terça-feira, 19 de setembro de 2017

MENSAGEM SHANÁ TOVÁ 5778

BS"D
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
VÍDEO ROSH HASHANÁ 1
VÍDEO ROSH HASHANÁ 1
VÍDEO ROSH HASHANÁ 2
VÍDEO ROSH HASHANÁ 2

MENSAGEM SHANÁ TOVÁ 5778

 Por mais incrível que pareça, mais um ano está terminando. Parece que foi ontem que estávamos na mesa de Rosh Hashaná, comendo a maça com mel e desejando aos nossos familiares um ano bom e doce, e novamente estamos fechando mais um ciclo. Nossos sábios perguntam: Por que desejamos um ano bom e doce? Não é suficiente que o ano seja bom?

"Certo dia, um professor ateu quis provocar um grupo de crianças no início da aula. Ele perguntou, de forma debochada, quem era D'us. Uma das crianças, na inocência, respondeu:
 
- D'us é o Criador. Ele fez a terra, o mar e tudo que está neles. Ele também nos criou, por isso somos filhos Dele.
 
O professor então, de forma desafiadora, questionou:
 
- Como você sabe que D'us existe, se você nunca O viu?
 
A sala ficou toda em silêncio. As crianças não sabiam o que responder. Até que Avraham, um menino muito tímido, levantou a mão e falou:
 
- A minha mãe sempre me diz que D'us é como o açúcar no leite que ela me prepara todas as manhãs. Eu não consigo ver o açúcar que está dentro da caneca de leite, mas eu sei que o açúcar está lá, pois o leite fica doce. Da mesma maneira, nós não podemos enxergar D'us, mas sabemos que Ele está entre nós, pois sentimos a doçura dos Seus atos de bondade".
 
Muitas vezes as bondades de D'us vêm escondidas, vêm de maneira que precisamos refletir para percebê-las. Por isso, desejamos que o ano não seja apenas bom, mas que também possamos perceber as infinitas bondades de D'us em nossas vidas, que possamos sentir a doçura da Sua bondade.
 
Baruch Hashem, conforme pedimos para D'us no ano passado, este ano realmente foi bom e doce. Isto não quer dizer que não tivemos nossas dificuldades e nossos sofrimentos. Mas, ao fazer um balanço do ano, não podemos focar nas dificuldades, não é justo com D'us, que nos faz tantas bondades. Temos que focar em quantas coisas boas recebemos durante o ano, começando pelo simples fato de podermos abrir os olhos cada manhã e enxergar as maravilhas do mundo ou podermos levantar da cama e caminhar com as nossas pernas. Mesmo as dificuldades devem ser vistas através de uma ótica positiva. Os problemas nos deixaram mais fortes, mais sábios e mais experientes. O simples fato de estarmos vivos por si só já vale o agradecimento e o reconhecimento a D'us.
 
Além de agradecer imensamente a D'us por todas as oportunidades, eu tenho muito a agradecer a vocês, leitores do Shabat Shalom M@il. Sinto o quanto este e-mail já virou parte central da minha semana, da minha vida. Uma incrível oportunidade de aprender novos ensinamentos da Torá e poder transmiti-los. Como dizem nossos sábios: "Mais do que o bezerro quer mamar, a vaca quer dar o leite". Me alegra muito poder dividir com vocês a sabedoria da Torá, que nos preenche e ilumina o nosso caminho em um mundo com uma escuridão espiritual cada vez maior.
 
Ao fecharmos o ciclo de mais um ano, aproveito a oportunidade para agradecer por todo o apoio, pelos elogios, incentivos e sugestões que recebi durante o ano. É gratificante escutar pessoas que, ao me encontrarem, dizem: "Você está presente todas as semanas na nossa Seudá de Shabat". Me dá forças para continuar este trabalho. Espero que os ensinamentos que eu compartilhei possam ter ajudado todos a melhorarem e crescerem espiritualmente da mesma maneira que me ajudaram.
 
Agradeço a cada um dos leitores, por serem a minha fonte de inspiração e motivação para continuar este trabalho. Agradeço à minha esposa e meus filhos, pela alegria que me trazem, por preencherem minha vida e por abrirem mão do tempo que eu dedico para escrever o Shabat Shalom M@il. Agradeço aos meus pais, por toda a dedicação, pelo amor que recebi e recebo, pela excelente educação que me deram e pelos valores que me transmitiram. E, acima de tudo, agradeço a D'us, pela bondade infinita de ter me colocado em um caminho de Torá e Mitzvót.
 
Que possamos aproveitar estes últimos dias do ano para aumentar ainda mais os nossos méritos. Como estamos todos de coração mais aberto, é hora de reconstruir relacionamentos abalados e pedir perdão àqueles que possamos ter magoado. Nestes últimos dias do ano abrem-se os portões da Misericórdia de D'us e recebemos uma ajuda especial para o nosso crescimento espiritual.
 
Aproveito a oportunidade para pedir perdão a qualquer um que possa ter se sentido ofendido pelas mensagens que eu enviei ou por alguma atitude que eu tenha tomado. Se alguém tiver alguma mágoa ou reclamação, por favor, me avise para que eu possa pedir perdão pessoalmente. Também perdoo de coração a qualquer um que possa ter me causado sofrimentos.
 
Que possamos ser inscritos no Livro da Vida, com muita saúde, sustento, alegrias, paz e espiritualidade. E que neste ano de 5778 possamos continuar nos encontrando, semanalmente, neste incrível mundo dos conhecimentos da Torá.
 
SHANÁ TOVÁ
 
Com muito carinho,
 
R' Efraim Birbojm







This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by MailChimp