quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

INTERNALIZANDO AS MENSAGENS - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHÁ YITRÓ 5783

BS"D
O e-mail desta semana é dedicado à Refua Shleima (pronta recuperação) de 

Sr. Gabriel David ben Rachel
Haim David ben Esther
Chaim Michael ben Matania

--------------------------------------------------------


O e-mail desta semana é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de 
Haviva Bina bat Moshe z"l  

Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, entrar em contato através do e-mail 
efraimbirbojm@gmail.com.
NEWSLETTER R' EFRAIM BIRBOJM
NEWSLETTER EM PDF
NEWSLETTER EM PDF
 
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT


PARASHÁ YITRÓ



         São Paulo: 18h29                  Rio de Janeiro: 18h15 

Belo Horizonte: 18h13                  Jerusalém: 16h45
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
YouTube
YouTube
Twitter
Twitter
Spotify
Spotify

MENSAGEM DA PARASHÁ YITRÓ

 
ASSUNTOS DA PARASHÁ YITRÓ
  • A chegada de Yitró
  • O Conselho de Yitró
  • Requerimento para a liderança
  • Chegada ao Monte Sinai
  • Preparação para receber a Torá
  • A revelação de D'us
  • Os Dez Mandamentos:
          1º Mandamento: Eu sou D'us;
          2º Mandamento: Não terá outros deuses;          
          3º Mandamento: Não falar o nome de D'us em vão;
          4º Mandamento: Guardar o Shabat;               
          5º Mandamento: Honrar pai e mãe;
          6º Mandamento: Não matarás;
          7º Mandamento: Não cometer adultério;
          8º Mandamento: Não roubar (não sequestrar);
          9º Mandamento: Não dar falso testemunho;
          10º Mandamento: Não cobiçar.
  • Leis sobre a construção de um Altar.
ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
BS"D
INTERNALIZANDO AS MENSAGENS - PARASHÁ YITRÓ 5783 (10/fev/23)
 
"Um fotógrafo com muitos anos de experiência conseguiu, através de alguns contatos, a exclusividade de ser o único a fazer a cobertura fotográfica da Guerra dos Seis Dias no front de batalha. Ele estava muito contente, pois seria o único a tirar fotos e, em um campo de batalha, este é o sonho de qualquer bom fotógrafo.
 
Porém, ele não passou por momentos fáceis. Ao tirar fotos, muitas vezes ele teve que se expor. Ao escutar tiros, tinha que se deitar no chão. Ao escutar sirenes, tinha pouco tempo para correr até um Bunker para se proteger. Tudo acontecia à sua volta, em uma guerra muito difícil, mas, ao mesmo tempo, milagrosa. A dificuldade era tanta que o fotógrafo chegou a pensar se tudo aquilo estava valendo a pena, já que ele não sabia nem mesmo se conseguiria sair de lá vivo.
 
Porém, ele sobreviveu. E, no final da guerra, tinha um verdadeiro tesouro nas mãos. Aquelas fotos valiam milhões. Ele poderia negociar e vender para todos os meios de comunicação do mundo. Não somente ele conseguiria casar os seus filhos, mas também conseguiria casar até mesmo os seus netos com o lucro daquelas valiosas fotos.
 
Quando ele voltou para casa, com um enorme sorriso no rosto, a primeira coisa que fez foi correr ao laboratório para revelar e ampliar as fotos. Porém, ao chegar lá, ele quase desmaiou, ao descobrir que havia esquecido o principal. Apesar de ser um fotógrafo experiente, por causa da enorme pressão, ele havia se esquecido de checar se sua máquina estava com filme! Que tristeza descobrir que foram apenas um monte de flashes. De todas aquelas incríveis imagens, não havia sobrado absolutamente nada."
 
O mesmo se aplica em nossas vidas. Se nós não temos um "filme" para guardar o que ocorre, nossa vida se transforma em apenas flashes e, no final, não sobra nada. Qual é o "filme" que nós temos? O nosso coração. Quem assiste o que acontece à sua volta, mas não tem coração, não tem emoções, não transforma a inspiração em ação, permite que tudo acabe se transformando apenas em flashes. Quando presenciamos algo grandioso, assistimos um Shiur empolgante ou ouvimos uma história inspiradora, isso nos traz imediatamente uma boa influência. Porém, imediatamente precisamos usar o nosso coração e transformar este sentimento em algum tipo de ação imediata, para que aquela impressão fique guardada de forma definitiva.

Nesta semana lemos a Parashá Yitró, que nos conta sobre o reencontro de Moshé com seu sogro, Yitró. A Parashá também nos conta sobre o conselho que Yitró deu para Moshé, para facilitar o julgamento do povo. Finalmente, a Parashá nos ensina os Dez Mandamentos, que D'us transmitiu para os judeus no Monte Sinai, a maior revelação de D'us em toda a história, diante do povo inteiro.
 
Por que Moshé e Yitró tinham se separado? Quando Moshé precisou fugir do Egito, após ter matado um egípcio para salvar a vida de um judeu que estava sendo golpeado, ele se refugiou em Midian, onde conheceu sua esposa Tsipora, filha de Yitró, um sacerdote de idolatrias. Quando D'us se revelou a Moshé e pediu para que ele fosse ao Egito salvar o povo judeu, Moshé inicialmente levou sua esposa e seus filhos. Porém, quando Moshé se encontrou com seu irmão Aharon no deserto, Aharon questionou por que ele estava trazendo sua esposa e seus filhos pequenos para um lugar tão perigoso como o Egito, em uma missão de alto risco. Moshé concordou com Aharon e mandou sua esposa e seus filhos de volta para a casa de Yitró, em Midian, onde poderiam aguardar o desenrolar dos acontecimentos em total segurança.
 
E assim começa a nossa Parashá: "E Yitró, o sacerdote de Midian, o sogro de Moshé, escutou tudo que D'us fez para Moshé e para Israel, Seu povo, que D'us tirou Israel do Egito" (Shemot 18:1). Nossos sábios ensinam que o nome original de Yitró era "Yeter", e que quando ele se aproximou das "Asas da Shechiná (Presença de D'us)", após abandonar as idolatrias e se conectar com a Torá e com as Mitzvót, uma letra foi adicionada ao seu nome, passando a se chamar Yitró. Nossos sábios também ressaltam a contribuição de Yitró na história da humanidade, já que uma parte da Torá foi adicionada pelo seu mérito, quando ele deu o conselho a Moshé de nomear juízes para ajudá-lo a legislar sobre o povo, sem que ficasse tão cansativo e pesado.
 
Yitró foi um dos mais famosos convertidos da história, principalmente pela enorme força espiritual que ele conseguiu desenvolver, já que antes de sua conversão ele não era apenas um "idólatra normal", e sim um "idólatra profissional". O nome Yitró, portanto, foi um grande título de honra para alguém que subiu das profundezas às alturas.
 
No entanto, é estranho que, logo no primeiro versículo da Parashá, a Torá identifica Yitró como o "sacerdote de Midian". Isto fazia parte do passado indigno dele, pois agora ele era uma nova pessoa, conectada com D'us e com as Mitzvót. Então por que a Torá insiste em identificá-lo com sua antiga e vergonhosa profissão, de sacerdote de idolatria?
 
O Rav Moshé Alshich zt"l (Império Otomano, 1508 - Israel, 1593) nos diz que a Torá quer transmitir o quão longe chegou Yitró e qual era o segredo do seu sucesso. O versículo nos conta este segredo em uma única palavra: "Vaishmá" (e escutou). Yitró era uma pessoa que estava disposta a escutar e aprender, e, por isso, conseguiu deixar de ser um sacerdote dos idolatrias para se tornar alguém que "adicionou uma parte na Torá". O segredo do sucesso é, portanto, aprender a escutar, estar disposto a aceitar, estar aberto a mudanças e a críticas, ser humilde para assumir seus erros e não ser um "sabe tudo".
 
Poderíamos pensar que saber escutar não é algo assim tão difícil. Entretanto, nossos sábios ensinam que na prática é bem difícil escutar. O que Yitró escutou, que fez com que ele viesse a se juntar ao povo judeu? Rashi explica que ele escutou sobre a abertura do Mar Vermelho e sobre a guerra com Amalek. Porém, o Midrash conta que todas as águas do mundo se abriram enquanto as águas do Mar Vermelho estavam abertas. Além disso, as águas do Mar Vermelho formaram uma parede, permitindo a passagem do povo judeu. As águas foram se acumulando, até atingirem uma altura de muitos quilômetros. Isto significa que o mundo inteiro também ouviu sobre estes eventos. Porém, apesar disso, não houve uma conversão em massa.
 
O Rav Eliyahu Lopian diz que isto é exatamente o que nossos sábios querem nos transmitir. Yitró ouviu exatamente o que todos ouviram. A diferença foi que ele "escutou". Yitró era uma pessoa honesta, e o que ele mais estava procurando era a verdade. E foi exatamente isso que fez a diferença. Ele buscava a verdade intensamente. Ele chegou a tentar todos os tipos de idolatrias do mundo, mas não encontrava preenchimento, pois não havia plenitude nelas. No entanto, ele continuou procurando a verdade, escutando, aprendendo. Esta foi a chave do seu sucesso, que o levou de sacerdote de Midian a tornar-se Yitró.
 
Mas de onde veio esta força descomunal de Yitró, para sair de um extremo ao outro? Ensina o Talmud (Tamid 32a): "Quem é sábio? Aquele que enxerga o que está por vir". O verdadeiro sábio consegue enxergar além do que está à sua frente, e isso ocorre pois ele sabe escutar. Mas qual é a relação entre ver e escutar?
 
Na Parashat Beshalach está escrito que D'us se revelou para o povo judeu na saída do Egito de forma completa. Rashi (França, 1040 - 1105)
 cita que até mesmo uma simples serva atingiu um nível de profecia maior que o do profeta Yechezkel, um dos maiores profetas da história do povo judeu. Mas o que isto significa? O Rav Yerucham Leibovitz zt"l (Bielorússia, 1873 - 1936), explica que, na verdade, todo milagre tem um único objetivo: mostrar a "face" de D'us. O milagre por si só não é importante, e ele tem sentido apenas se a pessoa consegue enxergar D'us por trás do milagre, pois apenas desta maneira ela entendeu a mensagem. E essa é a explicação de que uma simples serva teve um revelação profética na Abertura do Mar, maior do que a profecia de Yechezkel, pois ela enxergou a revelação Divina que estava por trás do enorme milagre.
 
O mesmo se aplica quando D'us está falando conosco. Na verdade, D'us fala conosco o tempo todo. Todo acontecimento em nossa vida é D'us se comunicando. Quando paramos e observamos tudo o que ocorre, conseguimos escutar as mensagens de D'us. Um exemplo disso é quando alguém se salva de algum perigo. Aquela pessoa que quase bateu o carro, mas conseguiu frear na hora, pensa "Foi por pouco!". Na verdade, a Supervisão Divina se revelou e disse: "Eu te salvei na hora certa!"
 
E assim ocorre todos os dias, seja nos tropeços, nas dificuldades, nas alegrias ou nas conquistas, tudo carrega uma mensagem de D'us. Basta escutarmos para que possamos ver. Basta vermos para que possamos escutar. Assim ocorreu na entrega da Torá, o povo escutou e viu, ao mesmo tempo, os Mandamentos Divinos. Quando escutamos as mensagens Divinas, "enxergamos" o Criador.
 
Yitró era um idólatra, mas não por comodismo. Ele buscava a verdade, ele queria enxergar. Foi por isso que, quando D'us se revelou, ele escutou e enxergou. Ele estava buscando, ele queria de verdade. Se nós também quisermos viver de forma verdadeira, precisamos colocar o "filme" na nossa máquina fotográfica. Ao ver algo acontecendo, ao nos sentirmos inspirados, devemos tomar atitudes, fazer acontecer, para que, quando sairmos desse mundo, termos muitas lindas "fotografias" para levar.

SHABAT SHALOM

R' Efraim Birbojm

 
Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l.
--------------------------------------------

Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp