quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

FAÇA O QUE TEM QUE SER FEITO - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHÁ KI TISSÁ 5784

BS"D
O e-mail desta semana é dedicado à Refua Shleima (pronta recuperação) de 

Avraham Yaacov ben Miriam Chava

--------------------------------------------------------

O e-mail desta semana é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de 
Sr. Gabriel David ben Rachel zt"l 

--------------------------------------------------------

Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, entrar em contato através do e-mail 
efraimbirbojm@gmail.com.
NEWSLETTER R' EFRAIM BIRBOJM
NEWSLETTER EM PDF
NEWSLETTER EM PDF
 
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT


PARASHÁ KI TISSÁ 5784



         São Paulo: 18h13                  Rio de Janeiro: 17h59 

Belo Horizonte: 18h00                  Jerusalém: 16h55
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
YouTube
YouTube
Twitter
Twitter
Spotify
Spotify

MENSAGEM DA PARASHÁ KI TISSÁ

ASSUNTOS DA PARASHÁ KI TISSÁ
  • Instruções Para o Censo
  • O Kior (Lavatório)
  • O Óleo da Unção
  • O Incenso
  • Os Arquitetos do Mishkan (Betzalel e Achaliav)
  • O Shabat
  • O Bezerro de Ouro
  • A fúria de D'us
  • Moshé Desce e quebra as Tábuas
  • O Pedido de Moshé
  • Moshé implora pelo perdão
  • Visão Divina
  • As Segundas Tábuas
  • 13 Atributos de Misericórdia
  • Primogênitos
  • Moshé retorna com o rosto brilhando
ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
BS"D
FAÇA O QUE TEM QUE SER FEITO - PARASHÁ KI TISSÁ 5784 (01/mar/24)

Esta história foi contada pelo Rav Israel Spira zt"l (Polônia, 1889 - EUA, 1989), o Rebe de Bluzhov, que a testemunhou no Campo de Concentração de Janowska:
 
"Todos os dias, ao amanhecer, os alemães nos levavam para fora do acampamento, para um dia de trabalho pesado que só terminava ao anoitecer. Cada dupla de trabalhadores recebia uma enorme serra e deveria cortar sua cota de toras. Por causa das condições terríveis e da fome, a maioria de nós mal conseguia ficar de pé. Mas nós serrávamos, sabendo que nossas vidas dependiam daquilo. Qualquer um que desmaiasse no trabalho ou deixasse de cumprir sua cota diária era morto na hora.
 
Um dia, enquanto eu puxava e empurrava a serra pesada com meu parceiro, fui abordado por uma jovem da nossa equipe de trabalho. A palidez em seu rosto mostrava que ela estava extremamente fraca.
 
- Rebe - sussurrou ela para mim - você tem uma faca?
 
Imediatamente entendi sua intenção e senti a grande responsabilidade que recaiu sobre mim.
 
- Minha filha - implorei, concentrando todo o amor e convicção em meu coração, no esforço de dissuadi-la de sua ação pretendida - Não tire sua própria vida. Eu sei que a vida agora é um inferno, do qual a morte parece uma libertação abençoada. Mas nunca devemos perder a esperança. Com a ajuda de D'us, sobreviveremos a esta provação e veremos dias melhores.
 
Mas a mulher parecia alheia às minhas palavras. "Uma faca", ela repetiu. "Eu preciso de uma faca agora".
 
Naquele momento, um dos guardas alemães percebeu nossa conversa sussurrada e se aproximou de nós. Ele exigiu saber o que estávamos conversando. Nós dois congelamos. Conversar durante o trabalho era uma transgressão grave. Muitos prisioneiros do campo haviam sido mortos por crimes muito menores. A mulher foi a primeira a se recuperar. "Eu pedi a ele uma faca", disse ela. Para meu horror, ela então dirigiu seu pedido ao guarda: "Me dê uma faca!". O alemão também adivinhou sua intenção, e um sorriso diabólico surgiu em seu rosto. Sem dúvida ele tinha visto os corpos daqueles que, em desespero, tiravam suas próprias vidas se jogando durante a noite na cerca eletrificada que cercava o acampamento. Mas aquela seria uma visão nova para ele. Ainda sorrindo, ele enfiou a mão no bolso e entregou-lhe uma pequena faca.
 
Pegando a faca, ela correu de volta para seu local de trabalho e se curvou sobre um pequeno pacote de trapos que havia colocado sobre um pequeno tronco. Desfazendo o embrulho rapidamente, ela tirou de lá um pequeno bebê. Diante dos nossos olhos espantados, de forma rápida e hábil, ela fez o Brit Milá no bebê. Logo em seguida ela recitou: "Baruch Atá Hashem... que nos ordenou que o inseríssemos no pacto de Avraham Avinu"
 
Embalando o bebê nos braços, ela acalmou seu choro. Então, ela olhou para o céu e disse: "D'us, oito dias atrás você me deu um filho. Eu sei que nem eu nem ele sobreviveremos por muito tempo neste lugar maldito. Mas agora, quando Você o levar de volta, Você o receberá como um judeu completo". Olhando sem medo para o guarda alemão, ela estendeu a faca sagrada e disse: "Sua faca. Obrigado"."
 
Não sabemos se esta mulher e seu bebê sobreviveram. Porém, ela fez o que tinha que ser feito.

Na Parashá desta semana, Ki Tissá (literalmente "Quando você fizer a contagem"), a Torá nos apresenta pela primeira vez Betzalel, o "arquiteto-chefe" do Mishkan, como está escrito: "Veja, Eu chamei pelo nome Betzalel, filho de Uri, filho de Chur, da Tribo de Yehudá. Eu o enchi com um espírito Divino, com sabedoria, discernimento e conhecimento, e com todo ofício" (Shemot 31:2,3). Naquele momento Betzalel tinha apenas treze anos de idade. Certamente foi uma grande surpresa quando Moshé reuniu o povo e apresentou um jovem rapaz como o responsável pela construção do Mishkan. Mas Betzalel não decepcionou. Ele seguiu exatamente as instruções de Moshé e conseguiu construir com sucesso o Mishkan, mesmo com todos os seus complexos detalhes.
 
A maneira como a Torá apresentou Betzalel chama a atenção. Normalmente, ao apresentar pessoas pelo nome, a Torá menciona o nome da pessoa e o nome de seu pai, como Kalev ben Yefune e Yehoshua bin Nun, entre muitos outros exemplos. Por que com Betzalel foi diferente, já que o nome do seu avô também foi mencionado? E isto não ocorre apenas na primeira vez em que ele é apresentado, na Parashá Ki Tissá, mas também se repete quando ele é mencionado na Parashá Vayakel (Shemot 35:30) e na Parashá Pekudei (Shemot 38:22).
 
Outro detalhe interessante que chama a atenção é o fato de Rashi (Shemot 35:30) identifica Chur como sendo "o filho de Miriam". Por que é importante sabermos este detalhe?
 
Responde o Midrash que foi pelo mérito de Chur que Betzalel recebeu a oportunidade e o privilégio de ser o encarregado de construir o Mishkan. Betzalel recebeu mais do que apenas essa oportunidade. D'us o presenteou com o conhecimento e a habilidade para construir o Mishkan. Tudo isso foi mérito de seu avô, Chur.
 
Quem era Chur? Além de ser filho de Miriam, ele desempenhou um papel central quando o povo judeu estava pretendendo fazer o "Bezerro de Ouro". Desesperados pela demora de Moshé em descer do Monte Sinai, uma multidão desejou construir um bezerro de ouro para substituir seu líder desaparecido. Chur se opôs à multidão. Ele insistiu em dizer que eles estavam tomando uma atitude equivocada. Tragicamente, Chur pagou com sua própria vida por este protesto. Em sua obstinação, o povo acabou assassinando Chur. Talvez este seja um dos motivos pelos quais Aharon tentou apenas ganhar tempo, ao invés de também enfrentar a multidão.
 
Mas será que Chur estava certo? Foi correto Chur ter se levantado contra o povo, ou ele deveria ter feito como Aharon e somente tentar ganhar tempo? Poderíamos pensar que foi um erro de Chur, pois aparentemente ele morreu em vão, já que o bezerro foi construído. No entanto, D'us fez questão de mostrar que não foi um erro. D'us apreciou tanto o que Chur fez que acabou escolhendo seu neto, Betzalel, como arquiteto-chefe do Mishkan.
 
Chur adotou uma postura impopular. Porém, às vezes, para fazer o que é certo, é necessário adotar uma postura impopular, apesar da possibilidade de os esforços não terem resultado. Chur não necessariamente pensou que seria bem-sucedido em dissuadir as pessoas do plano de construir um bezerro de ouro. Mas Chur sentiu que isso era a coisa certa a se fazer e se levantou contra o povo. Muitas vezes na vida a pessoa deve assumir a postura de fazer o que é certo, e não de ser popular, independente das chances de sucesso.
 
De onde Chur tirou esse traço de caráter? De onde ele aprendeu a lição de que uma pessoa deve às vezes fazer o seu melhor, dar o seu melhor, mesmo quando o sucesso é improvável? A resposta está no detalhe que Rashi forneceu ao dizer que Chur era filho de Miriam. Esta também era a forma de viver que Miriam escolheu.
 
Nossos sábios ensinam que quando o Faraó decretou que todos os bebês meninos fossem jogados no Nilo, Amram se divorciou de sua esposa. Por quê? Ele concluiu: "Por que trazer bebês ao mundo? Para serem jogados no Nilo?". Como Amram era o líder da geração, todos seguiram o seu exemplo e se divorciaram de suas esposas. Então veio a pequena Miriam, com apenas cinco anos de idade, e disse ao pai, com toda a educação do mundo: "Pai, não acho que você está certo. O Faraó só decretou em relação à morte dos meninos neste mundo, mas você está impedindo que meninos e meninas sejam concebidos, e que tenham um Mundo Vindouro!". Miriam não tinha certeza de que iria conseguir convencer seu pai. Se a filhinha do Rav Moshe Feinstein zt"l discordasse de uma Halachá de seu pai e dissesse: "Pai, eu não acho que isso está certo", ela seria escutada?
 
Além disso, quando o cesto de Moshe foi colocado no Nilo, Miriam o acompanhou. Para que? Parecia um esforço em vão! O que Miriam esperava conseguir? E quando Batia, a filha do Faraó, encontrou o bebê no cesto, Miriam se aproximou dela e oferece um conselho. Miriam era tola? Como uma escrava vai até a princesa do Egito e começa a lhe dar conselhos sobre o que fazer com aquele bebê? Parecia ser um esforço em vão!
 
Por que Miriam tentou fazer coisas que pareciam impossíveis? Ela sentiu que era a coisa certa a se fazer. Esta era a filosofia de vida dela. Se teria sucesso ou não, ela sabia que isso não dependia dela.
 
Explica o Rav Yssocher Frand que percebemos aqui um padrão: Miriam nunca desistia de fazer o que era correto. Ela fazia sempre o seu melhor, mesmo sem saber se chegaria ao sucesso. Miriam fazia o que podia em cada situação. O Rav Israel Salanter zt"l (Lituânia, 1810 - Prússia, 1883) dava aos seus alunos três conselhos: "Vocês não precisamos imitar as pessoas; Nunca façam apenas um esforço mínimo e superficial; Saibam que nem sempre é necessário ter sucesso, o que é necessário é fazer a nossa parte".
 
O que D'us espera de nós é o esforço, fazer o que é certo, independente das circunstâncias. Essa era filosofia de vida que Miriam transmitiu ao seu filho Chur. Quando Chur foi confrontado com uma situação que parecia sem esperança, mesmo assim ele se levantou para fazer algo, pois sabia que era a coisa certa a se fazer. Chur era "filho de Miriam", aquela que fazia as coisas apenas porque era o certo a se fazer. Em recompensa por essa dedicação, Betzalel acabou tendo o mérito de construir a Casa de Hashem.

SHABAT SHALOM 

R' Efraim Birbojm

 

Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima.
 
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l.
--------------------------------------------

Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp