sexta-feira, 18 de março de 2022

AGRADECENDO PELAS DIFICULDADES? - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHÁ TSAV 5782

Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, entrar em contato através do e-mail 
efraimbirbojm@gmail.com.
 
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT


PARASHÁ TSAV



         São Paulo: 17h59                  Rio de Janeiro: 17h46 

Belo Horizonte: 17h47                  Jerusalém: 17h13
ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
YouTube
YouTube
Twitter
Twitter
VÍDEO DE PURIM
ASSUNTOS DA PARASHÁ TSAV
  • Cinzas do Altar.
  • 3 fogos do Altar.
  • Leis da Oferenda de Minchá (Farinha).
  • Oferenda do Cohen Gadol e seus filhos.
  • Leis das Oferendas de Pecado (Chatat).
  • Leis das Oferendas de Culpa (Asham).
  • Presentes dos Cohanim.
  • Leis das Oferendas de Agradecimento (Todá)
  • Pigul e Notar - Oferendas que não são mais aceitas.
  • Proibição de consumir as Oferendas em um estado de impureza.
  • Proibição de comer gordura (Chelev) e sangue.
  • A Porção das oferendas dada ao Cohen.
  • Consagração dos Cohanim.
BS"D

AGRADECENDO PELAS DIFICULDADES? - PARASHÁ TSAV 5782 (18/março/22)

 
O Ramban zt"l (Nachmânides) (Espanha, 1194 - Israel, 1270) tinha um aluno que era muito promissor no estudo da Torá. Desde muito cedo ele já dava sinais de que poderia ser um dos grandes de Torá da geração. Porém, repentinamente este jovem adoeceu e sua vida ficou em risco. O Ramban foi visitá-lo, muito preocupado, e percebeu que o fim da vida dele infelizmente estava próximo. O Ramban se aproximou de seu aluno e disse:
 
- Escute bem, meu filho, o que eu vou te ordenar. Saiba que no mundo celestial há um salão elevado, onde ficam as cadeiras do julgamento, e onde a Presença Divina paira, influenciando os julgamentos. Vou te dar um talismã, e com este talismã todos os portões dos salões celestiais se abrirão para você, até você conseguir chegar a este salão elevado. Eu quero que você vá até lá e faça algumas perguntas muito difíceis que eu tenho em relação a assuntos do povo judeu.
 
O Ramban deu uma lista de perguntas por escrito ao aluno e pediu para que ele, assim que conseguisse chegar a este salão elevado, viesse através de um sonho trazer para ele todas as respostas que escutasse lá. E assim aconteceu, em pouco tempo o jovem aluno realmente faleceu, de forma muito precoce. Algum tempo depois, quando o Ramban estava sentado ao lado da janela de sua casa, imerso em seus estudos de Torá, ele viu uma imagem de seu aluno falecido se formando diante dos seus olhos. O aluno disse para ele:
 
- Saiba, Rav, que em todos os lugares celestiais onde eu mostrava o talismã que você me deu, todos os portões eram abertos e eu tinha permissão de entrar e subir. E assim foi, de subida em subida, até que eu cheguei ao salão elevado que o Rav mencionou para mim. Porém, quando fui fazer as difíceis perguntas que o Rav havia preparado, percebi que nos mundos elevados já não havia mais nenhum questionamento, pois como é o mundo da verdade, tudo já estava respondido.

Nesta semana lemos a Parashá Tsav (literalmente "Ordene"), que continua descrevendo muitos detalhes em relação à oferenda de Korbanót no Mishkan e alguns outros Serviços espirituais que eram diariamente realizados pelos Cohanim. Mas um dos Korbanót que chama muito a nossa atenção é o Korban Todá, que literalmente significa "A oferenda do agradecimento". Quando este Korban era oferecido? Em quatro situações específicas, nas quais a pessoa havia passado por um grande risco de vida, mas percebeu a Mão de D'us em sua salvação: ao ser libertado do cativeiro, ao se curar de uma doença grave, ao atravessar o oceano e ao atravessar o deserto. Estas quatro situações causam riscos iminentes de morte e, portanto, a pessoa agradecia a D'us por ter permanecido vivo, apesar dos grandes perigos.
 
Explica o Rav Avraham Shmuel Binyamin Sofer zt"l (Hungria, 1815 - 1871), mais conhecido como Ktav Sofer, que quando alguém passa por uma grande dificuldade ou perigo, a ponto de sua salvação poder ser considerada milagrosa, o normal é agradecer apenas pelo milagre ocorrido e pela salvação do sofrimento. E, aparentemente, isso parece ser racionalmente correto, pois ninguém costuma agradecer pelos sofrimentos e dificuldades.
 
Porém, o Midrash traz um interessante versículo de David HaMelech: "Aquele que oferece um Korban Todá Me traz honra, e Eu prepararei o caminho, Eu lhe mostrarei a salvação de D'us" (Tehilim 50:23). O Midrash então questiona que o termo "Me traz honra", em hebraico, deveria ser "Iechabedani", porém neste versículo está escrito "Iechabedaneni", isto é, ao invés de apenas uma letra "Nun", o versículo está escrito com duas letras "Nun". Por que? Para nos ensinar que, ao agradecermos com o Korban Todá, estamos dando a D'us honra sobre honra. Mas como entender estas palavras do Midrash?
 
O Ktav Sofer explica que devemos agradecer a D'us pela salvação, mas que também devemos agradecê-Lo pela dificuldade, pois nos ensinou o grande Rabi Akiva: "Tudo o que D'us faz, faz para o nosso bem". Portanto, se houve um sofrimento e uma salvação, isto quer dizer que o próprio sofrimento também era algo bom. Mas como podemos agradecer por um sofrimento? Onde pode estar a bondade em uma dificuldade que passamos na vida?
 
Existem algumas formas de enxergar as bondades por trás das dificuldades. Por exemplo, um sofrimento pode ser a forma que D'us utiliza para nos despertar e nos ajudar a consertarmos os nossos atos, como um pai que dá um tapa em seu filho para que ele perceba que está fazendo algo errado. Outras vezes as dificuldades são apenas um caminho para que venha para a pessoa uma bondade muito maior. É por isso que os nossos sábios explicam que da mesma forma que devemos abençoar com alegria algo bom que aconteceu em nossa vida, assim também devemos agradecer algo ruim que nos aconteceu, pois há alguma bondade escondida.

Mas será que algum ser humano consegue viver desta maneira? Sim, muitas pessoas se trabalharam para ver a vida desta maneira. Por exemplo, David Hamelech nos deixou por escrito a certeza de que, apesar de todos os sofrimentos e dificuldades pelos quais ele passou, era assim que ele vivia a vida: "Eu Te agradecerei porque Você me respondeu, e Você foi minha salvação" (Tehilim 118:21). Nossos sábios explicam que a linguagem "Anitani" pode significar "Me respondeu", mas também pode significar "Me castigou com sofrimentos". Portanto, David Hamelech agradecia não apenas pela salvação, mas também pelas dificuldades que D'us mandava. David Hamelech também dizia: "Eu abençoarei a D'us em todos os momentos" (Tehilim 34:2). O que significa "todos os momentos"? Nos momentos bons e também nas dificuldades. David Hamelech conseguia ter a Emuná tão completa, a ponto de agradecer a D'us pelas salvações e bons momentos, mas também pelas dificuldades.
 
Quando nossos sábios ensinam que devemos agradecer por algo ruim como agradecemos com alegria pelas coisas boas, não quer dizer que devemos dar uma festa quando passamos por um sofrimento, e sim que devemos receber os sofrimentos com amor, serenidade e tranquilidade, pois precisamos colocar no coração a certeza de que tudo o que D'us faz é para o bem, e somos nós que temos uma visão limitada dos acontecimentos.
 
Portanto, esta é a resposta do nosso questionamento inicial, sobre a linguagem "Iechabedaneni", relacionada com o Korban Todá e escrita com duas letras "Nun". Aquele que oferecia o Korban Todá não deveria agradecer apenas pela salvação, mas também pela dificuldade ou sofrimento que veio antes. É por isso que a palavra "Me traz honra" está escrito com duas letras "Nun", para aprendermos que o agradecimento deve ser duplo, pela salvação e pelo problema também, honra sobre honra, pois tudo o que D'us faz é para o nosso bem.
 
Desta maneira também podemos entender as palavras na continuação do versículo "e Eu prepararei o caminho, Eu lhe mostrarei a salvação de D'us". Mesmo que possamos acreditar que tudo o que D'us faz é para o nosso bem, como não temos o dom da profecia, não conseguimos saber no momento do sofrimento qual é a bondade que florescerá dele. Porém, aquele que confia em D'us com o coração pleno, com a certeza de que os sofrimentos também veem para o nosso bem, ao ponto de até mesmo agradecer por eles, então D'us abrirá seus olhos e seu coração entenderá como surgirá a bondade verdadeira de dentro daquele acontecimento ruim ilusório. Desta maneira, quando a pessoa honra D'us mesmo através de algo que, pela sua visão limitada, parecia ser algo ruim, a pessoa pavimenta o caminho para que D'us mostre para ela em sua salvação que o próprio mal é uma bondade. O nome de D'us mencionado neste versículo de David HaMelech é "Elokim", que normalmente está associado à característica de justiça estrita de D'us. Mesmo quando D'us nos castiga utilizando Sua justiça estrita, no fundo tudo é direcionado para nossa salvação, tudo é fruto da Sua misericórdia.
 
Explica o Rav Yochanan Zweig que de acordo com o Midrash, no Mundo Vindouro o único tipo de sacrifício que ainda será oferecido será o Korban Todá. O que há de tão único neste Korban para que seja oferecido no Mundo Vindouro, enquanto os outros sacrifícios serão cancelados? Todos os sacrifícios são feitos para expiar as transgressões, com exceção do Korban Todá que é trazido para agradecer a D'us por alguma salvação milagrosa. Todos os outros sacrifícios são feitos para reparar um relacionamento danificado pelas transgressões. Como no Mundo Vindouro as transgressões não existirão, esses sacrifícios não terão mais propósito.
 
A palavra "Todá", que significa "agradecimento", está associada à palavra "Modê", que significa "reconhecimento". Quando uma pessoa expressa seu apreço por algo que foi feito por ela, está reconhecendo o bem e declarando que espera a oportunidade de retribuir, como está implícito na expressão "obrigado", isto é, me sinto na obrigação de retribuir. Portanto, mostrar apreço é a maneira pela qual uma pessoa expressa que deseja que o relacionamento perdure e floresça. O Rav Moshe Chaim Luzzato zt"l (Itália, 1707 - Israel, 1746) explica que o Mundo Vindouro não tem limites. O ser humano continuará a obter prazer de sua perfeição conquistada por toda a eternidade. No mundo material, o crescimento é alcançado ao evitarmos e nos arrependermos das transgressões. No entanto, no Mundo Vindouro, o mundo da verdade e da claridade, cometer transgressões não será uma opção. Portanto, o crescimento só poderá ser alcançado expressando nossa gratidão pela recompensa que recebemos de D'us. Isso torna o Korban Todá mais apropriado para o Mundo Vindouro.
 
Precisamos ser mais agradecidos a D'us. Em nossa visão limitada, muitas vezes deixamos de perceber bondades incríveis de D'us conosco. Mesmo nas dificuldades e sofrimentos há muita bondade escondida. Que possamos ter uma confiança plena em D'us, em Sua bondade e retidão, para que Ele possa abrir nossos olhos e corações para a verdade.

 

SHABAT SHALOM
 

R' Efraim Birbojm

Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l.
--------------------------------------------

Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm@gmail.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp