sexta-feira, 19 de agosto de 2022

RECONHEÇA O QUE VOCÊ TEM DE BOM - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHÁ EKEV 5782

BS"D
Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, entrar em contato através do e-mail 
efraimbirbojm@gmail.com.
NEWSLETTER R' EFRAIM BIRBOJM
 
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT


PARASHÁ EKEV



         São Paulo: 17h32                  Rio de Janeiro: 17h19 

Belo Horizonte: 17h24                  Jerusalém: 18h43
ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
YouTube
YouTube
Twitter
Twitter

MENSAGEM DA PARASHÁ EKEV

ASSUNTOS DA PARASHÁ EKEV
  • Recompensas pela obediência.
  • A garantia de D'us da vitória sobre os inimigos.
  • As lições do Man.
  • Perigos da prosperidade e advertência contra a idolatria.
  • Advertência contra autoconfiança demasiada.
  • Lembrança dos erros cometidos no deserto.
  • As Segundas Tábuas.
  • Seguindo o caminho de D'us.
  • A Terra de Israel exigente.
  • Jugo dos Mandamentos.
  • Promessa de vitória.
BS"D

RECONHEÇA O QUE VOCÊ TEM DE BOM - PARASHÁ EKEV 5782 (19/Ago/22)

Certa noite o famoso violinista Itzhak Perlman estava em Nova York para dar um concerto. Por ter sido acometido de poliomielite na infância, subir no palco não era algo fácil para ele. Ele usava aparelho nas duas pernas e andava com muletas. Perlman cruzou o palco com uma lentidão dolorosa, até chegar à cadeira na qual se sentaria para tocar.

O público aplaudiu e esperou respeitosamente em silêncio. Ele sinalizou ao maestro e começou a tocar. Assim que terminou os primeiros compassos, uma das cordas de seu violino estourou, ecoando como um tiro no silencioso salão. Perlman estava perto o suficiente do início da peça para interromper o concerto, trocar a corda e recomeçar. Mas não foi isso que ele fez. Após alguns instantes de silêncio, ele sinalizou ao maestro para que continuasse exatamente de onde havia parado.

Perlman agora tinha apenas três cordas para tocar sua parte da sinfonia. Com as cordas que lhe haviam sobrado, ele foi capaz de "encontrar" algumas das notas que faltavam. Porém, algumas notas não eram possíveis de serem tocadas. Então ele teve que reorganizar a música em sua cabeça, para que continuasse fluindo. Ele tocou com paixão e arte, reorganizando espontaneamente a sinfonia até o fim. Quando ele finalmente descansou seu arco, a plateia ficou por alguns instantes em silêncio. E, então, eles se levantaram e aplaudiram de forma entusiástica. Eles sabiam que haviam testemunhado uma extraordinária demonstração de habilidade. Perlman então ergueu o arco para pedir silêncio e disse ao público:
 
- Sabem, às vezes é tarefa do artista descobrir quantas músicas bonitas você ainda pode fazer com o que sobrou.

Nenhum dos presentes sabia se ele estava se referindo às cordas do seu violino ou ao seu corpo. Ambos, apesar dos seus defeitos, ainda assim conseguiram produzir uma música que beirava a perfeição".

Em todos os seres humanos há sempre algo que falta. Por isso, somos desafiados a responder à pergunta: temos a atitude de fazer algo de bom com o que temos, mesmo que seja incompleto?

Nesta semana lemos a Parashá Ekev (literalmente "Se"), que continua trazendo os discursos de despedida de Moshé, cujo principal propósito era preparar o povo judeu para os novos desafios que eles encontrariam na Terra de Israel, entre eles as guerras de conquista e o contato com outros povos. A Parashá também ressalta uma das maiores bondades que D'us fez ao povo no deserto: o "Man", alimento milagroso que caía do céu todos os dias, alimentando milhões de pessoas durante 40 anos.

A Parashá também traz outro milagre incrível que ocorreu com o povo judeu no deserto: "Sua roupa não se envelheceu e seu pé não inchou nestes 40 anos" (Devarim 8:4). Rashi (França, 1040 - 1105) 
explica que a nuvem Divina que envolvia o povo durante a travessia do deserto limpava e passava suas roupas. Além disso, a roupa das crianças crescia, acompanhando o crescimento do corpo delas. Dessa forma, não precisavam nem mesmo tirar suas roupas para lavar e passar, e muito menos comprar roupas novas. Um milagre incrível de D'us, entre tantos milagres que nos acompanharam desde a saída do Egito.
 
Porém, se pararmos para refletir, este milagre de D'us precisa de um esclarecimento. Sabemos que D'us não faz milagres desnecessários. O povo poderia, sem nenhum problema, trocar suas roupas e até mesmo lavá-las em pleno deserto, já que havia a fonte de água que os acompanhou durante toda a travessia. Então, qual era a necessidade deste milagre?

Para respondermos esta pergunta, podemos comparar os 40 anos do povo no deserto com a criação de um filho. Durante os primeiros anos de vida, até que o filho cresça e tenha maturidade suficiente para cuidar sozinho de suas próprias necessidades, o pai realiza as tarefas por ele. Esta atitude do pai tem dois objetivos: o primeiro é, obviamente, dar ao filho tudo o que ele precisa, como suas necessidades básicas de alimentação, vestuário e moradia. O pai faz isso sem cobrar nada, simplesmente por amor e pela vontade de criar seu filho da melhor forma possível. O segundo é que o pai também quer que seu filho aprenda e se prepare para a vida, para que, quando crescer, possa se manter sem a necessidade de ajuda do pai.

Da mesma forma, D'us "criou" o povo judeu no deserto com todas as regalias, para que materialmente não precisassem se preocupar com nada. Eles tinham o Man, que caía do céu na porta de suas tendas e continha todos os nutrientes e vitaminas necessários. Eles tinham água fresca e cristalina, de um manancial que os acompanhava. Eles tinham as "Nuvens de glória", que davam a eles sombra para protegê-los do calor escaldante do deserto e os protegia do frio congelante da noite, além de impedir a entrada de animais ferozes e inimigos. E, para completar, tinham um "guia", um pilar de nuvem que ia à frente do povo durante do dia, e que era substituído por um pilar de fogo durante a noite, iluminando o acampamento do povo judeu. Resumindo, recebiam proteção total de D'us e tinham todas as suas necessidades materiais atendidas. Por que D'us fez isso? Para que o povo judeu pudesse se dedicar apenas ao estudo da Torá e ao seu crescimento espiritual, preparando-se para a entrada em Israel, quando teriam que lidar com as dificuldades da vida normal.
 
Esta vida dentro de uma "redoma" explica um pouco o erro dos espiões, que falaram mal da Terra de Israel e causaram o choro coletivo do povo. Em seu subconsciente, eles queriam ficar no deserto, ou ao menos atrasar ao máximo a entrada na Terra de Israel, pois achavam que aquele "tratamento especial", que os permitia se dedicarem completamente ao estudo da Torá e ao crescimento espiritual, deveria continuar para sempre, pois assim se aproximariam mais de D'us. O que os espiões não haviam entendido é que, como na educação do pai, é importante que o filho amadureça e aprenda a lidar com as adversidades. Nenhum pai quer que o filho se acomode e seja dependente pelo resto da vida. Parte da educação é justamente preparar os filhos para vencer na vida, dando a eles ferramentas para que possam caminhar com suas próprias pernas. Era isso o que D'us queria para o povo judeu, um período de preparação, dentro de uma redoma protegida, para que eles se fortalecessem e pudessem voltar à vida normal, onde a busca pela espiritualidade faria parte da luta diária deles.
 
Neste contexto podemos entender também o incrível milagre das roupas que não se estragavam e cresciam junto com o corpo das pessoas. Era o momento em que D'us estava fornecendo tudo o que era necessário materialmente, para que pudessem se dedicar exclusivamente à sua espiritualidade e pudessem se preparar para os futuros desafios que encontrariam na Terra de Israel. Isso é muito semelhante à escolha que nosso patriarca Yaacov fez. Ao decidir ir para a casa de seu tio Lavan, um homem extremamente materialista, idólatra e desonesto, Yaacov preferiu antes passar 14 anos estudando Torá na Yeshivá de Shem e Ever, em uma "redoma", para se preparar espiritualmente e conseguir as ferramentas necessárias para vencer os futuros desafios. Foi isso que deu a Yaacov a força para se manter íntegro durante os 20 anos que passou na casa de Lavan, mesmo tendo sido enganado e trapaceado centenas de vezes.

Porém, há outra importante lição transmitida pelo milagre das roupas. Quando pensamos em milagres, logo surge em nossas cabeças ideias de grandes acontecimentos, incríveis intervenções Divinas que mudaram a história da humanidade. É verdade que milagres assim grandiosos ocorreram diversas vezes na história, mas milagres não são somente grandes realizações. Mesmo nos pequenos detalhes do cotidiano já há intervenções Divinas para que tudo aconteça da melhor forma possível, conforme o que Ele determinou. Mesmo nas coisas "naturais" que estamos acostumados a presenciar, devemos saber que tudo é milagre, uma realização Divina. Até nas coisas mais básicas, como a roupa que vestimos, podemos perceber os milagres e bondades de D'us.

O grande problema é que estes pequenos milagres cotidianos somente são percebidos se pararmos para observar e refletir. Certa vez, um sábio de Torá levou seu irmão, um professor universitário de gastroenterologia, especialista em aparelho digestivo, para visitar o Rav Aharon Leib Shteinman zt"l (Bielorússia, 1914 - Israel, 2017) . Durante a visita, o professor disse ao rabino que estava há muitos anos à procura de D'us, mas nunca O havia encontrado. O Rav Shteinman respondeu de forma inusitada: "Você já O procurou no seu estômago?". O que o Rav Shteinman estava transmitindo é que D'us pode ser encontrado no milagre da vida, na perfeição do nosso corpo, em cada um dos sistemas que nos mantém vivos.

O termo hebraico para gratidão é "Hakarat Hatov", que significa literalmente "Reconhecer o bem recebido". Se você perdeu o emprego, mas ainda tem família e saúde, você tem algo para ser grato. Se você está em uma cadeira de rodas, mas sua mente está afiada, você tem algo a agradecer. Se você arrebentou uma corda do seu violino, mas você ainda tem outras três, você tem algo para agradecer. O simples fato de termos roupas para vestir já é motivo suficiente para agradecermos a D'us. Quando desenvolvemos o traço da gratidão, começamos a enxergar, cada vez com mais claridade, quantas coisas boas temos na vida.
 
Sempre teremos problemas e coisas que nos faltam. Mas isso não é motivo para vivermos amargos e insatisfeitos. Quando vivemos com gratidão, reconhecemos e agradecemos por tudo o que temos, e isso nos torna pessoas mais felizes. Essa é a lição dos milagres das roupas no deserto. 

SHABAT SHALOM 

R' Efraim Birbojm

 
Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l.
--------------------------------------------

Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp