sexta-feira, 30 de agosto de 2013

MENSAGEM ROSH HASHANÁ 5774

BS"D
 
MENSAGEM DE ROSH HASHANÁ 5774

 Parece incrível, mas em poucos dias mais um ano terminará. Já estamos começando os preparativos para Rosh Hashaná, na expectativa do que este novo ciclo nos trará. A verdade é que nunca imaginamos as enormes novidades e mudanças que nos esperam. Como aconteceu neste ano que passou, um ano cheio de mudanças, um ano de muito suor, de muita dedicação e, apesar de muitas dificuldades, um ano com muitas boas novidades. Em especial, o ano do nascimento de uma nova Kehilá em São Paulo, o Netivot HaTorá, da qual faço parte desde a sua fundação espiritual. Uma Kehilá que nasce comprometida em transmitir os incríveis conhecimentos da Torá, de uma maneira alegre e vibrante, para todos aqueles que têm interesses de aprender. Uma Kehilá de portas abertas a todos os que tiverem vontade de vir estudar, rezar e estar em um ambiente positivo e aconchegante.

Gostaria de mais uma vez agradecer a todos os leitores do email de Shabat, não de uma maneira geral, mas a cada um em particular, por mais um ano em que estivemos juntos semanalmente. Espero poder ter participado de muitas Seudót de Shabat, de muitas conversas familiares e de muitos papos de escritório. Espero ter contribuído para que cada um tenha dedicado alguns momentos semanais para a reflexão. Agradeço muito as perguntas, os comentários e principalmente as sugestões de melhorias que são enviadas. E agradeço pelos constantes pedidos para acrescentar nomes na lista dos que recebem o email. Quanto maior fica a lista, mais alegria me traz poder continuar divulgando os incríveis ensinamentos da Torá. A sabedoria é a única coisa que, quanto mais dividimos com os outros, mais ela aumenta, e por isso eu me alegro em poder dar a minha contribuição, apesar de ser apenas uma pequena gota em um enorme oceano de sabedoria.

Agradeço a D’us pela força, mesmo quando o cansaço às vezes parece querer vencer, no ritual semanal de quinta-feira de noite, que começa tarde da noite e não tem hora para terminar. E agradeço especialmente à minha família, pelo apoio incondicional e constante a este projeto que eu já me dedico há mais de 10 anos.

Aproveito a oportunidade para pedir perdão a qualquer um que possa ter se ofendido, por qualquer mensagem que eu tenha enviado ou por qualquer atitude que eu tenha tomado. Como ensinam os nossos sábios, “Não há pessoa no mundo que faz o bem e não comete transgressões”. Certamente não tive intenção de magoar ou ofender ninguém, mas muitas vezes, com a melhor das intenções, acabamos errando e magoando. Portanto, se alguém tiver alguma mágoa ou reclamação, por favor me avise para que eu possa pedir desculpas pessoalmente.

Que possamos aproveitar estes últimos dias do ano para aumentar nossos méritos, tentando crescer um pouco mais em Torá e Mitzvót, para que sejamos todos inscritos no Livro da Vida, com muita saúde, sustento, alegrias, paz e espiritualidade. Que neste ano de 5774 possamos continuar nos encontrando, semanalmente, neste maravilhoso mundo dos conhecimentos da Torá.

Com um enorme agradecimento e carinho,

Rav Efraim Birbojm

Um comentário:

  1. shana tova umetuca muito obrigado pelas brachot que tenho recebido atraves de suas mensagens tenho aprendido muito continue sendo este instrumento nas mãos de hakadosh baruchu shalom

    ResponderExcluir

Por favor, deixe aqui a sua pergunta ou comentário sobre o texto da Parashá da semana. Retornarei o mais rápido possível.