quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

O MUNDO TEM UM DONO - SHABAT SHALOM M@IL - PARASHÁ VAIESHEV E CHANUKA 5784

BS"D
O e-mail desta semana é dedicado à Refua Shleima (pronta recuperação) de 

Avraham Yaacov ben Miriam Chava

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O e-mail desta semana é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de 
Sr. Gabriel David ben Rachel zt"l 
    Aharon Yitzhack ben David Calman z"l 

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Para dedicar uma edição do Shabat Shalom M@il, em comemoração de uma data festiva, no aniversário de falecimento de um parente, pela cura de um doente ou apenas por Chessed, entrar em contato através do e-mail 
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PARASHÁ VAIESHEV 5784



         São Paulo: 18h25                  Rio de Janeiro: 18h10 

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MENSAGEM DA PARASHÁ VAIESHEV

ASSUNTOS DA PARASHÁ VAIESHEV
  • Yaacov se assentou em Eretz Knaan.
  • Yossef fala mal dos irmãos (Contato com mulheres, chamar irmãos de "filhos das escravas", comer sem Shechitá).
  • 2 sonhos de Yossef: trigos e estrelas.
  • Yossef sai para procurar seus irmãos, a pedido de Yaacov, e encontra homem no caminho.
  • Irmãos de Yossef querem matá-lo.
  • Por sugestão de Reuven, Yossef é jogado no poço.
  • Reuven se ausenta.
  • Por sugestão de Yehudá, Yossef é vendido como escravo e levado ao Egito em caravana de especiarias.
  • Yehudá e Tamar.
  • Yossef é vendido ao Potifar.
  • A esposa do Potifar e a tentação de Yossef.
  • Yossef é enviado para a prisão.
  • Yossef interpreta os sonhos dos dois prisioneiros.
  • A interpretação de Yossef se cumpre.
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O MUNDO TEM UM DONO - PARASHÁ VAIESHEV E CHANUKA 5784 (08/dez/23)
 
"A Yeshivá de Novardok tinha cerca de 200 alunos. O Rosh Yeshivá era um homem de Emuná inabalável. Quando começou a 2ª Guerra Mundial, com ela veio uma grande escassez de alimentos. O Rosh Yeshivá já não conseguia mais doações para manter a Yeshivá. Para se alimentar, os alunos precisavam ficar buscando comida nas famílias da cidade. Às vezes, o máximo que conseguiam era uma única refeição por dia.
 
Porém, a preocupação ficou maior quando Pessach começou a se aproximar. Como conseguiriam comprar Matzót? Eles não tinham dinheiro! A solução seria fabricar suas próprias Matzót. Os alunos saíram pela cidade, tentando juntar farinha e, após muitos dias e um enorme esforço, finalmente conseguiram a quantidade necessária. Mas onde guardariam toda aquela farinha? Decidiram colocar em um galpão, onde a farinha estaria protegida da chuva e das intempéries. Quando Pessach estivesse mais perto, fariam suas Matzót.
 
Certo dia, a cidade foi castigada por uma forte tempestade, com pedras de granizo que atingiam as casas com força, quebrando telhados e janelas. Quando a tempestade passou, os alunos da Yeshivá foram ver se estava tudo bem com a farinha que haviam guardado. Para o desespero deles, perceberam que o granizo havia quebrado algumas telhas do galpão. A chuva havia entrado, molhando toda a farinha. Ao invés de farinha para as Matzót, agora eles tinham uma enorme quantidade de Chametz! Desesperados, muitos alunos chegaram a chorar com a possibilidade de não conseguir cumprir a Mitzvá. Não haveria mais tempo para novamente recolher farinha e não tinham dinheiro para comprar Matzót. Pensaram em mandar alguns alunos para as cidades vizinhas, mas para isso ficariam muitos dias sem estudar Torá. O que fazer? O Rosh Yeshivá, percebendo a tristeza dos alunos, juntou todos na sinagoga. Fez então um discurso emocionado:
 
- Queridos alunos, vejo que vocês estão muito tristes e preocupados. Mas gostaria de fazer a vocês algumas perguntas. Quem nos ordenou comer Matzá, não foi D'us? E quem nos fez conseguir farinha, não foi D'us também? E quem mandou um granizo tão forte, não foi D'us? E quem fez a água entrar e molhar toda a farinha, não foi D'us? D'us fez, D'us faz e D'us sempre fará tudo. Então não entendo por que vocês estão tão preocupados e tristes. Se foi Ele que nos ordenou comer Matzá em Pessach, Ele nos ajudará a termos Matzá em Pessach. Já fizemos a nossa parte. Tudo o que precisamos a partir de agora é confiar Nele, e Ele nos ajudará.
 
O discurso tranquilizou um pouco os alunos, que puderam voltar a sentar e estudar Torá. Na noite da Bedikat Chametz, o Rosh Yeshivá recebeu uma entrega pelo correio. Era estranho, pois ele não estava esperando receber nada. Quando abriu o pacote, levou um susto. Havia uma grande quantidade de dinheiro. E o mais misterioso é que a entrega não tinha nenhum remetente! Aquele dinheiro foi suficiente para que todos os alunos da Yeshivá pudessem comer, na noite de Pessach, Matzá Shmura da melhor qualidade."
 
Aquele que mandou o problema pode solucioná-lo. Aquele que é o Dono do mundo pode fazer o que bem entender. Nosso trabalho não é fazer acontecer, é saber que é Ele, e apenas Ele, que faz as coisas acontecerem.

Nesta semana lemos a Parashá Vaieshev (literalmente "E habitou"), que começa a nos descrever detalhes da vida dos filhos do nosso terceiro patriarca, Yaacov. Após anos de dificuldades na casa de seu sogro Lavan, um reencontro conturbado com seu irmão Essav e uma tragédia familiar na cidade de Shechem, com o sequestro e a desonra de sua filha Diná, Yaacov pensou que seus sofrimentos na vida já haviam terminado. Mal ele sabia que seu pior pesadelo estava apenas começando: o desaparecimento de seu filho preferido, Yossef.
 
Apesar de todos os filhos de Yaacov serem muito Tzadikim, merecedores de formar as 12 Tribos de Israel, eles acabaram sentindo inveja de Yossef por causa do tratamento especial que ele recebia de Yaacov. Além disso, Yossef trazia relatos negativos sobre seus irmãos para Yaacov. Yossef tinha boas intenções, queria que Yaacov chamasse a atenção deles para que pudessem melhorar, mas ele falhou em não dar o benefício da dúvida. Isso fez com que os irmãos começassem a odiá-lo. Para completar, Yossef começou a ter sonhos de grandeza, nos quais seus irmãos apareciam se curvando para ele. Os irmãos o consideraram um perigo para a estabilidade da família e para as fundações do Povo Judeu, que estava em formação, e decidiram que o correto seria matá-lo.
 
Porém, não é a nossa vontade, e sim a vontade de D'us, que sempre se cumpre. Yossef foi salvo da mão dos irmãos e acabou sendo vendido como escravo e levado ao Egito, chegando ao fundo do poço. Lá, foi comprado por Potifar, um ministro do Faraó, e começou a experimentar um período de tranquilidade e ascendência, tornando-se o segundo no comando da casa de Potifar. Mas logo seu sossego seria chacoalhado pela esposa de Potifar, que o acusou falsamente de agressão e o fez ser enviado para a prisão. Após voltar ao fundo do poço, Yossef novamente começou a crescer, se tornando o segundo no comando da prisão.
 
O ápice ocorre apenas na Parashá da semana que vem, quando Yossef interpretou o sonho de Faraó e deu uma solução para a situação problemática prevista. A Torá descreve a reação do Faraó: "E a coisa foi boa aos olhos do Faraó e aos olhos de todos os seus servos. E o Faraó disse aos seus servos: 'Será que encontraremos outro homem como Yossef, em quem está o espírito de D'us?'" (Bereshit 41:38,39). O Faraó então nomeou Yossef como supervisor da campanha para guardar alimentos, em uma preparação para os anos de fome. Em um único dia Yossef passou, de prisioneiro na masmorra, para o segundo homem mais poderoso do Egito.
 
Porém, se pararmos para refletir, estes cenários na vida de Yossef parecem muito improváveis, em especial o que ocorreu em relação ao Faraó. Como o líder de uma nação tão poderosa pôde escolher um prisioneiro e elevá-lo, em um instante, para ser o segundo em comando no Império? Ele não tinha outros conselheiros de confiança, como um Secretário da Agricultura ou do Comércio, que poderiam ter implementado as sugestões de Yossef? Como um criminoso de repente se torna "vice-presidente"? O que o Faraó viu de especial em Yossef?
 
