quinta-feira, 12 de setembro de 2019

BONDADES EM TODAS AS SITUAÇÕES - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHAT KI TETSÊ 5779

BS"D
Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, favor entrar em contato através do e-mail efraimbirbojm@gmail.com.
   
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT

PARASHAT KI TETSÊ 5779:

São Paulo: 17h40                  Rio de Janeiro: 17h27 
Belo Horizonte: 17h29                  Jerusalém: 18h12
ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
VÍDEO DA PARASHAT KI TETSÊ

BONDADES EM TODAS AS SITUAÇÕES - PARASHAT KI TETSÊ 5779 (13 de setembro de 2019)

 
"O Dr. Marcelo terminou sua última consulta do dia e preparou-se para voltar para casa. Ele sentia-se psicologicamente pesado. Como médico oncologista, ele normalmente não trazia boas notícias para os seus pacientes. Mas aquele dia tinha sido especialmente triste para ele, pois o último paciente do dia, o Sr. Jony, alguém que ele conhecia há muitos anos, infelizmente estava gravemente doente. Enquanto caminhava pelo estacionamento, o Dr. Marcelo só pensava no diagnóstico horrível que havia acabado de informar ao Sr. Jony: câncer de pâncreas. Era um câncer extremamente agressivo, com pouquíssimas chances de cura. Em sua ética médica, ele havia sido muito franco com o paciente, descrevendo-lhe a situação com todos os detalhes. Ele fez questão de explicar a pequena chance de cura naquele caso, e sabia que isto provavelmente havia deixado o Sr. Jony arrasado. De repente, enquanto passava pelos carros no estacionamento, o Dr. Marcelo viu uma cena estranha. Um senhor bem idoso estava passando algumas ferramentas para as mãos de alguém que estava trabalhando debaixo de um carro. Para a surpresa dele, viu que era seu paciente, o Sr. Jony.

- Sr. Jony, o que você está fazendo aí embaixo deste carro?

O Sr. Jony saiu de baixo do carro, bastante sujo, mas com um enorme sorriso. Ele tirou a poeira das calças, tentou limpar um pouco as mãos sujas de graxa e disse:

- Doutor, este senhor está com problemas no carro, não consegue dar a partida. Meu diagnóstico de câncer não me proíbe de ajudar os outros - disse ele, antes de acenar ao idoso para que tentasse dar a partida novamente.

O motor funcionou. O idoso agradeceu muito ao Sr. Jony pelo seu esforço e partiu. O Sr. Jony também entrou em seu carro e, com um sorriso no rosto, foi embora."
 
Há pessoas que se preocupam apenas com os seus próprios problemas. Porém, há também pessoas incríveis que, mesmo quando têm problemas em suas vidas, ainda assim conseguem pensar nos outros.

Nesta semana lemos a Parashat Ki Tetsê (literalmente "Quando você sair"), que traz algumas leis do nosso dia-a-dia, sendo muitas delas referentes ao nosso comportamento "Bein Adam Lehaveiró" (entre a pessoa e seu companheiro). A Parashat ressalta diversas vezes o cuidado que devemos ter em relação à honra dos outros. Uma das leis que nos chama a atenção é a lista de povos que não podem se juntar ao povo judeu através do matrimônio, mesmo que decidam se converter ao judaísmo. Entre eles estão os povos de Amon e Moav, descendentes de Lót, sobrinho de Avraham, que nunca poderão fazer parte da "congregação de D'us". Por que D'us foi tão rigoroso com Amon e Moav?
 
A Torá explicita o motivo de tanta rigorosidade: "Por não terem recebido vocês com pão e água no caminho, quando vocês estavam saindo do Egito, e porque eles contrataram Bilaam... para amaldiçoar vocês" (Devarim 23:5). Portanto, os dois motivos são a falta de Chessed (bondade) e a tentativa de extermínio do povo judeu, através da contratação do profeta Bilaam, que por diversas vezes tentou amaldiçoar os judeus e despertar a fúria de D'us contra o Seu povo. Mas por que a Torá precisou trazer dois motivos para justificar a tamanha rigorosidade em relação a Amon e Moav? Não seria suficiente apenas trazer o motivo da contratação de Bilaam, um crime hediondo, a tentativa de exterminar de uma vez homens, mulheres, velhos e crianças?

A pergunta fica ainda mais difícil de acordo com alguns comentaristas que são minuciosos com a linguagem utilizada pela Torá. Não está escrito "não forneceram pão e água", e sim "não receberam vocês com pão e água". Isto significa que o erro não foi ter visto um povo faminto e não ter oferecido nenhuma ajuda, pois eles venderam pão e água ao povo judeu. O erro foi não terem corrido em direção aos judeus para oferecer gratuitamente pão e água. De acordo com esta explicação, o erro então não parece ter sido tão grave, pois tratou-se apenas de uma falta de demonstração de um Chessed mais refinado. Isto merece um castigo tão duro, de nunca mais poderem entrar no povo judeu?

Poderíamos tentar responder que, na realidade, o principal erro realmente foi a tentativa de extermínio do povo inteiro, e que isto foi suficiente para um castigo tão grave. O erro de não terem corrido para trazer pão e água seria, portanto, apenas algo secundário que, na verdade, não representaria a gravidade do castigo recebido. Porém, de acordo com o Ramban zt"l (Nachmânides) (Espanha, 1194 - Israel, 1270), os dois motivos foram trazidos pela Torá pois cada um deles se aplica a um dos povos. A acusação de "por não terem recebido vocês com pão e água" se aplica apenas a Amon, enquanto "porque ele contratou Bilaam... para amaldiçoar você" se aplica apenas a Moav. De acordo com esta explicação, a rigorosidade do castigo de Moav é entendido, pois através de Bilaam eles tentaram exterminar um povo inteiro, sem nenhum motivo que justificasse um ato hediondo como este. Porém, por que castigar também Amon, apenas por não terem corrido para oferecer pão e água gratuitamente? E por que a Torá está igualando os dois atos, ao anunciar a proibição de Amon junto com a proibição de Moav, colocando no mesmo nível a tentativa de extermínio com a falta de um Chessed refinado?

Explica o Rav Yitzchak Pinchas Goldwasser shlita que a rigorosidade de D'us em Seu julgamento é proporcional ao nível espiritual da pessoa. Isto significa que D'us não espera o mesmo comportamento de todas as pessoas, cada um é cobrado de acordo com as suas possibilidades e o seu potencial. Isto ocorre pelo fato que quanto maior é o nível espiritual de uma pessoa, maior o impacto que seus atos têm sobre o mundo todo. Por exemplo, se o responsável pela faxina da empresa não faz bem o seu trabalho, a empresa fica um pouco mais suja, mas isto não interfere na produção e nem nos lucros da empresa. Entretanto, se o presidente da empresa não faz bem o seu trabalho, ele pode causar a falência da empresa, um prejuízo milionário e a demissão de todos os funcionários. O mesmo se aplica espiritualmente, quanto mais elevada é a pessoa, mais impacto seus atos causam sobre o mundo, para o bem ou para o mal. Portanto, com pessoas muito elevadas, D'us é rigoroso e observa seus atos mesmo nos menores detalhes, até mesmo no nível de "um fio de cabelo".
 
Porém, isto não se aplica apenas aos grandes Tzadikim (Justos), que são completos em todos os seus atos e em todas as áreas da vida, mas também às pessoas que são consideradas Tzadikim em áreas específicas. Nestas áreas nas quais elas chegaram à excelência, D'us também é rigoroso até nos menores detalhes, mesmo que em outras áreas a pessoa não tenha uma conduta correta.

Um exemplo impressionante de como uma pessoa pode chegar à excelência em uma única área, mesmo que em outras áreas seja até mesmo um Rashá (malvado), podemos encontrar em Lót, o patriarca dos povos de Amon e Moav. Lót era uma pessoa completamente escrava dos prazeres materiais, que roubava descaradamente e escolheu se afastar de Avraham e todas as suas boas influências para se conectar às pessoas perversas da cidade de Sdom. Porém, ele tinha uma qualidade impressionante: a disposição de fazer Chessed, mesmo que para isto precisasse colocar sua vida em risco, conforme ele demonstrou ao receber em casa dois anjos disfarçados de beduínos, mesmo indo contra as leis da cidade de Sdom, que proibiam atos de bondade e puniam com severidade os "transgressores".

Esta qualidade de Lót, da excelência nos atos de Chessed, certamente foi transmitida aos seus descendentes, Amon e Moav. Por isso, foi justamente na área de Chessed que eles tiveram uma cobrança de D'us muito mais rigorosa. Mesmo que eles tenham se importado com os judeus e tenham vendido a eles pão e água, ainda assim eles foram cobrados por não terem se antecipado e feito uma bondade muito maior e mais completa diante de um povo sofrido e castigado por séculos de escravidão. Como seu patriarca tinha chegado à excelência em bondade, e era considerado nesta área um "Tzadik", a cobrança de não fazer um Chessed completo foi tão rigorosa quanto a cobrança do erro de terem contratado Bilaam para exterminar um povo inteiro. Como eles tinham o potencial da bondade, deveriam tê-la utilizado da maneira correta.

Este ensinamento se transforma em um grande desafio para o povo judeu. Quando D'us decidiu destruir Sdom por causa das maldades de seus habitantes, Lót foi salvo. Porém, a Torá ressalta que o mérito da salvação de Lót foi por ele ter se contido e não ter revelado aos egípcios que Avraham era o marido de Sara, e não o irmão dela. Mas arriscar a vida para fazer uma bondade com os beduínos não deveria ter trazido mais méritos a Lót do que simplesmente ter ficado com a boca fechada no Egito? Lót, apesar de fazer bondades em um nível muito alto, inclusive arriscando a sua vida, nunca o fez porque havia refletido sobre a incrível oportunidade de fazer bondades ao próximo, e sim porque era algo que já estava internalizado através de seus anos de convivência com Avraham, e por isso não foi considerado um grande mérito para ele. Já as bondades feitas por Avraham foram conquistadas e construídas de forma que beiravam a perfeição, tanto nos atos quanto nas intenções, baseadas na profunda vontade de ajudar ao próximo e se assemelhar a D'us nas Suas bondades.
 
Se Amon e Moav, descendentes de Lót, alguém que não fazia um Chessed tão perfeito, foram cobrados de maneira tão rigorosa, o quanto nós, descendentes de Avraham, seremos cobrados? Herdamos de Avraham o potencial de nos importarmos e ajudarmos o próximo. Mas precisamos nos esforçar, em especial para sermos mais sensíveis às necessidades de cada um. Isto pode mudar nossa vida e, principalmente, a vida dos outros.

 

"QUE SEJAMOS INSCRITO E SELADOS NO LIVRO DA VIDA"
 
SHABAT SHALOM
 

R' Efraim Birbojm     

Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima, Rachel bat Luna, Eliahu ben Esther, Moshe ben Feigue, Laila bat Sara, Eliezer ben Shoshana, Mache bat Beile Guice, Feiga Bassi Bat Ania, Mara bat Chana Mirel, Dina bat Celde, Celde bat Lea, Rivka Lea bat Nechuma.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l, Eliezer ben Arieh z"l; Arieh ben Abraham Itzac z"l, Shmuel ben Moshe z"l, Chaia Mushka bat HaRav Avraham Meir z"l, Dvora Bacha bat Schmil Joseph Rycer z"l, Alberto ben Esther z"l, Malka Betito bat Allegra z"l, Shlomo ben Salha z"l, Yechiel Mendel ben David z"l, Faiga bat Mordechai HaLewy z"l.
--------------------------------------------

Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp