quarta-feira, 10 de julho de 2019

QUEM QUER VIVER PARA SEMPRE? - SHABALOM M@IL - PARASHAT CHUKAT 5779

BS"D
Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, favor entrar em contato através do e-mail efraimbirbojm@gmail.com.
   

***********************************************
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT - PARASHAT CHUKAT 5779:

São Paulo: 17h16  Rio de Janeiro: 17h05  Belo Horizonte: 17h12  Jerusalém: 19h11
*****************************************
ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
VÍDEO DA PARASHAT CHUKAT

QUEM QUER VIVER PARA SEMPRE? - PARASHAT CHUKAT 5779 (12 de julho de 2019)

 
"Um ônibus israelense fazia uma viagem para o Mar Morto. Era época das férias de verão e o ônibus estava lotado. Em um dos primeiros bancos estava sentado um rabino, famoso por suas palestras. No meio da viagem, em uma curva acentuada, o motorista do ônibus, um homem extremamente impaciente e inconsequente, decidiu ultrapassar um veículo que trafegava um pouco mais lento. Infelizmente havia um caminhão vindo na outra pista. O rabino, ao ver o caminhão vindo na direção do ônibus, mal teve tempo de pronunciar o Shemá Israel. O choque foi tão forte que a maioria dos passageiros morreu, inclusive o rabino.
 
Quando o rabino abriu os olhos, viu que estava em um lugar paradisíaco, sob uma luz que emanava amor e paz. Ele reconheceu muitas pessoas que estavam com ele dentro do ônibus que se acidentou. Eles estavam em uma espécie de "sala de espera" e parecia haver uma ordem para entrar no Gan Éden. Porém, para a surpresa do rabino, o motorista do ônibus era o primeiro da fila, enquanto ele era um dos últimos. Poucos instantes depois, passou por eles um anjo que parecia ser era o encarregado da "sala de espera". O rabino então questionou a ordem na qual eles estavam organizados. Como poderia ser que ele, um rabino tão temente a D'us, que conduziu fielmente sua Congregação por tantos anos, poderia estar no final da fila, enquanto aquele motorista de ônibus irresponsável poderia ser o primeiro da primeira fila? O anjo explicou:
 
- É simples. Quando você dava suas palestras na sinagoga, as pessoas adormeciam. Porém, quando este motorista dirigia seu ônibus, todos diziam sem parar o Shemá Israel..."
 
Apesar de ser engraçada, esta piada traz um profundo ensinamento: o que receberemos de recompensa no Mundo Vindouro, para toda a eternidade, depende diretamente de cada ato que fazemos neste mundo.

O assunto inicial da Parashat desta semana, Chukat (literalmente "Lei") é a enigmática Mitzvá da "Pará Adumá", uma vaca completamente vermelha cujas cinzas tinham o poder de purificar uma pessoa que havia entrado em contato com a impureza espiritual de um morto. Além disso, a Parashat também descreve as mortes de Aharon e Miriam, além da "sentença de morte" recebida por Moshé, por ter golpeado a pedra para que dela saísse água, ao invés de apenas ter falado com a pedra, conforme D'us havia comandado. Parece que a morte é o assunto central desta Parashat. Afinal, qual é a visão judaica sobre a morte? É algo positivo ou negativo?
 
É interessante perceber que fazemos muitas piadas sobre a morte. Talvez seja uma tentativa de, ao fazer da morte algo mais leve e engraçado, isto ajude a diminuir a ansiedade que sentimos em relação a ela. Mas talvez as piadas reflitam a dupla natureza da morte. Por um lado, é o fim da vida como a conhecemos. Porém, ao mesmo tempo, acreditamos que há algo melhor nos esperando "do outro lado", depois que morrermos.
 
De acordo com o judaísmo, a morte tem realmente uma natureza dupla e contraditória. Por um lado, temos uma grande quantidade de leis referentes ao luto, que nos ajudam a lidar com o falecimento de um ente querido e aliviar um pouco da dor. Paira sobre nós um sentimento de que algo "ruim" aconteceu com os que partiram, especialmente se a pessoa era jovem. Além disso, quando uma pessoa escuta que um conhecido faleceu, ela diz a Brachá "Baruch Dayan HaEmet" (Abençoado seja o Juiz da verdade), em um reconhecimento e aceitação da vontade de D'us. Entretanto, quando a pessoa experimenta um acontecimento positivo, ela faz uma Brachá diferente, "HaTov VeHaMetiv" (Abençoado seja Aquele que é bom e faz o bem). Se a morte fosse uma ocorrência totalmente positiva, nós diríamos a segunda Brachá ao escutarmos sobre um falecimento. Isto quer dizer que a morte realmente tem um lado triste e negativo. No entanto, por outro lado, o judaísmo reconhece que há um Mundo Vindouro, onde os nossos entes queridos experimentam uma realidade de prazer muito mais profundo do que é possível neste mundo. A partir deste ponto de vista, a morte é algo bom, pois é o início de uma nova existência, o momento de experimentar tipos de prazer mais elevados e sublimes.
 
Os nossos sábios abordam esta visão paradoxal através de um ensinamento aparentemente contraditório: "É mais preciosa uma hora de arrependimento e bons atos neste mundo do que toda a vida no Mundo Vindouro" (Avót 4:17). O início desta Mishná (parte da Torá Oral) nos dá a entender que a vida neste mundo é o que temos de mais precioso e, portanto, a morte é algo negativo. Porém, o paradoxo surge com a continuação desta Mishná: "E é mais preciosa uma hora de tranquilidade no Mundo Vindouro do que toda a vida neste mundo", o que nos dá a entender que o Mundo Vindouro é mais precioso e, portanto, a morte é algo positivo. Como entender esta contradição? Afinal, onde é melhor estar, neste mundo ou no Mundo Vindouro?
 
Explica o Rav Simcha Barnett que a solução para entender esta aparente contradição está justamente na Mishná anterior: "Este mundo é como um corredor diante do Mundo Vindouro. Prepare-se no corredor para que você possa entrar no salão de banquete" (Avót 4:16). A primeira coisa que esta Mishná nos transmite é que este mundo e o Mundo Vindouro são partes de uma única "moradia". Em segundo lugar, nossos sábios enfatizam claramente que, embora o Mundo Vindouro, representado pelo "salão de banquetes", seja o principal, o corredor é parte indispensável para chegarmos ao "salão" e aproveitarmos o que é oferecido lá.
 
Este ensinamento nos transmite algo profundo sobre a vida e a morte. Se esta vida é comparada a um corredor que conduz ao Mundo Vindouro, então ela tem uma enorme importância. Essa é a razão pela qual a Mishná começa afirmando que uma vida bem vivida, isto é, na qual estamos constantemente envolvidos com a Torá, com as Mitsvót e com o nosso aprimoramento, é mais valiosa do que todo o Mundo Vindouro. A alegria que seremos capazes de sentir no Mundo Vindouro será diretamente dependente de como moldamos nossa alma neste mundo. Isto se compara a duas pessoas que vão a um concerto de música clássica. Uma delas é um profundo conhecedor e amante da música clássica, enquanto o outro nunca estudou nada sobre teoria musical. Os dois escutarão os mesmos sons, mas a qualidade de suas experiências será muito diferente. No mesmo concerto de música, é possível dizer que um deles estará no céu, enquanto o outro estará no inferno!
 
Há realmente uma natureza paradoxal em relação ao fenômeno de morte. Por um lado, há uma perda, enquanto, por outro lado, há um ganho. A perda é não sermos mais capazes de acumular méritos para nossa eternidade. É como aquele programa de televisão, no qual os concorrentes têm cinco minutos para pegar em uma loja de departamentos tudo o que conseguirem colocar em seus carrinhos. Da mesma maneira, tudo o que conseguirmos "pegar" na vida, em termos de méritos espirituais, levaremos para sempre. A morte é o "fim do jogo". É por isso que nossos sábios afirmam que uma hora na qual estamos envolvidos com a Torá e suas Mitsvót é melhor do que o todo o Mundo Vindouro. Isto porque não podemos ganhar uma existência eterna no Mundo Vindouro exceto através do nosso aperfeiçoamento neste mundo.
 
Por outro lado, há um ganho com a morte. Embora a nossa capacidade de acumular méritos com o nosso próprio esforço e alcançar a perfeição termine com a morte, finalmente todo o prazer que "adquirimos" com nossos atos pode ser finalmente experimentado e apreciado em um nível muito mais profundo. Portanto, a vantagem da morte é que a profundidade e a eternidade das experiências que não podem ser alcançadas neste mundo serão finalmente vivenciadas. É como se tivéssemos passado toda a nossa vida escutando pequenos trechos de uma música irritante, em um rádio AM cheio de ruídos e saindo de uma única caixa de som. Imagine agora escutar nossa música favorita em um CD digital, no sistema estéreo mais moderno, rodeado por alto-falantes de alta fidelidade. A música reverberaria dentro de nós com uma intensidade, clareza e beleza que nunca imaginaríamos ser possível. Isto é semelhante ao prazer que estará disponível para nós no Mundo Vindouro. Nosso trabalho é desenvolver nossa alma neste mundo para que ela possa apreciar a "música" que estará tocando no Mundo Vindouro. A experiência certamente será incrível em sua beleza e prazer.
 
A morte é a separação do corpo e da alma. No Talmud (Brachót 8a) nossos sábios descrevem o momento da morte de um Tzadik (pessoa justa) e de um Rashá (pessoa malvada). Para a pessoa que viveu sua vida consciente de que está aperfeiçoando sua alma neste mundo em preparação para o Mundo Vindouro, a separação entre a alma e o corpo é comparada a algo suave e sem sofrimento, como retirar um único fio de cabelo de um copo de leite. No entanto, para a pessoa que ignorou sua alma e identificou-se completamente com seu corpo, a separação entre eles será como puxar um novelo de lã do meio de um espinheiro. Será uma experiência dolorosa, pois o corpo, com o qual ele tanto se identificou, termina. Para o corpo, a morte iguala tudo. Não importa quem você foi na vida, na morte todos os corpos encontram o mesmo destino. A alma, no entanto, vive para sempre, e a "qualidade de vida" será definida através das nossas ações neste mundo.
 
Se vivermos com essa consciência ao longo dos nossos dias, nossas vidas se tornarão mais ricas e significativas. Veremos os nossos esforços e lutas nos levando a algum lugar. Vivendo desta maneira, nenhuma alegria ou sofrimento é em vão. Tudo isso vai moldando quem nós realmente somos. O que somos e o que fizemos nos acompanharão para sempre. É incrível perceber que, no final das contas, o que vamos realmente receber no Mundo Vindouro será nós mesmos, melhorados e aperfeiçoados, prontos para aproveitar os prazeres eternos. Estamos no controle do nosso próprio destino. O verdadeiro poder da morte é ajudar a nos concentrarmos sobre o que é realmente importante na vida. Ninguém quer morrer, mas na visão judaica não é nesta vida que teremos a forma mais real ou prazerosa de existência possível. Esta vida é apenas o corredor para o Mundo Vindouro. Se vivermos plenamente e com sabedoria, poderemos recolher as moedas de todo o nosso esforço no Mundo Vindouro.

 
SHABAT SHALOM

 

R' Efraim Birbojm

Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima, Rachel bat Luna, Eliahu ben Esther, Moshe ben Feigue, Laila bat Sara, Eliezer ben Shoshana, Mache bat Beile Guice, Feiga Bassi Bat Ania, Mara bat Chana Mirel, Dina bat Celde, Celde bat Lea.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l, Eliezer ben Arieh z"l; Arieh ben Abraham Itzac z"l, Shmuel ben Moshe z"l, Chaia Mushka bat HaRav Avraham Meir z"l, Dvora Bacha bat Schmil Joseph Rycer z"l, Alberto ben Esther z"l, Malka Betito bat Allegra z"l, Shlomo ben Salha z"l, Yechiel Mendel ben David z"l, Faiga bat Mordechai HaLewy z"l.
--------------------------------------------

Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp