sexta-feira, 19 de maio de 2023

A UNIÃO DE UM POVO - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHÁ BAMIDBAR 5783

BS"D
O e-mail desta semana é dedicado à Refua Shleima (pronta recuperação) de 

Sr. Gabriel David ben Rachel
--------------------------------------------------------

O e-mail desta semana é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de 
Haviva Bina bat Moshe z"l  


--------------------------------------------------------

Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, entrar em contato através do e-mail 
efraimbirbojm@gmail.com.
NEWSLETTER R' EFRAIM BIRBOJM
NEWSLETTER EM PDF
NEWSLETTER EM PDF
 
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT


PARASHÁ BAMIDBAR



         São Paulo: 17h11                  Rio de Janeiro: 16h59 

Belo Horizonte: 17h06                  Jerusalém: 18h56
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
YouTube
YouTube
Twitter
Twitter
Spotify
Spotify

MENSAGEM DA PARASHÁ BAMIDBAR

ASSUNTOS DA PARASHÁ BAMIDBAR
  • O comando do censo do povo judeu (20 a 60 anos)
  • Escolha dos líderes de cada Tribo.
  • Início do censo por Tribos.
  • Os Leviim.
  • O acampamento.
  • O Mishkan durante as viagens.
  • Total.
  • Genealogia de Moshé e Aharon.
  • Status dos Leviim.
  • Censo dos Leviim: Guershon, Kehat e Merari.
  • Censo dos Primogênitos.
  • Substituindo os Primogênitos pelos Leviim (Redenção dos Primogênitos).
  • Funções para Kehat: carregar utensílios do Mishkan.
  • Precauções para os Kehatim.
ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
BS"D
A UNIÃO DE UM POVO - PARASHÁ BAMIDBAR 5783 (19/Maio/23)
 
Explicam os nossos sábios que, mesmo se não tivéssemos recebido a Torá, ainda assim poderíamos a aprender a como nos comportar observando os animais. Isso certamente se aplica a um comportamento espetacular observado entre os lobos.
 
Quando uma alcateia se desloca, os três primeiros lobos são os mais velhos ou os doentes. Isso ocorre por dois motivos principais. Em primeiro lugar, são eles que marcam o ritmo do grupo. Se fosse o contrário, os mais lentos seriam deixados para trás e perderiam o contato com a alcateia, ficando completamente expostos a ataques de outros animais. Além disso, em caso de uma emboscada, os mais velhos e os doentes sacrificam suas vidas em prol dos mais jovens.
 
Eles são seguidos pelos cinco lobos mais fortes do grupo, que defenderão a alcateia em caso de um ataque surpresa. No centro seguem os demais lobos e, no final do grupo, seguem os outros cinco lobos mais fortes, que protegerão o grupo de ataques vindo por trás. Por último, sozinho, segue o lobo "alfa", o líder da alcateia. Nessa posição, ele consegue controlar tudo ao seu redor, decidir a direção mais segura que o grupo deve seguir e antecipar os ataques dos predadores.
 
Em resumo, a alcateia segue o ritmo dos anciões e doentes, e respeita os comandos do líder, que impõe o espírito de grupo, não deixando ninguém para trás.
 
É interessante notar que os lobos respeitam suas diferenças. Os mais rápidos não forçam os mais lentos a mudarem, nem os abandonam. Os mais fortes não exigem mais força dos que são fracos, ao contrário, os protegem. Esse espírito de grupo e união é o modelo de onde devemos chegar na vida.

 
"O verdadeiro sentido da vida não é chegar primeiro, mas chegar todos juntos ao mesmo destino".

Nesta semana começamos o quarto Livro da Torá, Bamidbar, que retoma a narrativa dos acontecimentos mais marcantes do povo judeu nos quarenta anos em que permaneceram no deserto. Infelizmente alguns dos acontecimentos incluem tragédias que marcaram para sempre a nossa história, como o episódio dos espiões. Na realidade, quando a Torá retoma nesta Parashá a narrativa dos acontecimentos do deserto, o povo judeu estava prestes a entrar na Terra de Israel, inclusive já fazendo seus primeiros preparativos, mas o episódio dos espiões causou com que eles ficassem quarenta anos no deserto, esperando que aquela geração morresse e apenas uma nova geração tivesse o mérito de entrar em Israel.
 
Porém, a Parashá desta semana, Bamidbar (literalmente "no deserto"), parece fugir um pouco desta ideia, já que aparentemente ela não descreve nada muito marcante em termos de acontecimentos, trazendo apenas a contagem do povo judeu, divididos por Tribos, e a posição dos acampamentos. Por que aparentemente esta Parashá não traz nada tão importante e significativo como as outras Parashiót do Sefer Bamidbar? E por que trazer a contagem do povo, de forma tão detalhada? O que isso nos acrescenta 3.300 anos depois?
 
Este questionamento, na realidade, somente existe quando não entendemos o que as contagens representam. Esta não é a primeira contagem do povo judeu, eles já haviam sido contados duas vezes no Sefer Shemot, uma vez logo após a saída do Egito e outra vez logo após a transgressão do Bezerro de ouro. O Ramban (Espanha, 1194 - Israel, 1270) traz três motivos pelos quais D'us fazia constantemente a contagem do povo judeu. Em primeiro lugar, D'us queria ressaltar o crescimento milagroso do povo, que havia chegado ao Egito como uma família de apenas setenta pessoas e, duzentos e dez anos depois, já eram mais de três milhões. Isso mostrava o quanto D'us amava o povo judeu e a enorme Berachá de "crescer e multiplicar" que eles haviam recebido. Da mesma forma, D'us também os contava após as perdas significativas de vidas, como ocorreu no episódio do Bezerro de ouro. Isso nos ensina que todo judeu é importante aos olhos de D'us, e que é duro para Ele a perda de cada indivíduo.
 
Além disso, ensina o Ramban que cada membro do povo judeu tinha o direito de se beneficiar da atenção particular de Moshé e Aharon, e as contagens eram uma grande oportunidade para isso. Para que a contagem fosse feita, todos precisavam comparecer perante Moshé, o "pai dos profetas", e seu irmão Aharon, uma das pessoas mais sagradas que já passaram pela face da Terra. Cada um dizia a eles seu nome, sentindo assim que era um indivíduo com um valor único e especial dentro do povo judeu. Certamente cada um recebia, através deste contato pessoal, uma poderosa influência espiritual positiva. Moshé e Aharon também aproveitavam a oportunidade para dar Berachá a cada judeu e rezar por ele. E, pelo fato de haver uma proibição de contar o povo judeu de uma forma direta, a contagem era feita através de uma moeda de prata, o "Machatzit Hashekel", que era utilizado na compra dos Korbanót, o que também trazia expiação para cada judeu que era contado.
 
Finalmente, o Ramban explica que, uma vez que o povo judeu estava prestes a entrar na Terra de Israel, e isso teria realmente ocorrido caso não tivessem tropeçado no episódio dos espiões, então a contagem era tecnicamente necessária, para preparar a campanha militar, definindo a quantidade de combatentes disponíveis, além de levantar quantas pessoas estavam elegíveis para receber porções na Terra de Israel.
 
Há outro detalhe interessante em relação à contagem do povo na linguagem utilizada pela Torá para descrever o comando de D'us para Moshé, pois está escrito "Faça as contas de toda a congregação dos Filhos de Israel" (Bamidbar 1:2). Em hebraico, a expressão "Faça as contas" é "Seú et Rosh", que literalmente significa "Levante as cabeças". O Ramban explica que essa expressão tem duas implicações possíveis, uma positiva e outra negativa. "Levante as cabeças" pode significar que as pessoas seriam elevadas e, através da contagem, chegariam a um nível mais alto. Porém, esta expressão também pode ter um sentido muito negativo, podendo significar que suas cabeças seriam retiradas. Essa mesma dualidade da expressão pode ser percebida quando Yossef previu que o copeiro chefe do Faraó seria salvo e restituído ao seu cargo, enquanto o padeiro chefe seria executado. Ao copeiro chefe ele disse: "Em três dias Faraó te contará (levantará sua cabeça)" (Bereshit 40:13), significando que o copeiro chefe estaria contado entre aqueles que serviriam o Faraó em seu aniversário. Já quando Yossef foi falar com o padeiro chefe, ele disse: "Em três dias o Faraó retirará (levantará) a sua cabeça" (Bereshit 40:19), significando que ele seria morto. Portanto, a mesma linguagem, "levantar a cabeça", foi utilizada para algo positivo e para algo negativo. Por que no caso da contagem do povo judeu D'us utilizou esta expressão com duplo sentido? Isso era um aviso ao povo judeu, de que se eles fossem dignos e cumprissem as ordens de D'us seriam muito elevados, mas caso não andassem nos caminhos corretos, eles poderiam sofrer muitas consequências negativas.
 
Porém, talvez o detalhe mais interessante é a diferença entre a contagem feita na nossa Parashá e as contagens anteriores. Nas contagens anteriores, o povo judeu foi contado como um todo, sem reconhecer as identidades das Tribos separadas. Porém, a contagem feita na nossa Parashá é de acordo com as Tribos. O que esta diferença nos ensina?
 
O Rav Yaacov Kamenetsky zt"l (Lituânia, 1891 - EUA, 1986) explica que uma contagem por Tribos logo após a saída do Egito levaria ao "nacionalismo" e dividiria o povo em facções, já que ainda não havia nada que os unisse. No entanto, uma vez que o Mishkan havia sido construído, todas as Tribos olhavam para ele como sua principal força unificadora. O Mishkan ficava no centro do povo judeu, tanto fisicamente quanto espiritualmente. A partir daquele momento, o estabelecimento de identidades Tribais separadas seria saudável para o povo judeu. Cada Tribo perceberia que suas habilidades individuais poderiam ser desenvolvidas para contribuir, de maneira única e especial, para a meta do povo judeu como um todo em seu Serviço espiritual. A separação representaria apenas que cada Tribo tinha papéis únicos para serem desempenhados na realização do potencial espiritual de todo o povo.
 
Esse conceito nos conecta com a próxima Festa do Calendário judaico, Shavuót, o Chag Matan Torá. Quando o povo acampou para receber a Torá, eles estavam unidos, como explica Rashi: "como uma única pessoa em um só coração". Foi essa união, apesar das diferenças, que possibilitou a entrega da Torá.
 
A contagem da Parashá ensina, portanto, uma importante lição para o povo judeu, principalmente diante do grande desafio que estamos passando atualmente. O povo judeu se dividiu em "facções", e a consequência é que surge até mesmo ódio gratuito por causa disso. Os judeus começaram a se identificar através de "rótulos", tais como "Judeu ortodoxo", "Ashkenazim", "Sefaradim", "Chassídicos". Ao invés de cada grupo respeitar os outros grupos e olhar as características e costumes positivos de cada um deles, que trazem uma contribuição única e especial para o povo como um todo, começam a ocorrer casos de discriminação e afastamento. Certamente não é isso que D'us quer de nós.
 
Nossos inimigos, quando nos atacam, não fazem nenhuma distinção. Somos todos judeus, independente de qualquer rótulo. Nossa luta deve ser apenas contra o mal, contra o Yetser Hará, e dentro do povo deve haver apenas união e respeito. Pois, se foi isso que possibilitou a entrega da Torá no Monte Sinai, certamente será isso que possibilitará a vinda do Mashiach e a nossa Redenção final. 

SHABAT SHALOM 

R' Efraim Birbojm

 
Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l.
--------------------------------------------

Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp