sexta-feira, 21 de setembro de 2012

SHABAT SHALOM M@IL - PARASHÁ VAYELECH E YOM KIPUR 5773

BS"D

MENSAGEM DE YOM KIPUR 5773

Yom Kipur parece apenas um dia cansativo e sofrido, no qual o jejum e as longas rezas parecem não ter fim. Mas a verdade é que Yom Kipur é um dia muito especial, uma oportunidade única de começar o ano com nossa alma completamente limpa. Se nos arrependermos de maneira sincera, decidindo não errar mais e confessando para D'us nossos erros, nossas transgressão podem ser transformadas em méritos. É um dia de misericórdia pura, uma das maiores demonstrações do amor de D'us pelo povo judeu.

Durante o ano fizemos dois tipos de erro: contra D'us e contra o próximo. Apesar da enorme força de expiação dos pecados que existe em Yom Kipur, ela somente funciona para limpar os erros que cometemos contra D'us. Mas os erros que cometemos contra o próximo não são perdoados por D'us até que sejamos perdoados pela pessoa com quem erramos. Por isso é necessário apaziguar a quem ofendemos ou transgredimos através de um sincero pedido de desculpas.

Gostaria de aproveitar a oportunidade para pedir perdão a qualquer um que eu possa ter ofendido ou decepcionado, tanto por ter feito algum erro quanto por não ter correspondido às expectativas. Tanto os erros intencionais quanto os não intencionais, de todos eles eu me arrependo e espero que vocês sinceramente me perdoem. É verdade que erramos por causa da falta de tempo e do stress diário, mas Yom Kipur é o momento de assumir nossos erros sem procurar desculpas. Se errei, peço sinceramente perdão. Se alguém tiver alguma mágoa, me escreva para que eu possa pedir perdão pessoalmente.

Ensinam os nossos sábios que existe uma fórmula para sermos perdoados por D'us em Yom Kipur: todo aquele que passa por cima da sua honra e perdoa a alguém que lhe fez mal, D'us passa por cima de todas as suas transgressões e o perdoa. Portanto, eu perdoo de todo o coração a qualquer um que me possa ter feito algum mal, intencionalmente ou não intencionalmente.

Que possamos ter um ano bom, com saúde, crescimento espiritual, paz e respeito ao semelhante. Que possamos aprender a conviver com as diferenças do próximo, com muita harmonia e compreensão.

R' Efraim Birbojm

 NÃO SE DEIXE ENGANAR – PARASHÁ VEYELECH E YOM KIPUR 5773 (21 de setembro de 2012)


"Rogério, um homem muito pobre e ingênuo, vivia em uma pequena cidade do interior. Cansado de sua vida medíocre, ele decidiu tentar a sorte na cidade grande. Colocou seus poucos pertences em uma mochila e, de carona em carona, chegou à cidade grande. Para o seu azar, a primeira pessoa que ele encontrou foi Alberto, um homem que gostava de se divertir às custas dos outros. Alberto, vendo que aquele pobre era muito ingênuo, decidiu se divertir um pouco. Perguntou se estava tudo bem e Rogério, dando um longo suspiro, respondeu que estava tudo péssimo, pois há dias ele não comia uma refeição decente e não dormia em uma cama. Alberto convidou-o para ficar em sua casa, oferecendo um quarto só para ele e refeições abundantes. Rogério ficou feliz e aceitou, acreditando que sua sorte tinha mudado.

Sem que Rogério percebesse, Alberto levou-o ao hotel mais chique da cidade. Rogério, em sua ingenuidade, comeu e dormiu como um rei durante dias. Quando decidiu ir embora, arrumou suas coisas e saiu. Mas quando o gerente do hotel viu que ele estava saindo sem pagar a conta, correu e segurou-o pela camisa. Avisou que ele só sairia dali depois de pagar a enorme conta de sua estadia. Só então Rogério percebeu que havia sido enganado, e ele não tinha como pagar aquela conta. O gerente pegou o pouco dinheiro que ele tinha, apreendeu sua mochila como garantia e expulsou-o, deixando-o ainda mais pobre.

Saindo do hotel completamente humilhado, Rogério deparou-se novamente com o brincalhão, que havia mudado as roupas, estava com outro penteado e óculos escuros. Alberto estava tão diferente que Rogério não o reconheceu. Achando que era outra pessoa, começou a desabafar. Alberto aproveitou então para divertir-se mais ainda. Fingindo estar realmente preocupado com Rogério, ele falou:

- Puxa, que história triste. Esta pessoa realmente te enganou e te deixou sem nada. Mas confie em mim, eu vou te dar um belo conselho. Já que você terá que pagar a conta do hotel de qualquer maneira, e suas coisas estão com o gerente do hotel, volte para lá e continue comendo do bom e do melhor e dormindo em uma boa cama por mais alguns dias. Aproveite agora, e depois você se preocupa com a conta..."

Explica o Maguid Mi Duvno que é assim que o Yetzer Hará (má inclinação) nos engana. Quando somos jovens, ele nos convence a mergulhar em uma vida de materialismo, sem limites. Quando a pessoa então amadurece, percebe que terá que "pagar" por todos esses prazeres adquiridos às custas de sua espiritualidade. Então o Yetzer Hará volta novamente e diz: "Você já errou tanto e a dívida já é tão grande que não há mais o que fazer. Então continue aproveitando os prazeres materiais e depois você se preocupa com isso...

********************************************

Na próxima terça-feira de noite (25/09) é Yom Kipur, o Dia do Perdão, como nos ensina a Torá: "Pois neste dia vocês serão perdoados, para purificar vocês de todos os seus pecados. Diante de D'us vocês se purificarão" (Vayikrá 16:30). Em Yom Kipur há um perdão Divino especial, e é um dia tão sagrado que podemos chegar ao nível dos anjos. Neste dia nós jejuamos e nos abstemos de vários tipos de prazeres materiais, como relações maritais, usar sapatos de couro, tomar banho ou passar óleo no corpo.

Uma das partes centrais do serviço de Yom Kipur é o "Vidui", a confissão dos nossos pecados. Pronunciamos o Vidui com Cavaná (intenção), batendo no nosso peito ao mencionar cada transgressão que cometemos durante o ano. Sentimos vergonha dos nossos erros e tropeços, e muitos chegam ao choro sincero. Nos arrependemos e nos comprometemos a não voltar a cometer os erros novamente. Mas o que acontece na prática? Poucos dias após Yom Kipur acabamos fazendo exatamente os mesmos erros e caindo nas mesmas transgressões. Por que é tão difícil não cair novamente?

A Parashá lida nesta semana, Vayelech, traz um versículo que nos ajuda a entender um pouco melhor o motivo de cometermos tantas transgressões durante o ano. Assim diz o versículo: "Pois Eu conheço o Yetzer (má inclinação) deles" (Devarim 31:21). Explica o Rav Israel Meir HaCohen, mais conhecido como Chafetz Chaim, que D'us criou o Yetzer Hará para nos testar e nos dar méritos cada vez que o vencemos. Para que a luta seja realmente meritória, D'us criou o Yetzer com muitas armas, versado em diversos tipos de luta. Ele tem a capacidade de utilizar as mais variadas artimanhas para nos testar e tentar nos desviar dos caminhos corretos.

Mas apesar da Torá afirmar que o Yetzer é um inimigo muito poderoso, o mais sábio de todos os homens, Shlomo Hamelech (Rei Salomão), aparentemente diz justamente o contrário. Ele define o Yetzer Hará como sendo "um rei velho e tolo" (Kohelet 4:13). Se mesmo D'us atesta a força do Yetzer, como pode ser que o mais sábio de todos os homens chama o Yetzer de "tolo"? A força do Yetzer Hará não é algo apenas teórico, vemos na prática que ele consegue derrubar até mesmo as pessoas mais elevadas. Muitos dos graves erros descritos na Torá foram cometidos por pessoas com um elevado nível espiritual, como a rebelião de Corach e o erro dos espiões que falaram mal da terra de Israel. O que Shlomo Hamelech quis dizer ao afirmar que o Yetzer Hará é tolo?

Explica o Chafetz Chaim que uma pessoa que trabalha com vendas é chamada de "vendedor". Já uma pessoa que trabalha com construção é chamada de "construtor". Assim também o Yetzer Hará é chamado de "tolo" por causa de sua "profissão". A especialidade do Yetzer Hará é iludir as pessoas com tolices, como ensinam nossos sábios: "Não há ninguém que peca a não ser que entre nele um espírito de tolice". Algumas vezes o Yetzer Hará tenta nos convencer que nossos maus atos não são transgressões. Outras vezes ele nos convence que o culpado de todos os nossos erros são os outros. Também ele tenta nos convencer que viemos para este mundo apenas para curtir os prazeres mundanos e que tudo aqui é gratuito. E finalmente, quando amadurecemos e nos damos conta de que erramos muito e nos desviamos do caminho correto, o Yetzer nos convence que já estamos tão "sujos" que não vale a pena tentar limpar.

Um dos principais trabalhos de Yom Kipur é derrotar o Yetzer Hará e derrubar todos os argumentos e tolices que ele utiliza para nos convencer a pecar. Por exemplo, o texto do Vidui nos ajuda a derrubar a falsa impressão de que somos Tzadikim (justos) e não pecamos. O Vidui, escrito na ordem do "Alef Beit", nos demonstra que pecamos do Alef (primeira letra) até o Taf (última letra). E cada erro é muito grave, pois não apenas causou a nossa queda espiritual, mas a queda do mundo inteiro. Ao batermos no nosso peito a cada declaração de culpa, estamos assumindo para nós mesmos que nós somos os verdadeiros culpados e responsáveis pelos nossos erros, e não os outros. Os golpes dados na altura do coração simbolizam que estamos golpeando o verdadeiro culpado das nossas transgressões: o nosso coração, que nos puxou atrás dos prazeres instantâneos e nos afastou da espiritualidade.

Apesar de ser um dia em que jejuamos e nos abstemos de prazeres, o Talmud (Taanit 26b) afirma que Yom Kipur é um dos dias mais felizes do ano. Por que? Pois não há vitória maior contra o Yetzer Hará do que a possibilidade de limpar completamente as nossas transgressões em Yom Kipur. Mesmo se erramos durante todo o ano, mesmo quando parece que não há mais conserto, Yom Kipur surge para nos purificar completamente. Podemos recomeçar com uma alma limpa e renovada, sem estar presos aos erros e remorsos do passado. Podemos dar uma nova chance à nossa espiritualidade neste ano que está começando.

A Torá nos ensinou que D'us nos perdoa e nos purifica em Yom Kipur. Mas a linguagem "diante de D'us vocês se purificarão" nos ensina que Yom Kipur não é um dia mágico. Para nos purificarmos, temos que fazer a nossa parte, como afirma o Talmud (Yomá 85b) que sem Teshuvá (retorno aos caminhos corretos) não existe purificação em Yom Kipur. Apesar da parte central do serviço de Yom Kipur ser o Vidui, não é suficiente apenas confessar os erros passados. A Teshuvá verdadeira deve vir acompanhada de um sincero arrependimento e um comprometimento com o futuro.

Podemos sair de Yom Kipur purificados, mas não devemos ter a ilusão que isto é suficiente para nos manter o ano inteiro livres de transgressões. Nossa meta na vida é crescer espiritualmente, de maneira constante, mas com a consciência de que nenhum crescimento ocorre da noite para o dia. É necessário um processo gradual, programado, que utiliza o tempo como um grande aliado. Segundo o judaísmo a pessoa que está em um caminho de crescimento, apesar de não ter ainda atingido o objetivo final, já está cumprindo a vontade de D'us, pois o caminho é parte do objetivo.

Em Yom Kipur devemos traçar uma estratégia para nosso crescimento durante o ano. Devemos mostrar para D'us que temos uma proposta de crescimento, que estamos nos preparando para abandonar aos poucos os nossos erros e superar as ilusões e obstáculos que nos derrubaram no último ano. Não devemos apresentar sonhos ou expectativas irreais, e sim planos concretos para um crescimento verdadeiro e sustentável. Se formos sinceros, conosco e com D'us, Ele certamente aceitará nossos planos, nos perdoará e nos selará para um ano de Brachót e realizações.
 
SHABAT SHALOM, GMAR CHATIMÁ TOVÁ e TZOM KAL (que seja um jejum leve).

R' Efraim Birbojm

**************************************************************************
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT (PARASHÁ VAYELECH):
São Paulo: 17h44  Rio de Janeiro: 17h27  Belo Horizonte: 17h34  Jerusalém: 17h57

HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE YOM KIPUR:
São Paulo: 17h46  Rio de Janeiro: 17h28  Belo Horizonte: 17h34  Jerusalém: 16h52
 **************************************************************************
Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Frade (Fanny) bat Chava, Chana bat Rachel, Léa bat Chana; Pessach ben Sima, Eliashiv ben Tzivia; Israel Itzchak ben Sima; Eliahu ben Sara Chava; Avraham David ben Reizel; Yechezkel ben Sarit Sara Chaya; Sara Beila bat Tzvia; Estela bat Arlete; Ester bat Feige; Moshe Yehuda ben Sheva Ruchel; Esther Damaris bat Sara Maria; Yair Chaim ben Chana; Dalia bat Ester; Ghita Leia Bat Miriam; Chaim David ben Messodi; David ben Beila; Avraham ben Linda; Tzvi ben Liba; Chaim Verahamin ben Margarete; Rivka bat Brucha; Sara Adel bat Miriam, Mordechai Ghershon Ben Malia Rachel, Pinchas Ben Chaia, Yitzchak Yoel Hacohen Ben Rivka, Yitzchak Yaacov Ben Chaia Devora, Avraham Ben Dinah, Avraham David Hacohen Ben Rivka, Bracha Chaya Ides Bat Sarah Rivka, Tzipora Bat Shoshana, Levona Bat Yona e Havivah Bat Basia, Daniel Chaim ben Tzofia Bracha, Chana Miriam bat Chana, Yael Melilla bat Ginete, Bela bat Sima; Israel ben Zahava; Nissim ben Elis Shoshana; Avraham ben Margarita; Sharon Bat Chana; Rachel bat Nechama, Yehuda ben Ita, Latife bat Renee, Avraham bem Sime, Clarisse Chaia bat Nasha Blima, Tzvi Mendel ben Ester, Marcos Mordechai Itschak ben Habibe, Yacov Eliezer ben Sara Masha, Yossef Gershon ben Taube, Manha Milma bat Ita Prinzac, Rachel bat Luna, Chaim Shmuel ben Sara, Moshe Avraham Tzvi ben Ahuva, Avraham ben Ahuva, Miriam bat Yehudit, Alexander Baruch ben Guita, Shmuel ben Nechama Diná, Avracham Moshe ben Miriam Tobá, Guershon Arie ben Dvora, Mazal bat Miriam, Yadah ben Zarife, Shmuel Ben Chava, Mordechai ben Malka, Chaim Dov Rafael ben Esther, Menachem ben Feigue, Shmuel ben Liva, Hechiel Hershl ben Esther, Shlomo ben Chana Rivka, Natan ben Sheina Dina, Mordechai Ghershon ben Malia Rochel, Benyomin ben Perl, Ytzchok Yoel haCohen ben Rivka, Sarah Malka ben Rivka, Malka bat Toibe, Chana Miriam bat Sarah, Feigue bat Guitel, Gutel bat Slodk, Esther bat Chaia Sara, Michael ben Tzivia, Ester bat Lhuba, Brane bat Reize, Chaya Rivka Bat Miriam Reizl, Michele Chaia  bat Eny, Avraham ben Chana, Chaia Sluva bat Chaika, Esther bat Arlette, Bentzion ben Chana, Chaia Feigue bat Ides, Rachel bat Adele, Itzhak ben Faride, Pessach ben Chani, Menusha bat Hana, Sarah bat Reizel, Yossef ben Dinah, Bentzion ben Chana, Yossef ben Mazal, Dvora bat Stera, Miriam bat Dvora Simcha, Isaac Ben Chava, Miriam Bat Lea, Yossef ben Simcha, Moshe ben Rachel, Ida bat Mazal Fortunée, Israel Rafael ben Sara Nesha, Amalia Mili bat Luciana, Guitel (Gretta) bat Miriam, Fiszel Czeresnia, Aviva (Jackelin) bat Mirta.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) do meu querido e saudoso avô, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L, que lutou toda sua vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possa ter um merecido descanso eterno.

Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.

Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Avraham ben Ytzchak, Joyce bat Ivonne, Feiga bat Guedalia, Chana bat Dov, Kalo (Korin) bat Sinyoru (Eugeni), Leica bat Rivka, Guershon Yossef ben Pinchas; Dovid ben Eliezer, Reizel bat Beile Zelde, Yossef ben Levi, Eliezer ben Mendel, Menachem Mendel ben Myriam, Ytzhak ben Avraham, Mordechai ben Schmuel, Feigue bat Ida, Sara bat Rachel, Perla bat Chana, Moshé (Maurício) ben Leon, Reizel bat Chaya Sarah Breindl; Hylel ben Shmuel; David ben Bentzion Dov, Yacov ben Dvora; Moussa HaCohen ben Gamilla, Naum ben Tube (Tereza); Naum ben Usher Zelig; Laia bat Morkdka Nuchym; Rachel bat Lulu; Yaacov ben Zequie; Moshe Chaim ben Linda; Mordechai ben Avraham; Chaim ben Rachel; Beila bat Yacov; Itzchak ben Abe; Eliezer ben Arieh; Yaacov ben Sara, Mazal bat Dvóra, Pinchas Ben Chaia, Messoda (Mercedes) bat Orovida, Avraham ben Simchá, Bela bat Moshe, Moshe Leib ben Isser, Miriam bat Tzvi, Moises ben Victoria, Adela bat Estrella, Avraham Alberto ben Adela, Judith bat Miriam, Sara bat Efraim, Shirley bat Adolpho, Hunne ben Chaim, Zacharia ben Ytzchak, Aharon bem Chaim, Taube bat Avraham, Yaacok Yehuda ben Schepsl, Dvoire bat Moshé, Shalom ben Messod, Yossef Chaim ben Avraham, Tzvi ben Baruch, Gitl bat Abraham, Akiva ben Mordechai, Refael Mordechai ben Leon (Yehudá), Moshe ben Arie, Chaike bat Itzhak, Viki bat Moshe, Dvora bat Moshé, Chaya Perl bat Ethel, Beila Masha bat Moshe Ela, Sheitl bas Iudl, Boruch Zindel ben Herchel Tzvi, Moshe Ela ben Avraham, Chaia Sara bat Avraham, Ester bat Baruch, Baruch ben Tzvi, Renée bat Pauline, Menia bat Toube, Avraham ben Yossef, Zelda bat Mechel, Pinchas Elyahu ben Yaakov, Shoshana bat Chaskiel David, Ricardo ben Diana, Chasse bat Eliyahu Nissim, Reizel bat Eliyahu Nissim, Yossef Shalom ben Chaia Musha, Amelia bat Yacov, Chana bat Cheina.
--------------------------------------------
Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com

(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).