sexta-feira, 27 de outubro de 2017

QUANTO VALE UMA MÃE? - SHABAT SHALOM MAIL - PARASHÁ LECH LECHÁ 5778 

BS"D
O E-mail desta semana foi carinhosamente oferecido pela Família Lerner em Leilui Nishmat de: 
Miriam Iocheved bat Mordechai Tzvi z"l


Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, favor entrar em contato através do e-mail efraimbirbojm@gmail.com.
ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
VÍDEO PARASHÁ 1
VÍDEO PARASHÁ 1
VÍDEO PARASHÁ 2
VÍDEO PARASHÁ 2

QUANTO VALE UMA MÃE? - PARASHÁ LECH LECHÁ 5778 (27 de outubro de 2017)

"Ana foi renovar sua carteira de motorista. Quando o funcionário que preenchia o formulário perguntou sua profissão, ela não sabia bem como classificar-se. Depois de pensar um pouco, respondeu: "Sou mãe". O funcionário olhou para ela com desprezo:
 
- Senhora, nós não consideramos "mãe" um trabalho. Vou colocar "dona de casa" - disse friamente.
 
Naquele dia Ana voltou para casa arrasada. Nunca tinha se sentido tão humilhada na vida. Alguns meses depois, quando fazia seu passaporte, a funcionária que preenchia o formulário perguntou qual era a sua ocupação. Desta vez, sem precisar nem pensar, Ana respondeu confiante:
 
- Sou Doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas.
 
A funcionária fez uma pausa e olhou-a espantada, com a expressão de quem não tinha entendido. Ana então repetiu pausadamente, enfatizando cada palavra. Então reparou, maravilhada, como a atendente ia escrevendo aquelas palavras no questionário oficial. 
 
- Posso perguntar - disse-lhe a atendente, agora com novo interesse - O que a senhora faz exatamente?
 
- Desenvolvo um programa de longo prazo, tanto em laboratório quanto no campo experimental - respondeu Ana, orgulhosa - Sou responsável por uma equipe e atualmente desenvolvo três projetos diferentes. Trabalho em regime de dedicação exclusiva, chegando a me dedicar quase 18 horas por dia ao trabalho.
 
Houve um crescente tom de respeito na voz da funcionária. Quando acabou de preencher o formulário, ela levantou-se e fez questão de pessoalmente abrir a porta para Ana sair.
 
Quando Ana chegou em casa, foi recebida por sua "equipe". Recebeu abraços e beijos de seus "projetos" mais antigos, de 8 e 5 anos. Vindas do andar de cima, escutou as gargalhadas do seu novo "projeto", um bebê de pouco mais de um ano. Sentiu-se triunfante!"
 
Será que sabemos dar o devido valor ao papel de uma mãe na construção de um lar bem estruturado?

Na Parashá desta semana, Lech Lechá (literalmente "vá por você"), a Torá começa a descrever a vida do nosso primeiro patriarca, Avraham. Em cada detalhe dos atos de Avraham há ensinamentos muito importantes e profundos. Um exemplo está no seguinte versículo: "E ele se mudou de lá para a montanha, a leste de Beit-El, e ele montou a sua tenda" (Bereshit 12:8). Rashi (França, 1040 - 1105) nos chama a atenção de um pequeno detalhe que faz muita diferença. A palavra "sua tenda" em hebraico é "ohalo". As palavras do gênero masculino normalmente terminam com a letra "vav", mas por algum motivo a palavra "sua tenda" foi escrita na Torá terminando com a letra "hei", que é normalmente utilizada para o gênero feminino. Desta maneira, o versículo pode ser lido como "E ele montou a tenda dela". O que isto significa?
 
O Midrash (parte da Torá Oral) explica que, desta alteração de letras no versículo, aprendemos que Avraham quis honrar sua esposa Sara montando a tenda dela antes de montar a sua tenda. Porém, por que Avraham quis honrar sua esposa justamente neste momento? Além disso, por que ele escolheu a montagem da tenda como forma de honrá-la?
 
Explica o Rav Yohanan Zweig que em nossos dias vemos, infelizmente, uma verdadeira "epidemia" de lares desestruturados e famílias destruídas. São cada vez mais frequentes os casos de delinquência juvenil, mau desempenho escolar, depressão até mesmo entre as crianças e suicídio entre os jovens. Uma das principais causas da proliferação destes problemas é a negligência no cumprimento dos papeis de certos membros da família, que são cruciais para o bem estar da casa. Em particular, a diminuição da importância do papel da mulher como mãe tem levado a consequências devastadoras na educação dos filhos. Sem forças para resistir às pressões sociais e desprezadas por seu trabalho dentro de casa, as mulheres têm buscado ganhar respeito através de suas habilidades empresariais e sua capacidade de ganhar altos salários. Já que as mulheres não se sentem valorizadas e respeitadas dentro de casa, em seu "mundo interior", o sucesso no "mundo exterior" tornou-se a única forma delas se sentirem preenchidas e realizadas.
 
A Parashá vem nos ensinar um remédio para esta doença tão prejudicial, que penetrou em nossas vidas e causa cada vez mais estragos. Em que contexto está escrito que Avraham montou a sua tenda? O versículo anterior registra que Avraham havia acabado de construir um altar para D'us, como está escrito: "E D'us apareceu para Avram e disse: 'Para a sua descendência Eu darei essa terra'. E ali ele construiu um altar a D'us" (Bereshit 12:7). Rashi explica que este altar foi construído por Avraham como uma demonstração de gratidão a D'us por ter sido notificado que se tornaria pai. Quando D'us mandou Avraham sair de sua casa e ir para Eretz Israel, Ele já havia prometido que uma grande nação sairia de Avraham, como está escrito: "E Eu farei de você uma grande nação" (Bereshit 12:2). Quando D'us reiterou a ideia da descendência de Avraham, ele entendeu que a repetição era um sinal de que sua paternidade estava iminente. Como naquele momento Avraham estava casado apenas com Sara, ele entendeu que ela seria a mãe dos seus filhos, a fonte de sua continuidade.
 
A Torá então ressalta que quando Avraham soube que Sara seria mãe, tudo mudou. Até aquele momento, Avraham e Sara exerciam o mesmo papel: ambos dedicavam suas vidas a trazer pessoas aos caminhos de D'us. Enquanto Avraham se dedicava aos homens, Sara se dedicava às mulheres, por isso cada um tinha a sua própria tenda. Porém, quando Avraham soube que Sara se tornaria a mãe de seu filho, seu foco em relação a ela mudou completamente. Como isto se refletiu na prática? A sua tenda virou também a tenda dela, o que está indicado na Torá através da substituição da letra "vav" pela letra "hei. Com esta pequena atitude, Avraham quis mostrar para sua esposa que ele reconhecia que o papel mais importante na vida de uma mulher e, portanto, o papel pelo qual ela merecia o máximo respeito, é a maternidade.
 
Se um homem quer que sua esposa assuma a maternidade, com todas as responsabilidades e esforços envolvidos, então ele precisa enviar a ela uma mensagem clara do quanto ele respeita e aprecia este papel fundamental da mãe na estruturação da família e de que reconhece a dificuldade deste papel. Foi esta a mensagem que Avraham transmitiu para sua esposa. Por mais que o papel de Sara, de trazer pessoas aos caminhos de D'us, era algo de extrema importância ao mundo, Avraham quis ressaltar que, a partir do momento em que ela tivesse um filho, seu papel mais importante e, portanto, o mais valorizado, passaria a ser o de mãe.
 
Por outro lado, se o homem apenas sabe dar valor à sua esposa como "empresária de sucesso", ao invés de acentuar sua competência em cuidar dos filhos, ele acaba se tornando a fonte do problema. Toda mulher está consciente que o papel mais extenuante de sua vida é o de ser mãe. Se a mulher não recebe o reconhecimento e o encorajamento de seu marido nesta difícil empreitada, então ela buscará fora de casa o seu reconhecimento, negligenciando o seu fundamental papel de mãe. É justamente isto que tem causado com que muitas famílias se desestruturem completamente. Enquanto mulheres demonstram suas incríveis habilidades empresariais em gigantes multinacionais, elas assistem seus filhos escolhendo caminhos errados na vida. A ausência das mães no dia-a-dia dos filhos causa com que a educação das crianças seja completamente negligenciada.
 
A importância da satisfação das mulheres ao exercer o seu papel de mãe também pode ser aprendida de outro detalhe da Parashá. Quando seu sobrinho Lot foi sequestrado, Avraham juntou seus alunos para fazer uma guerra contra os 4 reis e libertá-lo, como está escrito: "Avram soube que seu parente tinha sido levado cativo e ele mobilizou seus discípulos" (Bereshit 14:14). A linguagem utilizada para discípulos é "Chanichav", e vem da linguagem "Chinuch", que significa "educação". A palavra "Chinuch" vem de "Lechanech", que também significa "inaugurar". Educar é, portanto, estabelecer padrões de comportamento que acompanharão a criança por toda a vida.
 
Na Parashá Tetzavê, a Torá fala sobre a consagração dos Cohanim (sacerdotes) para os serviços do Mishkan. A Torá utiliza a expressão "Milui Yadaim" (preenchimento das mãos) para descrever o processo de "inauguração" dos Cohanim, através do qual eles estariam aptos a iniciar os serviços do Mishkan (Templo Móvel). Rashi explica que sempre que a Torá utiliza a expressão "Milui Yadaim", se refere ao "Chinuch", "inauguração". Rashi menciona um costume medieval, de colocar uma luva de couro nas mãos de uma pessoa que foi apontada para um novo cargo. Portanto, a expressão "preenchimento das mãos" é muito apropriada.
 
De acordo com uma visão mais psicológica, este costume baseia-se no conceito de que a maioria das pessoas vê seu emprego apenas como um meio de sustento. A motivação para trabalhar normalmente é apenas a compensação financeira. Poucas pessoas se sentem preenchidas com o trabalho em si. Ao colocar um objeto que preenche a mão de uma pessoa que foi apontada para um novo cargo, é como se estivessem transmitindo a ela a confiança de que a nova posição não será apenas um meio para atingir um objetivo, mas a própria fonte do preenchimento, como se estivéssemos afirmando que o novo cargo "preencherá as mãos" da pessoa.
 
Para que as mães estejam presentes de forma efetiva na vida de seus filhos, elas devem se sentir preenchidas com o que fazem. Nenhum tipo de conforto material pode substituir a presença de uma mãe. Quanto mais as mulheres se sentirem valorizadas em seu trabalho mais nobre e mais importante, o de ser mãe, mais veremos lares saudáveis e uma sociedade equilibrada.

Shabat Shalom

R' Efraim Birbojm

************************************************************************
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT - PARASHÁ LECH LECHÁ 5778:

                   São Paulo: 18h57  Rio de Janeiro: 18h43                    Belo Horizonte: 18h41  Jerusalém: 17h18
***********************************************************************
Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima, Rachel bat Luna, Eliahu ben Esther, Moshe ben Feigue, Laila bat Sara.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l, Eliezer ben Arieh z"l; Arieh ben Abraham Itzac z"l, Shmuel ben Moshe z"l, Chaia Mushka bat HaRav Avraham Meir z"l, Dvora Bacha bat Schmil Joseph Rycer z"l, Alberto ben Esther z"l, Malka Betito bat Allegra z"l.
--------------------------------------------
Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by MailChimp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe aqui a sua pergunta ou comentário sobre o texto da Parashá da semana. Retornarei o mais rápido possível.