sexta-feira, 3 de setembro de 2010

MENSAGEM DE ROSH HASHANÁ 5771

BS"D
 
Mais um ano está terminando. Baruch Hashem, chegamos ao término de mais um ciclo do Shabat Shalom M@il. "Shehecheianu Vekiimanu Vihiguianu Lazman Hazé" (Bendito seja D'us, que nos manteve vivos, nos sustentou e nos fez chegar até este momento). O ano de 5770 fica para trás e já nos preparamos para as realizações e o crescimento espiritual que almejamos para o ano de 5771.
 
Para dividir um pouco da alegria que eu sinto por semanalmente escrever o Shabat Shalom M@il, gostaria de ilustrar meus sentimentos com uma linda história:
 
"Contam que um homem, ao caminhar na praia, avistou uma pessoa que repetidamente se inclinava, apanhava algo na areia e atirava no mar. Ao se aproximar, notou que o rapaz pegava estrelas do mar que haviam sido levadas para a praia e as lançavam de volta à água. Aproximou-se e perguntou o que ele estava fazendo. O rapaz explicou:
 
- Estou devolvendo estas estrelas do mar ao oceano. Todas as estrelas do mar foram trazidas para a praia e, se eu não as lançar de volta ao mar, elas morrerão por falta de oxigênio.
 
- Entendo - respondeu o homem - mas deve haver milhares de estrelas do mar nesta praia, você não será capaz de apanhar todas elas. Além disso, há centenas de praias acima e abaixo desta costa. Você não entende que não fará diferença alguma?
 
O rapaz sorriu, curvou-se, apanhou outra estrela do mar e, ao arremessá-la de volta ao mar, disse:
 
- Para esta fez diferença"
 
Mudar o mundo não é uma tarefa fácil. Mas se cada um de nós fizer a sua parte, der a sua contribuição, ao menos acreditar que o mundo pode ser muito melhor, teremos dado mais um passo. A Torá não nos deixa desanimar, a Torá não nos deixa desistir.
 
Foi com esta motivação que, durante todo este ano, eu me dediquei a escrever o Shabat Shalom M@il. O Pirkei Avót nos ensina: "Não estamos obrigados a terminar o trabalho, mas isso não nos isenta de participar dele". Sinto muita alegria de poder dar esta contribuição semanal, na esperança de que, para cada um de vocês, esta pequena porção de Torá semanal tenha feito a diferença. No escritório na Sexta feira de manhã, em casa ou na mesa de Shabat, espero que o Shabat Shalom M@il possa ter trazido para cada família um pouco mais de luz e entendimento.
 
Agradeço a todos os leitores do Shabat Shalom M@il, por todos os incentivos, elogios e sugestões. Agradeço muito à minha família, pelo apoio e pelo carinho constantes. E acima de tudo, agradeço a D'us pela oportunidade de poder espalhar pelo mundo a beleza e a profundidade dos ensinamentos da nossa sagrada Torá. Espero que, para cada um de vocês, os Shabat Shalom M@il possam ter feito a diferença. Que possam ter levado à reflexão, à mudanças de atitude, à uma nova forma de ver a vida e o mundo.
 
Que todos tenham um ano com muita saúde, com muita paz, com muitas alegrias e conquistas, com Parnassá Tová (bom sustento) e principalmente com muita Torá. E que finalmente seja o ano da vinda do Mashiach.
 
Shaná Tová para todos.
 
Com carinho
 
Rav Efraim Birbojm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe aqui a sua pergunta ou comentário sobre o texto da Parashá da semana. Retornarei o mais rápido possível.