| | VÍDEOS DA PARASHÁ VAERÁ | | | ASSUNTOS DA PARASHÁ VAERÁ - D'us garante novamente a Moshé que o povo será salvo.
- As 4 expressões de libertação.
- Genealogia de Moshé e Aharon.
- O cajado vira uma serpente.
- Sangue: A 1ª Praga.
- Rãs: A 2ª Praga.
- Piolho: A 3ª Praga.
- Hordas de animais selvagens: A 4ª Praga.
- Epidemia: A 5ª Praga.
- Sarna: A 6ª Praga.
- Granizo: A 7ª Praga.
| | | CONFIANDO APENAS EM D'US - PARASHÁ VAERÁ 5782 (31/dez/2021) "Há muitos séculos, um homem chamado Charles, após uma juventude cheia de excessos, se arrependeu e resolveu viver uma vida com valores religiosos. Ele virou ferreiro e trabalhava com honestidade, além de praticar caridade. Porém, apesar de toda a sua vontade de mudar, nada parecia dar certo em sua vida. Muito pelo contrário, quanto mais ele se espiritualizava, parecia que seus problemas e dívidas aumentavam. Certa tarde, um amigo veio fazer uma visita. Olhando para as difíceis condições nas quais ele vivia, comentou: - Depois que você resolveu se tornar um homem temente a D'us, sua vida só piorou! Apesar de todo o seu investimento no mundo espiritual, nada tem melhorado. Será que não é hora de abandonar tudo isso? Charles realmente não entendia o que estava acontecendo em sua vida, mas confiava em D'us. Como não queria deixar o amigo sem uma resposta, começou a refletir. Olhando em volta, começou a ver cada detalhe de sua oficina. De repente, ele teve um incrível momento de inspiração: - Você conhece um pouco do meu trabalho de ferreiro, não? - perguntou Charles ao seu amigo - Eu recebo o aço bruto e preciso transformá-lo em uma espada. Porém, não é algo simples, é um processo lento e trabalhoso. Primeiro eu aqueço a chapa de aço até que ela fique vermelha. Em seguida, sem piedade, eu pego um martelo e aplico golpes até que a peça adquira a forma desejada. Logo depois ela é mergulhada na água fria e a oficina se enche com o barulho do vapor enquanto a peça estala e "grita" por causa da mudança repentina de temperatura. Tenho que repetir este processo até conseguir a espada perfeita, pois apenas uma vez não é suficiente. - Porém, às vezes o aço que chega às minhas mãos não consegue aguentar este tratamento - continuou Charles - O calor, as pancadas e a água fria terminam por enchê-lo de rachaduras. Eu sei que este aço jamais se transformará em uma boa lâmina de espada. Então, eu simplesmente o coloco naquele monte de ferro velho. - Sei que D'us muitas vezes tem me colocado no "fogo", através de dificuldades e aflições - concluiu Charles - Mas tenho aceitado as marteladas que a vida me dá e, às vezes, sinto na cabeça os baldes de água fria que faz o aço gritar. Mas a única coisa que peço é: "D'us, não me deixe fraquejar até que eu consiga alcançar a forma que Você espera de mim. Me molde da maneira que Você achar melhor, pelo tempo que Você entender que é o correto, mas jamais me coloque no monte de ferro velho de almas". O ferreiro compreendeu que os sofrimentos e dificuldades existem somente para o nosso bem. Algumas vezes são experiências penosas e difíceis de serem enfrentadas, mas precisamos nos manter firmes e procurar ver tudo como uma lição da qual extrairemos muitos aprendizados. A dor nos ensina muito, nos faz mais fortes e maduros. Os sofrimentos são as Mãos invisíveis do Escultor, que quer moldar pessoas melhores. | | Nesta semana lemos a Parashá Vaerá (literalmente "E apareceu"). Como o Faraó havia se recusado a libertar o povo judeu, questionando "Quem é D'us?", D'us mandou ao Faraó Seu "cartão de visitas": as pragas, que foram destruindo a infraestrutura do Egito e causando muito sofrimento aos egípcios. Além disso, as pragas demonstravam o controle de D'us sobre toda a natureza e a vanidade da crença nas idolatrias. No final da Parashá da semana passada, Shemót, Moshé foi escolhido por D'us para liderar a salvação do povo judeu. Ele foi falar com o Faraó para exigir a libertação do povo. Porém, o Faraó dificultou ainda mais a vida deles, deixando de fornecer tijolos e exigindo a mesma produtividade diária. Agora a situação estava ainda pior do que antes. Irritados, eles foram até Moshé culpá-lo por ter piorado as coisas. Moshé então questionou D'us, e recebeu Dele a garantia de que a salvação do povo judeu estava prestes a começar. Já a Parashá desta semana começa com D'us dizendo: "Eu apareci para Avraham, para Ytzchak e para Yaacov... Eu estabeleci com eles Meu pacto, para dar a eles a Terra de Knaan" (Shemot 6:3,4). O que D'us quis dizer com estas palavras? Explicam os nossos sábios que D'us estava dando uma "bronca" em Moshé, por ele ter questionado Seus caminhos. Apesar de ter testado nossos patriarcas, Avraham, Ytzchak e Yaacov, com testes muito difíceis, eles nunca haviam questionado D'us. Mas Moshé, em seu primeiro teste, foi tirar satisfações com D'us e questionou: "Por que Você fez mal ao Seu povo? Por que me enviou?" (Shemot 5:22). Mas deste ensinamento da Torá surgem algumas perguntas. Em primeiro lugar, Moshé não estava certo em seu questionamento? D'us governa o mundo e têm controle sobre tudo o que acontece. Se Ele queria salvar o povo judeu, por que fez a situação ficar ainda pior do que já estava, antes de salvá-los? Já não estava ruim o suficiente? Se havia enviado Moshé para salvar o povo, por que inicialmente fazer o revés acontecer? Além disso, por que D'us mencionou, em Sua "bronca", que Ele havia dado aos patriarcas a Terra de Israel? Qual é a conexão com o motivo da "bronca" que Ele estava dando, a falta de Emuná de Moshé? Segundo o Rav Shimshon Refael Hirsch zt"l (França, 1808 - Alemanha, 1888), D'us queria mostrar que não seria Moshé que salvaria o povo judeu. Quando Moshé se envolveu, o povo ficou esperançoso que ele conseguiria salvá-los, mas a situação piorou ainda mais. D'us quis fixar no coração do povo judeu a certeza de que podemos confiar somente em D'us e não nas pessoas, como diz o profeta: "Abençoado é aquele que confia em D'us, amaldiçoado é aquele que confia nas pessoas" (Yirmiahu 17:7). É justamente por este motivo que na Hagadá de Pessach o nome de Moshé nem mesmo é mencionado, para não confundirmos que ele foi o salvador do povo judeu. Moshé foi apenas um utensílio nas Mãos de D'us, o verdadeiro Salvador. Há outro motivo pelo qual D'us fez a situação ficar pior antes de melhorar. Infelizmente a natureza humana nos faz confiarmos verdadeiramente em D'us somente quando não há nenhum outro sinal de esperança, como diz o ditado "Não existem ateus em um avião caindo". Somente quando a pessoa vê que, segundo as leis da natureza, já não há mais esperança, então ela entrega suas esperanças nas Mãos de D'us. Na Parashá Shemót está escrito que o povo judeu gritou quando os egípcios começaram a matar os bebês judeus. Logo depois está escrito que D'us ouviu os gritos do povo judeu e viu suas aflições. D'us não sabia o que estava acontecendo o tempo todo? Se o povo judeu não tivesse gritado, D'us não teria escutado? A resposta é que enquanto o povo judeu tinha esperanças de uma salvação natural, D'us ficou "surdo" às súplicas do povo. Somente quando o povo gritou, isto é, colocou toda a sua confiança apenas em D'us, foi que Ele começou a "prestar atenção". O povo judeu não gritou para D'us até que ficou terrivelmente desesperado. Isto significa que, se eles tivessem gritado antes, D'us teria intervindo antes. Foi por isso que D'us dificultou ainda mais a vida do povo judeu, para que eles entendessem que a única e verdadeira salvação vem de D'us, e voltassem seus corações para Ele. Finalmente, D'us também quis mostrar como a lógica humana é limitada. O povo judeu ainda não tinha completado os anos de escravidão que D'us havia profetizado para Avraham. Dos 400 anos previstos, eles haviam cumprido apenas 210 anos. Porém, ao mesmo tempo, eles estavam afundando espiritualmente, não suportariam a escravidão até o final sem se perder espiritualmente para sempre. Então o que D'us fez? Aumentou o "fogo" dos sofrimentos, para acelerar o "cozimento" necessário para preparar o povo judeu. Em outras palavras, D'us aumentou os sofrimentos para reduzir o tempo necessário de escravidão. É por isso que D'us mencionou na "bronca" a promessa da Terra de Israel aos nossos patriarcas. D'us havia feito grandes promessas a eles, como a Terra de Israel, mas não as cumpriu durante a vida deles. D'us estava dizendo a Moshé que, embora Ele tivesse feito grandes promessas aos patriarcas, eles não as viram sendo cumpridas, e mesmo assim nunca questionaram, pois confiaram na grandeza de D'us. Nossa visão limitada não nos permite entender o que está acontecendo. Uma das perguntas que mais afligem a humanidade é "Por que pessoas boas sofrem e pessoas ruins vivem com tranquilidade?". Após o bezerro de ouro, Moshé implorou a D'us que perdoasse o povo. Quando D'us perdoou, apesar da gravidade do erro, Moshé percebeu que aquele era um momento de graça Divina. Ele resolveu aproveitar a oportunidade e pediu: "E agora, caso eu tenha encontrado graça perante Você, ensine-me Seus caminhos, para que eu conheça Você" (Shemot 33:13). Moshé queria entender a conduta de D'us no mundo. O Talmud (Berachót 7a) diz que Moshé pediu que D'us lhe explicasse o motivo de haver no mundo justos que sofrem e perversos que vivem tranquilos. A resposta de D'us a Moshé foi: "E disse: 'você não poderá ver Minha face, pois não há homem que veja Minha face e viva... você Me verá pelas costas" (Shemot 33:20,23). Explica o Rav Moshé Schreiber zt"l (Alemanha, 1762 - Eslováquia, 1839), mais conhecido como Chatam Sofer, que muitas vezes, quando vemos algum tipo de sofrimento, não entendemos o motivo. Isto significa "não poderás ver Minha face". Naquele momento realmente não teremos respostas, pois a lógica humana não pode entender a conduta Divina. Porém, um dia, olhando para trás, a pessoa que aceitou sem questionamentos a conduta Divina terá o mérito de enxergar e entender. Isto significa "você Me verá pelas costas". O mundo tem passado por muitas dificuldades. Pandemia, avanço de grupo radicais, ameaça nuclear. A situação parece cada vez mais sem saída. A parte mais escura da noite é justamente antes do amanhecer. Esta é a hora de gritarmos para D'us, colocando toda a nossa confiança apenas Nele. SHABAT SHALOM R' Efraim Birbojm | | Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima. -------------------------------------------- Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno. Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno. Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno. ------------------------------------------- Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l. -------------------------------------------- Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com (Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai). | | | | | | |
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