quinta-feira, 26 de maio de 2022

NADA MAIS COMPLETO QUE UM CORAÇÃO QUEBRADO - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHÁ BECHUKOTAI 5782

O e-mail desta semana é dedicado à elevação da alma do meu querido e saudoso avô

MEIR BEN ELIEZER BARUCH Z"L



Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, entrar em contato através do e-mail 
efraimbirbojm@gmail.com.
 
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT


PARASHÁ BECHUKOTAI



         São Paulo: 17h08                  Rio de Janeiro: 16h57 

Belo Horizonte: 17h04                  Jerusalém: 19h01
ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
YouTube
YouTube
Twitter
Twitter
MENSAGEM DA PARASHÁ BECHUKOTAI
ASSUNTOS DA PARASHÁ BECHUKOTAI
  • Recompensas pela obediência.
  • Advertência e Passos de afastamento espiritual.
  • Punições por desobediência (5 séries de advertências).
  • Destruição e arrependimento.
  • Conclusão das advertências e consolo.
  • Avaliações de doações ao Kodesh.
  • Doações de animais e imóveis para o Mishkan e possível resgate.
  • Maasser de animais.
BS"D

NADA MAIS COMPLETO QUE UM CORAÇÃO QUEBRADO - PARASHÁ BECHUKOTAI 5782 (27/Mai/22)


Certa vez um jovem procurou um sábio para receber orientações sobre como agir diante das circunstâncias que se apresentavam em sua vida. Ao encontrar o sábio, expôs o problema:

- Gostaria de entender o que há de errado comigo. Desde criança eu sou o mais esforçado da minha família. Comecei a trabalhar desde muito cedo, ao contrário dos meus irmãos, que nunca fizeram nada, mas sempre recebiam uma atenção especial dos meus pais. Na escola, apesar de minhas notas sempre estarem entre as melhores, nunca recebi nenhum elogio dos meus professores, diferente de alguns colegas que eram mais populares e frequentemente recebiam ajuda para passar nas provas. Ontem, na empresa onde trabalho, meu colega foi promovido a supervisor, mas é a mim que todos os colegas, inclusive o recém-nomeado supervisor, recorrem quando querem tirar suas dúvidas. Por que o meu valor nunca é reconhecido?

O sábio deu um sorriso suave, olhou nos olhos do rapaz e disse, em um tom sereno e cheio de compreensão:

- Eu entendo que essas situações abalem você. Mas observe a natureza e você compreenderá o sentido de tudo isso. Na floresta, as maiores árvores são aquelas que foram desprezadas pelos lenhadores e, só por isso, puderam crescer até o limite de suas capacidades. Aquelas vistas como árvores de madeira nobre tiveram seu crescimento interrompido muito antes.

- Na vida o mesmo acontece - continuou o sábio - todo aquele que é exaltado desde muito cedo pelas suas capacidades se assemelha à árvore nobre que é cortada pelo machado do lenhador e ali estagna seu crescimento. Todo homem que é honrado pelo pouco que já possui considera esse pouco como uma grande fortuna e se acomoda, já não crescendo mais. Já aqueles que ainda não foram "descobertos" por seus tesouros seguem livres em seu crescimento, até que um dia, assim como as mais altas árvores, não poderão mais ocultar sua grandeza.

- Chegará o dia - concluiu o sábio - no qual você encontrará seu lugar. D'us coloca estas dificuldades em sua vida para que você não se acomode, não se sinta como um "hóspede" na jornada da vida e resolva permanecer ali, confortável e seguro. Enquanto o seu momento não chegar, siga aprimorando suas capacidades e busque dar o melhor de si em tudo o que fizer.

Ao ouvir essas palavras, o jovem acenou com a cabeça, demonstrando haver entendido o valor daquele conselho e, com um leve sorriso no rosto, agradeceu e partiu.

Nesta semana lemos a Parashá Bechukotai (literalmente "Nos Meus estatutos"), que nos ensina sobre as Brachót que recaem sobre o povo judeu quando andamos nos caminhos de D'us e as Klalót (maldições) quando nos afastamos dos caminhos Dele. Na verdade, tudo é parte da bondade de D'us que, como um pai, às vezes precisa nos castigar, por amor, quando percebe que estamos colocando nossa vida espiritual em risco.

No final da Parashá há dois versículos que chamam a atenção: "Eles então confessarão sua transgressão e a transgressão de seus pais, a traição com a qual Me trataram, e que também Me trataram com acaso. Então Eu também vou tratá-los com acaso" (Vayikrá 26:40,41). Estes versículos são difíceis de serem entendidos, pois eles vêm no fim da longa lista de Klalót. Os versículos começam falando sobre o Vidui, a confissão das transgressões, uma parte importante no processo de arrependimento, mas na continuação vemos que D'us continuará castigando o povo. Aparentemente o versículo está nos ensinando que D'us não aceitou o arrependimento do povo judeu. O que faltou para ser um arrependimento válido?

Explica o Rav Israel Meir HaCohen zt"l (Bie
lorússia, 1838 - Polônia, 1933), mais conhecido como Chafetz Chaim, que só o Vidui, sem um arrependimento completo, não tem absolutamente nenhum valor. Não devemos apenas confessar sobre os erros do passado, mas também assumir um compromisso futuro de conserto e melhoria dos nossos atos. Isso é chamado de "Kabalá Al HaAtid" (receber para o futuro), o compromisso de consertar futuramente nossos atos. Foi isso que faltou ao povo judeu.

Certa vez, durante a recitação das Selichót (Tefilá na qual pedimos desculpas a D'us pelas nossas transgressões), o Chafetz Chaim interrompeu de repente a Tefilá e disse: "Para que serve falarmos as Selichót, dizendo para D'us que pecamos contra Ele? Não está tudo revelado diante Dele? O principal das Selichót, portanto, é recebermos sobre nós o compromisso de não voltarmos aos mesmos erros". Com esta frase simples, o Chafetz Chaim conseguiu despertar todas as pessoas presentes em um arrependimento sincero.

Há outro ponto que também é fundamental para que o arrependimento seja completo e verdadeiro, que aparece justamente na continuação do versículo que falou sobre o Vidui: "Eu vou trazê-los de volta para a terra dos seus inimigos. Se, então, seu coração obstruído se tornar submisso, seus sofrimentos por sua transgressão serão apaziguados" (Vayikrá 26:41). Deste versículo percebemos que uma das partes mais importantes do arrependimento é a submissão do coração a D'us, isto é, o sentimento de humildade e coração quebrado.

Uma das principais causas dos erros que cometemos é a arrogância, o sentimento de superioridade. Explica o Rav Yitzchak Meir Rotenberg zt"l (Polônia, 1799 - 1866), mais conhecido como Chidushei Harim, que o ser humano se assemelha aos objetos de barro. Quando queremos tirar a impureza espiritual de um objeto de metal, o mergulhamos em uma Mikvê. Porém, quando queremos tirar a impureza espiritual de um utensílio de barro, a única forma é quebrá-lo. Assim também é o ser humano, a única forma de purificar o coração é quebrando-o.

O Talmud (Nedarim 38a), em nome do Rav Yochanan, traz uma preciosa lição: "D'us não repousa Sua Presença a não ser sobre alguém que é valente, sábio, rico e humilde". O Rav Shmuel Eliezer Eidels zt"l (Polônia, 1555 - 1632), mais conhecido como Maharsho, faz uma interessante pergunta: podemos entender que a Presença de D'us só repousa sobre alguém que tem sabedoria e humildade. Porém, por que valentia e riqueza são elementos necessários para que a Presença de D'us repouse sobre a pessoa?

A resposta é que as três características apontadas pelo Talmud são, na realidade, o motivo verdadeiro da humildade. Quando uma pessoa é fraca ou pobre, a humildade dela é apenas uma consequência natural das suas circunstâncias de vida. Portanto, não há nenhum mérito em sua humildade. Já aquele que é valente, rico e sábio, que tem todos os motivos para ser uma pessoa extremamente arrogante, mas mesmo assim consegue ser humilde, é sinal de que entendeu que todas as suas qualidades não têm nenhum valor perante a grandeza de D'us. Se esta pessoa chegou ao nível de humildade, certamente foi através de muita reflexão e introspecção. E como escolheu se subjugar perante D'us, merece que a presença de D'us repouse sobre ela.

A Parashá traz Klalót muito duras. Nossos sábios explicam que vale a pena todas estas Klalót se houver ao menos uma chance de, através disso, o povo judeu conseguir cumprir as palavras do versículo "Se, então, seu coração obstruído se tornar submisso". E se é tão querido por D'us um coração quebrado, mesmo quando é consequência de tantas e tão duras Klalót e castigos, maior ainda é o valor daquele que quebra seu coração mesmo sendo valente, rico e sábio, pois este nível de humildade veio através da reflexão sobre a grandeza de D'us e o quanto o ser humano é pequeno perante Ele.

A humildade é tão importante que é considerada a base para todas as outras qualidades espirituais, pois aquele que é humilde recebe uma ajuda Divina especial em seu crescimento. Em contraste, o arrogante não tem nenhuma ajuda Divina, como ensina o Rabeinu Yona (Espanha, século 12): "É uma abominação para D'us todo aquele que tem um coração orgulhoso. O orgulhoso é entregue nas mãos do Yetser Hará (má inclinação), pois D'us não o ajuda, já que ele é uma abominação".
 
Há um último ponto que explica a presença do traço de caráter da humildade justamente nas pessoas mais elevadas. A pessoa que é espiritualmente elevada está sempre preocupada em alcançar a perfeição espiritual e, por isso, quebra seu coração, olhando sempre para si mesma como se faltasse algo. As pessoas elevadas também estão sempre com medo de perder os níveis que já conquistaram. Portanto, mesmo aqueles que chegaram no nível de estarem "felizes com a sua porção" também têm um coração quebrado e humilde, pois quanto maior o nível espiritual de uma pessoa, maiores são os motivos de cuidado e preocupação para não perder as conquistas espirituais.
 
Certamente o maior ser humano que já passou pela face da Terra foi Moshé Rabeinu. E, não por coincidência, também foi o mais humilde. Justamente por causa de sua grandeza ele tinha medo de perder seu elevado nível espiritual e, ao mesmo tempo, estava sempre preocupado em alcançar os níveis que ainda não havia atingido em seu Serviço a D'us. Este medo e preocupação faziam de Moshé um homem extremamente humilde.
 
Esta é uma das principais lições da nossa Parashá: D'us ama aqueles cujo coração é humilde. De todas as qualidades, certamente a humildade é uma das mais importantes no nosso crescimento espiritual. Faça seu trabalho com toda a força, o melhor que puder, e sempre com humildade. Pois mesmo quando as pessoas não reconhecem, D'us está acompanhando todo o seu esforço e sua dedicação.  
 

SHABAT SHALOM
 

R' Efraim Birbojm

Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l.
--------------------------------------------

Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe aqui a sua pergunta ou comentário sobre o texto da Parashá da semana. Retornarei o mais rápido possível.