quinta-feira, 8 de agosto de 2024

EM QUE MUNDO CRIAMOS NOSSOS FILHOS? - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHIÓT MATOT E MASSEI 5784

BS"D
O e-mail desta semana é dedicado à Refua Shleima (pronta recuperação) de 

Avraham Yaacov ben Miriam Chava

--------------------------------------------------------

O e-mail desta semana é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de 
Camille bat Renée z"l 
Shoshana bat Eliahu z"l 
Sr. Gabriel David ben Rachel zt"l 
--------------------------------------------------------

Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, entrar em contato através do e-mail 
efraimbirbojm@gmail.com.
NEWSLETTER R' EFRAIM BIRBOJM
NEWSLETTER EM PDF
NEWSLETTER EM PDF
 
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT


PARASHIÓT MATÓT E MASSEI 5784



         São Paulo: 17h26                  Rio de Janeiro: 17h14 

Belo Horizonte: 17h20                  Jerusalém: 18h59
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
YouTube
YouTube
Twitter
Twitter
Spotify
Spotify
ASSUNTOS DAS PARASHIÓT MATÓT E MASSEI
  • Juramentos e Promessas.
  • Atacando os Midianim.
  • Moshé critica a decisão dos oficiais de poupar as mulheres.
  • Purificação depois da guerra (Kasherização dos utensílios).
  • Divisão dos despojos de guerra.
  • Dedicação de parte dos despojos de guerra.
  • O Pedido de Reuven e Gad.
  • Bronca de Moshé.
  • O pedido é esclarecido.
  • As Condições de Moshé – Participação na conquista e divisão da Terra de Israel.
  • Resumo da Jornada: O Êxodo até a morte de Aharon
  • As Jornadas Finais.
  • Orientações para ocupação da Terra de Israel.
  • As fronteiras da Terra de Israel.
  • Nova liderança para a Terra de Israel.
  • As Cidades dos Leviim.
  • As Cidades de Refúgio (Assassinato não intencional).
  • Proibição de casamentos entre as Tribos.


 
ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
BS"D
EM QUE MUNDO CRIAMOS NOSSOS FILHOS? - PARASHIÓT MATÓT E MASSEI 5784 (02/ago/24)
 
Brenda tinha duas filhas. Na maioria das vezes, tentava tratá-las igualmente. Mas logo aprendeu que a vida não é "justa" pois, independentemente da forma como tratamos os nossos filhos, temos pouco controle sobre as suas experiências quando eles saem pela porta de casa. Quando sua filha havia acabado de começar a primeira série, ficou arrasada quando foi informada pelas outras meninas da classe que seus adesivos eram muito simples, não eram sofisticados o suficiente para justificar uma troca. Uma menina até cobrou da sua filha um dólar pelo "privilégio" de usar seus lápis de cor, explicando que estava juntando dinheiro para comprar novos adesivos. Esta foi a introdução de sua filha ao mundo do consumismo e dos valores materiais.
 
Brenda presenteou sua filha com novos adesivos, mais sofisticados. Foi um pequeno investimento em sua vida social que rendeu grandes retornos. Embora Brenda estivesse feliz por ter resolvido o problema tão facilmente, ao mesmo tempo ficou triste pela presença de um consumismo tão desenfreado em uma idade tão tenra. Antigamente as crianças eram muito mais inocentes e menos consumistas. Brenda tentou se lembrar de detalhes da sua infância. Não se lembrava de algum dia ter cobrado de um amigo para emprestar seus lápis de cor. Lembrou-se também que colecionavam pinhas, que encontravam no chão da escola, e todos colecionavam juntos. No entanto, no mundo de sua filha, já no primeiro ano o status tinha um alto preço. Brenda também se lembrou do dia em que descobriu que uma das suas amigas possuía mais de cem bonecas Barbie, enquanto ela possuía apenas cinco bonecas. No entanto, mesmo sendo criança, ela entendia que cem bonecas era demais. Na verdade, sentiu dó da amiga. Ninguém conseguiria brincar com cem bonecas, elas deviam viver abandonadas.
 
Brenda conversou com a direção da escola. Eles estavam cientes de que os adesivos haviam se tornado excessivamente comerciais, e até consideraram proibir os adesivos na escola. No entanto, acabaram por admitir que esta não seria uma boa solução, pois seria melhor educar do que proibir. Eles sabiam que hoje são adesivos, amanhã são bolsas e depois são carros. Sem conscientização, o consumismo as acompanharia a vida toda.
 
O judaísmo não defende a abstinência de prazeres. A Torá serve como um guia sobre como viver no mundo material e participar de seus prazeres enquanto mantém uma existência espiritual. Brenda aproveitou para ensinar à filha que, para cada garota que sente prazer com o brilho de sua coleção de adesivos, há outra garota que sofre com a falta de brilho dos seus adesivos. Ensinou-a também a não ter vergonha de exibir sua própria coleção, mesmo sabendo que existam meninas com adesivos que estavam fora das suas possibilidades. Brenda também quis transmitir que os adesivos não podiam comprar amizades verdadeiras. Às vezes, o ato de trocar adesivos não tem a ver com o que estamos recebendo, e sim com o que estamos dando. Vale a pena trocar adesivos com alguém que não será capaz de dar em troca o que desejávamos se pudermos fazer o outro feliz. Mas o principal ensinamento foi de que os adesivos, que nos deslumbram quando embrulhados em celofane na loja, às vezes perdem o brilho quando os levamos para casa.

Nesta semana lemos duas Parashiót juntas, Matót (literalmente "Tribos") e Massei (literalmente "Viagens"), terminando o quarto Livro da Torá, Bamidbar. A Parashá Matót fala de assuntos como juramentos, o ataque a Midian, a Kasherização de utensílios e a divisão dos despojos de guerra. Já a Parashá Massei fala sobre as viagens do povo judeu no deserto e orientações para a conquista da Terra de Israel, que aconteceria muito em breve.
 
No final da Parashá Matót, a Torá descreve que duas Tribos, Reuven e Gad, fizeram um pedido inesperado a Moshé: "Se for do seu agrado, deixe esta terra ser dada como herança aos seus servos, não nos leve para além do Yarden" (Bamidbar 32:5). As duas Tribos estavam pedindo para receber terras fora de Eretz Israel, pois não tinham o desejo de entrar nela. Moshé permitiu, mas só se eles acompanhassem o resto do povo nas guerras de conquistas. Porém, após 40 anos vagando pelo deserto, na expectativa do momento de poder entrar na Terra sagrada, prometida aos nossos patriarcas, por que estas duas Tribos desprezaram esta incrível oportunidade?
 
A resposta está no versículo "Os Bnei Reuven e Bnei Gad tinham gado em abundância, muito numeroso, e viram a terra de Yaazer e a terra de Guilad, e eis que o lugar era bom para o gado" (Bamidbar 32:1). Parece, desta descrição da Torá, que eram Tribos espiritualmente baixas, conectado com o materialismo, dando mais importância para suas posses do que para sua espiritualidade.
 
Porém, isso parece contraditório com a descrição do comportamento das duas Tribos após a entrada em Eretz Israel. O Sefer Yehoshua descreve a conquista e a divisão das terras. Foi um processo difícil e lento. As conquistas levaram sete anos, enquanto a divisão das terras levou outros sete anos. No total, as Tribos de Reuven e Gad passaram quatorze anos longe de suas famílias, e somente depois disso voltaram para as casas que haviam construído para suas esposas e filhos fora de Israel. Quando estavam voltando, Yehoshua fez questão de acompanhá-los até o Yarden, a fronteira leste de Israel. O Midrash nos ensina algo incrível. Por que Yehoshua os acompanhou? Pois as Tribos de Reuven e Gad eram a comitiva de Yehoshua. Quando eles chegaram ao Yarden, as Tribos de Reuven e Gad perceberam que poucas pessoas estavam acompanhando Yehoshua. Eles então deram meia volta, acompanharam Yehoshua até a sua casa, e somente depois disso foram embora.
 
De acordo com o Rav Eliyahu Dessler zt"l (Império Russo, 1892 - Israel, 1953), este Midrash demonstra o impressionante nível espiritual das Tribos de Reuven e Gad. Além de fazerem parte da seleta comitiva de Yehoshua, eles também fizeram algo muito louvável. Moshé exigiu das Tribos de Reuven e Gad que eles entrassem junto com as outras Tribos em Eretz Israel e lutassem com eles, pois tinha medo que a recusa deles causaria uma histeria no povo, que pensaria que eles haviam desistido por medo da guerra, e isso contagiaria todos. Porém, em nenhum momento Moshé exigiu que eles ficassem também na divisão das terras. Foram eles que decidiram voluntariamente não voltar para suas casas até que todos os judeus estivessem instalados em suas casas. Foi um ato de sacrifício de sete anos sem suas famílias em prol do resto do povo, uma incrível atitude de altruísmo e preocupação com o próximo. E a única intenção deles era santificar o Nome de D'us.
 
Foi toda esta elevação espiritual que os tornou a "comitiva de Yehoshua", e tiveram o mérito de participar da conquista de Eretz Israel junto com seus irmãos. Abriram mão de suas próprias famílias em prol das famílias do resto do povo. Então como pode ser que duas Tribos tão elevadas, de comportamento tão incrível, não quiseram entrar na Terra de Israel por causa dos seus animais, e estavam mais preocupados com os pastos abundantes do que com a santidade da Terra de Israel? Não são comportamentos muito contraditórios?
 
Daqui aprendemos uma lição muito forte e importante para as nossas vidas. Apesar da grandeza das Tribos de Reuven e Gad, eles não escaparam das influências do materialismo. Mesmo que foi algo sutil, a ocupação com os assuntos mundanos causou um impacto espiritual negativo. O Rav Ytzchak Abarbanel zt"l (Portugal, 1437 - Itália, 1508) traz uma prova impressionante do tremendo impacto espiritual que o materialismo teve sobre estas duas Tribos. Durante toda a conversa com Moshé, eles não mencionaram nenhuma vez a palavra "D'us". Por um lado, isso é um elogio. Nós falamos "D'us" o tempo todo, em frases como "Graças a D'us" e "Se D'us quiser". Porém, será que temos realmente a intenção de pedir a ajuda Dele e agradecer por Ele ter nos ajudado? Certamente que não. Na maioria das vezes falamos apenas pelo costume, sem nenhuma intenção em nossas palavras. Porém, aquela geração não mencionava o Nome de D'us a não ser que se sentissem no nível de "Estou diante de D'us". O fato de as Tribos de Reuven e Gad não mencionarem o Nome de D'us nenhuma vez significa que eles estavam em uma situação de decadência espiritual, pois não sentiam que estavam no nível de "Estou diante de D'us" e, portanto, achavam que se mencionassem o Nome de D'us, isso seria comparável a falar o Nome de D'us em vão.
 
O envolvimento e interesse pelos assuntos mundanos estragaram o nível de conexão deles com D'us. Ao prestarmos atenção nas palavras de Moshé na conversa com as Tribos de Reuven e Gad, perceberemos que ele os advertiu de uma maneira velada, diversas vezes, ao mencionar constantemente o Nome de D'us, como está escrito: "Se vocês se armarem para a batalha diante de D'us" (Bamidbar 32:20) ou "E a Terra será conquistada diante de D'us" (Bamidbar 32:22), entre outros versículos.
 
O problema do envolvimento com o mundo material não se restringe apenas ao aumento dos desejos e a troca de valores espirituais por valores materiais. Um dos efeitos negativos também é a perda da Emuná, pois a pessoa começa a se conectar cada vez mais com o mundo material e suas leis, esquecendo que D'us está por trás de tudo o que acontece. Quando as Tribos de Reuven e Gad foram construir cidades para suas famílias, antes da entrada na Terra de Israel, utilizaram a expressão "cidades fortificadas", como se fossem as muralhas as verdadeiras responsáveis pela proteção de suas famílias, não D'us. Eles estavam colocando a sua segurança nas mãos das leis do mundo material. Ao responder, Moshé falou apenas a palavra "cidades", mostrando a eles que não são as fortificações de uma cidade que a protegem, e sim D'us, como nos ensinou David HaMelech: "Se D'us não guarda uma cidade, o guardião mantém a sua vigília em vão" (Tehilim 127:1).
 
Adesivos parecem ser algo pequeno, mas são o começo do aprendizado sobre valores. A Torá nos protege do materialismo que vicia, nos ensinando valores e princípios espirituais para utilizarmos enquanto vivemos em um mundo material. O glamour dos adesivos é o ensinamento de que o que vicia são os desejos, não as necessidades. Em um mundo com tanta fartura e prazeres, como pretendemos educar os nossos filhos?

SHABAT SHALOM

R' Efraim Birbojm

 

Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima.
 
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l.
--------------------------------------------

Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe aqui a sua pergunta ou comentário sobre o texto da Parashá da semana. Retornarei o mais rápido possível.