quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Mensagem de Rosh Hashaná 5781

ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
BS"D
MENSAGEM DE ROSH HASHANÁ 5781
 
Caros leitores do Shabat Shalom M@il,
 
Baruch Hashem, temos a incrível alegria de chegar ao fim de mais um ano. Foi um ano cheio de mudanças e aprendizados. A vida nos dá a incrível oportunidade de aprendermos sempre, mesmo com as dificuldades, com as decepções e com os fracassos. A pandemia pode ter, em alguns aspectos, nos derrubado, mas mostramos que somos valentes e que não ficamos caídos no chão. Foi um ano com muita bagagem acumulada. Chegamos ao fim dele de cabeça erguida, com a certeza de que, apesar de termos perdido algumas batalhas, estamos no caminho certo para vencer a guerra.
 
Este foi um ano de infinitas bondades de D'us, de maneira particular e coletiva. Em especial, neste ano um dos nossos maiores aprendizados foi o quanto precisamos confiar em D'us, e apenas Nele. Precisamos enxergar a mão de D'us em cada pequeno detalhe do que ocorre em nossas vidas, mesmo quando vai contra a lógica e quando não ocorre da forma como esperávamos. Nem sempre enxergamos imediatamente, mas se prestarmos atenção, ao menos poderemos sentir que é Ele que está direcionando nossas vidas, e isto é suficiente para que possamos ficar mais tranquilos.
 
Muitas vezes as bondades de D'us vêm escondidas, de maneira que precisamos refletir para percebê-las. Por isso, desejamos "Shaná Tová Umetuká" (Um ano bom e doce), isto é, que o ano não seja apenas bom, mas que também possamos perceber as infinitas bondades de D'us em nossas vidas e que possamos sentir a doçura da Sua bondade. Isto não ocorre naturalmente. É necessário refletir, perceber, procurar.

"No jantar de Rosh Hashaná é costume comermos maçã com mel. Entre todos os alimentos doces que existem, por que maçã e mel? Um dos motivos é a clara diferença que há entre a doçura da maçã e a do mel. A maçã é uma fruta naturalmente doce. O mel, por outro lado, é produzido por abelhas, insetos não comestíveis e que dão ferroadas. Porém, o mel que a abelha produz é doce, até mais doce que a maçã.

Similarmente, há dois tipos de doçura na vida. O primeiro tipo é a doçura revelada: um evento alegre ou um triunfo pessoal. Contudo, na vida há outro tipo de doçura, a que advém dos desafios superados. Enquanto estamos enfrentando-os, eles aparentam ser dolorosos, como o ferrão de uma abelha. Porém, quando vencemos, sentimos um incrível sabor de preenchimento.

A doçura da maçã e a do mel também simbolizam dois tipos de Brachót enviadas por D'us ao mundo: as reveladas e as ocultas. As Brachót reveladas são aquelas que nos trazem alegria de imediato. As Brachót ocultas, por outro lado, vêm disfarçadas, elas aparentam ser como a picada de uma abelha, mas, na realidade, são doces como o mel."


Uma das maiores bondades de D'us durante a pandemia foi a oportunidade de aumentar a quantidade de leitores do Shabat Shalom M@il. Este email semanal já é parte central da minha vida, uma fonte de aprendizado e satisfação, uma incrível oportunidade de aprender e poder transmitir deliciosos ensinamentos de Torá. É uma alegria poder dividir sabedorias que nos preenchem e iluminam nossa alma, em um mundo cada vez mais escuro espiritualmente. Agradeço por todo o apoio, pelos elogios, incentivos e sugestões. Espero que os ensinamentos que eu compartilhei durante este ano possam ter ajudado no crescimento espiritual de vocês da mesma maneira que certamente ajudaram no meu próprio crescimento.
  
Que possamos aproveitar estes últimos dias do ano para aumentarmos ainda mais nossos méritos. É hora de reconstruir relacionamentos abalados e pedir perdão àqueles que possamos ter magoado. Aproveito a oportunidade para pedir perdão a qualquer um que possa ter se sentido ofendida por algo que falei ou por alguma atitude. Mesmo sem intenção, às vezes cometemos erros. Se alguém tiver alguma mágoa ou reclamação, por favor, me avise para que eu possa pedir perdão pessoalmente. Também perdoo de coração a qualquer uma que possa ter me causado qualquer tipo de sofrimentos.
 
Que possamos ser inscritos no Livro da Vida, com muita saúde, sustento, alegrias, paz e espiritualidade. E que neste ano de 5781 possamos continuar nos encontrando, semanalmente, neste incrível mundo dos conhecimentos da Torá.

SHANÁ TOVÁ, KTIVÁ VE CHATIMÁ TOVÁ. QUE SEJAMOS INSCRITOS E SELADOS NO LIVRO DA VIDA, COM BRACHÓT, SUSTENTO, SAÚDE E PAZ.
 
Com muito carinho,
 
R' Efraim Birbojm






This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe aqui a sua pergunta ou comentário sobre o texto da Parashá da semana. Retornarei o mais rápido possível.