| | MENSAGEM DA PARASHÁ ACHAREI MÓT | | | ASSUNTOS DA PARASHÁ ACHAREI MÓT - Lembrança da morte dos filhos de Aharon, Nadav e Avihu.
- O Serviço de Yom Kipur.
- Sacrifício de animais fora do Mishkan.
- Proibição de comer sangue.
- Mitzvá de cobrir o sangue derramado na Shechitá.
- Viva pelas Mitzvót
- Não viver como os outros povos
- Relacionamentos proibidos
- Idolatria de Molech
- Santidade de Eretz Israel.
| | | SENSIBILIDADE ESPIRITUAL - PARASHÁ ACHAREI MÓT 5784 (03/mai/24) Era uma vez um príncipe que viajou pelo mundo inteiro à procura de uma esposa. Ele buscava uma mulher linda, gentil e de sangue azul, uma verdadeira princesa. Porém, depois de muitos meses procurando, o príncipe voltou triste e abatido, pois não tinha conseguido encontrar nenhuma esposa que atendesse suas expectativas. Em uma noite fria e escura de inverno, uma forte tempestade castigou o reinado. De repente, alguém bateu na porta do castelo. O velho rei, intrigado, foi abrir a porta. Quem poderia ser naquela noite tão fria e chuvosa? Para sua surpresa, lá estava uma bela moça, completamente encharcada. Ela abriu um sorriso envergonhado e disse: - Posso passar a noite aqui no seu castelo, senhor? Fui surpreendida pela tempestade enquanto viajava de volta para o meu reino. Estou com fome e frio, e não tenho onde ficar... - Você é uma princesa? - perguntou o rei, desconfiado. - Sim, senhor - respondeu timidamente a menina. - Então entre, pois seria imperdoável da minha parte deixá-la lá fora em uma noite como esta! - respondeu o rei, ainda não muito convencido de se tratar mesmo de uma princesa. Enquanto a princesa se secava e trocava de roupas, o rei informou à rainha sobre aquela visita inesperada. A rainha pôs-se a pensar e, com um sorriso matreiro, pensou: "Vamos já descobrir se ela é uma verdadeira princesa ou não". A rainha subiu ao quarto de hóspedes, onde a princesa passaria a noite e, sem ninguém ver, colocou por baixo do colchão uma ervilha. Em seguida, colocou por cima da cama mais vinte colchões e, finalmente, a roupa de cama. Então, desceu a escadaria e dirigiu-se à princesa, apresentando-se e dizendo amavelmente: - Suba e vá descansar. Amanhã de manhã conversaremos com calma. A princesa subiu e deitou-se naquela cama estranha, que mais parecia uma montanha. Na manhã seguinte, ela desceu para tomar o café da manhã. O rei e a rainha já estavam sentados à mesa. A princesa saudou-os e sentou-se. Então a rainha perguntou: - Como passou a noite, princesa? - Bem, não quero parecer mau agradecida, mas a verdade é que não consegui dormir nada naquela cama incômoda - disse a princesa - Senti algo no colchão que me incomodou a noite toda e deixou o meu corpo todo dolorido! O rei ficou ofendido. Nunca nenhum convidado havia se queixado dos seus excelentes colchões de penas! Mas a rainha interrompeu-o e explicou a ele, com um sorriso, o que tinha feito para ver se realmente tratava-se de uma princesa ou alguém que queria enganá-los. Ela levantou-se e disse a todos: - Só uma verdadeira princesa, com uma pele tão sensível e delicada, seria capaz de sentir o incômodo de uma ervilha através de vinte colchões! O rei e a rainha apresentaram a princesa ao seu filho, e foi amor à primeira vista. Ao fim de alguns meses, o príncipe casou-se com a moça, com a certeza de ter encontrado finalmente a princesa verdadeira que há tanto tempo procurava. E, a partir daquele dia, a ervilha passou a fazer parte das joias da coroa, para que todos se lembrassem da história da princesa. | | Nesta semana lemos a Parashá Acharei Mót (literalmente "Depois da morte"), que fala sobre os Serviços do dia mais sagrado do ano: Yom Kipur. O auge do Serviço era quando o Cohen Gadol entrava no Kodesh Hakodashim, o local mais sagrado do Templo. A Parashá traz também advertências ao povo judeu para não aprender com os outros povos a servir as idolatrias e a se comportar com imoralidade. No final da Parashá é trazido um assunto interessante: a santidade da Terra de Israel, uma terra diferente de qualquer outro lugar. Porém, há um versículo que chama a atenção: "E que a terra não vomite vocês por tê-la contaminado, como vomitou a nação que precedeu vocês" (Vayikrá 18:28). O que significa este conceito de que a terra "vomita seus habitantes"? Por acaso a terra tem vida própria? Rashi (França, 1040 - 1105) explica que isso se compara ao filho de um rei, uma pessoa fina, acostumada somente com as melhores iguarias, que foi alimentado com algo estragado. Seu estômago não suporta e ele acaba vomitando. Assim também é a Terra de Israel, uma terra que não suporta transgressões. Quando o estômago de uma pessoa se revira por comer coisas podres, até mesmo algo um pouco estragado, este é um sinal claro da delicadeza da pessoa. Um cachorro, por outro lado, não apenas não adoece por comer algo estragado, mas é capaz até mesmo de sentir prazer e comer com gosto, até não sobrar nada. O cachorro está tão acostumado a comer coisas nojentas que algo estragado não lhe causa nenhum dano. De acordo com o Rav Yerucham Leibovitz zt"l (Bielorússia, 1873 - 1936), o povo judeu é sensível até mesmo às transgressões mais leves. É um povo extremamente sutil e delicado espiritualmente, que não tolera impurezas e, portanto, qualquer desvio os estraga. Isso é um grande louvor ao povo judeu. Há outro ensinamento da Torá que confirma este conceito. Está escrito: "Fui Eu quem te elevou da terra do Egito" (Vayikrá 11:45). Por que todas as vezes em que a Torá menciona a saída do Egito está escrito "te tirei", mas aqui está escrito "te elevei"? Rashi explica que se D'us tivesse tirado o povo judeu da terra do Egito apenas para que eles não se contaminassem alimentando-se com vermes e outros animais asquerosos, como fazem outras nações, isso já teria sido suficiente. Por isso foi usada a linguagem "elevou", implicando em uma elevação espiritual, uma maior sensibilidade espiritual. De forma semelhante, o Rav Simcha Zissel Ziv Broida zt"l (Lituânia, 1824 - 1898) dizia que mesmo se não tivesse vindo ao povo judeu nenhum outro benefício com a saída do Egito a não ser a purificação de suas almas em relação aos desvios espirituais, de forma que eles não suportariam mais o "fedor" das transgressões, isso já seria suficiente. E esta mesma sensibilidade em relação às impurezas também se aplica em relação à herança do povo judeu, isto é, a Terra de Israel. Pelo fato de ser a herança de D'us, ela é completamente diferente em sua realidade de todos os outros lugares do mundo, pois ela não tolera as impurezas e as transgressões. A Terra de Israel é sagrada e delicada. Quando a impureza se aproxima dela, ela a vomita, pois ela é "filha do Rei". Portanto, a sensibilidade em relação às impurezas, tanto do povo judeu quanto da Terra de Israel, são um sinal de sua virtude. A Torá nos ensina quais são as transgressões aos quais a Terra de Israel é especialmente sensível. Por causa das três transgressões mais graves, que um judeu está comandado a entregar sua vida para não transgredi-las (idolatria, relações ilícitas e derramamento de sangue), a terra vomita quem as pratica, pois nestas três transgressões nós encontramos a linguagem "impureza", e a Terra Sagrada não tolera impurezas. Não há diferença se os transgressores são judeus ou de outros povos, e caso contaminem a terra com estas transgressões, acabam sendo expulsos. A essência da santidade da Terra de Israel e o fundamento da sua sensibilidade são esclarecidos pelo Ramban (Espanha, 1194 - Israel, 1270), e assim ele diz: "As Escrituras foram muito rigorosas ao proibir relações ilícitas por causa da Terra que se contamina com elas, e que vomita as pessoas que praticam essa abominação". Mas a transgressão de relações proibidas é uma questão que afeta a conduta pessoal, e não está relacionado com a terra. Por que a terra é afetada por estes atos imorais? D'us criou tudo, e colocou seres superiores controlando as criaturas inferiores. Cada nação, em sua terra, está sob a influência de alguma estrela ou constelação. D'us distribuiu a todas as nações constelações no céu, e acima delas estão anjos, a quem Ele colocou como "ministros" sobre cada nação, e D'us está acima de tudo, supervisionando o mundo todo. Mas a Terra de Israel é a herança de D'us. Ele não colocou nenhum anjo como "ministro" sobre ela, uma vez que a deu como herança ao Seu povo. Esta é uma terra Sagrada, uma terra sobre a qual D'us cuida com Supervisão particular. Por isso, ela é uma terra sensível e delicada em relação às transgressões, e vomita quem a contaminar. É uma terra que não suporta os idólatras, adúlteros e assassinos. As Mitzvót nos protegem da contaminação espiritual. É por isso que a Torá é tão rigorosa em relação ao que podemos comer ou o tipo de comportamento que devemos ter. A vida de um judeu é cercada de restrições, mas isso é um indicador na nossa elevação espiritual. As Mitzvót são as ferramentas para nos mantermos puros, cuidando da nossa delicadeza espiritual. Somos príncipes, filhos do Rei, e por isso somos mais sensíveis às transgressões. É isso que nos torna únicos e especiais, e que nos mantém conectados com a nossa espiritualidade. SHABAT SHALOM R' Efraim Birbojm | | Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima. -------------------------------------------- Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno. Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno. Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno. ------------------------------------------- Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l. -------------------------------------------- Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com (Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai). | | | | | | |
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