Para responder esta pergunta, o Rav Yssocher Frand traz uma interessante analogia com a política. Quando George W. Bush foi presidente dos Estados Unidos, ele escolheu Dick Cheney para ser seu vice-presidente. Dick Cheney era a pessoa encarregada de encontrar o candidato certo para concorrer na chapa de Bush para o cargo de vice-presidente, mas Bush acabou escolhendo o próprio Cheney, pois ele tinha algumas qualidades. Ele era muito inteligente e compartilhava as visões de Bush em muitos assuntos. Porém, Dick Cheney trouxe para o cargo algo que nenhum outro candidato teria trazido. Era a qualidade mais admirável que um candidato presidencial poderia procurar ao escolher um vice-presidente: Dick Cheney não queria se tornar presidente!
 
Geralmente, as pessoas se tornam vice-presidentes porque querem um dia se tornar presidentes. Sempre que um presidente vai para um segundo mandato, isso causa problemas, pois o vice-presidente não quer ser manchado pelo histórico de seu chefe. Então, durante o segundo mandato, ele começa a se "distanciar" da pessoa que lhe deu o emprego. É sempre problemático escolher como vice-presidente uma pessoa que quer ser presidente. Dick Cheney trouxe essa qualidade para o cargo, pois ele não queria ser presidente.
 
O Rav Chaim Shmuelevitz zt"l
(Lituânia, 1902 - Israel, 1979) explica que o Faraó viu em Yossef esta qualidade, que o fez dizer: "Este é o homem que eu quero como o segundo no comando". Quando o Faraó disse a Yossef: "Ouvi dizer que você tem essa habilidade incomum de interpretar sonhos", Yossef respondeu: "Não faço isso sozinho, D'us responderá pelo bem do Faraó" (Bereshit 41:16). Em outras palavras, ele disse ao Faraó: "Meu único poder é que, às vezes, D'us me presenteia com a habilidade de interpretar sonhos".
 
Por que isso teve tanto impacto no Faraó? Yossef havia acabado de sair da prisão. Se causasse uma boa impressão, poderia ser libertado e até mesmo fazer parte do governo. O Faraó lhe deu um enorme elogio. Qualquer pessoa teria reagido de maneira a ressaltar seu talento, dizendo: "Bem, é isso que dizem, senhor. Eu realmente tenho esse talento. Já fiz isso antes...". Esperaríamos de Yossef atos de autopromoção. Mas o que Yossef disse? "Não posso fazer nada sozinho...". O Faraó viu em Yossef um indivíduo altruísta, humilde e sem pretensões de auto engrandecimento. Então ele disse: "Esse homem pode ter sido um prisioneiro. Mas uma pessoa tão honesta, humilde e altruísta é a pessoa em quem confio para ser meu segundo no comando".
 
Isso se conecta com a próxima festa do Calendário Judaico, Chanuka, que começa na noite desta 5ª feira (07/dez/2023). Revivemos dois grandes milagres: o azeite para o acendimento da Menorá, que era suficiente para apenas uma única noite, durou 8 noites; e a vitória do povo judeu na batalha contra os gregos, o maior império da época. A vitória na batalha era improvável, com soldados bem armados contra poucos indivíduos que nunca haviam segurado uma arma. Mas os Chashmonaim, uma família de Cohanim, tiveram a humildade de saber que tudo estava nas Mãos de D'us. Foi por isso que D'us os ajudou e os salvou. Eles não atribuíram a vitória milagrosa à sua coragem e determinação. Eles fizeram louvores a D'us, o verdadeiro Dono da vitória.
 
Estamos novamente no meio de uma batalha do bem contra o mal, de pessoas com boa índole contra pessoas que não têm respeito pela vida. Precisamos entender que não será nossa força, nossos equipamentos ou nossa sabedoria que vencerá esta guerra, e sim a Mão de D'us. Que possamos ter humildade, nos concentrarmos na nossa união e nas nossas Mitzvót, para que neste Chanuka novamente D'us possa nos salvar dos nossos inimigos, com milagres que demonstram o amor pelo Seu povo. 

SHABAT SHALOM 

R' Efraim Birbojm

 

Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Chana bat Rachel, Pessach ben Sima.
 
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Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L e Frade (Fany) bat Efraim Z"L, que lutaram toda a vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel Z"L, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de minha querida e saudosa tia, Léa bat Meir Z"L. Que possa ter um merecido descanso eterno.
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Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Moussa HaCohen ben Gamilla z"l, Renée bat Pauline z"l.
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Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome do doente e o nome da mãe. Para Leilui Nishmat, os Sefaradim devem enviar o nome do falecido e o nome da mãe, enquanto os Ashkenazim devem enviar o nome do falecido e o nome do pai).
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