sexta-feira, 24 de agosto de 2018

FELIZ EM TE FAZER FELIZ - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHAT KI TETSE 5778

BS"D
Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, favor entrar em contato através do e-mail efraimbirbojm@gmail.com.
ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
VÍDEO DA PARASHAT KI TETSE

FELIZ EM TE FAZER FELIZ - PARASHAT KI TETSE 5778 (24 de Agosto de 2018)

Há muitos anos, em uma noite tempestuosa, um homem e sua esposa entraram no saguão de um pequeno hotel na Filadélfia tentando escapar da chuva torrencial. Aproximaram-se da recepção e perguntaram ao atendente, um homem muito simpático e com um incrível sorriso, se havia algum quarto disponível no hotel para eles passarem a noite. O atendente olhou para o casal com um olhar preocupado e disse:
 
- Há três convenções acontecendo aqui na cidade. Sinto muito, mas todos os quartos estão ocupados.
 
O casal, decepcionado e sem saber o que fazer, virou-se para sair e enfrentar aquela terrível chuva. Mas então o atendente correu atrás deles e disse:
 
- Esperem, não posso deixar um casal sair à 1 da manhã com uma chuva destas. Vocês estariam dispostos a dormir no meu quarto? Não é tão bonito quanto as outras suítes do hotel, mas é bom o suficiente para que vocês possam dormir confortavelmente nesta noite chuvosa.
 
Eles recusaram, pois sabiam que se aceitassem, o atendente não teria onde dormir. Porém, o atendente insistiu mais uma vez, assegurando que ficaria bem. O casal, sem outra opção e escutando o ruído da chuva cada vez mais forte, resolveu aceitar. Na manhã seguinte, quando foi pagar a conta, o homem disse ao atendente:
 
- Você é o tipo de administrador que poderia ser o chefe do melhor hotel dos Estados Unidos. Talvez um dia eu construa um para você.
 
O atendente olhou para o casal e sorriu. Eles se despediram e partiram. Durante o caminho, o casal foi conversando sobre aquele funcionário excepcional, difícil de ser encontrado.
 
Dois anos se passaram e o atendente já havia esquecido completamente daquele episódio. Foi quando ele recebeu uma carta daquele homem. Era um convite para visitá-los em Nova Iorque, com uma passagem de ida e volta anexada. Porém, na carta não havia nenhuma razão específica para o convite. Curioso, ele foi. Quando chegou em Nova Iorque, foi recebido com alegria por aquele homem e levado para a esquina da Quinta Avenida com a rua 34. O homem apontou para um enorme edifício novo, quase um palácio, com torres que subiam até o céu, e disse para o atendente com um enorme sorriso:
 
- Conforme combinamos, este é o hotel que eu construí para você administrar.

O atendente achou que era apenas uma brincadeira e deu risada. Mas o homem falou, com um brilho de satisfação no rosto: "Garanto a você que isto não é uma brincadeira". Aquele homem era William Waldorf Astor, e o magnífico edifício era o Waldorf-Astoria Hotel, um dos hotéis mais famosos do mundo. O jovem empregado, que se tornou o primeiro gerente deste hotel, era George Boldt. Personagens de uma bela história de bondade recíproca e preocupação com o próximo.

Nesta semana lemos a Parashat Ki Tetse (literalmente "Quando você sair"), que começa falando sobre uma situação de guerra na qual um soldado captura uma mulher de beleza descomunal e deseja casar-se com ela. Em seguida a Torá fala sobre um homem casado com duas mulheres, uma que ele ama e outra que ele odeia, e descreve as leis em relação à primogenitura dos filhos. Finalmente, a Torá fala sobre o "Ben Sorer Umorê", um filho rebelde, que não escuta seus pais e se conecta aos prazeres do mundo material, chegando ao nível de roubar para saciar seus desejos. Qual é a conexão entre estes três assuntos?
 
Além disso, na continuação da Parashat, a Torá descreve mais uma lei referente às guerras do povo judeu. Um homem recém-casado, que ainda estava no período do primeiro ano de casamento, era dispensado da guerra, como está escrito: "Quando um homem se casar com uma nova esposa, ele não deve ir ao exército nem estar conectado a qualquer coisa associada. Ele deve permanecer liberado, para dedicar-se por sua casa, por um ano, e deve alegrar a esposa que tomou para si" (Devarim 24:5). Qual é a conexão deste assunto com o começo da Parashat, que também fala sobre casamentos?
 
Há também neste versículo uma interessante discussão entre os nossos sábios. De acordo com o Rambam zt"l (Maimônides) (Espanha, 1135 - Egito, 1204), o versículo que descreve a dispensa do exército deve ser lido da seguinte maneira: "E deve se alegrar com a esposa que tomou para si", isto é, o marido recém-casado deve se alegrar junto com a sua esposa. Já Rashi traz uma explicação diferente. Ele diz que o versículo deve ser lido como "E deve alegrar a esposa que tomou para si", isto é, a Torá está enfatizando a obrigação do marido recém-casado de alegrar sua esposa. De acordo com Rashi, a Torá não está fazendo nenhuma referência à própria alegria do marido. Afinal, o marido deve alegrar sua esposa ou deve alegrar-se junto com ela?
 
A resposta para estas perguntas está em um interessante comentário do Rambam em relação às leis da Festa de Purim. Quando o Rambam explica a Mitzvá de "Matanót Laevionim" (presentes aos pobres), ele afirma que o maior nível de felicidade que pode ser atingido é quando fazemos outras pessoas felizes. A consciência de ser a fonte de alegria de outra pessoa nos traz um nível máximo de alegria.
 
De acordo com o Rav Eliyahu Dessler zt"l (Império Russo, 1892 - Israel, 1953), este é um conceito espiritual profundo. No mundo há dois tipos de forças: a "Koach HaNetiná" (Força de Doar) e a "Koach HaNetilá" (Força de Receber). Todos os traços de caráter positivos, como o altruísmo e a bondade, são derivações da "Koach HaNetiná", enquanto todos os traços de caráter negativos, como a inveja e a desonestidade, são derivações da "Koach HaNetilá". A "Koach HaNetiná" é, na realidade, uma emulação dos atos de D'us, pois Ele faz o bem o tempo inteiro sem receber nada em troca. Já a "Koach HaNetilá" é o oposto da essência de D'us. Quando nos comportamos como D'us, isto nos aproxima Dele e nos dá um enorme prazer. Porém, quando nos comportamos de forma oposta aos atos de D'us, isto nos afasta Dele e nos causa tristeza e angústia.
 
Este conceito pode ser aplicado nos casamentos. Se o casamento for embasado em um sentimento de fazer o bem ao próximo, de doação, o casamento tem tudo para florescer de forma saudável. Porém, quando as pessoas se casam apenas interessadas em receber do outro, então este é um relacionamento estilo "bomba relógio", com cobranças mútuas e muitas decepções.
 
Ensina o Rav Yohanan Zweig que uma mulher, quando se casa, costuma se comprometer completamente com este relacionamento. O maior desejo de uma esposa é receber sua alegria de vida através de seu marido. Ele é a pessoa através da qual ela procura seu preenchimento completo. Portanto, deve ser o desejo do marido se transformar na fonte de preenchimento de sua esposa. Isto pode ser conseguido apenas com muito trabalho e dedicação. É por isso que a Torá ressalta a importância do "Shaná Rishoná", o primeiro ano de casamento, no qual o marido vai dedicar todos os seus esforços em fazer sua esposa feliz. É um ano de construção espiritual, no qual as fundações de um casamento sólido são estabelecidas.
 
Mas a Torá está nos garantindo que todo este esforço na construção de bases sólidas do casamento tem um retorno direto. Quando o marido se esforça para deixar a sua esposa feliz, no final esta felicidade voltará a ele mesmo. Assim podemos entender a aparente contradição entre o Rashi e o Rambam. De acordo com a Torá, é obrigação do marido cuidar da felicidade de sua esposa. Porém, quando levamos alegria aos outros, estamos nos assemelhando a D'us e, portanto, isto nos traz uma alegria e um preenchimento espiritual. Quando o marido alegra sua esposa, cumprindo esta importante Mitzvá, ele automaticamente se alegra junto com ela.
 
É isto que conecta o assunto da dispensa da guerra com o início da Parashat, que começa descrevendo um homem que deseja se casar com uma mulher apenas pela sua beleza física. Isto significa que a força que o impulsiona é a "Koach HaNetilá", isto é, apenas a satisfação de seus próprios desejos, criando um casamento sem as bases corretas. Isto leva a um segundo "estágio", que é a fase em que o amor termina e começa a surgir o ódio entre o marido e a esposa, conforma afirmam os nossos sábios "Todo amor que depende de uma causa, quando termina a causa, termina o amor" (Pirkei Avót 5:16). Finalmente isto leva a um terceiro "estágio", que é um filho rebelde, que não escuta seus pais. O comportamento desta criança é apenas o reflexo de um ambiente familiar conturbado e desequilibrado.
 
Mas não era perigoso dispensar homens do exército, no meio de uma guerra, apenas para que alegrassem suas esposas? A resposta é que do amor e compromisso de um novo casal depende o futuro do povo judeu. Mais importante que um homem na frente de batalha é um casal que vive com harmonia, criando o ambiente ideal para que crianças possam crescer de forma saudável.
 
Isto não se aplica apenas ao casamento. Em todos os nossos relacionamentos interpessoais, devemos sempre procurar imitar os atos de D'us. Portanto, o correto é procurar o que podemos fazer pelos outros, não o que podemos receber deles. Este é o Chessed verdadeiro, fazer sem esperar nada em troca, como o Chessed que D'us faz conosco. E o melhor de tudo é que, quando nos esforçarmos para alegrar os outros, esta alegria termina voltando, de uma maneira silenciosa, aos nossos próprios corações.

                   "QUE SEJAMOS INSCRITOS E SELADOS NO LIVRO DA VIDA"

Shabat Shalom

R' Efraim Birbojm

***********************************************
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT - PARASHAT KI TETSE 5778:

São Paulo: 17h33  Rio de Janeiro: 17h21  Belo Horizonte: 17h25  Jerusalém: 18h37
*****************************************
Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima, Rachel bat Luna, Eliahu ben Esther, Moshe ben Feigue, Laila bat Sara, Chana Mirel bat Feigue, eliezer ben Shoshana.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l, Eliezer ben Arieh z"l; Arieh ben Abraham Itzac z"l, Shmuel ben Moshe z"l, Chaia Mushka bat HaRav Avraham Meir z"l, Dvora Bacha bat Schmil Joseph Rycer z"l, Alberto ben Esther z"l, Malka Betito bat Allegra z"l.
--------------------------------------------
Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by MailChimp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe aqui a sua pergunta ou comentário sobre o texto da Parashá da semana. Retornarei o mais rápido possível.