quinta-feira, 28 de outubro de 2021

UM BOM CORAÇÃO - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHÁ CHAIE SARA 5782

Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, entrar em contato através do e-mail 
efraimbirbojm@gmail.com.
 
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT


PARASHÁ CHAIE SARA



         São Paulo: 17h58                  Rio de Janeiro: 17h44 

Belo Horizonte: 17h42                  Jerusalém: 17h16
ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
YouTube
YouTube
Twitter
Twitter
VÍDEOS DA PARASHÁ CHAIE SARA
ASSUNTOS DA PARASHÁ CHAIE SARA
  • Falecimento de Sara.
  • Compra de um local para o enterro.
  • A busca de uma esposa para Itzchak.
  • Critérios de Eliezer.
  • Rivka atende os requisitos.
  • Eliezer reconta toda a história para a família de Rivka.
  • Ytzchak se casa com Rivka.
  • Avraham se casa com Keturá e tem filhos.
  • Falecimento de Avraham.
  • Descendentes de Ishmael.
BS"D

UM BOM CORAÇÃO - PARASHÁ CHAIE SARA 5782 (29 de outubro de 2021)

 
Biniamin Hatzadik era o responsável pelo fundo monetário destinado às pessoas pobres. Certa vez, em um ano de seca, quando muitas pessoas estavam passando dificuldades, uma mulher veio a ele e pediu dinheiro para comprar comida. Biniamin foi verificar e descobriu, com muita tristeza, que infelizmente não havia mais nenhum dinheiro disponível para Tzedaká. Com muita dor no coração, ele informou à mulher que infelizmente não poderia ajudá-la. Ela ficou desesperada e disse:
 
- Por favor, tenha misericórdia de mim. Se você não me ajudar, eu e meus sete filhos morreremos de fome!
 
Aquelas palavras entraram no coração de Biniamin como uma faca afiada. Apesar de não ser uma pessoa com muitas possibilidades financeiras, ele tirou dinheiro do próprio bolso e deu para ela.
 
Passou algum tempo e Biniamin adoeceu, de tal forma que ficou entre a vida e a morte. Os anjos clamaram diante de D'us: "Senhor do Universo, o Senhor disse que todo aquele que salva uma alma é considerado como se tivesse salvado o mundo inteiro, e Biniamin Hatzadik, que sustentou uma mulher e seus sete filhos, vai morrer tão jovem?". Imediatamente seu decreto foi rasgado e foi acrescentado vinte e dois anos de vida para ele. (História retirada do Talmud Baba Batra 11a).
 
Desta história enxergamos a importância da Tzedaká aos olhos de D'us. Mas por que foram acrescentados justamente vinte e dois anos? Explica o Gaon MiVilna zt"l (Lituânia, 1720 - 1797) que esta é a soma do tempo da gestação (9 meses) e da amamentação (24 meses) das oito almas que Biniamin HaTzadik sustentou.

Nesta semana lemos a Parashá "Chaie Sara" (Literalmente "A vida de Sara"), que conta sobre o falecimento de Sara, nossa primeira matriarca. Ela era uma mulher tão virtuosa que, pelos seus incríveis méritos, três grandes milagres aconteciam: uma nuvem ficava parada sobre a sua tenda, as velas de Shabat duravam a semana inteira e a massa da sua Chalá permanecia sempre fresca. Porém, quando ela faleceu, os três milagres deixaram de acontecer. O filho de Sara, Ytzchak, ficou inconsolável por três anos com a terrível perda, e somente se consolou quando encontrou uma esposa, Rivka, que trouxe de volta os três milagres, demonstrando que também era uma mulher extremamente virtuosa. Rivka acabou se tornando a segunda matriarca do povo judeu.
 
Porém, de onde surgiu Rivka? Logo após o episódio da Akeidat Ytzchak, D'us profetizou para Avraham o nascimento de Rivka, neta de seu irmão Nachor. Esta profecia era justamente para indicar a Avraham que ele não precisaria casar seu filho com uma mulher de Knaan, pois elas eram amaldiçoadas. Mas ainda havia um problema técnico: como Ytzchak havia sido elevado em um altar, como um Korban, ele adquiriu tamanha santidade que não podia mais sair de Eretz Israel. Como ele procuraria uma esposa? Avraham então enviou seu fiel servo Eliezer para procurar uma esposa para Ytzchak em sua terra natal, entre os seus familiares.
 
Eliezer, acompanhado de alguns ajudantes e muitos camelos, partiu para a terra dos parentes de Avraham em sua importante missão de encontrar uma esposa para Ytzchak. O que esperaríamos dele? Que ele chegaria na cidade e procuraria indicações de boas moças. Depois de fazer uma pré-seleção, ele entrevistaria as moças consideradas mais adequadas e, entre elas, decidiria qual poderia se casar com Ytzchak. Além disso, ele deveria ter começado procurando pela família de Avraham, conforme ele havia pedido. Porém, não foi nada disso que Eliezer fez. Ele chegou na cidade e ficou parado ao lado de um poço de água. Ele então fez um aparente "jogo de adivinhação", escolhendo um sinal que, caso fosse observado em alguma moça que passasse por ali, indicaria que ela era a escolhida. Acabou dando certo, mas essa é a forma correta de escolher uma esposa?
 
Explica o Talmud (Chulin 95b) que, na realidade, o que Eliezer fez não foi considerado uma forma de adivinhação, pois no sinal que ele pediu para encontrar uma esposa para Ytzchak havia algo concreto. Ele não se apoiou em magia ou em sinais aleatórios, tais como "a mulher que estiver usando um vestido florido". Ele estava procurando, através do sinal escolhido com muita sabedoria, uma mulher com características que ele considerava fundamentais para que fosse uma boa esposa. Tendo vivido tantos anos na casa de Avraham, Eliezer valorizava muito os atos de Chessed. Então ele fez a seguinte condição: se a moça para quem ele pedisse um pouco de água também oferecesse água aos seus camelos, esta seria a esposa escolhida.
 
Porém, isto desperta um grande questionamento. É verdade que uma esposa que faz Chessed é muito importante para construir um casamento verdadeiro e sólido. Porém, somente isso era necessário verificar? A esposa não precisava ter outras caraterísticas, como pureza de coração, Emuná, temor a D'us e outros bons traços de caráter? Por que Eliezer não checou esses pontos também?
 
De acordo com o Rav Meir Rubman zt"l (Lituânia - Israel, 1967), a resposta deste questionamento está em um ensinamento dos nossos sábios: "Rabi Yochanan ben Zakai disse para seus alunos: 'Saiam e vejam qual é o caminho reto que a pessoa deve se conectar'. Rabi Eliezer disse: um bom olho; Rabi Yehoshua disse: um bom amigo; Rabi Yossi disse: um bom vizinho; Rabi Shimon disse: prever os acontecimentos futuros. Rabi Elazar disse: um bom coração. Rabi Yochanan ben Zakai disse a eles: 'Eu prefiro as palavras de Elazar ben Arach, pois nas palavras dele as palavras de vocês estão incluídas'" (Pirkei Avót 2:9). Mas o que significa que todas as boas qualidades mencionadas pelos outros alunos estavam contidas na característica de ter um bom coração?
 
Explica o Rav Ovadia MiBarternura zt"l (Itália, 1445 - Israel, 1515) que o coração é o gerador de todas as outras forças e é a fonte da qual emanam todas as ações. Mesmo que haja membros específicos para cada tipo de ação, o lugar da força que estimula todas as ações está no coração. Portanto, ao observar se Rivka tinha um bom coração, automaticamente as outras características também estavam sendo checadas.
 
Mas de que maneira o bom coração inclui todas as outras características descritas pelos alunos do Rabi Yochanan ben Zakai? De acordo com o Rav Yehuda Loew zt"l (Polônia, 1525 - República Checa, 1609), mais conhecido como Maharal de Praga, quando o coração de uma pessoa está tranquilo e feliz, então ela olha de forma positiva para todas as pessoas e situações. Desta maneira ela terá sempre bons amigos e se dará bem com seus vizinhos. Além disso, ela terá tranquilidade suficiente para refletir e prever com sabedoria os acontecimentos futuros.
 
Mas como verificamos se a pessoas tem um bom coração? Somente verificando se a pessoa fez um bom ato não é suficiente para saber se ela tem um bom coração, pois muitas vezes a pessoa só faz uma bondade porque os outros estão olhando, isto é, ela faz pela sua honra, não pelo bem do próximo. Outras vezes a pessoa ajuda um pobre pois a pobreza do outro incomoda, isto é, o bom ato é pelo seu próprio bem estar, não pela bondade verdadeira. Então como saber se o ato de bondade veio realmente de um coração bondoso?
 
Eliezer demonstrou sua enorme sabedoria quando definiu o sinal para identificar a esposa adequada para Ytzchak. Um camelo bebe dezenas de vezes mais água do que um ser humano, justamente por sua capacidade de armazenar muita água e vencer enormes travessias no deserto. Dar de beber a um camelo envolvia um enorme esforço, já que a água precisava ser retirada manualmente de um poço, e muitas vezes a pessoa precisava subir e descer escadarias para conseguir tirar a água. E se dar de beber a um camelo já era algo trabalhoso, imagine o trabalho envolvido em dar de beber a dez camelos! Além disso, Eliezer e os homens que estavam com ele eram pessoa saudáveis e estavam ao lado do poço. Facilmente poderiam ter pegado pessoalmente a água, e não havia nenhum motivo para sentir misericórdia deles, como sentiríamos se fossem pessoas fisicamente incapacitadas, como idosos ou deficientes. E, apesar de serem pessoas saudáveis e fortes, tiveram o descaramento de pedir para uma pequena garotinha algo que envolvia um tremendo esforço físico. Enquanto Rivka subia e descia dezenas de vezes com o pote cheio de água, Eliezer ficou assistindo e não mexeu nem mesmo um dedo para ajudá-la.
 
Como nós reagiríamos a esta situação? Certamente pensaríamos: "Mas que homem folgado! Não vou ajudar este homem acomodado! Ele tem força suficiente para pegar água sozinho, está apenas querendo se aproveitar da minha boa vontade!". Mas não foi assim que Rivka reagiu. Imediatamente ela começou a ser esforçar para servir água a Eliezer e aos seus camelos. E Eliezer percebeu que ela fazia isso com um sorriso no rosto. Era certamente um sinal de que ela tinha um bom coração.
 
Também vemos outros detalhes que fazem a bondade de Rivka ser ainda mais especial e única. Ele fez tudo correndo, com agilidade, para deixá-los esperando o mínimo tempo possível. Isso tudo enquanto aquele grupo de homens saudáveis apenas assistia, sem ajudar nada. E ela fazia com alegria, como se estivesse servindo a um grupo de pessoas debilitadas. Esse era definitivamente um sinal de um bom coração, pois aquele que tem um bom coração tem vontade de ajudar o próximo e se alegra com cada oportunidade de fazer o bem. Isso demonstrava que os motivos de Rivka fazer bondade eram realmente puros, sem nenhuma outra intenção.
 
O Sefer Bereshit é repleto de histórias. São os acontecimentos da vida dos nossos patriarcas e matriarcas que D'us quis registrar justamente para nos ensinar e inspirar. Que possamos aprender de Rivka a buscar a pureza e a alegria nos atos de bondade, nos esforçando para atingir a qualidade mais importante: um bom coração.
                       

SHABAT SHALOM
 

R' Efraim Birbojm

Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l.
--------------------------------------------

Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm@gmail.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp