quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

BRILHANDO COMO AZEITE PURO - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHÁ TETSAVÊ 5782

Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, entrar em contato através do e-mail 
efraimbirbojm@gmail.com.
 
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT


PARASHÁ TETSAVÊ



         São Paulo: 18h28                  Rio de Janeiro: 18h14 

Belo Horizonte: 18h13                  Jerusalém: 16h46
ARQUIVO EM PDF
ARQUIVO EM PDF
BLOG
BLOG
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
YouTube
YouTube
Twitter
Twitter
VÍDEO DA PARASHÁ TETSAVÊ
ASSUNTOS DA PARASHÁ TETSAVÊ
  • Óleo para Menorá.
  • As 8 Vestes do Cohen Gadol:
    1) Efod ("Avental") e os Engastes.
    2) Choshen Mishpat ("Peitoral").
    3) Meil ("Manto").
    4) Tsits ("Tiara", Placa para a cabeça).
    5) Avnet ("Cinto").
    6) Ktonet ("Túnica").
    7) Mitsnefet ("Turbante").
    8) Michnassaim ("Calças").
  • As 4 Vestes dos Cohanim simples.
    1) Ktonet ("Túnica").
    2) Avnet ("Cinto").
    3) Migbaat ("Turbante").
    4) Michnassaim ("Calças").
  • Consagração dos Cohanim.
  • Consagração do Altar.
  • Korban Tamid.
  • Mizbeach (Altar) de Incenso.
BS"D

BRILHANDO COMO AZEITE PURO - PARASHÁ TETSAVÊ 5782 (04/fevereiro/2022)

 
"Uma mulher certa vez procurou desesperada o Rav David HaLevi Segal zt"l (Polônia, 1586 - 1667), mais conhecido como "Taz" (iniciais de "Turei Zahav"). Ele era um comentarista do Shulchan Aruch e uma grande autoridade rabínica da Polônia. A mulher estava chorando amargamente, pois seu único filho estava muito doente, à beira da morte. Os médicos já haviam perdido qualquer esperança de sobrevivência da criança. Desesperada, ela veio ao Taz para pedir ajuda. O Taz, muito sensibilizado com a dor daquela mulher, sugeriu que ela rezasse com muito fervor para que D'us ajudasse na recuperação do seu filho. Mas a mulher, ao escutar as palavras do Taz, balançou a cabeça e disse:
 
- Rabino, já rezei muito pelo meu filho, e outras pessoas também estão rezando por ele, mas não está adiantando. Será que você não pode também oferecer suas Tefilót em prol da recuperação do meu filho?
 
O choro desesperado daquela mulher despertou a compaixão no coração do Taz. Ele ficou em silêncio, meditando por algum tempo. De repente, ele levantou a cabeça e disse:
 
- Durante duas semanas estive "quebrando a cabeça" para descobrir a resposta para uma pergunta complexa da Torá. Foram semanas de muito esforço, até mesmo sofrimento. Peço a D'us que o mérito deste meu sofrimento no estudo da Torá sirva como uma Brachá para que seu filho doente possa se curar.
 
A Tefilá do Taz foi aceita por D'us e milagrosamente a criança começou a melhorar, até que se recuperou completamente. Tudo graças à "luz" trazida ao mundo pelo estudo da Torá."
 
O Midrash nos ensina que, assim como o fogo desceu do céu, também a Torá nos foi entregue do céu. E assim como o fogo permite a vida no mundo, assim também as palavras da Torá nos sustentam e nos dão vida, tanto neste mundo quanto no Mundo Vindouro.

Nesta semana lemos a Parashá Tetzavê (literalmente "Ordene"), que traz dois assuntos principais: a preparação do azeite que seria utilizado para o acendimento diário da Menorá e a descrição das roupas esplendorosas que o Cohen Gadol utilizava em seu Serviço no Beit Hamikdash, como o "Choshen", um peitoral feito com lã, ouro e pedras preciosas, o "Tsits", uma tiara de ouro que continha o nome de D'us, e o "Meil", uma túnica de lã azul celeste com pequenos sinos de ouro e romãs de lã colorida.
 
Assim começa a nossa Parashá: "Você (Moshé) deve ordenar a Israel que lhe tragam azeite de oliva puro, prensado à mão, para iluminação, para acender a Menorá constantemente" (Shemot 27:20). Daquele dia em diante, a Menorá de sete braços colocada no Mishkan se tornaria um símbolo para o povo judeu.
 
Mas este utensílio do Mishkan, a Menorá, desperta alguns questionamentos. Em primeiro lugar, se a Menorá era um elemento essencial dentro do Mishkan, e deveria ser continuamente acesa, certamente sua existência deve carregar uma forte mensagem para as futuras gerações. Qual é esta mensagem? Além disso, sabemos que existem muitos tipos de combustível que podem ser utilizados para acender um fogo. Por que a D'us escolheu justamente o azeite de oliva? E, finalmente, por que o azeite da Menorá precisava ser tão puro, enquanto o azeite utilizado em outros serviços não tinha esta rigorosidade?
 
Explica o Rav Noach Weinberg zt"l (EUA, 1930 - Israel, 2009) que as características do azeite trazem vários ensinamentos para as nossas vidas. Em primeiro lugar, a Torá comandou que as azeitonas fossem esmagadas manualmente, para que delas fosse extraído um líquido puro que poderia ser utilizado como combustível. Similarmente, a essência do povo judeu é pura. Porém, há um Yetser Hará, nosso mau instinto, que nos envolve como uma casca e nos impede de servirmos D'us da maneira correta. Uma vez que esta casca exterior é removida, através da pressão externa, a nossa verdadeira natureza espiritual de Kedushá volta a brilhar. Fomos expulsos de praticamente todos os países da Europa. Fomos perseguidos, torturados e massacrados durante toda a nossa história. Mesmo em nossa casa, a terra de Israel, somos atacados de forma covarde, com atentados terroristas e ataques com misseis apontados para alvos civis. Porém, são justamente todas estas dificuldades que nos trazem de volta aos caminhos de espiritualidade. O povo judeu purifica seus corações e retornam a D'us.
 
Além disso, o azeite, quando colocado junto com outros líquidos, como a água, não se mistura nem desaparece, mas mantém sua essência. Isto é algo muito simbólico do povo judeu. Podemos estar dispersos, espalhados nos quatro cantos do mundo, mas continuamos sendo um povo único e especial. Mesmo quando estamos imersos em uma cultura estrangeira, conservamos nossas qualidades essenciais, às vezes apenas em pequenos detalhes, mas sempre perceptíveis. É o que ocorreu na própria formação do povo judeu no exílio egípcio, quando, apesar da assimilação, mantivemos nossos nomes, nossa língua e nossas vestimentas.
 
Há também outro detalhe do azeite que traz consigo um precioso ensinamento para nossas vidas. Para o azeite utilizado na Menorá, apenas a primeira gota poderia ser utilizada. A extração desta gota, um azeite extra virgem, era feita através de um pilão manual. Depois disso, a azeitona era colocada em uma grande prensa e o restante do seu azeite era extraído. Este segundo azeite já não poderia mais ser utilizado para o acendimento da Menorá, mas poderia ser utilizado em outros Serviços do Mishkan, como o Korban de Minchá, que consistia em uma oferenda de farinha e azeite. O que isto nos ensina?
 
Normalmente um judeu que cumpre as Mitzvót da Torá é extremamente cuidadoso para que sua família consuma apenas alimentos que são Kasher e procura os melhores "Hechsherim" (certificados de Kashrut). Porém, esta mesma pessoa acaba não se preocupando tanto se a "comida para o intelecto" que entra em sua casa, através das mídias, computadores e celulares, também é Kasher. É isso o que a Torá está nos ensinando, pois a Menorá, que representa o nosso intelecto, só pode ser alimentada com o azeite mais puro e refinado, sendo muito superior ao azeite usado no Korban de Minchá. Portanto, devemos filtrar todas as informações que entram em nossas casas, principalmente as que são acessadas pelos nossos filhos, para que possamos garantir que, quando eles crescerem, possam ter a pureza e o brilho da Menorá.
 
Há um último ensinamento interessante relacionado à luz da Menorá. Diz Shlomo Hamelech, o mais sábio de todos os homens: "Ner Mitzvá VeTorá Or" (A Mitzvá é uma vela e a Torá é luz) (Mishlei 6:23). Mas o que significa esta comparação, que a Mitzvá é como uma vela, mas que a Torá é como uma luz?
 
Muitas vezes, quando temos a oportunidade de cumprir uma Mitzvá, nos veem à cabeça todas as razões pelas quais seria difícil cumpri-la: o tempo envolvido, os custos, a falta de vontade de se esforçar, entre outras. Mas Shlomo Hamelech está nos dizendo que a oportunidade de fazer uma Mitzvá é como a chama de uma vela. Pode-se usá-la para acender uma vela após a outra, e mesmo assim a chama original permanece intacta, sem perder nada. Da mesma maneira, nunca perdemos nada cumprindo uma Mitzvá, e seus méritos ficam guardados para sempre. Quando nos esforçamos para fazer um ato de bondade e doamos um pouco de nós mesmos, D'us não coloca obstáculos em nosso caminho. Ele nos guia para que um bom ato possa nos levar a outro bom ato, como ensinam nossos sábios: "Uma Mitzvá traz outra Mitzvá" (Pirkei Avót 4:2).
 
A sabedoria da nossa Torá é o guia de moralidade que nos foi ordenado ensinar ao mundo todo, como disse o profeta "E as nações caminharão sob a tua luz" (Yeshayahu 60:3). Como uma luz, a Torá ilumina o caminho certo para o povo judeu. Sem ela, nossas vidas permanecem obscurecidas. No entanto, não é suficiente nos iluminarmos com a luz da Torá apenas em nossas próprias casas. Temos a importante missão, que herdamos de Avraham Avinu, de espalhar a luz da Torá para todos os lugares. Quando ajudamos os outros, dedicando nosso tempo e nosso esforço, não perdemos nada, pois a luz da Torá nunca diminui, não importa quantas pessoas se beneficiem dela.
 
Ensina o Talmud (Sotá 21a) que da mesma forma que uma vela não protege uma pessoa com sua luz de forma permanente, mas apenas temporariamente, somente enquanto a vela está acesa em sua mão, também uma Mitzvá protege espiritualmente uma pessoa apenas temporariamente, ou seja, enquanto a pessoa está cumprindo a Mitzvá. Mas a Torá é comparada como uma luz, isto é, sua proteção é permanente e constante, mesmo quando a pessoa não está estudando.
 
A Menorá é nosso símbolo como um povo e um sinal da nossa missão. Enquanto nós, como o azeite, mantivermos nossas qualidades especiais, sem nos assimilarmos, teremos a capacidade de cumprir as Mitzvót e seremos uma luz para as nações, conforme D'us nos ordenou: "para acender a Menorá constantemente". É o nosso desafio diário. Em uma época de tanta escuridão espiritual, com a Torá podemos ser uma grande luz na vida das pessoas à nossa volta.
 

SHABAT SHALOM
 

R' Efraim Birbojm

Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l.
--------------------------------------------

Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
Copyright © 2016 All rights reserved.


E-mail para contato:

efraimbirbojm@gmail.com







This email was sent to efraimbirbojm@gmail.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe aqui a sua pergunta ou comentário sobre o texto da Parashá da semana. Retornarei o mais rápido possível.