quinta-feira, 12 de setembro de 2013

MENSAGEM YOM KIPUR 5774

 

                                                                                                                                                                                   BS"D
 
MENSAGEM DE YOM KIPUR 5774
 
Quando pensamos em Yom Kipur, a primeira coisa que nos veem à cabeça é aquele enorme Machzor. Parece que o dia não passa, as rezas não terminam e a fome começa a apertar cada vez mais. Mas Yom Kipur é um dia muito especial, uma oportunidade de, apesar de todos os nossos erros que cometemos, começar o novo ano com nossa alma completamente limpa e purificada. Se nos arrependemos de maneira sincera, decidindo não voltar a cometer novamente os mesmo erros, e confessamos para D’us nossas transgressões, elas podem ser transformadas em méritos. Em Rosh Hashaná não mencionamos nossos erros pois é um dia de julgamento, mas Yom Kipur é um dia de misericórdia, uma das maiores demonstrações do amor de D'us pelo povo judeu, então podemos abrir nossos corações e implorar para D’us o perdão pelas nossas transgressões.
 
Em nossos incontáveis erros, pecamos contra D'us e contra o próximo. Apesar da enorme força de expiação dos pecados que existe em Yom Kipur, ela somente funciona para limpar os erros que cometemos contra D'us. Mas os erros que cometemos contra o próximo não são perdoados por D'us até que sejamos perdoados pela pessoa com quem erramos. Por isso é necessário apaziguar a quem ofendemos ou contra quem transgredimos, através de um sincero pedido de perdão.
 
Portanto, gostaria de aproveitar a oportunidade para pedir perdão a qualquer um de vocês, leitores do “Shabat Shalom M@il”, por qualquer atitude minha que possa ter ofendido ou magoado, ou por ter causado qualquer tipo de decepção, como não ter correspondido às expectativas. Tanto os erros intencionais quanto os não intencionais, tanto os erros que eu me lembro quanto aqueles que eu já me esqueci, de todos eles eu me arrependo profundamente e espero que vocês me perdoem. Erramos por causa da falta de tempo, do stress diário, dos nossos “cálculos” do que é o correto, e sempre temos na ponta da língua centenas de justificativas para os nossos maus atos. Mas Yom Kipur é o momento de assumir nossos erros sem procurar desculpas. Eu sei que errei e peço sinceramente perdão. Se alguém tiver alguma mágoa, por favor me escreva para que eu possa pedir perdão pessoalmente.
 
Existe uma incrível fórmula para sermos perdoados em Yom Kipur: “Todo aquele que passa por cima da sua honra e perdoa a alguém que lhe fez mal, D'us passa por cima de todas as suas transgressões e o perdoa”. Portanto, eu perdoo de todo o coração a qualquer um que possa ter feito algum mal para mim, intencionalmente ou não intencionalmente.
 
Que possamos ter um ano bom, com saúde, crescimento espiritual, paz e respeito ao semelhante. Que possamos aprender a conviver com as diferenças do próximo, com muita harmonia e compreensão.
 
Rav Efraim Birbojm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe aqui a sua pergunta ou comentário sobre o texto da Parashá da semana. Retornarei o mais rápido possível.