sexta-feira, 1 de abril de 2022

A ELEVAÇÃO ESPIRITUAL DAS MULHERES - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHÁ TAZRIA 5782

Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, entrar em contato através do e-mail 
efraimbirbojm@gmail.com.
 
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT


PARASHÁ TAZRIA



         São Paulo: 17h43                  Rio de Janeiro: 17h30 

Belo Horizonte: 17h33                  Jerusalém: 18h23
ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
YouTube
YouTube
Twitter
Twitter
MENSAGEM DA PARASHÁ TAZRIA
SHIUR COMPLETO DA PARASHÁ TAZRIA
ASSUNTOS DA PARASHÁ TAZRIA
  • Impureza ao dar à Luz.
  • A Tzaráat.
  • Carne viva numa mancha.
  • Tzaráat numa infecção.
  • Tzaráat na queimadura.
  • Pedaço de calva.
  • Manchas brancas turvas.
  • Calvície.
  • Isolamento do Metsorá.
  • Descoloração das Roupas.
BS"D

A ELEVAÇÃO ESPIRITUAL DAS MULHERES - PARASHÁ TAZRIA 5782 (01/ABR/22)

 
"Certa vez, um jovem rapaz foi conversar com o rabino. Ele estava visivelmente chateado e, logo que o rabino perguntou como ele estava, começou a desabafar:
 
- Rabino, está tudo péssimo. Minha esposa não quer me escutar!
 
- Mas por que você pensa que sua esposa deveria escutar você? - perguntou o rabino.
 
- Pois a esposa deve escutar o marido - respondeu o jovem rapaz - Foi assim que eu aprendi que deve ser.
 
- Mas por que a esposa deve escutar o marido? - insistiu o rabino.
 
- Pois o marido é o senhor da casa - respondeu o rapaz, já visivelmente irritado por estar sendo contrariado.
 
- Você está errado - exclamou o rabino - A primeira coisa que você, como marido, deve seguir, é o princípio de que o homem deve honrar sua esposa mais do que a si próprio. E, então, a mulher honrada terá um marido quem ela poderá respeitar e amar. Quando o homem não preencher sua função, então é a mulher que deve, com respeito, fazê-lo parar para refletir.
 
O jovem rapaz então entendeu que realmente não estava fazendo a sua parte. Daquele dia em diante ele se esforçou para cuidar de sua esposa como deveria, e a harmonia voltou a reinar no lar".
 
Um lar harmonioso se forma quando o respeito e a admiração falam mais alto do que o ego e o autoritarismo. Antes de apontar o dedo para o outro e culpá-lo pelos problemas no relacionamento, aponte o dedo para si mesmo e verifique se você está cumprindo a sua parte. Se o marido quer ser tratado como rei, antes de tudo ele deve verificar se está tratando sua esposa como uma rainha.

Nesta semana lemos a Parashá Tazria (literalmente "Conceber"), que trata de assuntos espirituais, algo marcante no terceiro livro da Torá, Vayikrá. Após ter falado sobre pureza e impureza espiritual dos animais, no final da Parashá da semana passada, a Torá começa a descrever sobre a pureza e a impureza espiritual dos seres humanos. Da mesma forma que na criação os animais precederam o ser humano, também em relação às leis de pureza e impureza eles foram mencionados antes. Isso carrega uma importante lição de humildade ao ser humano. Sempre que o orgulho nos dominar e nos afastar dos caminhos de D'us, devemos nos lembrar que até mesmo as baratas foram criadas antes de nós.
 
Um dos assuntos trazidos na nossa Parashá é a Tzaráat, uma doença espiritual que atingia os judeus que cometiam certas transgressões, entre elas o Lashon Hará (maledicência), o Tsarut Ain (mesquinhez) e o orgulho. A pessoa contaminada com Tsaráat ficava impura e precisava passar por um doloroso processo de purificação, que envolvia o isolamento por um certo período de tempo e levava a pessoa à reflexão e ao arrependimento pelo erro cometido. A cura também envolvia que a pessoa contaminada oferecesse um sacrifício no Templo Sagrado e mergulhasse em uma Mikve, demonstrando que a Tzaráat era realmente uma doença espiritual, não física.
 
O início da Parashá ensina sobre a impureza espiritual de uma mulher no momento em que ela dá à luz uma criança, como está escrito: "Uma mulher que conceber e der à luz um filho, ficará impura por sete dias... E por (outros) trinta e três dias, ela deve permanecer no sangue da pureza; ela não deve tocar em nada sagrado, nem pode entrar no Santuário, até que os dias de sua purificação tenham sido concluídos" (Vayikrá 12:2,4).
 
Este ensinamento já nos chama muito a atenção. O nascimento de um bebê é um dos maiores momentos na vida. Após um longo período de gestação, que vêm com muito desconforto e dificuldades, a mãe finalmente traz ao mundo uma nova e gloriosa vida. É um momento mágico e milagroso. No instante em que um bebê nasce, várias partes do seu corpo que estavam fechadas se abrem, enquanto várias partes que estavam abertas se fecham. O nascimento de um bebê é certamente uma das maiores provas da existência de um Criador, que nos criou com sabedoria e bondade infinitas.
 
Poderíamos pensar que, em um momento assim tão especial, a mãe deveria ser elevada e exaltada pela Torá. Porém, o que acontece de fato? Ela se torna ritualmente impura. Normalmente associamos a impureza espiritual com a morte, a Tsaráat e outras experiências negativas. Como é que o nascimento se encaixa nesta lista?
 
Além disso, há algo que nos chama ainda mais a atenção. Encontramos nesta Parashá uma diferença, em relação à impureza causada na mãe, entre o nascimento de um filho e de uma filha. Uma mulher que dá à luz um menino fica impura por sete dias, enquanto que uma mulher que dá à luz uma menina fica impura por quatorze dias, o dobro! O mesmo ocorre em relação a um nível mais baixo de impureza que permanece na mulher que deu à luz, sendo 33 dias se o bebê for um menino e 66 dias se o bebê for uma menina, novamente o dobro! Por que é assim? Isso não é machismo? O que há de errado quando nasce uma menina? Por que seu nascimento causa mais impureza do que o nascimento de um menino?
 
Explica o Rav Issocher Frand que, para responder esta pergunta, precisamos voltar ao início da história da humanidade, para o nascimento dos primeiros seres humano. O primeiro bebê que nasceu no mundo foi Cain, o filho de Adam e Chavá. Por que seu nome era Cain? Pois Chavá disse: "Adquiri um homem com D'us" (Bereshit 4:1). A linguagem "Cain" vem da mesma raiz de "Kaniti", que significa "Adquiri". O que isto significa? Chavá percebeu que quando D'us criou ela e seu marido, Adam, Ele os criou sozinho. Porém, com aquele filho eles haviam se tornado sócios Dele. Chavá sentiu que, ao conceber e dar à luz um filho, ela literalmente havia se tornado uma sócia de D'us na criação.
 
O Talmud (Nidá 31a) identifica que há três sócios na criação de um ser humano: o pai, a mãe e D'us. Chavá percebeu isso com claridade. Até então ela havia sido apenas uma criatura, mas agora ela havia se tornado uma criadora. Ela trouxe uma vida ao mundo e eternizou esse sentimento no nome que deu ao seu filho. Ela criou uma nova vida e, com isso, se tornou santificada.
 
Porém, esse estado elevado de santidade, de ser uma "criadora", sócia de D'us, não dura muito tempo. Ele se constrói e cresce durante os meses de gravidez, atingindo seu clímax no momento do nascimento. E, então, ele acaba. A mulher, a exaltada criadora da vida humana, retorna à sua existência normal, voltando a ser uma criatura humana como outra qualquer. Ela não é mais uma criadora, seu estado de santidade virou coisa do passado.
 
O que é impureza espiritual? Como a podemos definir? O Sefer HaKuzari define impureza espiritual como sendo o vazio deixado pela ausência de santidade. Sempre que a santidade é retirada do mundo, o vazio deixado é preenchido com impureza. É por isso que a maior fonte de impureza espiritual é um corpo morto, pois onde antes havia uma alma, uma parte de D'us, agora aquele potencial gigantesco se preencheu de impureza. Também a impureza espiritual associada à época menstrual da mulher está relacionada com a perda de um potencial. Aquele óvulo, que poderia ter sido fecundado e gerado uma vida, agora está sendo descartado do corpo. Quando sai a santidade, entra a impureza.
 
Seguindo essa linha de raciocínio, podemos dizer que quanto maior a santidade, maior o vazio que é deixado pela sua ausência, e maior a impureza que a preencherá. Quanto maior o nível de santidade da mãe durante a gravidez e o parto, maior a impureza espiritual que ela experimentará depois, quando a santidade partir.
 
Desta maneira, talvez seja possível entender que, quando a mulher está grávida de uma menina, ela chega a um nível muito maior de santidade, pois neste caso não somente a mãe se tornou uma criadora, mas a criança que ela está carregando também é uma criadora em potencial. Portanto, quando ela dá à luz uma menina que ela estava carregando, ela perde mais santidade do que perderia após o nascimento de um menino e, consequentemente, sua impureza é proporcionalmente maior.
 
Percebemos o quanto é tolo querer enxergar "machismo" nas leis da Torá. A nossa Parashá nos ensina justamente o contrário, o incrível nível espiritual das mulheres. Elas foram escolhidas por D'us para carregar dentro de si o potencial de gerar uma nova vida, tornando-se "sócias" Dele. Este é, certamente, um papel de enorme destaque e importância.
 
No judaísmo não há uma luta interna pelo poder e pela dominação. Os papéis de cada um são muito claros e, dessa forma, a vida no lar é mais harmônica. Quando o marido e a esposa se respeitam, um lar equilibrado é criado. O respeito mútuo é uma das receitas para o sucesso no casamento e na educação dos nossos filhos.
 

SHABAT SHALOM
 

R' Efraim Birbojm

Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l.
--------------------------------------------

Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm@gmail.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp