ben Moshe Eliezer, Chaia Michele bat Eni, Arie Leib ben Itschak, Chaia Ruchel bat Tsine, Malka bat Sara, Penina bat Moshe, Schmuel ben Beniamin, Chaim ben Moshe Leib, Avraham ben Meir, Shimshon ben Baruch, Yafa bat Salha, Baruch ben Yaacov, Sarita bat Miriam, Michael Ezra ben Esther, Clarice Chaia bat Israel, Moshe ben Yaacov, Dov ben Michel, Alberto ben Michel z"l, Malaka bat Chalom z"l, Ita bat Avraham z"l, Meir ben Avraham z"l, Miriam bat Iechiel z"l, Avraham ben Meir z"l, Shirley Mary bat Avraham Israel z"l, Sloime Tzvi ben Pinchas z"l, Mordechai ben Dina z"l, Ruth bat Messoda z"l, Yehudah ben Sarah z"l, Chaia Simchah bat Lea z"l, Shmuel ben Moshe z"l, Yechiel Mendel ben David z"l, Menachem ben Yossef z"l, Chaia Mushka bat HaRav Avraham Meir z"l, Avraham ben Leib.
--------------------------------------------
Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by MailChimp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe aqui a sua pergunta ou comentário sobre o texto da Parashá da semana. Retornarei o mais rápido possível.