quinta-feira, 14 de outubro de 2021

SANTIFICANDO O NOME DE D’US - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHÁ LECH LECHÁ 5782

Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, entrar em contato através do e-mail 
efraimbirbojm@gmail.com.
 
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT


PARASHÁ LECH LECHÁ



         São Paulo: 17h51                  Rio de Janeiro: 17h37 

Belo Horizonte: 17h37                  Jerusalém: 17h31
ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
YouTube
YouTube
Twitter
Twitter
VÍDEOS DA PARASHÁ LECH LECHÁ
ASSUNTOS DA PARASHÁ LECH LECHÁ
  • 3º teste de Avraham: Abandonar tudo e ir para uma terra estranha (Lech Lechá).
  • 4º teste de Avraham: Fome em Eretz Knaan.
  • Avraham vai para o Egito.
  • 5º teste de Avraham: Sara é sequestrada pelo Faraó.
  • Avraham e Lot voltam com grandes riquezas.
  • Separação de Avraham e Lot.
  • A Guerra dos 5 reis contra os 4 reis.
  • Lot é sequestrado e Avraham é avisado.
  • 6º teste de Avraham: Luta contra os 4 reis.
  • O "Pacto entre as partes".
  • A promessa da Terra de Israel.
  • 7º teste de Avraham: D'us anuncia a Avraham o exílio dos seus descendentes.
  • Casamento com Hagar.
  • O nascimento de Ishmael.
  • 8º teste de Avraham: Brit-Milá.
BS"D

SANTIFICANDO O NOME DE D'US - PARASHÁ LECH LECHÁ 5782 (15 de outubro de 2021)

 
O que você faria se a sorte grande inesperadamente batesse à sua porta? E se essa sorte grande fosse uma quantia de U$ 98.000,00 em dinheiro, que você pudesse simplesmente colocar no bolso sem ninguém sentir falta? Isto aconteceu com o rabino Noach Muroff, um professor da nona série da Yeshiva de New Haven, em Connecticut, e sua esposa, a Sra. Esther, no ano de 2013. Algumas semanas antes de Rosh Hashaná, o rabino e a esposa compraram uma mesa usada por um ótimo preço, U$ 150,00, pela internet. A proprietária era uma mulher de meia idade, chamada Patty, que morava na região. Quando os Muroff trouxeram a mesa para casa, eles perceberam que ela não passaria pela porta do escritório por poucos milímetros. O casal decidiu desmontar a mesa e remontá-la dentro do escritório. Porém, ao desmontá-la, eles descobriram atrás das gavetas um saco plástico cheio de dinheiro. Contando as notas, eles chegaram a um total de U$ 98.000,00. Eles olharam um para o outro e disseram instintivamente: "Não podemos ficar com este dinheiro". Imediatamente eles pegaram o telefone e ligaram para a proprietária. Ela ficou chocada e começou a chorar de emoção.
 
Naquela noite, o rabino Noach teve dificuldade para adormecer. Ele não estava arrependido de ter entrado em contato com a mulher para devolver o dinheiro, mas ainda assim queria ouvir do seu Rosh Yeshivá em Israel se ele estava fazendo a coisa certa. Ele ligou e escutou do Rosh Yeshivá que devolver o dinheiro era o correto a se fazer, principalmente pois seria um enorme Kidush Hashem (santificação do Nome de D'us). O Rosh Yeshivá também os aconselhou a recusar qualquer recompensa, a menos que a proprietária insistisse muito.
 
No dia seguinte, logo cedo, eles levaram seus quatro filhos juntos para devolver o dinheiro. Queriam que aquela fosse uma experiência de aprendizado para eles, para ensiná-los sobre honestidade e sobre fazer o que é certo. Patty os esperava na porta, cheia de gratidão e admiração. Ela então explicou como aquela grande soma de dinheiro apareceu atrás das gavetas. Ela havia ficado muito triste quando seus pais faleceram, um após o outro, em um curto intervalo de tempo. Quando ela recebeu a herança, planejou colocá-la no banco, mas não tinha força emocional. Em vez disso, ela colocou a bolsa de dinheiro dentro de uma gaveta. Quando ela decidiu depositar o dinheiro no banco, ele havia desaparecido. Provavelmente o dinheiro havia deslizado e caiu para trás das outras gavetas. Quando vendeu sua mesa, Patty não tinha ideia de que o dinheiro ainda estava lá.
 
Patty pediu para que eles aceitassem uma recompensa, mas eles só concordam após muita insistência. Ela também deu a eles uma carta de agradecimento que, entre outras coisas, dizia: "Não posso agradecer o suficiente pela honestidade e integridade de vocês. Não acho que haja muitas pessoas neste mundo que fariam o mesmo que vocês fizeram". Junto com o cartão também estava o dinheiro que eles haviam pago pela mesa.
 
Além de amigos e parentes próximos, inicialmente ninguém mais ficou sabendo da história, e eles preferiam assim, pois eram pessoas humildes, e a história permaneceu oculta por algum tempo. Porém, um grande rabino ficou sabendo da história e insistiu para que eles a divulgassem, para fazer um Kidush Hashem ainda maior. Eles ligaram para a CNN no dia seguinte para compartilhar a história e, em poucas horas, ela havia se tornado viral. Quase todos os meios de comunicação divulgaram e muitos jornais os chamaram para entrevistas. Porém, eles sempre repetiam que não achavam que haviam feito nada de excepcional. Imaginaram que a maioria das pessoas na mesma situação, isto é, que haviam encontrado muito dinheiro e sabiam a quem ele pertencia, fariam a mesma coisa. Certamente um teste muito grande, que resultou em um enorme Kidush Hashem.

Nesta semana lemos a Parashá Lech Lechá (literalmente "Vá por você"), que começa a descrever a vida de Avraham, nosso primeiro patriarca. Ele passou por dez testes muito difíceis, e a cada conquista ele ia construindo sua grandeza espiritual. Um dos testes descritos na Parashá foi uma guerra na qual Avraham participou. Na época de Avraham ocorreu a primeira "guerra mundial", da coligação dos quatro reis contra a coligação dos cinco reis. Os quatro reis eram muito poderosos e conseguiram vencer a guerra. Eles levaram os conquistados como cativos de guerra e saqueram seus pertences. Entre os derrotados estava a cidade de Sdom, e um dos sequestrados era Lót, sobrinho de Avraham. Ao ser avisado, Avraham juntou um pequeno exército e foi resgatar seu sobrinho. Grandes milagres aconteceram e Avraham conseguiu derrotar os quatro reis.
 
Após a guerra, Avraham conseguiu recapturar os despojos e os cativos das mãos dos quatro reis. A Torá então registra um diálogo entre Avraham e o rei de Sdom, no qual o rei ofereceu dividir os despojos com Avraham. A proposta era que Avraham ficasse com as posses materiais, enquanto o rei de Sdom receberia de volta os cativos sequestrados. Avraham rejeitou a proposta com a declaração: "Nem um fio e nem uma tira de sapato. Não vou pegar nada que é seu, para que você não diga: 'Fui eu quem tornei Avram rico'" (Bereshit 14:23).

O Talmud (Sotá 17a) ensina que, por Avraham ter se recusado a aceitar até mesmo um fio ou uma tira de sapato, seus descendentes mereceram receber duas Mitzvót: Tzitzit, pelo mérito do fio, e Tefilin, pelo mérito da tira de sapato. Além da semelhança entre estes objetos e as Mitzvót associadas a elas, sabemos que tudo o que D'us faz é "Midá Kenegued Midá" (medida por medida). Qual característica do Tefilin e do Tsitsit representa o ato de Avraham, de ter recusado qualquer tipo de compensação do rei de Sdom?
 
Rashi (França, 1040 - 1105) explica que as ações de Avraham não foram apenas uma enorme demonstração de desapego e autocontrole. A força de vontade de Avraham foi particularmente meritória por ele não querer se beneficiar de propriedade roubada. Porém, a que propriedade roubada Rashi se refere? De acordo com a lei, os despojos de guerra são de posse legal do vencedor. Por exemplo, depois da vitória na guerra contra Midian, a Torá descreve que o povo judeu pegou os despojos de guerra, entre eles muitos utensílios de preparar comida, e em nenhum momento a Torá chama a atenção que o ato foi ilícito. Inclusive, é através destes despojos de guerra que a Torá nos ensina a Mitzvá de Kasherização de utensílios. Certamente a Torá não nos ensinaria uma Mitzvá através de objetos roubados, algo que sabidamente irrita D'us. Então por que Rashi diz que se Avraham tivesse recebido os despojos de guerra, ele teria se beneficiado de propriedade roubada?
 
Explica o Rav Yohanan Zweig que, embora Avraham tivesse legalmente direito aos despojos, esta não era a percepção do rei de Sdom. Avraham venceu sozinho a guerra e, portanto, tinha o direito de ficar com tudo, enquanto o rei de Sdom não tinha direito a nada. O mero fato de o rei de Sdom ter se oferecido para dividir "generosamente" com Avraham o que foi conquistado na guerra implica que ele sentia que tinha direitos sobre essas posses, e que estava fazendo um gesto de benevolência. O que a Torá considera meritório nas ações de Avraham foi ele ter lidado com o rei de Sdom dentro do contexto da percepção do rei. De acordo com a percepção do rei, se Avraham pegasse todos os bens ele seria um ladrão. Como representante de D'us, Avraham não podia permitir a percepção de que ele havia roubado algo, o que seria um Chilul Hashem (denegrir o Nome de D'us), ou que o dinheiro havia sido dado a ele como um ato benevolente de um ser mortal, o que mancharia a honra de D'us. Avraham mostrou que, para proteger a honra de D'us, ele estava disposto a lidar com as pessoas com base na realidade que elas criaram para si mesmas, mesmo que fosse uma percepção completamente equivocada.
 
Mas por que essa característica de Avraham foi recompensada com as Mitzvót de Tzitzit e Tefilin? O Talmud (Sotá 17a) explica que quando um judeu usa Tefilin, ele inspira admiração em todos os que o veem. Isso não é porque admiram a própria pessoa, mas porque sentem a presença de uma Autoridade Superior que está sendo representada por esse indivíduo. Podemos comparar isso a um policial que usa uma farda e um distintivo. As pessoas não respeitam o próprio homem, e sim a instituição que ele representa. Tefilin é o emblema que representa a presença de D'us. É interessante notar que os Tefilin são usados em áreas geralmente designadas para exibir um emblema: a manga da camisa e o boné. Com relação aos Tzitzit, o Talmud ensina um conceito semelhante. Um judeu vestindo Tzitzit é semelhante a um escravo que usa a insígnia de seu mestre em sua vestimenta. Essas duas Mitzvót refletem a designação do judeu como um representante de D'us e facilitam a percepção da presença de D'us neste mundo.
 
Avraham também demonstrou a capacidade de aceitar a percepção da realidade de outra pessoa. Portanto, ele era a pessoa ideal para representar as Mitzvót de Tzitzit e Tefilin, que permitem que a presença de D'us seja percebida. O egocentrismo impede a pessoa de ver um ponto de vista diferente. Frequentemente exigimos que os outros vivam dentro da nossa realidade, especialmente se considerarmos que a posição do outro é incorreta. Embora significasse desistir do que era seu por direito, Avraham lidou com o rei de Sdom dentro da própria realidade do rei, a fim de preservar a honra de D'us neste mundo. Avraham demonstrou uma total falta de egocentrismo, que é a fundação para a aceitação da autoridade de D'us.
 
Deste incidente aprendemos dois conceitos importantes. O primeiro é que quanto mais nos afastamos do egocentrismo, mais conseguimos entender o ponto de vista das outras pessoas. O segundo é que o conceito de "Chilul Hashem" e "Kidush Hashem" não dependem apenas do ato que estamos fazendo, mas também da percepção de como os outros nos veem. Mesmo quando estamos fazendo algo correto, mas que aos olhos dos outros parece errado, isso pode ser Chilul Hashem. Desta maneira, precisamos ser extremamente cuidadosos com os nossos atos, sempre tentando levar em consideração a forma como os outros entendem a realidade para, desta maneira, estarmos sempre santificando o Nome de D'us.
 

SHABAT SHALOM
 

R' Efraim Birbojm

Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l.
--------------------------------------------

Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm@gmail.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp