quinta-feira, 6 de julho de 2023

AS JOIAS MAIS VALIOSAS - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHÁ PINCHÁS 5783

BS"D
O e-mail desta semana é dedicado à Refua Shleima (pronta recuperação) de 

Sr. Gabriel David ben Rachel
--------------------------------------------------------

O e-mail desta semana é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de 
Haviva Bina bat Moshe z"l  


--------------------------------------------------------

Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, entrar em contato através do e-mail 
efraimbirbojm@gmail.com.
NEWSLETTER R' EFRAIM BIRBOJM
NEWSLETTER EM PDF
NEWSLETTER EM PDF
 
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT


PARASHÁ PINCHÁS



         São Paulo: 17h14                  Rio de Janeiro: 17h03 

Belo Horizonte: 17h10                  Jerusalém: 19h13
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
YouTube
YouTube
Twitter
Twitter
Spotify
Spotify

MENSAGEM DA PARASHÁ PINCHÁS

ASSUNTOS DA PARASHÁ PINCHÁS
  • A Recompensa de Pinchás.
  • Ordens para Atacar Midian.
  • O Novo Censo.
  • Dividindo a Terra de Israel.
  • Contagem dos Leviim.
  • As Filhas de Tselafchad.
  • Leis de Herança.
  • D'us mostra para Moshé a Terra de Israel e manda ele se preparar para a morte.
  • Moshé pede um sucessor.
  • Yehoshua é escolhido para substituir Moshé.
  • O Sacrificio Diário (Korban Tamid).
  • A Oferenda Adicional de Shabat (Mussaf).
  • A Oferenda de Rosh Chodesh e Chaguim.
ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
BS"D
AS JOIAS MAIS VALIOSAS - PARASHÁ PINCHÁS 5783 (07/jul/23)

"Certa vez, uma menina de apenas sete anos entrou em uma loja de joias e ficou observando a vitrine. O dono se aproximou e perguntou se poderia ajudar. A garota respondeu que desejava comprar um bonito colar de ouro. O dono da loja, que era uma pessoa experiente, nunca havia se deparado com uma situação daquelas.

- Você veio comprar um colar sozinha? Onde está a sua mãe? - perguntou o dono da loja.
 
- Eu não tenho mãe - respondeu a menina - Minha irmã mais velha cuida de mim e dos meus outros irmãos órfãos. Ela está prestes a noivar e, por isso, decidimos comprar uma bonita joia para ela.

A menina então apontou para um valioso colar de ouro, dizendo que havia gostado dele. O dono, que havia se emocionado com a história, perguntou se ela possuía dinheiro suficiente para comprar aquele colar. Ela retirou uma pequena sacola cheia de moedas de sua bolsa e colocou sobre o balcão.

- Onde você conseguiu esse dinheiro? - perguntou o dono da loja.

- Já faz muito tempo que eu e meus irmãos juntamos dinheiro para este presente - respondeu a pequena menina - Cada centavo que ganhamos, colocamos na sacola. Agora, Baruch Hashem, a sacola está cheia de moedas.

O dono da loja contou as moedas e percebeu que o valor não chegava a 50 dólares, um quinto do valor da joia. Mas ele ficou sensibilizado e disse que ela poderia levar o colar que tanto gostou para presentear sua irmã. Ele ainda fez um embrulho muito bonito e disse a ela para guardá-lo muito bem, pois era valioso.

Ao anoitecer, quando ele estava se preparando para fechar a loja, surgiu uma jovem segurando o colar de ouro nas mãos. Ela se apresentou como sendo a irmã mais velha da menina que havia comprado a joia. Ela desculpou-se e quis devolver o colar, dizendo saber que a joia valia muito mais do que as moedas juntadas pelos seus irmãos menores. Ela pediu que ele pegasse o colar de volta e devolvesse a sacola com as moedas.

- Fique tranquila, está tudo bem - disse o bondoso homem - ela pagou o preço completo.
 
- Eu não posso me aproveitar de uma joia que foi obtida prejudicando os outros financeiramente - insistiu a jovem - E também não quero receber caridade.

O dono da loja, por sua vez, manteve-se firme e disse, emocionado:
 
- Até hoje não houve nenhum comprador que tenha pago o valor inteiro de uma joia como seus irmãos pagaram! Uma joia não é algo essencial, é um luxo. Quando alguém compra uma joia, é porque já possui dinheiro suficiente para o seu sustento, e se permite gastar em algo supérfluo. No entanto, jamais ocorreu de alguém entrar na minha loja com todo o dinheiro que possuía. Portanto, quando sua irmã ofereceu todo o dinheiro que tinha pelo colar, me emocionei e decidi que aquelas moedas com certeza valiam o valor da joia."

Também em relação às Mitzvót, pequenos atos, feitos de coração, podem causar um enorme impacto nos mundos espirituais.

Nesta semana lemos a Parashá Pinchás, que começa com louvores a Pinchás, o neto de Aharon HaCohen, por seu ato heroico, ao enfrentar Zimri, o líder da Tribo de Shimon que havia se envolvido publicamente em atos de imoralidade. A atitude de Pinchás fez com que uma epidemia, que estava dizimando o povo judeu, cessasse.
 
A Parashá também traz um acontecimento interessante. As cinco filhas de um homem chamado Tselofchad, que havia falecido no deserto, vieram até Moshé com uma questão. Elas haviam entendido que a herança seria passada apenas para os filhos, e não para as filhas. Como Tselofchad morreu sem deixar filhos, apenas filhas, elas entenderam que não teriam direito a uma porção de terra em Israel. Elas vieram então reivindicar a parte delas, para que a herança do falecido pai não se perdesse. Moshé levou o caso para D'us, que disse que elas tinham razão, pois na ausência de filhos herdeiros, são as filhas que herdam, e não outro parente.

Sobre este ensinamento há um Midrash que nos ensina algo impressionante: "Há momentos em que um indivíduo pode receber a recompensa de toda a geração. Noach foi "um justo em sua geração" e recebeu a recompensa que estava destinada para a geração toda. Avraham se levantou contra sua geração e teve o mérito de receber a recompensa da geração inteira. Lót foi contra todo o povo de Sdom e recebeu a recompensa que estava destinada para eles". O Midrash conclui que as filhas de Tselofchad também receberam a recompensa de toda a geração. Porém, o que elas fizeram que se comparasse com os atos de Noach, Avraham e Lót? Noach lutou contra sua geração por 120 anos; Avraham entrou na fogueira por seus ideais e Lót desafiou as leis cruéis de Sdom. E o que fizeram as filhas de Tselofchad? Reivindicaram sua herança! O que há de tão nobre nisto?

O Midrash explica que devemos considerar as circunstâncias e o momento em que isto aconteceu. Após vários castigos que o povo judeu havia recebido, por suas reclamações e rebeldias, eles estavam desanimados. Cansados pelos quase quarenta anos no deserto, eles queriam voltar para o Egito. O desânimo pairava no ar. Moshé então foi pego de surpresa com o pedido daquelas cinco mulheres. O desejo delas por uma terra em Israel estava fora dos "assuntos do dia". Elas estavam determinadas e disseram: "Não importa o que todos estão dizendo agora. Nós sabemos que a Terra de Israel é onde reside o futuro do povo judeu". Isso foi um verdadeiro "tapa na cara" do resto do povo. Assim as pessoas disseram: "Que vergonha! Nós temos uma terra garantida em Israel e, mesmo assim, estamos pedindo para voltar ao Egito. Então chegam estas mulheres e querem lutar por um pedaço de terra em Israel!". Isso deu um novo ânimo para o povo inteiro.

Explica o Rav Issocher Frand que esse Midrash está nos ensinando algo muito importante. Os atos que fazemos são julgados de acordo com o contexto em que acontecem. Em circunstâncias normais, ir a uma corte de justiça pleitear uma herança não constitui um ato de coragem. No entanto, há momentos na história em que o mais simples dos atos pode ser um ato de grande bravura, e as filhas de Tselofchad exibiram tal atitude. Elas nadaram contra e correnteza para fazer o que era correto. Às vezes, mesmo as atividades mundanas podem se transformar em um ato nobre, a ponto de o Midrash listar as filhas de Tselofchad junto com Noach e Avraham!

O mesmo conceito encontramos em um incrível ato de Moshé na nossa Parashá. Logo após o incidente das filhas de Tselofchad, a Parashá fala sobre o apontamento de Yehoshua bin Nun como sucessor de Moshé. Qual é a relação entre os dois assuntos? Após ter julgado o caso da herança das filhas de Tselofchad, Moshé começou a pensar sobre o seu próprio "caso". Ele era o líder do povo e se preocupou com a sucessão, e então disse para D'us: "Estou ficando velho. Precisamos de um novo líder". Moshé então sugeriu que seus filhos o sucedessem, como "herdeiros espirituais" de sua posição. Mas, D'us respondeu a Moshé que Yehoshua, seu confiável discípulo, que nunca saía do seu lado, deveria se tornar o próximo líder do povo judeu.

Porém, este ensinamento desperta um importante questionamento. Moshé fazia tudo pelo povo, dedicava-se de corpo e alma, sem pensar em si mesmo em nenhum momento. Se ele queria o melhor para o povo, por que indicou seus próprios filhos? Ele não sabia que seus filhos não eram os mais adequados a sucedê-lo?

O Rav Mordechai Ilan zt"l (Polônia, 1915 - Israel, 1981) sugere que Moshé sabia perfeitamente que seus filhos não eram os mais aptos para ocuparem a posição de liderança, e que D'us iria negar. Então, por que ele pediu? Para que o povo judeu entendesse que a terra passa através de herança, os negócios passam através de herança, mas em relação à Torá é diferente. Moshé lançou uma novidade para todas as futuras gerações: a Torá não é passada através de herança. Que atitude incrível de Moshé! O ato de querer que nossos filhos sejam nossos herdeiros, em um contexto normal, não tem nada de especial. Mas Moshé fez isso de uma maneira que transmitiu um importante ensinamento eterno para todo o povo judeu.

Podemos aprender daqui uma incrível lição relacionada ao nosso relacionamento com D'us. Às vezes, as pessoas têm pensamentos ruins, vindos do Yetzer Hará, que as colocam para baixo. Pensamentos do tipo "De que vale a minha Mitzvá, se faço com interesses, e não pela Mitzvá por si só? De que vale meu estudo de Torá, se não entendo direito e acabo esquecendo o que estudei logo depois? De que vale o que eu faço, comparado aos grandes Tzadikim?". Essas indagações não são corretas, pois cada Mitzvá feita com entrega total, em especial em nossa época, mesmo que tenha "falhas", tem um valor imenso! Se a pessoa entende o que é exigido dela, mesmo que não faça muito, mas faça tudo o que pode de acordo com suas forças, isto é recebido nos Céus com amor. Como é grande o valor e a importância de cumprir Mitzvót deste tipo e estudar Torá desta maneira. Estes atos, com certeza, exercem uma grande influência positiva sobre nós.

Justamente pelo fato de sermos tão pequenos e os testes de nossa geração serem tão difíceis, qualquer ação, por menor que seja, feita com dedicação e até onde podemos, influencia muito nos Céus, como uma Mitzvá realizada por um Tzadik de gerações anteriores. Assim, pequenos atos podem se transformar em joias incríveis. 

SHABAT SHALOM 

R' Efraim Birbojm

 
Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima.
 
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l.
--------------------------------------------

Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp