sábado, 28 de setembro de 2019

Mensagem Shaná Tová 5780

BS"D

BS"D


MENSAGEM SHANÁ TOVÁ 5780

 
Baruch Hashem, temos a incrível alegria de chegarmos ao fim de mais um ano. Mais um ciclo que se fecha em nossas vidas. Este foi um ano cheio de mudanças e aprendizados. A vida nos dá a incrível oportunidade de aprendermos sempre, com as boas notícias e com as dificuldades, com as alegrias e com as decepções, com as conquistas e com os fracassos. Chego ao fim de mais um ano orgulhoso com a bagagem acumulada. Chego de cabeça erguida, com a certeza de que, apesar de ter perdido algumas batalhas, sei que estou no caminho certo para vencer a guerra. Um ano de infinitas bondades de D'us, de maneira particular e coletiva.

Em especial, neste ano um dos meus maiores aprendizados foi o quanto precisamos confiar em D'us, e apenas Nele, como diz o profeta: "Maldito é aquele que confia nas pessoas... Bendito é aquele que confia em D'us" (Yirmiahu 17:5,7). Precisamos enxergar a mão de D'us em cada pequeno detalhe do que ocorre em nossas vidas, mesmo quando vai contra a lógica e quando não é da forma como gostaríamos, pois podemos ter a certeza de que tudo o que Ele faz é pura bondade. Nem sempre enxergamos imediatamente, mas se prestarmos atenção, ao menos podemos sentir que é Ele que está direcionando nossas vidas, e isto é suficiente para que possamos ficar tranquilos. A confiança em D'us espanta sentimentos negativos como o medo, a angústia, a preocupação e a tristeza.
 
Quando Yossef foi vendido como escravo ao Egito, a Torá ressalta que ele foi transportado em uma caravana de especiarias. Isto era um milagre, já que naquela região o comum era circularem caravanas com derivados de petróleo, materiais com cheiro muito ruim. Mas por que D'us precisou fazer este milagre? Apenas para dar um pouco mais de conforto a Yossef, enquanto ele era levado para o "inferno"? D'us fez questão de fazer o milagre pois, apesar de Yossef estar passando por um momento de grande dificuldade e incerteza, sem saber o que o aguardava no futuro, D'us quis dar a ele uma mensagem de esperança e tranquilidade: "Meu filho querido, sei que agora sua situação parece difícil. Você está indo ao Egito, um lugar que representa as limitações, os apertos. Mas não se preocupe, você não está indo sozinho. Eu estou indo junto com você".
 
Muitas vezes as bondades de D'us vêm escondidas, vêm de maneira que precisamos refletir para percebê-las. Por isso, desejamos "Shaná Tová Umetuká" (Um ano bom e doce), isto é, que o ano não seja apenas bom, mas que também possamos perceber as infinitas bondades de D'us em nossas vidas e que possamos sentir a doçura da Sua bondade. Isto não ocorre naturalmente. É necessário refletir, perceber, procurar.
 
Todos nós tivemos dificuldades e sofrimentos durante o ano. Mas sabemos que as dificuldades são fontes ocultas de bondades. E, apesar das dificuldades, apesar do que faltou em nossas vidas, precisamos enxergar as infinitas bondades que recebemos durante o ano, começando pelo simples ato de podermos acordar a cada manhã, por cada respiração, por cada batimento do nosso coração. Que presente maravilhoso é poder acordar todos os dias de manhã e enxergar as maravilhas do mundo, ou poder levantar da cama e caminhar com as nossas próprias pernas. Quanto vale ter saúde? Quanto vale ter família e amigos? Somos milionários! O simples fato de estarmos vivos por si só já vale o agradecimento e o reconhecimento a D'us.
 
Além de agradecer imensamente a D'us por todas as oportunidades que Ele mandou neste ano, tenho muito a agradecer a vocês, leitores do Shabat Shalom M@il. Sinto o quanto este e-mail já virou parte central da minha vida, uma fonte de aprendizado e satisfação. Uma incrível oportunidade de aprender e poder transmitir deliciosos ensinamentos de Torá. Alegra-me muito poder dividir com vocês a sabedoria da Torá, que nos preenche e ilumina nosso caminho em um mundo cada vez mais escuro espiritualmente.
 
Ao fecharmos o ciclo de mais um ano, aproveito a oportunidade para agradecer por todo o apoio, pelos elogios, incentivos e sugestões que recebi durante o ano. É gratificante escutar pessoas que compartilham os ensinamentos deste e-mail nas Seudót de Shabat. É uma grande alegria poder estar dando uma pequena contribuição para que os ensinamentos da Torá possam ser transmitidos para as futuras gerações, é o que me dá forças para continuar este trabalho, sempre tentando melhorar. Espero que os ensinamentos que eu compartilhei durante o ano possam ter ajudado no crescimento espiritual de cada leitor da mesma maneira que certamente ajudaram no meu próprio crescimento.
 
Agradeço a cada um dos leitores, por serem a minha fonte de inspiração e motivação para continuar este trabalho. Agradeço à minha esposa e filhos, pela alegria que me trazem e por abrirem mão do tempo que eu dedico para escrever o Shabat Shalom M@il. Agradeço aos meus pais, por toda a dedicação, pelo amor que recebi, pela excelente educação que me deram e pelos valores que me transmitiram. E, acima de tudo, agradeço a D'us, pela bondade infinita de ter me colocado em um caminho de Torá e Mitzvót e pela força que Ele me dá todos os instantes.
 
Que possamos aproveitar estes últimos dias do ano para aumentar ainda mais os nossos méritos. Como estamos todos de coração mais aberto, é hora de reconstruir relacionamentos abalados e pedir perdão àqueles que possamos ter magoado. Nestes últimos dias do ano abrem-se os portões da Misericórdia de D'us e recebemos uma ajuda especial para o nosso crescimento espiritual.
 
Aproveito a oportunidade para pedir perdão a qualquer um que possa ter se sentido ofendido pelas mensagens que eu enviei ou por alguma atitude que eu tenha tomado. Se alguém tiver alguma mágoa ou reclamação, por favor, me avise para que eu possa pedir perdão pessoalmente. Também perdoo de coração a qualquer um que possa ter me causado sofrimentos.
 
Que possamos ser inscritos no Livro da Vida, com muita saúde, sustento, alegrias, paz e espiritualidade. E que neste ano de 5780 possamos continuar nos encontrando, semanalmente, neste incrível mundo dos conhecimentos da Torá.
 
SHANÁ TOVÁ
 
Com muito carinho,
 
R' Efraim Birbojm – Shabat Shalom M@il

Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe aqui a sua pergunta ou comentário sobre o texto da Parashá da semana. Retornarei o mais rápido possível.