sexta-feira, 23 de agosto de 2019

APROVEITANDO A OPORTUNIDADE - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHAT EKEV 5779

BS"D
Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, favor entrar em contato através do e-mail efraimbirbojm@gmail.com.
   
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT

PARASHAT EKEV 5779:

São Paulo: 17h33                  Rio de Janeiro: 17h21 
Belo Horizonte: 17h25                  Jerusalém: 18h39
ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
VÍDEO DA PARASHAT EKEV

APROVEITANDO A OPORTUNIDADE - PARASHAT EKEV 5779 (23de agosto de 2019)

 
"Yossef era um homem muito honesto e trabalhador. Após anos de esforço, conseguiu juntar dinheiro suficiente para comprar um pequeno hotel. Aos poucos, foi conseguindo fazer reformas e oferecer um serviço cada vez melhor aos hóspedes, atraindo muitos turistas. Isto causou inveja nos outros donos de hotéis da cidade, pois muitas vezes o hotel de Yossef estava cheio, enquanto os outros estavam vazios.

Certo dia, oficiais de justiça chegaram ao hotel de Yossef trazendo uma intimação. Yossef estava sendo processado, pois o governo havia recebido um telefonema anônimo, acusando Yossef de vários crimes que ele não tinha cometido. Várias provas falsas haviam sido produzidas para condená-lo. De acordo com os argumentos da acusação, caso fosse condenado, Yossef terminaria seus dias na prisão. Ele ficou transtornado, sem saber o que fazer.

Yossef não desistiu. Ele contratou os melhores advogados da cidade para provar sua inocência, mas todos os seus esforços foram em vão. Então aconselharam Yossef a tentar a única coisa que poderia realmente salvá-lo da prisão: pedir clemência diretamente ao rei e provar que ele era inocente. O rei era muito reto e certamente não permitiria uma condenação injusta. Porém, como poderia chegar até o rei? Somente pessoas próximas dele conseguiam uma audiência. Ele precisava de apenas alguns instantes de proximidade, mas como conseguir?

O que Yossef não sabia era que o rei tinha um costume secreto. Uma vez por ano ele tirava as roupas reais e se vestia com roupas comuns. Vestido desta maneira, ele saía do palácio e passeava pela cidade sem que ninguém soubesse que se tratava do rei. Ele fazia isto para ficar perto do seu povo e verificar se tudo estava correndo bem, se seus súditos estavam contentes e se a justiça estava sendo cumprida. E aconteceu que, desta vez, o rei decidiu visitar justamente a cidade de Yossef. E algo incrível aconteceu: o rei resolveu se hospedar no hotel de Yossef. Por uma semana o rei circulou pela cidade e conversou amigavelmente com Yossef na volta dos seus passeios, mas sem que Yossef desconfiasse que tratava-se daquele rei com quem ele tanto queria conversar.

Passados alguns dias, depois que o rei já havia voltado ao palácio, começaram a surgir rumores na cidade de que o rei tinha passado uma semana na cidade, disfarçado, e que havia se hospedado justamente no hotel de Yossef. Quando Yossef escutou os rumores, lembrou-se daquele hóspede com quem havia conversado tantas vezes. Porém, como não sabia que era o rei, não havia aproveitado a oportunidade para apresentar seus argumentos. Yossef rasgou suas roupas em um ato de desespero. Faltava pouco tempo para o julgamento, como faria para que seus argumentos chegassem até o rei bondoso, sua única chance de conseguir a libertação da prisão? Parecia que já era tarde demais..."
 
Explica o Chafetz Chaim que assim também acontece conosco. Durante toda a vida neste mundo material temos a possibilidade de nos conectarmos a D'us, através da Torá e das Mitzvót. Infelizmente muitos acabam desperdiçando esta incrível oportunidade e, quando percebem, já não há mais muito o que fazer.

Uma das doenças que mais atingem atualmente a humanidade é a depressão. As pessoas vivem cada vez mais infelizes, estão sempre reclamando de tudo e esperando o "quando algo acontecer" para serem felizes. Porém, a Parashat desta semana, Ekev (literalmente "Se"), nos ensina que poderíamos estar muito felizes se tivéssemos a claridade de quantas bondades e oportunidades D'us nos dá a cada instante.
 
Nesta Parashat, Moshé continua seu discurso de despedida diante de todo o povo judeu. Novamente ele nos aconselha a andarmos nos caminhos corretos, ressaltando os benefícios de cumprir o que D'us nos pediu, como está escrito: "Porque, se vocês guardarem todos estes mandamentos que eu ordeno que vocês façam, que amem a Hashem, teu D'us, que andem em todos os Seus caminhos e se unam a Ele. E então D'us expulsará todas estas nações da frente de vocês" (Devarim 11:22). Mas o que significa a linguagem "se unir a D'us"?
 
Explica o Chafetz Chaim (Bielorússia, 1838 - Polônia, 1933) que, entre Suas infinitas bondades, D'us nos colocou neste mundo material, um mundo cheio de escuridão, para nos dar o livre arbítrio e nos permitir que façamos o bem por escolha. Apesar de ser um mundo de escuridão, D'us nos deu a possibilidade e a oportunidade de nos conectarmos a Ele e O chamarmos em todos os momentos que quisermos e precisarmos, conforme está escrito: "D'us está próximo de todos os que O chamam" (Tehilim 145:18). Há outro versículo que diz: "Busquem D'us quando Ele se encontra" (Yeshayahu 55:6). Segundo os comentaristas, isto se refere justamente ao mundo material, onde D'us pode ser encontrado por todos os que O procuram. D'us também nos garantiu esta proximidade, conforme está escrito: "Em todo lugar onde Meu nome for mencionado, Eu irei até você e o abençoarei" (Shemot 20:20). Porém, este mérito foi dado ao ser humano apenas neste mundo material, através do cumprimento da Torá e das Mitzvót. A partir do momento em que a pessoa falece e chega ao "Mundo da Verdade", caso encontre muitas divisórias entre ela e D'us, já não está mais em suas mãos a possibilidade de se aproximar de D'us. O único momento em que a pessoa realmente se aproxima de D'us após a morte é no momento em que ela é levada ao seu julgamento Celestial, quando será avaliada por todos os atos praticados na vida. Porém, neste momento a pessoa não deseja esta aproximação, pelo medo das consequências do seu julgamento e, portanto, ela vai forçada. Assim, vale muito mais a pena a pessoa buscar se aproximar de D'us neste mundo, quando isto é feito por vontade, do que se aproximar à força depois da morte.
 
O Chafetz Chaim, quando tinha por volta de 80 anos, certa vez juntou todos os seus alunos em sua casa após um dia inteiro de estudos e explicou a eles algo que tinha acabado de conseguir entender com mais profundidade. Muitas vezes pronunciamos Brachót no nosso dia-a-dia, porém sem o entendimento correto das palavras que estão sendo pronunciadas. Por exemplo, todos os dias dizemos na Tefilá da manhã uma interessante Brachá chamada "Elokai": "D'us, a alma que Você me deu é pura. Você a fez, Você a concebeu, Você soprou-a em mim e Você a conserva dentro de mim. E Você futuramente a retirará de mim e a devolverá em um futuro vindouro. Todo o momento em que a alma estiver dentro de mim, eu Te agradeço, meu D'us e D'us dos meus antepassados...". O que esta Brachá nos ensina? Que intenções devemos ter ao pronunciá-la?
 
Quando nossos sábios determinaram os textos das Brachót, parte do objetivo era que prestássemos atenção às ações importantes que fazemos na vida. O Chafetz Chaim explicou aos seus alunos que na Brachá "Elokai" podemos internalizar no coração o conceito de que nossa alma é pura, e que justamente por isto ela é eterna. Nossa alma existe desde a criação do mundo e ela continuará existindo por toda a eternidade. Dentro deste período infinito, há um período muito curto, de 70 ou 80 anos, no qual esta alma é "plantada" em nosso corpo. E são justamente estes poucos 70 ou 80 anos que fazem toda a diferença na definição da eternidade da alma, pois é somente durante este período que nós podemos, e devemos, completar a nossa missão, que é manter a pureza da nossa alma, melhorá-la e embelezá-la.
 
Há algo muito interessante no texto desta Brachá. A mesma alma que será retirada por D'us no momento da morte será regressada ao nosso corpo para a vida eterna. Isto significa que, no nível em que nossa alma for devolvida a D'us, quando terminarmos o nosso tempo de vida neste mundo, assim ela voltará e se fixará na pessoa por toda a eternidade. Em outras palavras, a nossa eternidade depende de como vamos viver os poucos anos de vida no mundo material. O que for construído neste mundo será levado para toda a eternidade.
 
É por isso que dizemos na Brachá: "Todo o momento em que a alma está dentro de mim, eu Te agradeço", pois a oportunidade de agradecer, de se santificar, de se purificar, de crescer e melhorar foi dada ao ser humano unicamente neste curto período de tempo, no qual a alma está dentro do nosso corpo, quando temos escolhas. Portanto, temos que aproveitar a oportunidade. São poucos anos de esforço para uma recompensa eterna.
 
Isto se conecta com outro importante ensinamento da nossa Parashat e com o importante momento do ano no qual estamos entrando. Estamos chegando ao mês de Elul, o último mês do ano, mês de preparação para o nosso julgamento de Rosh Hashaná. Esta é uma época propícia para o arrependimento e para o conserto dos nossos atos. E, em especial, é uma época de conexão com D'us. Nossos sábios explicam que nesta época "Hamelech Bassadê" (o Rei está no campo), isto é, D'us sai do Seu "palácio" e chega mais perto de nós, de todos aqueles que querem se aproximar Dele. Se o mundo material já é a oportunidade ideal de conexão com D'us, o mês de Elul é uma oportunidade ainda maior.
 
Na prática, como nos aproximamos de D'us? A linguagem do começo da Parashat nos traz a resposta. Assim está escrito "Vehaia Ekev Tishmeun" (Eis que se vocês escutarem). A palavra Ekev, além de significar algo condicional, também significa calcanhar. Rashi (França, 1040 - 1105) explica que a Torá está se referindo às pequenas Mitzvót, aquelas que acabamos, no nosso dia a dia, pisando nelas com os nossos calcanhares, isto é, desprezando-as por parecerem muito simples e sem valor. Porém, é justamente através das pequenas atitudes do nosso cotidiano, através das Mitzvót do nosso dia-a-dia, que podemos construir a nossa conexão espiritual. Todo o nosso julgamento de Rosh Hashaná pode ser diferente de acordo com os nossos atos. Toda a nossa eternidade pode mudar através do nosso comportamento. Se aproveitarmos a oportunidade, se nos esforçarmos um pouco mais nas pequenas atitudes da vida, colheremos uma eternidade de Brachót.

 

SHABAT SHALOM

 

R' Efraim Birbojm

Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima, Rachel bat Luna, Eliahu ben Esther, Moshe ben Feigue, Laila bat Sara, Eliezer ben Shoshana, Mache bat Beile Guice, Feiga Bassi Bat Ania, Mara bat Chana Mirel, Dina bat Celde, Celde bat Lea, Rivka Lea bat Nechuma.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l, Eliezer ben Arieh z"l; Arieh ben Abraham Itzac z"l, Shmuel ben Moshe z"l, Chaia Mushka bat HaRav Avraham Meir z"l, Dvora Bacha bat Schmil Joseph Rycer z"l, Alberto ben Esther z"l, Malka Betito bat Allegra z"l, Shlomo ben Salha z"l, Yechiel Mendel ben David z"l, Faiga bat Mordechai HaLewy z"l.
--------------------------------------------

Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp