segunda-feira, 3 de outubro de 2022

MENSAGEM DE SHANÁ TOVÁ 5783

BS"D

MENSAGEM SHANÁ TOVÁ 5783
 
Baruch Hashem, temos novamente a enorme alegria de chegarmos ao fim de mais um ano. Este também não foi um ano fácil, com uma guerra novamente nos jogando no mundo das incertezas, mas aos poucos tudo vai voltando ao normal e a tranquilidade vai voltando ao mundo. Mais um ciclo que se fecha em nossas vidas. Um ano cheio de aprendizados. A vida nos dá a incrível oportunidade de aprendermos sempre, tanto com as vitórias quanto com as derrotas.
 
Muitas vezes as bondades de D'us vêm escondidas, de maneira que precisamos refletir para percebê-las. Por isso, desejamos "Shaná Tová Umetuká", que o ano não seja apenas bom, mas que também possamos perceber as infinitas bondades de D'us em nossas vidas e sentir a doçura da Sua bondade.
 
Precisamos enxergar as infinitas bondades que recebemos durante o ano, começando pelo simples ato de podermos abrir os olhos a cada manhã, por cada respiração, por cada batimento do nosso coração. Que presente maravilhoso é poder acordar todos os dias de manhã e enxergar as maravilhas do mundo, ou poder levantar da cama e caminhar com as nossas próprias pernas. Quanto vale ter saúde? Quanto vale ter uma família e amigos? Somos milionários! O simples fato de estarmos vivos por si só já vale o agradecimento e o reconhecimento a D'us.
 
Além de agradecer imensamente a D'us por todas as oportunidades que Ele mandou neste ano, tenho muito a agradecer a vocês, leitores do Shabat Shalom M@il. Este e-mail já virou parte central da minha vida, uma fonte de aprendizado, uma incrível oportunidade de poder transmitir deliciosos ensinamentos de Torá. Para ilustrar meu sentimento de gratidão, compartilho com vocês uma linda história:
 
 -------------------------------------------------------------------------

Um judeu cego certa vez se aproximou de um grande rabino, chamado Rav Isser Zalman Meltzer zt"l, e colocou diante dele dois livros de grande volume, que continham as explicações e comentários sobre a Torá que ele havia escrito antes de ter ficado cego. O homem pediu para que o Rav Isser Zalman abrisse em uma certa página e disse: "Este foi a última coisa que eu escrevi antes de ficar completamente cego".

O Rav Isser Zalman ficou curioso sobre a história da vida daquele homem e o motivo pelo qual seu último comentário o havia marcado tanto. O homem contou que havia começado a escrever aqueles comentários enquanto ainda era muito jovem. Isso lhe custava muito esforço, mas ele se alegrava muito em buscar e se aprofundar nas mais complexas explicações e comentários. Por muitos anos ele trabalhou duro para escrever seus comentários. Mas os anos foram passando, as forças foram diminuindo e o trabalho foi ficando cada vez mais difícil. No dia em que ele escreveu aquele último comentário, ele pensou: "Já me esforcei o suficiente. Está ficando muito difícil para mim reunir mais comentários sobre a Torá, este será o meu último trabalho. A partir de hoje eu continuarei estudando, mas não com a mesma intensidade e profundidade. Eu já não tenho mais forças". O homem parou por alguns segundos, deu um largo suspiro e falou:

- Imediatamente depois de ter tomado esta decisão, eu fiquei completamente cego.

Desesperado, ele correu aos melhores especialistas. Após longos e minuciosos exames, o médico concluiu: "Com as condições que os seus olhos apresentam, você deveria ter ficado completamente cego há mais de 10 anos. Com toda a minha experiência não consigo entender como você não havia ficado cego até hoje. Nunca vi em minha vida um caso como o seu. Certamente foi um grande milagre"

Todo o tempo que aquele homem se sentiu impelido pela vontade de escrever comentários sobre a Torá, todo o tempo em que ele mergulhou para buscar forças que nem mesmo ele sabia que tinha, ele recebeu forças sobrenaturais. Ele viu coisas com seus olhos que outros seres humanos não conseguiriam ver, pelo simples fato de que ele tentou, ele se esforçou, ele buscou fazer o impossível. Mas no momento em que ele falou "basta", ele perdeu suas forças sobrenaturais.
 
-------------------------------------------------------------------------

É com este sentimento que me dedico semanalmente ao Shabat Shalom M@il. Aproveito a oportunidade para agradecer por todo o apoio, pelos elogios, incentivos e sugestões que recebi durante o ano. É gratificante escutar pessoas que compartilham estes ensinamentos nas Seudót de Shabat. É a alegria de poder estar dando uma pequena contribuição para que os ensinamentos da Torá possam ser passados para as futuras gerações. Espero que os ensinamentos que compartilhei durante o ano possam ter ajudado todos a melhorarem e crescerem espiritualmente, da mesma maneira que certamente me ajudaram.
 
Agradeço a cada um dos leitores, por serem a minha fonte de inspiração e motivação. Agradeço à minha esposa e filhos, pela alegria que me trazem e por abrirem mão do tempo que eu dedico para escrever o Shabat Shalom M@il. Agradeço aos meus pais, por toda a dedicação, pelo amor que recebi, pela excelente educação que me deram e pelos valores que me transmitiram. E, acima de tudo, agradeço a D'us, pela bondade infinita de ter me colocado em um caminho de Torá e Mitzvót e pela força que Ele me dá todos os instantes.
 
Que possamos aproveitar estes últimos dias do ano para aumentar ainda mais os nossos méritos. Como estamos todos de coração mais aberto, é hora de reconstruir relacionamentos abalados e pedir perdão àqueles que possamos ter magoado. Nestes últimos dias do ano abrem-se os portões da Misericórdia de D'us e recebemos uma ajuda especial para o nosso crescimento espiritual.
 
Aproveito a oportunidade para pedir perdão a qualquer um que possa ter se sentido ofendido pelas mensagens que eu enviei ou por alguma atitude que eu tenha tomado. Se alguém tiver alguma mágoa ou reclamação, por favor, me avise para que eu possa pedir perdão pessoalmente. Também perdoo de coração a qualquer um que possa ter me causado sofrimentos.
 
Que possamos ser inscritos no Livro da Vida, com muita saúde, sustento, alegrias, paz e espiritualidade. E que neste ano de 5783 possamos continuar nos encontrando, semanalmente, neste incrível mundo dos conhecimentos da Torá.
 
SHANÁ TOVÁ UMETUKÁ, KETIVÁ VE CHATIMÁ TOVÁ
 
Com muito carinho,
 
R' Efraim Birbojm
efraimbirbojm@gmail.com
 
 






This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe aqui a sua pergunta ou comentário sobre o texto da Parashá da semana. Retornarei o mais rápido possível.