Nesta semana lemos a Parashá Haazinu (literalmente "Escute"), um Cântico de louvor a D'us feito por Moshé antes do seu falecimento. Moshé adverte ao povo judeu para que as futuras gerações não se desviassem, com as possíveis consequências negativas caso eles transgredissem. Ele também louva D'us por Sua retidão e perfeição no julgamento, como está escrito: "As obras da Rocha (D'us) são perfeitas, pois todos os Seus caminhos são justos; D'us é confiável, sem injustiça, Ele é justo e reto" (Devarim 32:4). O conceito de D'us ser um Juiz nos conecta com a nossa próxima parada do Calendário Judaico: a Festa de Yom Kipur, também conhecido como "O Dia do Perdão", um dos dias mais sagrados do ano, no qual temos a oportunidade de expiar todas as transgressões que cometemos durante o ano. É um dia de súplicas e de nos abstermos dos prazeres materiais, que utilizamos durante o ano de maneira desequilibrada, muitas vezes indo contra a vontade de D'us por causa de nossos desejos desenfreados. Segundo a Mishná (Taanit 4:8), Yom Kipur é o dia mais feliz do ano. Parte desta alegria é a proximidade que podemos ter com D'us. Se compara com a alegria de uma pessoa se afogando que vê uma lancha chegando para salvá-la. Mas o que aconteceria se o salva-vidas estendesse a mão e a pessoa se afogando não quisesse estender sua mão de volta? Certamente morreria afogada! Da mesma maneira, nesta época D'us vem até nós e estende Sua Mão. Agora temos que fazer a nossa parte para sermos salvos. Por isso é tão grave não mudarmos e não melhorarmos nada nestes dias. Mas o que significa "fazer a nossa parte"? De acordo com o Rav Moshe Cordovero (Israel, 1522-1570), em seu livro "Tomer Dvora", cada vez que uma pessoa faz uma transgressão, ela cria um anjo de destruição. Este anjo também precisa ser "sustentado", isto é, precisa receber energia. Quem deveria fornecer esta energia? A própria pessoa que o criou. Porém, isso poderia custar a vida da pessoa ou sofrimentos terríveis. Em um ato de incrível misericórdia, D'us "sustenta" este anjo, até a pessoa fazer Teshuvá. Mas então o que é feito com este anjo de destruição? Ele é atirado contra aqueles que fizeram mal ao povo judeu, após o povo judeu se arrepender e fazer o Vidui (confissão). Porém, sabemos que a Teshuvá verdadeira é composta de quatro passos: abandonar a transgressão, arrependimento, compromisso com o futuro e Vidui. Então por que o Rav Moshe Cordovero fala apenas do Vidui? Talvez nós não entendamos a importância do Vidui. Muitas vezes achamos que é desnecessário ficarmos confessando nossas transgressões para D'us, pois Ele sabe tudo, não apenas o que fizemos, mas também qual era as intenções do nosso coração. Porém, de acordo com o Rambam (Espanha, 1135 - Egito, 1204), o Vidui é uma Mitzvá da Torá, como está escrito "E será que, quando alguém incorrer em culpa em qualquer um destes casos, confessará o pecado que cometeu" (Vayikrá 5:5). Este Shabat também é chamado de "Shabat Shuva", por ser o último Shabat antes de Yom Kipur, quando estamos imersos em pensamentos e atos de arrependimento (Teshuvá), e também por causa das primeiras palavras da Haftará lida neste Shabat: "Shuva Israel" (Retornem, Israel). E assim está escrito: "Retornem, Israel, para Hashem, teu D'us, pois vocês tropeçaram nas suas transgressões. Levem as palavras com vocês e voltem para D'us" (Hoshea 14:2,3). O que significa "levem as palavras com vocês"? De acordo com o Rabeinu Bachaie zt"l (Espanha, 1255 - 1340), refere-se ao Vidui, pois este é o caminho verdadeiro para voltar a D'us. Nossos sábios explicam que, apesar de a Teshuvá ser composta por quatro passos, e todos eles serem fundamentais, o Vidui é o único que garante que a pessoa realmente não voltará às transgressões. Mas que garantia é esta? Qual é a diferença entre o Vidui e os outros passos da Teshuvá? Um dos tropeços que mais marcaram a humanidade foi o de Adam Harishon, que trouxe ao mundo morte e sofrimento. Mas como alguém em um nível tão elevado pôde ir contra a vontade de D'us? De acordo com o Rav Moshe Chaim Luzatto zt"l, Adam entendeu que o propósito da vida era santificar o Nome de D'us. E como isto poderia ser feito? Passando por testes, como fizeram nossos patriarcas, que se elevavam após vencer cada um deles, como está escrito sobre Avraham Avinu após seu último teste: "Agora eu sei que você tem temor a D'us" (Bereshit 22:12). Adam sabia que não teria grandes testes no Gan Éden. Então o que ele fez? Se colocou em teste. Ele quis errar de maneira proposital, "Leshem Shamaim" (em Nome dos Céus), para aumentar seu nível de teste. Sua ideia era errar, cair espiritualmente, para depois se arrepender e voltar para um nível ainda mais alto. Em outras palavras, Adam Harishon começou a fazer "cálculos" com a vontade Divina. Ele errou, pois apesar de achar que estava fazendo as coisas "Leshem Shamaim", no fundo ele permitiu que seus desejos se misturassem, como está escrito: "A árvore era boa para comer e era uma delícia aos olhos, e a árvore era desejável" (Bereshit 3:6). O erro foi tão grave que D'us quis condená-lo à morte. No final das contas, Adam se arrependeu e D'us revogou sua pena de morte. Porém, ele não foi completamente perdoado. Ele foi expulso do Gan Éden, perdeu sua imortalidade e passou a ter dificuldades com o seu sustento. Nossos sábios dizem que Adam passou 130 anos de sua vida jejuando e separado de sua esposa, como formas de expiação espiritual, algo exemplar. Então por que ele não foi completamente perdoado? O que faltou na Teshuvá de Adam? Responde o Rav Yaacov Galinsky zt"l (Polônia, 1920 - Israel, 2014) que apesar de Adam ter feito Teshuvá, foi algo incompleto, pois ele não havia feito Vidui. Por que? Pois ele não achava que havia errado. Ele se arrependeu pelo ato, mas não se arrependeu pela motivação, pois acreditava que havia sido "Leshem Shamaim". O orgulho derrubou Adam, e mesmo quando D'us estendeu a Mão para ele e pediu "Faça Teshuvá", ele não estendeu a mão de volta para D'us, pois achava que não havia transgredido. Esta é, portanto, a importância do Vidui. Quando alguém percebe que errou e entende os motivos que o levaram a esta queda espiritual, ele não vai mais voltar a transgredir. O Vidui nos salva da auto enganação. Ao fazermos o Vidui com as intenções corretas, assumimos a responsabilidade por nossos erros. Esse é o primeiro, e um dos mais importantes, passos para nos levantarmos e não voltarmos a cair. A próprio texto do Vidui já nos ensina um pouco mais sobre como devemos fazer Teshuvá pelos nossos erros. Antes de cada uma das transgressões mencionadas nós dizemos "Al Chet SheChatanu Lefanecha", que literalmente significa "Pelas transgressões que nós transgredimos diante de Você". "Pelas transgressões" nos ajuda a entender que nossos atos têm consequências. "Que nós transgredimos" nos ajuda a entender que nós erramos, que é nossa responsabilidade, e que não devemos procurar desculpas e nem em quem colocar a culpa. "Diante de Você" nos ajuda a entender que nossas transgressões são graves, pois são rebeldias contra o Criador do mundo. Quando erramos, D'us estende Sua Mão para nos receber de volta. Que possamos, com humildade, estender nossa mão e voltarmos aos caminhos corretos. SHABAT SHALOM E GMAR CHATIMÁ TOVÁ - QUE SEJAMOS SELADOS NO LIVRO DA VIDA R' Efraim Birbojm |
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