terça-feira, 4 de abril de 2023

NÓS SOMOS O QUE NÓS FAZEMOS - SHABAT SHALOM M@IL - PESSACH 5783

BS"D
O e-mail desta semana é dedicado à Refua Shleima (pronta recuperação) de 

Sr. Gabriel David ben Rachel
Haim David ben Esther
Chaim Michael ben Matania

--------------------------------------------------------


O e-mail desta semana é dedicado especialmente à Leilui Nishmat (elevação da alma) de 
Levana (Luna) bat Palomba z"l  


--------------------------------------------------------

O e-mail desta semana é dedicado especialmente à Leilui Nishmat (elevação da alma) da minha bisavó 
Hava bat Rachmil z"l  


--------------------------------------------------------

O e-mail desta semana é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de 
Haviva Bina bat Moshe z"l  


--------------------------------------------------------

Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, entrar em contato através do e-mail 
efraimbirbojm@gmail.com.
NEWSLETTER R' EFRAIM BIRBOJM
NEWSLETTER EM PDF
NEWSLETTER EM PDF
PRAGAS EM PDF
PRAGAS EM PDF
SEDER EM PDF
SEDER EM PDF
 
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE YOM TOV


PESSACH


         São Paulo: 17h41                  Rio de Janeiro: 17h29 

Belo Horizonte: 17h33                  Jerusalém: 18h25
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
YouTube
YouTube
Twitter
Twitter
Spotify
Spotify

MENSAGEM DE PESSACH

ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
BS"D
NÓS SOMOS O QUE NÓS FAZEMOS - PESSACH 5783 (05/abr/23)
 
"A família Reichman era dona de uma das maiores empresa de desenvolvimento imobiliário do mundo. Além disso, eles eram pessoas extremamente generosas, doando milhões de dólares anualmente para Tzedaká e para causas importantes de Torá.
 
Mas a história de como eles começaram no ramo da construção é muito interessante. Os Raichman tinham um negócio, chamado "Olympia Tile Company", que era uma empresa de venda de materiais de construção. Quando os negócios começaram a prosperar, eles perceberam que precisariam de um espaço maior para armazenar seus produtos. Ao invés do pequeno depósito que eles usavam até aquele momento, seria necessário um grande armazém. Eles então fizeram uma pesquisa de preços com várias empreiteiras para a construção do novo armazém. O menor orçamento que receberam foi de cento e vinte mil dólares. Sr. Reichman se assustou com aquele valor, achou abusivo. Ele pensou consigo mesmo: "Eu aposto que consigo construí-lo mais barato".
 
Na época, o Sr. Raichman não sabia nada sobre construção. Tudo o que ele sabia era que ele acreditava em si mesmo. Ele acreditou que poderia construir um armazém, grande o suficiente para satisfazer todas as suas necessidades, por menos de cento e vinte mil dólares. E foi assim que, com muito esforço e bastante aprendizado no dia a dia, ele construiu seu armazém gastando apenas setenta mil dólares, quase a metade do que gastaria com a empreiteira mais barata. Ele então pensou consigo mesmo: "Este não é um mau negócio. Acho que eu deveria começar a investir neste ramo". Os Reichman então começaram a construir vários armazéns para revender. E, depois, partiram para a construção de prédios, uma área que inicialmente eles não conheciam nada. Assim, passo a passo, sempre com inovações, eles acabaram se tornando a maior empresa de desenvolvimento imobiliário do mundo. Tudo isso porque eles tiveram iniciativa e força de vontade. Eles demonstraram como é poderosa a frase "Tentarei, pois sei que posso fazer".
 
Quando você se enxerga como um vencedor, você se torna um vencedor. Atos externos influenciam nosso interior. Se você vive como um miserável, você acabará se tornando um miserável. Porém, se você vive como um vencedor, então você se tornará um vencedor na vida.

Na próxima 4ª feira de noite (05/abril) começaremos a reviver uma das Festas mais importantes do povo judeu: Pessach, a Festa da nossa liberdade, na qual recontamos e sentimos todos os passos do processo de libertação da escravidão egípcia como se nós mesmos tivéssemos saído de lá. Após uma semana exaustiva de preparação, na qual limpamos nossas casas de qualquer resíduo de Chametz, que representa o comodismo e o orgulho, finalmente podemos aproveitar o Chag. Na primeira noite de Pessach (e fora de Israel também na segunda noite) nos sentamos com nossas famílias e fazemos o Seder, no qual nos alongamos lendo a nossa Hagadá e contando muitos detalhes de tudo o que aconteceu na libertação do povo judeu.
 
Um dos tópicos da Hagadá que mais desperta a nossa atenção é o diálogo entre o pai e os quatro filhos: o Chacham (sábio), o Rashá (perverso), o Tam (ingênuo) e o Sheino Iodea Lishol (aquele que não sabe perguntar). Cada filho questiona de acordo com a sua natureza, e a resposta também é dada de acordo com a capacidade de absorção do conteúdo de cada um. O filho Chacham faz um interessante questionamento ao seu pai: "Quais são os testemunhos, decretos e ordenanças que Hashem, nosso D'us, ordenou a você?". A resposta dada a ele é: "Portanto, explique a ele as leis do Korban Pessach: não se pode comer sobremesa após o gosto final do Korban Pessach". Porém, ao refletirmos um pouco, percebemos que tanto a pergunta quanto a resposta despertam questionamentos. Em primeiro lugar, o que exatamente o filho Chacham está questionando? O que o está incomodando? Além disso, será que uma resposta tão concisa e específica é apropriada para uma pergunta tão abrangente?
 
A resposta mais simples é que esta declaração "Não se pode comer sobremesa após o gosto final do Korban Pessach" é, no Tratado de Pessachim, a última Mishná do capítulo que discute as leis da noite do Seder. Portanto, quando o pai responde ao filho a última Mishná, então na verdade ele está contando ao filho tudo, de A a Z, daquele capítulo, nos ensinando que quando alguém faz um questionamento amplo, devemos dar a ele uma resposta completa.
 
No entanto, há uma explicação mais profunda, que traz um ensinamento fundamental para as nossas vidas, tanto para aprendermos a como viver da forma correta quanto para sabermos como educar nossos filhos. O filho Chacham está fazendo uma pergunta muito fundamental. Todos nós sabemos como a história da saída do Egito é uma das bases do judaísmo e da nossa experiência histórica. Mesmo assim, o filho Chacham questiona: existem muitas Mitzvót que estão relacionadas com a saída do Egito. Por que precisamos dessa abundância de Mitzvót? Não bastaria apenas uma ou duas Mitzvót, que seriam simbólicas para recordar o acontecimento? Além disso, além de todas as muitas Mitzvót associadas à Festa de Pessach em geral, e à noite do Seder em particular, há outras dezenas de Mitzvót que a Torá identifica como sendo "Zecher LeIetziat Mitzraim" (em lembrança da saída do Egito). Por exemplo, as Mitzvót de Tefilin e de redimir o filho Primogênito são classificadas como "Zecher LeIetziat Mitzraim". É isso o que o filho Chacham questiona: por que todos esses testemunhos, decretos e ordenanças? É necessário tantos lembretes?
 
O Sefer HaChinuch, um livro que explica as 613 Mitzvót da Torá, dirige ao seu filho exatamente esta pergunta. Na Mitsvá 16, que fala sobre a proibição de quebrar os ossos do Korban de Pessach, o autor explica o motivo dessa Mitzvá: na noite do Seder, precisamos nos sentir ricos e importantes, como reis e príncipes. Reis e príncipes não quebram os ossos quando comem carne. Tal comportamento caracteriza um pobre, alguém que raramente come carne e, quando tem a oportunidade, quer sugar até o último resquício de suco do osso quebrado. O Sefer HaChinuch escreve que, para sentir e demonstrar que somos homens livres e ricos, isto é, passarmos por uma experiência de liberdade, a Torá nos ordena a imitar tais práticas e não quebrar os ossos na noite do Seder.
 
Então, em um ensinamento fundamental, o autor escreve ao filho: "Não pense que o número de Mitzvót relativos à saída do Egito é excessivo, e que uma ou duas Mitzvót rituais seriam suficientes para que nossos filhos e netos não esquecessem os eventos históricos da saída do Egito". Tal ideia, que é basicamente a questão do filho Chacham, é equivocada. "Escute isso, meu querido filho, pois lhe dará uma compreensão básica da razão de grande parte da Torá e muitas das Mitzvót: o homem é influenciado por suas ações".
 
Explica o Rav Yssocher Frand que, enquanto o ditado popular diz "Você é o que você come", o Sefer HaChinuch está nos ensinando um conceito parecido: "Você é o que você faz", isto é, da maneira como você age, assim será o que você se tornará. Isso pode acontecer até mesmo em situações extremas. Por exemplo, o Sefer HaChinuch conta uma famosa parábola sobre um homem que era justo, gentil, compassivo e de bom coração. Por alguma razão, ele acabou sendo obrigado a trabalhar em uma profissão na qual precisava ser cruel. Se pudéssemos trazer esta parábola para os nossos dias, seria como alguém que teve problemas com a máfia e foi obrigado a trabalhar para eles como cobrador de dívidas. E assim o chefe da máfia diz para ele: "Você vai começar a quebrar as pernas das pessoas que não pagam as dívidas, ou vamos quebrar suas pernas!". Essa pessoa, sem outra opção, começou neste trabalho como um indivíduo bondoso e compassivo. Porém, após anos e anos e anos sendo um capanga da máfia, usando todos os tipos de técnicas violentas para cobrar as dívidas e extorquir dinheiro, essa pessoa inevitavelmente desenvolverá uma natureza cruel e se tornará alguém de coração duro. Você se torna o que você pratica de forma repetida. Você é o que você faz.
 
Por outro lado, o Sefer HaChinuch escreve que até mesmo uma pessoa má e cruel que é forçada a trabalhar em uma profissão na qual deve ser gentil e generosa acabará se tornando uma pessoa compassiva. Segundo o Sefer Hachinuch, este é um dos principais significados das Mitzvót. Não basta apenas fazermos uma ou duas coisas, isso não nos influencia. Quanto mais você faz, mais você se torna. A ideia fundamental de cumprir Mitzvót é nos transformar em pessoas melhores. A Torá quer que haja uma impressão duradoura em nossas almas. Através do cumprimento das Mitzvót deixamos uma impressão. Essa impressão duradoura em nossas almas ocorre quando fazemos ações Divinamente ordenadas repetidas vezes.
 
Portanto, se bebermos vinho, nos reclinarmos, não quebrarmos os ossos e fizermos o papel de homens ricos e livres, nos tornaremos como pessoas ricas, reis e príncipes. É por isso que não comemos a sobremesa depois do Afikoman. Queremos que o sabor da Matzá, que está representando o Korban Pessach, permaneça em nossas bocas. Queremos criar uma impressão duradoura das Mitzvót que cumprimos. Isto é o que dizemos ao filho Chacham. O desejo de ter uma impressão duradoura em nossas almas é um símbolo do que são as Mitzvót em geral. O objetivo das Mitzvót é que nos tornemos pessoas melhores. Somente atingimos esse objetivo fazendo coisas na prática. Quanto mais fazemos, melhor nos tornamos. Esta é, portanto, a razão dos testemunhos, decretos e ordenanças que Hashem, nosso D'us, ordenou.

PESSACH KASHER VE SAMEACH  

R' Efraim Birbojm

 
Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l.
--------------------------------------------

Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp