sexta-feira, 22 de setembro de 2023

SHANÁ TOVÁ UMETUKÁ - SHABAT SHALOM M@IL

BS"D
 
MENSAGEM DE SHANÁ TOVÁ 5784
 
Chegamos novamente ao final de mais um ano, Baruch Hashem. Não foi um ano fácil. Incertezas na política do Brasil e uma situação de quase guerra civil em Israel nos deixam tensos. Porém, temos que lembrar que tudo está nas mãos de D'us, é Ele que controla tudo, e tudo o que Ele faz é sempre para o bem. Se tivermos Emuná, poderemos ficar tranquilos, sabendo que o mundo está em boas Mãos.
 
Para ilustrar este sentimento, compartilho com vocês uma linda história:
 
 -------------------------------------------------------------------------
"Certa vez, um rabino precisou fazer uma viagem e chamou um táxi. O taxista era um homem extremamente educado e cordial, e o táxi era bem confortável e espaçoso. A única coisa que chamou muito a atenção do rabino foi que, diante do banco do passageiro havia outro volante, igual ao do motorista. Ele achou muito estranho, não entendeu para que servia aquele segundo volante. A curiosidade falou mais alto e ele finalmente tomou coragem e perguntou:

- Perdão pela curiosidade, mas para que serve este volante diante do banco do passageiro? Ele funciona?

O taxista deu risada ao ouvir a pergunta e disse:

- Não tem um único passageiro que entra no meu carro e não pergunta sobre este volante. Sei que parece estranho, mas vou explicar ao senhor. Eu tenho um filho pequeno que é hiperativo. Isto era especialmente perigoso nos momentos em que viajávamos de carro, pois todas as vezes que ele entrava no carro, quase me deixava louco. Ele queria ficar apertando todos os botões, ligava e desligava o rádio, acionava o pisca alerta e queria mexer até no câmbio. Eu tinha medo de me desconcentrar e acabar batendo o carro. Certo dia, eu tive uma ideia genial. Instalei este volante diante do banco do passageiro e perguntei ao meu filho se ele queria dirigir. Ele ficou muito empolgado com a ideia de estar conduzindo sozinho o veículo. Agora, andar de carro é uma maravilha, pois ele fica tão concentrado no volante, achando que realmente é ele que está conduzindo, que não mexe em mais nada e me deixa dirigir em paz."

Assim também acontece em nossas vidas. Vivemos com a falsa sensação de que somos nós que estamos dirigindo nossas vidas. Esquecemos que, na verdade, é D'us que está dirigindo, enquanto nós estamos apenas mexendo em um "falso volante", concentrados, achando que somos nós que estamos no controle da situação.
 
-------------------------------------------------------------------------
 
Mais um ciclo que se fecha em nossas vidas. Um ano cheio de aprendizados. A vida nos dá a incrível oportunidade de aprendermos sempre, tanto com as vitórias quanto com as derrotas. Um ano cheio de bondades escondidas, de maneira que precisamos refletir para percebê-las. Novas oportunidades de trabalho, conhecer pessoas maravilhosas e, principalmente, poder continuar fazendo o que eu mais gosto na vida: ensinar Torá. Se refletirmos, entenderemos que temos apenas motivos para agradecer, pois, mesmo nas dificuldades, percebemos a Mão de Hashem nos direcionando.
  
Além de agradecer imensamente a D'us por todas as oportunidades que Ele mandou neste ano, tenho muito a agradecer a vocês, leitores do Shabat Shalom M@il. Este e-mail já virou parte central da minha vida, uma fonte de aprendizado, uma incrível oportunidade de poder transmitir deliciosos ensinamentos de Torá.

É com este sentimento que me dedico semanalmente ao Shabat Shalom M@il. Aproveito a oportunidade para agradecer por todo o apoio, pelos elogios, incentivos e sugestões que recebi durante o ano. É gratificante escutar pessoas que compartilham estes ensinamentos nas Seudót de Shabat. É a alegria de poder estar dando uma pequena contribuição para que os ensinamentos da Torá possam ser passados para as futuras gerações. Espero que os ensinamentos que compartilhei durante o ano possam ter ajudado todos a melhorarem e crescerem espiritualmente, da mesma maneira que certamente me ajudaram.
 
Agradeço a cada um dos leitores, por serem a minha fonte de inspiração e motivação. Agradeço à minha esposa e filhos, pela alegria que me trazem e por abrirem mão do tempo que eu dedico para escrever o Shabat Shalom M@il. Agradeço aos meus pais, por toda a dedicação, pelo amor que recebi, pela excelente educação que me deram e pelos valores que me transmitiram. E, acima de tudo, agradeço a D'us, pela bondade infinita de ter me colocado em um caminho de Torá e Mitzvót e pela força que Ele me dá todos os instantes.
 
Que possamos aproveitar este último dia do ano para aumentar ainda mais os nossos méritos. Como estamos todos de coração mais aberto, é hora de reconstruir relacionamentos abalados e pedir perdão àqueles que possamos ter magoado. Nestes últimos dias do ano abrem-se os portões da Misericórdia de D'us e recebemos uma ajuda especial para o nosso crescimento espiritual.
 
Aproveito a oportunidade para pedir perdão a qualquer um que possa ter se sentido ofendido pelas mensagens que eu enviei ou por alguma atitude que eu tenha tomado. Se alguém tiver alguma mágoa ou reclamação, por favor, me avise para que eu possa pedir perdão pessoalmente. Também perdoo de coração a qualquer um que possa ter me causado sofrimentos.
 
Que possamos ser inscritos no Livro da Vida, com muita saúde, sustento, alegrias, paz e espiritualidade. E que neste ano de 5784 possamos continuar nos encontrando, semanalmente, neste incrível mundo dos conhecimentos da Torá.
 
SHANÁ TOVÁ UMETUKÁ, KETIVÁ VE CHATIMÁ TOVÁ
 
Com muito carinho,
 
R' Efraim Birbojm
efraimbirbojm@gmail.com
 
 






This email was sent to efraimbirbojm.birbojm@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Shabat Shalom M@il · Rua Dr. Veiga Filho, 404 · Sao Paulo, MA 01229090 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe aqui a sua pergunta ou comentário sobre o texto da Parashá da semana. Retornarei o mais rápido possível.