sexta-feira, 17 de setembro de 2010

PEDIDO DE PERDÃO - YOM KIPUR 5771

BS"D
****************************************************
 
Apesar de muitos acharem Yom Kipur um dia cansativo e sofrido por causa do jejum e das longas rezas, ensina o Rav Israel Salanter que não há dia mais feliz para o povo judeu do que o dia de Yom Kipur, quando os inúmeros pecados que cometemos durante o ano são apagados se nos arrependermos de maneira sincera, decidirmos não errar mais daqui para frente e confessarmos para D'us nossos erros.
 
Durante o ano fizemos dois tipos de erro: contra D'us (quando fizemos transgressões ou deixamos de cumprir Mitzvót) e contra o próximo (em relação ao seu dinheiro, à sua honra, etc). Apesar da tremenda força de expiação dos pecados que existe em Yom Kipur, explica o Talmud que Yom Kipur limpa somente os erros que cometemos com D'us, mas os erros que cometemos com o próximo não são limpos até que sejamos perdoados pela pessoa com quem erramos, após um sincero pedido de desculpas. Se não formos perdoados pelo outro, de nada adianta passar o Yom Kipur inteiro rezando, chorando e jejuando, pois esta transgressão não tem como ser apagada.
 
Por isso, gostaria de aproveitar a oportunidade para, de coração, pedir perdão a todos com quem eu possa ter cometido qualquer erro, tanto algo que eu tenha feito de errado quanto algo que esperavam de mim e eu não correspondi. Tanto os erros intencionais quanto os erros não intencionais, de todos eles eu me arrependo do fundo do meu coração e espero que vocês possam me perdoar. Eu poderia colocar a culpa pelos meus erros na falta de tempo ou na correria e stress do dia a dia, mas eu não estaria sendo sincero comigo mesmo nem com D'us. Yom Kipur é o momento de assumir nossos erros sem procurar desculpas. Errei, e por isso peço perdão.
 
Ensinam os nossos sábios que aquele que passa por cima da sua honra e perdoa a alguém que lhe fez algum mal, D'us passa por cima de todas as transgressões desta pessoa e a perdoa. Por isso, por favor, se alguém tiver alguma mágoa específica, me escreva para que eu possa pedir perdão pessoalmente.
 
Também perdôo, de todo o coração, a qualquer um que possa ter me feito algum mal, intencionalmente ou não intencionalmente.
 
Que todos possamos ter um ano muito bom, com saúde, com crescimento espiritual, e que possamos neste ano aprender a conviver com o próximo com muita harmonia e respeito.
 
GMAR CHATIMÁ TOVÁ (QUE SEJAMOS SELADOS PARA O BEM)
 
Rav Efraim Birbojm
 
****************************************************
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe aqui a sua pergunta ou comentário sobre o texto da Parashá da semana. Retornarei o mais rápido possível.