quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

COMO CRIAR FILHOS VENCEDORES - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHAT SHEMÓT 5780

Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, favor entrar em contato através do e-mail efraimbirbojm@gmail.com.
   
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT

PARASHAT SHEMÓT 5780:

São Paulo: 18h38                   Rio de Janeiro: 18h23 
Belo Horizonte: 18h20                  Jerusalém: 16h24
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ASSUNTOS DA PARASHAT SHEMÓT
 
- O Crescimento do povo judeu.
- O "novo" Faraó e a opressão.
- Bebês jogados no Nilo.
- Nascimento de Moshé.
- Moshé sai para ver seus irmãos.
- Moshé foge para Midian.
- O arbusto ardente.
- Moshé é apontado como salvador do povo judeu.
- Moshé "discute" com Hashem.
- Moshé volta ao Egito.
- Brit Milá do filho de Moshé.
- Moshé e Aharon pedem ao Faraó a liberação do povo judeu.
- O Faraó aumenta o trabalho do povo.
- Os judeus reclamam com Moshé.
- Moshé reclama com Hashem.

COMO CRIAR FILHOS VENCEDORES - PARASHAT SHEMÓT 5780 (17 de janeiro de 2020)
 

"Carla acordou atrasada para levar seu filho à escola. Desesperada, trocou-se rapidamente, ajeitou o filho e saíram. No caminho, acabou acelerando demais e passou da velocidade permitida. Ela se desesperou quando escutou as sirenes de um carro de polícia e a ordem para que parasse o carro.
 
Muito nervosa, Carla mostrou os documentos ao policial e foi informada que estava acima da velocidade máxima permitida e, portanto, seria multada pela infração grave. Carla começou a tentar se justificar ao policial. Disse que sempre era muito cuidadosa ao volante, respeitando todas as regras de trânsito. Apenas naquele dia acabou se descuidando e passando da velocidade máxima para que seu filho não chegasse atrasado à escola. Ela começou a pedir desculpas ao policial e implorou para que não fosse multada por aquele pequeno deslize. Com lágrimas nos olhos, prometeu que seria mais prudente das próximas vezes.  
 
O policial, ao ver o estado da mulher, acabou tendo dó. Devolveu os documentos e disse que daquela vez ela estava perdoada e poderia ir embora sem nenhuma multa, mas que tomasse mais cuidado das próximas vezes. Porém, Carla ficou olhando para o policial, balançando negativamente a cabeça. Ela perguntou:
 
- Não entendi, Sr. policial. Como assim, estou perdoada? O senhor não vai me dar uma multa? Nem mesmo uma advertência?
 
- Não, minha senhora, você está liberada - repetiu calmamente o policial - tenha uma boa viagem.
 
- Sr. policial, você não entendeu - disse Carla, um pouco exaltada - Você precisa me dar uma multa! Eu errei, passei da velocidade máxima permitida! Você não pode me mandar embora sem nenhum tipo de consequência!
 
O policial não entendeu o que estava acontecendo. Será que aquela mulher era louca? Carla então explicou:

-  Sr. policial, você está vendo meu filho sentado no banco de trás? Ele assistiu toda esta cena. Ele viu que, apesar de estar errada, eu dei uma desculpa, chorei e fui perdoada. Sabe o que isto significa? Que ele vai aprender que na vida ele pode fazer o que quiser. Ele pensará que poderá cometer falhas sem nenhum tipo de consequência, pois basta depois ele pedir desculpas e tudo estará bem. Não é isto que eu quero para ele! Eu quero que ele aprenda que, quando cometemos uma falha, precisamos pagar por ela. Ele precisa estar ciente que não podemos fazer o que queremos. Por isso, Sr. policial, eu te peço. Pela educação do meu filho, por favor, me dê uma multa."
 
É com esse tipo de atitude que podemos educar nossos filhos para que sejam pessoas mais responsáveis. Pequenos detalhes na educação dos nossos filhos pode fazer uma enorme diferença no futuro.

Nesta semana iniciamos o segundo livro da Torá, Shemót, que começa descrevendo o processo de escravização do povo judeu e os duros sofrimentos que os egípcios nos impuseram por mais de 200 anos. O Sefer Shemot também descreve a salvação milagrosa de D'us, como as pragas que devastaram o Egito e a abertura do Mar. Além disso, neste Sefer também está contida a construção do Mishkan, o Templo Móvel que acompanhava o povo judeu durante as viagens no deserto. O Mishkan também é parte da redenção do povo judeu da escravidão egípcia, pois não foi apenas uma escravidão física, mas também uma escravidão espiritual.
 
A Parashat desta semana, Shemót (literalmente "Nomes"), descreve o nascimento de Moshé, aquele que seria o escolhido de D'us para salvar o povo judeu da terrível escravidão egípcia. O nascimento de Moshé envolveu um acontecimento incrível. Os magos do Faraó haviam previsto o nascimento do bebê que estava predestinado a ser o salvador do povo judeu. Em uma tentativa de impedir a concretização dos planos de D'us, o Faraó ordenou que todos os bebês fossem atirados no rio Nilo. Yocheved, a mãe de Moshé, em uma tentativa desesperada de salvar a vida de seu filho, colocou o pequeno bebê dentro de uma cestinha e deixou que o rio Nilo o levasse, na esperança que uma alma caridosa encontrasse aquele frágil bebê e cuidasse dele. Batia, a filha do Faraó, ao sair para se banhar, encontrou a cestinha e, apesar de saber que era um bebê judeu, ela teve misericórdia e resgatou-o do rio. Batia trouxe Moshé para o palácio e criou-o como um príncipe. Ironia das ironias, Moshé foi alimentado e educado na casa do mesmo Faraó que havia feito de tudo para matá-lo.
 
Porém, este acontecimento desperta um enorme questionamento. Se Moshé já estava predestinado a ser o salvador do povo judeu, era óbvio que D'us o salvaria de alguma maneira. Moshé poderia ter sido encontrado por qualquer pessoa, não precisava ter sido justamente Batia, a filha do Faraó. Ou, melhor ainda, D'us poderia ter salvado Moshé na tranquilidade de sua casa, sem que ele precisasse ter sido colocado em uma cestinha no rio Nilo. Por que D'us fez com que Moshé fosse justamente encontrado por Batia e criado no palácio do Faraó?
 
A resposta está nas sábias palavras de Shlomo Hamelech: "Muitos são os pensamentos no coração do homem, mas é a vontade de D'us que sempre se cumpre" (Mishlei 19:21). O Faraó tentou impedir um decreto de D'us ao planejar matar todos os bebês, mas acabou criando o salvador do povo judeu dentro de sua própria casa. D'us quis demonstrar que Ele tem controle total sobre tudo o que acontece e que ninguém pode impedi-Lo, através de nenhum tipo de esforço, de cumprir Sua vontade.
 
Porém, o Rav Avraham ben Meir zt"l (Espanha, 1092 - 1167), mais conhecido como Ibn Ezra, traz uma resposta ainda mais profunda e interessante. Moshé estava destinado a ser o maior líder da história do povo judeu e teria pela frente uma missão extremamente difícil. Ele precisaria de coragem, sabedoria e atitude para se tornar uma pessoa com capacidade de liderança. Se Moshé tivesse sido educado como um escravo e, como consequência, pensasse e agisse como tal, teria sido muito mais difícil para ele se tornar o líder de três milhões de pessoas e assumir a difícil missão de tirar um povo inteiro do Egito. Portanto, a Providência Divina fez com que Moshé fosse levado para o palácio do Faraó para que ele fosse criado em um ambiente de realeza e poder, ao invés de ter sido criado em um ambiente de escravidão e submissão.
 
Esta "majestade" com a qual Moshé foi educado foi justamente o que permitiu que ele tivesse a coragem de se levantar contra as injustiças. Por exemplo, enquanto vários judeus presenciaram um judeu sendo covardemente espancado por um egípcio e não fizeram nada, apesar de sua superioridade numérica, Moshé se levantou e matou o egípcio. Por que os outros judeus não fizeram nada para deter aquele terrível ato de covardia? Pois eles tinham "cabeça de escravo", estavam sempre sendo pisados e rebaixados e, por isso, não tinham a força e a atitude para protestar contra as injustiças e punir os transgressores. Já Moshé, criado na casa do rei, com a moral de um príncipe, possuía a confiança necessária para intervir em situações nas quais pessoas com uma menor autoestima certamente evitariam.
 
Este traço de caráter de Moshé também pôde ser percebido quando ele salvou as filhas de Yitró. Ao chegar em Midian, Moshé presenciou quando elas, ao se aproximarem do poço para dar água aos seus rebanhos, foram importunadas e hostilizadas de forma covarde por pastores locais. Sem pensar duas vezes, Moshé levantou-se corajosamente para protegê-las. Como pode um completo estranho, que havia acabado de chegar em uma cidade nova, ter a audácia de se intrometer nos assuntos dos outros? Somente alguém que cresceu em um ambiente de liderança e autoridade teria a coragem e a confiança necessárias para fazer justiça quando ela se faz necessária.
 
Estas características de liderança são mais absorvidas no palácio de um rei do que na casa de escravos. Isto quer dizer que Moshé ter sido criado no palácio do Faraó providenciou o treinamento de liderança necessário para que ele se tornasse o salvador que futuramente tiraria o povo judeu do Egito.
 
Explica o Rav Yerucham Leibovitz zt"l (Bielorússia, 1873 - 1936) que aprendemos daqui o poder da educação. Dois gêmeos idênticos serão indivíduos completamente diferentes se forem expostos a educações distintas durante a infância. Quando incentivamos uma criança, quando deixamos que ela tenha a coragem de tentar, mesmo que às vezes erre, e que saiba as consequências de seus atos, estamos preparando-a para se tornar um vencedor. Porém, quando apenas criticamos uma criança, quando a limitamos e não deixamos que ela faça escolhas e assuma riscos, estamos preparando-a para ser um perdedor, que não acredita no seu potencial.
 
Não é surpreendente a relação de causa e efeito entre a forma como alguém é criado e no que ele se transforma. Atualmente, ao olharmos para o mundo, perceberemos que vivemos em uma sociedade desequilibrada. Muitas pessoas com baixa autoestima, depressivas e sem a coragem de ousar. Isto ocorre pois, infelizmente, um grande número de crianças não tem uma estrutura familiar adequada. Muitos pais estão tão focados no trabalho, nos seus hobbies e em suas diversões que acabam não dando o suporte psicológico necessário aos filhos. Se a criança é educada com amor e confiança, desenvolve um senso de autoestima e tem grandes chances de demonstrar capacidade de liderança. Porém, uma criança com talento que não é estimulada acaba não se desenvolvendo. Assim entendemos o famoso ditado americano "A mão que balança o berço é a mão que governa o mundo". Grandes líderes são criados em casas nas quais as crianças são incentivadas. Grandes personalidades receberam estímulo e coragem em casa. Comece agora a criar os grandes líderes do futuro.
      

SHABAT SHALOM

 

R' Efraim Birbojm

Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima, Rachel bat Luna, Eliahu ben Esther, Moshe ben Feigue, Laila bat Sara, Eliezer ben Shoshana, Mache bat Beile Guice, Feiga Bassi Bat Ania, Mara bat Chana Mirel, Dina bat Celde, Celde bat Lea, Rivka Lea bat Nechuma.
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Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
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Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l, Eliezer ben Arieh z"l; Arieh ben Abraham Itzac z"l, Shmuel ben Moshe z"l, Chaia Mushka bat HaRav Avraham Meir z"l, Dvora Bacha bat Schmil Joseph Rycer z"l, Alberto ben Esther z"l, Malka Betito bat Allegra z"l, Shlomo ben Salha z"l, Yechiel Mendel ben David z"l, Faiga bat Mordechai HaLewy z"l.
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