sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

CUIDANDO DOS NOSSOS IRMÃOS - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHÁ VAYIGASH 5782


Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, entrar em contato através do e-mail 
efraimbirbojm@gmail.com.
 
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT


PARASHÁ VAYIGASH



         São Paulo: 18h26                  Rio de Janeiro: 18h11 

Belo Horizonte: 18h07                  Jerusalém: 16h00
ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
YouTube
YouTube
Twitter
Twitter
VÍDEOS DA PARASHÁ VAYIGASH
ASSUNTOS DA PARASHÁ VAYIGASH
  • Yehudá enfrenta o "vice-rei".
  • Yossef manda todos saírem da sala.
  • Yossef se revela.
  • Irmãos de Yossef voltam para casa, para buscar famílias.
  • Yossef manda presentes a Yaacov.
  • A família de Yaacov prepara-se para ir ao Egito.
  • Genealogia dos filhos de Yaacov.
  • O reencontro de Yaacov e Yossef.
  • O encontro de Yaacov e o Faraó.
  • A fome no Egito fica cada vez mais dura.
  • Yossef compra todo o Egito.
BS"D

CUIDANDO DOS NOSSOS IRMÃOS - PARASHÁ VAYIGASH 5782 (10/dez/2021)

 
"Jacques, um homem muito rico, estava prestes a completar 70 anos e tinha decidido realizar uma grande festa. Ele enviou uma carta para seus dois filhos, que viviam em outro país, dizendo: "Eu quero que você e sua família venham celebrar comigo. Não se preocupe com as despesas, pois tudo que você gastar em minha honra, eu devolverei vinte vezes mais".

Roberto, o filho mais velho, era rico. Após receber a carta, comprou a carruagem mais bonita, as melhores roupas para os filhos e joias para a esposa, pois sabia que quanto mais gastasse, mais receberia de volta. Com trajes de gala, iniciaram a viagem. No caminho, passaram pela casa de Fernando, o irmão mais novo, um sujeito pobre. Ele não tinha nem condições de pegar dinheiro emprestado, pois ninguém lhe dava crédito.
 
- Você não vem para a festa do papai? - perguntou Roberto.
 
- Eu não tenho dinheiro nem para alugar uma carruagem - respondeu Fernando, com tristeza.
 
- Não tem problema, darei carona para você e sua família na minha espaçosa carruagem - disse Roberto.

Fernando e sua família subiram na carruagem e todos partiram para a festa. A família de Roberto viajava com todo o luxo possível, enquanto a família de Fernando viajava em maltrapilhos. Ao chegarem à grande festa, Roberto disse ao pai:
 
- Eu gastei $50.000 para te honrar nesta festa. Portanto, eu devo receber um milhão de dólares!

- Eu não vou lhe dar nenhum centavo! - disse Jacques, em um tom muito sério.

- O que isso quer dizer? - perguntou Roberto - Trato é trato!

- Eu disse que qualquer coisa que você gastasse para me honrar eu lhe devolveria vinte vezes mais. No entanto, você não gastou esse dinheiro com a minha honra, você gastou com a sua própria honra. Se você estivesse realmente preocupado com a minha honra, teria se preocupado em ajudar também seu irmão pobre"
 
Explica o Maguid MiDuvno que é desta forma que D'us nos vê. Mesmo quando fazemos algo por Ele, se não nos importamos com os nossos irmãos, então não é considerado que fizemos por Ele, e sim por nós mesmos.

Na Parashá desta semana, Vayigash (literalmente "E se aproximou"), a Torá continua o relato da história de Yossef e seus irmãos. No final da Parashá da semana passada, a história estava em seu clímax, quando Biniamin foi acusado de roubo e os irmãos, ainda sem perceber que o vice-rei era seu irmão Yossef, não sabiam o que fazer. Então no início da Parashá desta semana Yehudá, o líder dos irmãos e aquele que havia ficado responsável por Biniamin, tomou coragem e fez um discurso emocionado ao vice-rei, implorando por misericórdia em nome de seu pai velhinho, e se oferecendo para ficar como escravo no lugar de Biniamin.
 
Yossef ficou tão comovido com esta atitude de Biniamin que não conseguiu mais guardar o segredo e se revelou aos irmãos, que ficaram em estado de choque, sem conseguir esboçar nenhum tipo de reação diante daquela surpresa. Finalmente eles se abraçaram e choraram. Yossef e seus irmãos pareciam estar finalmente reconciliados. Mas será que eles chegaram a um nível verdadeiro e pleno de amor, confiança mútua e perdão? Infelizmente, prestando atenção em alguns detalhes, percebemos que não. Houveram grandes avanços em ambos os lados, mas o objetivo final não foi atingido, deixando para nós um grande desafio.
 
Por exemplo, apesar das várias tentativas sinceras de Yossef de reconciliação, há algo que falta nas palavras dele. Ele nunca disse: "Eu perdôo vocês". Ele quis tirar a culpa das costas dor irmãos, falando que D'us tinha um plano maior, e que ele e os irmãos faziam parte daquele plano, mas nunca explicitou seu perdão. Talvez tenha sido a ausência do perdão explícito que amedrontou os irmãos e fez com que eles nunca se sentissem completamente à vontade com Yossef.
 
Além disso, no momento em que Yossef se revelou aos irmãos está escrito: "Yossef não conseguiu mais se conter... E Yossef disse aos seus irmãos: 'Eu sou Yossef. Meu pai ainda está vivo?'" (Bereshit 45:1,3). Ao dizer que Yossef não pôde se conter, a Torá está nos informando que, se ele pudesse, teria esperado que seus irmãos chegassem a um nível maior de entendimento do erro que haviam cometido e, assim, poderiam concluir seu processo de arrependimento.
 
Outro detalhe que chama a atenção foi quando Biniamin, acusado de roubo, foi condenado à escravidão. Seus irmãos mais velhos se recusaram a deixá-lo e lutaram por sua libertação. Porém, parecia que Biniamin realmente havia errado e que eles estavam ao seu lado apenas porque ele era o irmão deles. Em nenhum momento eles discutiram a inocência de Biniamin. O Midrash ensina que os irmãos acreditaram que Biniamin era realmente ladrão. Portanto, se o amor entre os irmãos fosse pleno, se tivessem aprendido a lição, eles teriam imediatamente defendido Biniamin, pois conhecendo sua retidão, teriam certeza de sua inocência.
 
Também vemos a superficialidade no relacionamento entre Yossef e seus irmãos na Parashá da semana que vem, pois quando Yaacov faleceu, os irmãos imediatamente suspeitaram que Yossef finalmente aproveitaria para se vingar. Eles basearam suas suspeitas nas palavras de Yossef ao se revelar: "Meu pai ainda está vivo?", o que, segundo o entendimento deles, significava que Yossef não faria nenhum mal a eles em respeito ao pai, mas que assim que o pai falecesse, ele se vingaria. Isto significa que a confiança mútua que deveria existir nunca foi alcançada. Enquanto Yossef estava claramente motivado pelo desejo de que seus irmãos fizessem Teshuvá, eles o consideravam mesquinho e vingativo.
 
O Rabeinu Bechaye zt"l (Espanha, 1255 - 1340) vai além e cita os dez mártires da época do exílio romano, gigantes espirituais como o Rabi Akiva e Raban Shimon bem Gamliel. Eles são apontados como a reencarnação dos irmãos de Yossef, que precisavam passar por aquele "conserto" de morrerem torturados "Al Kidush Hashem"(santificando o Nome de D'us) por terem vendido Yossef. Se eles precisaram reencarnar, isto significa que ainda havia alguma "dívida" a ser paga. Mas certamente eles fizeram Teshuvá, se arrependeram pelo resto de suas vidas do grave erro cometido! O que faltava ser consertado? A conclusão é que faltou o perdão de Yossef para que o conserto fosse completo, já que nossos sábios ensinam que nas transgressões "Bein Adam Lehaveiró" (entre a pessoa e seu companheiro), enquanto a pessoa que sofreu o dano não perdoa, também não há perdão Divino, nem em Yom Kipur e nem mesmo após a morte, sendo necessário os envolvidos voltarem em uma nova encarnação para um futuro conserto.
 
Porém, por que havia dez mártires, se apenas nove irmãos estavam envolvidos na venda de Yossef? Eram no total 12 irmãos, mas Biniamin estava em casa, Yossef foi a vítima e Reuven havia saído antes da venda e, portanto, não participou dela! O Rabeinu Bechaye sugere que Yossef tinha alguma responsabilidade, por ter causado a inimizade com os irmãos e, portanto, a expiação dos seus pecados também foi exigida.
 
Mas talvez possamos sugerir uma resposta diferente: o próprio Yossef foi o décimo mártir pois ele nunca perdoou seus irmãos completamente e, portanto, também carregava a culpa. Se ele tivesse conseguido se controlar por mais tempo, talvez pudessem chegar a um ponto de reconciliação completa. Mesmo assim, vemos que os irmãos viveram junto com Yossef no Egito por muitos anos e, infelizmente, continuaram com medo dele. As cicatrizes da venda permaneceram sem cura.
 
No entanto, se eles não tinham chegado a um nível verdadeiro de amor e confiança entre si, a ponto de desconfiarem que Biniamin realmente tinha roubado o cálice de prata, por que foram defendê-lo? Pois quando foram atacados por alguém "de fora", isto é, pelo vice-rei egípcio, eles se uniram na defesa um do outro.
 
Essa é uma grande realidade nos nossos dias quando olhamos para Israel e o povo judeu. Quando somos ameaçados por um inimigo "externo", como os ataques árabes, aceitamos nossas diferenças e nos unimos na luta pela sobrevivência. No fundo, cada judeu possui um profundo senso de preocupação com o próximo. Porém, infelizmente, em tempos de paz, parece que nos esquecemos disso e as sementes da desunião e da desconfiança começam a brotar, dilacerando profundamente nosso povo.
 
Quando Yossef se reencontrou com Biniamin, eles se abraçaram e choraram. Em certo nível, foram lágrimas de alegria pelo reencontro. Mas nossos sábios explicam que, naquele momento, Yossef e Biniamin entenderam que a lição de confiar em nossos irmãos judeus não havia sido internalizada e, portanto, o mesmo problema estava destinado a ressurgir no futuro, resultando em destruição e tragédia para nosso povo, como a destruição do nosso Templo Sagrado, justamente por causa da desunião e o ódio gratuito dentro do povo judeu.
 
Cada um de nós tem o poder e a responsabilidade de mudar esta situação. Nas guerras e ameaças nos unimos. Que possamos também nos unir na paz, com confiança uns nos outros, nos tornando uma luz para as nações.
 

SHABAT SHALOM
 

R' Efraim Birbojm

Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l.
--------------------------------------------

Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm@gmail.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp